Unindo forças para levar saúde a comunidades carentes - Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Mercedes-Benz

Unindo forças para levar saúde a comunidades carentes

Seguindo seu compromisso com a responsabilidade social, a Mercedes-Benz do Brasil idealizou e gerencia o projeto #UnindoForças. Contando com vários parceiros, essa iniciativa utiliza oito Unidades Móveis de Saúde, puxadas por caminhões da marca como o Novo Actros, e também dois ônibus de vacinação, para levar atendimento médico e assistência a comunidades carentes de localidades distantes de várias regiões do Brasil.

O projeto alcançou uma marca notável. Nos primeiros seis meses desta ação, completados em outubro, mais de 110.000 pessoas foram atendidas e mais de 250.000 procedimentos médicos foram realizados nas oito carretas que rodam pelo País.

Além disso, em quatro meses, mais de 55.000 pessoas foram vacinadas nos dois ônibus Mercedes-Benz cedidos à Cruz Vermelha Brasileira para campanhas de combate à Covid-19.

“O projeto de Unidades Móveis de Saúde, que já acumulou 25.000 km percorridos até novembro, passando por 50 cidades, entrega carretas preparadas para várias áreas médicas, o que também acontece com os ônibus de vacinação”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.  “Aproximamos, assim, pessoas com o objetivo de levar tratamento, serviços básicos de saúde e vacinas a quem não tem assistência médica ou tem acesso limitado, ajudando a melhorar e salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”.

O êxito e a continuidade do projeto mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. “Nossa empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Roberto Leoncini.

Alinhamento à estratégia ESG da Mercedes-Benz do Brasil

“Nossa responsabilidade com os princípios do ESG, voltados ao Meio Ambiente, à Sociedade e à boa Governança, sempre nos guiou ao longo dos 65 anos da Empresa no Brasil. E, agora, isso vai além de nosso core business de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços”, ressalta Roberto Leoncini. “Dessa forma, a Mercedes-Benz reforça o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.

Governo alemão contribui para a aquisição das carretas

Com suporte oferecido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o governo alemão contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação. A participação é realizada por meio do develoPPP.de, programa do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), sendo implementada pelo DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH), uma subsidiária da KfW Bankengruppe. Entre diversas ações globais, a entidade destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Além da idealização do projeto, a Mercedes Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho (não monetário).

As oito carretas de saúde são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção da carroceria pela Labor. Essas unidades agilizam a realização de exames e oferecem consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias.

Já as transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X, empresa especializada do setor. A Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.

O projeto #UnindoForças conta ainda com os seguintes parceiros: CIES Global, Instituto Luz Para Vida, Renovatio, SAS Brasil, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Vale e Vivo Empresas.

Todas as iniciativas já realizadas podem ser conferidas no site de imprensa da Mercedes-Benz do Brasil (https://www.mercedes-benz.com.br/institucional/imprensa/mercedes-benz-contra-a-covid-19/unidades-moveis-de-saude).

2 Comentários:

Deixe um comentário