Transcopa aprova Axor 2544 com eixo HL8 após período de demonstração
Cliente permaneceu com o veículo por três meses.
Cliente Mercedes-Benz há 18 anos, a empresa Transcopa recebeu o modelo Axor 2544 com o eixo traseiro HL8, sem redução nos cubos, para um período de testes de 3 meses. Conhecido nas estradas brasileiras como “canelinha” ou “canela seca”, o modelo traz benefícios que puderam ser comprovados pelo cliente no quesito consumo de combustível .
Para Renato Dias de Souza, gerente de operação da Transcopa, “ A demonstração é muito positiva para avaliarmos se o caminhão serve para nosso negócio. Já compramos veículos pensando que seria ideal e depois verificamos que outros seriam mais indicados”.
Utilizado para o transporte de gás no trecho Santo André (SP) – Campo Grande (MS) o período de testes ainda contou com um instrutor técnico responsável por acompanhar os resultados do caminhão e orientar os motoristas em relação à condução econômica.
E não ficaram dúvidas para o Renato, que aponta: “Em três semanas com o caminhão, fizemos uma avaliação positiva. Os novos dispositivos ajudam na economia sem perder rendimento, com uma boa média de consumo. Em termos de conforto, a melhora da sonorização também é grande”.
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Concordo em grau, gênero e número com o Michael Dussmann. Inclusive foram as mesmas sugestões que eu fiz há um tempo atrás aqui mesmo nesse espaço.
Acrescento ainda uma versão de 340 cv e 1700 Nm que poderia ser usada no Atron 1634 e no O-500 R.
Com um motor de 12,8 litros, 4 válvulas por cilindro e uma injeção common-rail, ele poderia alcançar potências ainda maiores que seriam utilizadas no Actros. Além disso, com esses eixos traseiros sem redução nos cubos e aplicando longarinas mais leves, diminuindo o peso, eles ficariam ainda mais econômicos.
MInhas sugestões para a linha Atron, Axor e Actros seriam:
Motor :OM-460LA 12,8 litros
Atron 1634, Axor 3134, O-500 R
340 cv e 1700 Nm
Axor 2038,2538,3138, O-500RS,O-500RSD,O-500UA,MA,UDA,MDA
380 cv e 1900 Nm
Axor 2042,2542,2642,3342,4142, O-500 RS, O-500 RSD, O-500 RSDD
420 cv e 2100 Nm
Axor 2546, 2646, 3346, 4146, O-500 RSD, O-500 RSDD
460 cv e 2300 Nm
Actros 2546, 2646, 4846
460 cv e 2300 Nm
Actros 2551, 2651
510 cv e 2500 Nm
Actros 2556, 2656
560 cv e 2700 Nm
Abraço.
Obrigado mais uma vez pelas suas sugestões, Léo. Elas serão encaminhadas para os departamentos responsáveis para conhecimento, ok?! Abraços e Boas Festas!
ja ouvi relatos de caminhoneiros que dizem que este motor om 460 foi usado em algunhas unidades do mercedes 1944s 6×2 entre 2003/2006
Olá, Ivo! Durante a comercialização do 1944 S 6×2 não houve a utilização do motor OM 460 em nenhum modelo. O motor utilizado nestes veículos foi o OM 457 LA. Continue nos acompanhando. Até logo! 🙂
A linha axor para ficar perfeita so precisaria trocar o motor OM 457 pelo OM 460 de 12.8 lts assim o axor ficaria em pé de igualdade com a concorrência no quesito potencia e torque, que ficariam assim: 360 para 380 e torque de 1850 para 1900 no 2036/2536, 401 para 420 e torque de 2000 para 2100 no 2041/2541/2641 e 439 para 460 e torque de 2150 para 2300 no 2544/2644.
obs.; o OM 460 nada mais e que uma versão com curso de cilindro amantado do OM 457, OS aumentos de potencia e torque viriam apenas com o aumento da cilindrada sem aumento dos esforços mecânicos.
obrigado
Oi, Michael! Até o momento não temos previsão deste tipo de configuração na linha Axor. De qualquer forma encaminhamos suas sugestões aos responsáveis para conhecimento. Valeu!