Viagens de final de ano: Atenção redobrada nas estradas! - Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Nossos Caminhões

Viagens de final de ano: Atenção redobrada nas estradas!

Dezembro chegou e, com ele, as estradas ganham aquele movimento extra das viagens de final de ano. Por um lado, há um aumento nas entregas de produtos e mercadorias para as festas de Natal e virada de ano, mesmo com as restrições da pandemia. De outro lado, muita gente aproveita o período de férias para viajar, rever parentes e amigos ou desfrutar do prazer ao volante por novos caminhos.

Para você caminhoneiro, que ao longo de todo o ano corta esse imenso país levando cargas e ajudando a movimentar a economia, é preciso atenção redobrada. Mais caminhões, ônibus, vans e automóveis estarão nas vias, além de motos, bicicletas e pedestres. Se todos se ajudarem, dá para conviver em harmonia no trânsito e, principalmente, evitar acidentes e proteger vidas.

Mais do que nunca, a direção defensiva é essencial

Tanto os motoristas de empresas de transporte quanto os autônomos têm papel fundamental no tráfego, afinal, são profissionais e estão mais capacitados a conviver com os outros condutores, mesmo os menos experimentados.

Nessa hora, mais do que nunca, é essencial a direção defensiva, uma prática que garante a segurança de todos na estrada. No caso dos caminhoneiros, isso preserva a vida dos motoristas e das pessoas na via, o seu patrimônio, que é o caminhão, e a carga, que tem valor para o fornecedor e para o consumidor.

É importante também que o caminhoneiro observe alguns cuidados que valem não só para o final do ano, mas para todas as horas ao volante e em quaisquer circunstâncias:

  • Nunca dirija com sono e cumpra o período de descanso previsto em lei.
  • Não ultrapasse a velocidade permitida, isso põe em risco a segurança do caminhão e a sua própria vida.
  • Não use remédios ou substâncias que evitam o sono.
  • Não faça ultrapassagens perigosas, respeite os sinais de trânsito.
  • Mantenha distância segura em relação aos veículos à frente.
  • Não mexa no celular enquanto está dirigindo.

Verificações e manutenção preventiva têm de estar na ordem do dia

A manutenção preventiva, de acordo com o manual do veículo, tem o objetivo de garantir que tudo funcione devidamente. Isso traz diversos benefícios para as empresas de transporte e para os caminhoneiros autônomos. O primeiro deles é a redução de custos. Quando se identifica com antecedência os reparos necessários, os consertos são mais rápidos e simples, ou seja, o caminhão fica mais tempo disponível para o trabalho.

Ao evitar falhas do veículo, a manutenção preventiva também garante mais segurança para o motorista, a carga e o trânsito. O aumento da vida útil e do desempenho dos caminhões é outra importante vantagem.

Na hora de fazer a manutenção preventiva do caminhão, utilize um checklist com todos os itens essenciais:

  • Verifique os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor, que devem ser trocados seguindo as recomendações dos fabricantes e sempre por produtos genuínos.
  • O mesmo se aplica ao óleo do motor, pressão do sistema de freio, estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio.
  • No caso da suspensão, verifique as molas, batentes, barra estabilizadora e todo o sistema para assegurar que não há defeitos.
  • Preste atenção também ao desgaste dos pneus.
  • A lista de verificações inclui ainda as paletas do limpador, luzes e lâmpadas, quinta roda no caso dos cavalos mecânicos, sistema elétrico, baterias e outros itens.
  • Atente para os níveis de todos os fluidos em seus reservatórios e confira se há vazamentos de água, óleo, fluídos e combustível.
  • Confira o estado das correias e tensores.

Faça um bom planejamento de rota

Além de certificar-se de que a manutenção do veículo está em dia, elaborar um planejamento de rota é outra estratégia que vai ajudar a melhorar a segurança nas estradas. Para realizar um planejamento eficaz, é necessário calcular a duração da viagem e avaliar todos os detalhes do trajeto até a chegada final.

Confira algumas dicas que caminhoneiros e frotistas devem considerar quando estiverem decidindo o caminho a ser percorrido:

  • Evite trajetos com muito trânsito – Isso melhora o sistema de entrega e previne a ociosidade do caminhão.
  • Busque informações sobre as condições das estradas, do tráfego e do clima – Vários aplicativos de smartphones o ajudam nessa pesquisa.
  • Sempre que possível, opte por estradas asfaltadas e seguras – Isso vai preservar a vida útil do veículo e ajudar a prevenir incidentes como reparos de emergência, além de diminuir os riscos de roubo de carga.
  • Reserve um tempo para descansar e comer – Isso é essencial, especialmente durante viagens mais longas.

1 Comentário;

Deixe um comentário