TOP BRAKE – Blog do Caminhão Mercedes-Benz

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O freio motor Top Brake aproveita uma parte da força do tempo de compressão e toda a força do tempo de expulsão ao utilizar o freio motor convencional. O sistema amplia a eficácia do freio motor aumentando a pressão acumulada no coletor de escape. Ao combinar ambos os sistemas se alcança uma elevada eficácia. De fácil manejo, estas funções automáticas facilitam o trabalho do motorista, economizam componentes do sistema de freios, aumentam a velocidade média operacional com segurança, promovem a economia de combustível e além disso, contribui significativamente para reduzir os custos de manutenção e reparação
Nota: O Top Brake é item de série nos motores eletrônicos da marca Mercedes-Benz para os modelos Axor, Atego e linha tradicional e opcional para Accelo.

VANTAGENS:

– Elevada eficácia do sistema de freio graças a combinação do Top Brake e freio motor convencional.
– Redução dos custos de manutenção e reparação, pois otimiza a utilização do freio de serviço.
– Aumento de velocidade média operacional com segurança.
– Redução do tempo de viagem.
– Aumento da economia de combustível.
– Menor número de troca de marchas.
– Redução do “stress” do operador (motorista).
– Facilidade de operação devido a simplicidade do sistema.

256 Comentários:

  1. Se os anéis que vendam os pistões do top brake estiver fazendo pra dentro da tampa de válvulas, além de não funcionar o top brake da pressão dentro do Carter e joga óleo na vareta?

    • Olá, Fernando! A forma de identificar visualmente se um veículo possui Top Brake, pode variar de acordo com o modelo do motor, mas, quando nos referimos ao OM 366 LA, o modelo não possui esse sistema. Abraço!

  2. Hola. Compré un Atego 1419 en Perú en nuestra ruta de trabajo tenemos un descenso de 60 km, al respecto dos preguntas. Puedo usar el freno de motor de forma continua por 60 km? Ya que no logra reducir la velocidad y requiere apoyo del freno de servicio. Segunda pregunta, se puede mejorar el freno de motor?. El sistema fue revisado por el concesionario de Perú y todo está bien dijeron. Mi preocupación va que tengo que reducir la velocidad en bajadas a segunda marcha para recalentar menos los tambores, y esto lleva a hacer mi recorrido en 9 horas y con el HD120 DE HYUNDAI mi anterior camión lo hacía en 6 horas.

    • ¡Hola, Henry! En relación a sus preguntas no aconsejamos que sean hechas alteraciones en el vehículo, pues altera las configuraciones originales. Para que puedas obtener más detalles sobre el funcionamiento de su camión, como también algunos datos técnicos, le sugerimos que contacte nuevamente al representante de su país. Nuestros consultores podrán fornecer todas las informaciones y también analizar se necesita de algún reparo. El contacto está en el sitio https://tinyurl.com/y43x9a95. ¡Abrazo!

  3. Estimados buenas tardes compré un Atego 1419 en Perú, tenemos una pendiente de 60 km al respecto dos preguntas. Por cuanto tiempo como máximo se debe utilizar el freno de motor?. La segunda pregunta se puede dar mayor potencia al freno de motor?. Mi incomodidad es ver que otros camiones como el Hd120 de Hyundai que fue mi anterior camión descendía más rápido y este no tiene top brake, mi ruta que lo hacía en 6 horas ahora llevan 9 horas. Ya consulté en Divemotor Perú y no tengo respuestas que mejoren esta situación. Gracias por sus comentarios.

  4. Comecei a pouco trabalhar com um 2436 atego e costaria de tira uma dúvida! Qual a melhor ratacao para usar o freio a motor pra ele segurar bem para descer uma serra e saber as marchas certa para descer ?

    • Olá, Cleverson! Recomendamos que entre em contato com um de nossos concessionários para que um consultor técnico possa lhe orientar da melhor forma. Se desejar, a relação completa de nossas concessionárias no Brasil está disponível no link http://scup.it/ia3f. Abraços!

  5. Olá, bom dia, eu comprei um MB 1938 ano 2000, e estou com dúvidas sobre o freio top bracke, quando acionado se eu piso na embreagem o veículo apaga, isso é normal do top bracke nesse veículo ?

    • Oi, Willian. Tudo bem? Se você está percebendo qualquer alteração no funcionamento do seu caminhão e como não é possível fazer qualquer diagnóstico sem avaliar pessoalmente o veículo, nossa sugestão é que o caminhão seja encaminhado para uma de nossas concessionárias. A equipe de profissionais da rede de concessionárias está pronta para te ajudar e podem fazer o diagnóstico corretamente usando aparelhagem adequada. E se for preciso, eles podem fazer o reparo do seu caminhão, sempre usando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://scup.it/ia3f, encontre a concessionária mais próxima de você e agende sua visita. Abraços e continue nos acompanhando.

