Vai pegar estrada no feriado?

05 / 04 / 12

O Blog do Caminhão preparou algumas dicas de segurança para que você aproveite ainda mais sua viagem. Confira:

 

  • Não coloque o cinto de segurança com o veículo em movimento

De 3 a 4 segundos é o tempo de desatenção causado por colocar o cinto de segurança com o veículo em movimento, ou seja, mais um risco de acidente que pode ser prevenido se essa ação for realizada antes de dar a partida.

 

  • Mantenha distância do veículo à frente

11 metros por segundo é o percurso que um veículo percorre a 40 km/h. Sendo assim, quanto maior a velocidade do nosso veículo, maior deve ser à distância do veículo a nossa frente para que se tenha tempo hábil para frear, sem provocar acidentes.

 

  • Utilize a buzina, faróis e pisca alerta de forma responsável

A buzina no trânsito é agente de stress. Farol alto ofusca a vista, que leva de 3 a 4 segundos para adaptação. O pisca alerta é um sistema para dar segurança quando temos que parar devido à pane do veículo ou em situações de risco de acidente. Nunca utilize-os de forma inadequada.

 

  • Esticar-se para mexer no porta-luvas

Você sabia que para fazer tal movimento consumimos em média 4 segundos? A 100 Km/h teremos percorrido nesses 4 segundos aproximadamente 110 metros. Estaremos mantendo apenas a mão esquerda no volante e estaremos abaixados e sem nenhuma visão frontal, lateral e da parte traseira, ou seja, susceptíveis a ocorrência de acidentes.

 

  • Atitudes de uma condução segura

Diversas atitudes são imprescindíveis para uma condução segura, como: Nunca utilizar o ponto morto com o veículo em movimento; Aproveitar o peso dos veículos nas descidas para não trocar marchas na sequência; Tenha uma visão ampla de todo o ambiente, para não acelerar quando o trânsito está parado e sempre evite a troca de marcha em subida íngreme.

 

  • Bom uso da embreagem

Sempre arranque usando exclusivamente o pedal da embreagem, sem acelerar antes de sentir que o sistema acoplou, e em seguida, solte o pedal progressivamente, sem trancos e sem acelerar. Estabilizada a situação, acelere para ganhar velocidade conforme indicação da via.

 

 

Caminhoneiro, agora é a sua vez! Compartilhe abaixo outras dicas importantes de segurança e manutenção.

 

Até a próxima e um ótimo feriado a todos!

 

Tags:

1 Comentário;

  1. gabriel carlos mendes disse:

    ” mercedes benz a melhor”

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK