Zero km ou seminovo? Dicas para escolher o seu caminhão

19 / 11 / 13

Financiamentos, taxas de juros, incentivos governamentais e custos com manutenção devem ser levados em conta na decisão.

No momento de adquirir um caminhão, uma das dúvidas que surgem é a de optar pelo zero quilômetro ou um modelo seminovo. A verdade é que não há uma resposta pronta para todos os casos e cada condutor precisa levar em conta uma série de fatores como o próprio orçamento, os custos de manutenção, financiamentos disponíveis e taxas de juros. “Não há uma opção melhor ou pior, o interessante é encontrar o produto que atenda às suas necessidades e respeite o seu orçamento”, explica Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Merdedes-Benz

Abaixo, uma lista produzida em parceria com o portal Terra com alguns conselhos e fatores a serem levados em consideração na hora de optar entre um usado e um 0 km.

1) LEVE EM CONTA O VALOR PARA INVESTIR
A escolha entre um caminhão zero ou usado dependerá do valor disponível para o investimento. Afinal, mesmo que as condições de financiamento sejam muito boas, é preciso ter certeza que a entrada e as prestações caberão no bolso. Além disso, é interessante analisar se o valor investido vai reverter em economia ou em lucros maiores. “Quando o assunto é caminhão, o foco deve ser o aumento da produtividade. Deve-se avaliar se a tecnologia aplicada vai permitir resultados melhores”, diz Claudio Gasparetti, gerente de marketing de produto caminhões da Mercedes-Benz.

2) AVALIE GASTOS EXTRAS DO ZERO KM
No momento de fazer as contas, para verificar se a compra de um novo ou seminovo respeita o seu orçamento, lembre-se de avaliar todos os custos que terá com o veículo, como a aquisição de pacotes de manutenção e serviços de pós-venda. Na SelecTrucks, loja da Mercedes-Benz instalada em Mauá (SP), por exemplo, no ato da compra do caminhão podem ser adquiridos sistema de telemática e gestão de frotas via Fleetboard, contratos de manutenção full e basic service, além do seguro.

3) À VISTA OU A PRAZO?
Além do preço, é preciso analisar a forma de pagamento antes de decidir pelo veículo zero quilômetro ou pelo usado. Este último é geralmente uma boa opção para quem tem o dinheiro na mão e vai comprar à vista pois as taxas para o financiamento de um caminhão novo correspondem a cerca de 1/3 das que são cobradas para a compra de um seminovo em prestações.

4) INCENTIVO GOVERNAMENTAL
Atualmente, o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES, disponibiliza taxa de juros de 4% ao ano (*) para a compra de caminhões novos. A aquisição de um zero quilômetro, nessas condições, pode ser mais vantajosa. O IPI zero, que vigora há mais de seis meses, também é um estímulo e tanto para a compra do caminhão novo.

5) DESVALORIZAÇÃO MENOR NO SEMINOVO
A perda de valor de um veículo seminovo, em relação ao novo, é muito menor. Esse quesito deve ser avaliado com critério especialmente se houver a intenção de fazer uma nova troca em curto período de tempo. Nesse caso, ao optar pelo caminhão zero, pode-se perder uma soma considerável do valor investido.

6) QUILOMETRAGEM
Na compra de um caminhão novo, não é preciso preocupar-se com o estado geral do veículo. Porém, no caso do usado, todo o cuidado é pouco. A quilometragem rodada deve ser um dos pontos considerados, principalmente se o veículo transporta cargas mais pesadas.

7) VERIFIQUE A PROCEDÊNCIA
Para adquirir um usado, a procedência é outro fator a ser avaliado com atenção. Os veículos novos já vêm com garantia. Porém, ao comprar um seminovo, o proprietário só terá alguma segurança se fizer a aquisição em uma loja. Mesmo assim, o prazo para reclamar de algum defeito do veículo e exigir o reparo será geralmente menor do que na concessionária. Na Selec Truck, loja da Mercedes-Benz, a garantia estendida de até 12 meses para seminovos é, sem dúvida, um grande diferencial.

8 ) HISTÓRICO DE REVISÕES
Na compra de um seminovo, há sempre o risco de adquirir um veículo que precisará passar por algum tipo de manutenção, antes da utilização ou nos primeiros dias de estrada. Para evitar esse tipo de problema, dê preferência a caminhões que tiveram poucos proprietários, pois isso torna relativamente fácil a tarefa de rastrear e acompanhar o histórico de revisões e as trocas de peças que o caminhão sofreu até aquele momento. “Optar por um veículo que já sai de fábrica com um contrato de manutenção aumenta ainda mais a segurança de quem compra. Isso garante, por exemplo, que o caminhão passou por revisões periódicas e está operando com peças genuínas atualizadas”, afirma Paulo Arabian, gerente sênior de vendas de caminhões Mercedes-Benz.

(*) Condições válidas até 31/12/2013

Tags:

12 Comentários:

  1. Geocleber disse:

    Olá, gostaria de saber, se quem tem tem PCD, tem desconto na compra de caminhão? Tenho carteira AD, e pcd na carteira ..

  2. Antonio moura disse:

    oi bom dia mi chamo Antonio Ap moura moro em sao jose dos campos interior de sao paulo gostaria muito de comprar um caminhao novo

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Antonio! A venda de nossos veículos é feita apenas pela rede de concessionárias. Se você desejar, podemos solicitar que o vendedor da credenciada mais próxima de você entre em contato com informações sobre os modelos, opções de configuração, formas de pagamento e financiamento, entre outros detalhes. Para isso, basta nos enviar um e-mail para o endereço redessociais@mercedes-benz.com.br com seus dados (Nome completo, CPF, endereço completo com CEP e telefones de contato). Ou então, se preferir, pode ir pessoalmente até uma de nossas revendas e conhecer de perto todas as vantagens que nossa Estrela oferece. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e agende uma visita. Nossos consultores terão prazer em te ajudar a escolher seu novo caminhão. Abraços e continue nos acompanhando.

  3. luiz felipe disse:

    gostaria de comprar um caminhao financiado , qual caminhao que tem o melhor custo beneficio?

  4. almir perez da silva disse:

    Ola srs…sou fã de mercedes mas meu pai só compra volvo me de uma razão pra eu convencer ele a comprar um acsor canavieiro 3344 azul….

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Almir! Que tal convidar seu pai para visitar um de nossos concessionários para conhecer de perto nossos caminhões e descobrir por que somente nossos veículos levam a estrela no peito. Verifique a revenda mais próxima de você no link http://bit.ly/1ljLYqa. Esperamos por vocês e não esqueça de nos contar depois como foi esta visita, ok? Até logo!

  5. robson santos disse:

    quero compra um finaciado o quer eu pesizo para compra

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Robson. As condições para financiamento podem mudar de acordo com o banco que você escolher para fazer a transação. Para sua comodidade, enviamos informações sobre como adquirir nossos veículos diretamente para o seu e-mail. Abraços e continue nos acompanhando.

  6. ivo disse:

    na verdade o sonho do caminhoneiro e o caminhao zero quando nao compramos e por falta de condiçoes

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK