Uma música especialmente para elas - Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Movimento A Voz Delas

Uma música especialmente para elas

Nunca subestime o poder dela

Quando ela comanda da boleia

Mulher de garra e determinação

Nenhum desafio é grande demais para ela

Saudade que aperta e dói no peito

Mas a casa é a tua estrada, não tem jeito

E nessa rota ela roda noite e dia

No teu nome tem Mercedes ou Maria

E o Brasil inteiro ouvindo A Voz Delas

Caminhoneira ou cristal que nunca quebra

Mulher de fibra, ela é dura na queda

A Voz Delas é força e superação

A Voz Delas é a alma do caminhão

E o Brasil inteiro ouvindo a Voz Delas

O ano de 2022 começa com muita emoção nas redes sociais da Mercedes-Benz Caminhões. Com a letra acima, na voz do cantor Daniel, uma música foi especialmente criada para homenagear as caminhoneiras e cristais que rodam por esse imenso país. Com imagens delas em várias situações, o belo vídeo completa a mensagem de reconhecimento a essas mulheres de fibra e de garra, que são a alma do caminhão.

Clique em (https://www.youtube.com/watch?v=xCv9GzgWnvw) e curta essa merecida homenagem às guerreiras das estradas.

Esse vídeo é mais uma iniciativa do Movimento A Voz Delas (https://avozdelas.com.br/), criado pela Mercedes-Benz Caminhões e que vem ganhando força junto aos parceiros e instituições. O objetivo é contribuir para melhorar as condições do transporte para todos, sejam os motoristas e as motoristas, as cristais e até para quem um dia entrará na profissão.

Em alinhamento a esse compromisso, o Movimento A Voz Delas promoveu, recentemente, um debate sobre a infraestrutura para mulheres no transporte. O conteúdo está disponível no Facebook e no YouTube (veja os links abaixo).

Esse novo bate-bola do “Programa Delas” reuniu no Espaço Mercedes, na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP), as convidadas Vovó Cida, vice-presidente da ONG Guerreiros da Estrada, e Ana Carolina Jarrouge, presidente executiva do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região). Elas foram recebidas por Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Sob a condução do apresentador Sérgio Kaskanlian, do Planeta Caminhão, Vovó Cida, Ana Carolina e Ebru participaram de uma troca de informações e ideias sobre as condições oferecidas para as motoristas e também para as cristais nas estradas, nos pontos de parada e nas empresas. Durante o programa, foram exibidos vídeos com depoimentos de cristais que percorrem o Brasil ao lado de seus maridos motoristas, e ainda de Roberta Torres, coordenadora do Núcleo de Educação do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Regulamentação da infraestrutura do transporte

Ana Carolina Jarrouge ressaltou que há no Brasil uma legislação sobre a infraestrutura no transporte que envolve locais de espera apropriados e seguros para caminhoneiras, caminhoneiros e cristais. Ela citou a Portaria 944 do Ministério do Trabalho e Emprego, de 2015, que estabelece condições de segurança, sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas. “Precisamos cuidar das motoristas e dos motoristas, porque 60% do transporte de carga no Brasil é feito pelo modal rodoviário”, afirmou.

Vovó Cida e o olhar para o ser humano

Vovó Cida disse que a ONG Guerreiros da Estrada, entidade que reúne o MNCB (Movimento Nacional de Caminhoneiros(as) do Brasil e UNCC (União Nacional de Cristais e Caminhoneiros), atua especialmente com foco na conscientização sobre as condições de trabalho. “Nós olhamos para o que chamamos de grande família caminhoneira, buscando valorizar a profissão. Parabenizo a Mercedes-Benz pela disposição de levantar esse debate sobre a infraestrutura do transporte para as mulheres, porque quanto mais a gente fala disso, mais a gente vai conscientizar as pessoas e as empresas de que alguma coisa precisa ser feita urgentemente para as motoristas e as cristais.”

O que queremos não é só para os caminhoneiros e as cristais, é para o ser humano. Espero que muitas outras empresas tenham esse olhar”, conclui Vovó Cida.

Confira esse debate do “Programa Delas”, na íntegra, no Facebook (https://www.facebook.com/events/1304914676613610?ref=newsfeed) ou no YouTube

(https://www.youtube.com/watch?v=CmZymqlD-cw).

4 Comentários:

  1. QUANDO vejo nossas guerreiras na estrada , eu paro para ver até elas sumirem nas curvas, e volta a saudade que ainda existe no coração , após muitos anos e me sinto mais jovem ,porém com o coração cheio de boas lembranças e tendo certeza que outras guerreiras estão cumprimdo sua missão com muito amor e dedicação, parabéns á todas e um grande abraço e como não poderia deixar de lembrar que na minha época a musica que eu amava e amo que é (o relogio atrasou, com AMADO BATISTA , NUMA FITA KASSETE). UM BEIJÃO Á TODAS AS GURREIRAS DA ESTRADA.

Deixe um comentário