  6. Olá bom dia,minha primeir experiência com caminhão grande foi num 1935 no bitrem isso com 25 anos ainda aprendiz,depois trabalhei com outras marcas hoje tenho um 1634 na ls caminhão muito bom pra quem tá começando não da manutenção só trabalha porém tenho queixa a lata da cabine e muito fraca apodrece muito fácil mais estou muito feliz com a marca mercedes pretendo um dia trocar ele por um axor 2544 sou apaixonado por um desse #Mercedes #

    • Obrigado pela preferência, Silvio! Desconhecemos a dificuldade que você mencionou envolvendo o modelo. De qualquer forma, a gente vai direcionar seu feedback para conhecimento da nossa área de produtos. Também ficaremos na torcida para que você conquiste o Axor o quanto antes. Abraços!

    • Olá, Henrique! Não dispomos de um material para envio. O top brake é uma válvula adicional instalada no cabeçote, uma para cada cilindro. Acionada ela se abre reduzindo a aceleração do pistão para o 3º tempo do seu ciclo, ou seja, após o ar ser pressionado (2º tempo), o ar da admissão fica parcialmente retido dentro da camisa, diminuindo a combustão e com isso, reduzindo a velocidade do veículo. Você pode consultar os manuais disponíveis em nosso site, no link http://scup.it/lfv4. Abraços!

  7. ola sou eletrcista no ramo mas por vi das duvidas e falta de equipamento no local de trabalho queria saber qual e as causa comun de nao ir corrente na selenoide do freio motor com top brek
    nao esta indo sinal nenhu de corrente e nem fuzivel queimado ou partido i agira o que eu faço nao sei mais o que fazer 38 988013618 consigo auxilio de voce obrg

    • Bom dia, Paulo! Como a manutenção de nossos veículos é feita somente por nossos concessionários homologados, a nossa recomendação é que encaminhe o veículo até a autorizada de sua região, mediante agendamento prévio, para uma análise e mais informações. Se necessitar, os contatos de nossa rede completa estão em http://scup.it/ilo9. Abraços e bom fim de semana!

    • Olá, Mauricio! Recomendamos que encaminhe seu veículo, mediante prévio agendamento, até uma concessionária para que seja feito um diagnóstico e o reparo, se for necessário. Se desejar, os contatos com a rede estão em nosso site, no link http://scup.it/la5d. Abraços!

  8. Boa tarde, comprei um Axor 2035s ano 2008 e ele não tem o top breake. Gostaria de saber se ele pode está desligado ou se há possibilidade de não ter vindo de fábrica nesse modelo?

    • Oi, William. O modelo Axor 2035 de ano 2008 é equipado com o Top Brake. Como ficamos impossibilitados de realizar um diagnóstico remotamente, sugerimos que encaminhe o veículo até um concessionário para análise. Se desejar, os contatos de toda a rede estão em http://scup.it/i9aw. Boa noite!

    • Olá, Weliton! O Freio Motor é um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas em longos declives, como para desacelerações em tráfego normal. Quanto mais reduzida for a marcha engrenada na caixa de mudanças, maior será a eficiência do Freio Motor. A correta utilização do Freio Motor não causa danos ao motor e permite prolongar a vida útil das guarnições e tambores de freio. Em longos declives, a utilização do Freio Motor poupa o freio de serviço, assegurando sua total eficiência em caso de eventuais emergências. Abraços e continue nos acompanhando!

    • Oi, Bruno! Não recomendamos alterações/adaptações nos veículos da Marca, pois isso altera as configurações originais do produto. De toda forma, como os concessionários são responsáveis em realizar os serviços de manutenção e revisão, recomendamos que contate o representante de sua preferência para consultar os detalhes sobre este tipo de serviço. Os contatos de toda a rede estão em http://scup.it/i9aw. Abraços!

  9. Tenho um caminhão modelo L1620 eletrônico, o que pode ocasionar a passagem de óleo combustível para dentro do motor? O mesmo está apresentando esse tipo de problemas.

    • Olá, Joselito. Obrigado por dividir suas impressões com a gente. Nosso Blog é um ponto de encontro entre a Marca e nossos clientes, admiradores, parceiros e usuários. Todos os comentários postados aqui são respondidos de acordo com a sua necessidade, mas muitas vezes as dúvidas precisam ser sanadas pessoalmente, como é o caso de diagnóstico ou informações específicas sobre veículos e peças na hora da compra, por exemplo. Por isso, sempre que for preciso, vamos pedir para que o cliente converse pessoalmente com o concessionário, para que ele tenha sempre informações precisas e possa aproveitar ao máximo os recursos de seus veículos sem riscos de informações desencontradas. Fique à vontade para comentar e perguntar sempre que desejar. Abraços e continue acompanhando nossos canais oficiais. 🙂

  10. Olá tenho caminhão 914C , o problema dele e o seguinte sumindo agua já conferi radiador, cabeçote compresor de ar nao mostra vazamento e a agua esta sumindo o que pode ser.

    • Oi, Claudio. Para fazer o diagnóstico correto do que pode estar acontecendo com o seu 914C, o mais indicado é que ele seja levado até uma de nossas concessionárias para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. A equipe de profissionais da rede autorizada está apta a fazer o diagnóstico utilizando ferramentas e equipamentos adequados e, se for preciso, podem também fazer o reparo no seu caminhão para que ele continue sempre em perfeitas condições de uso. E tudo isso com peças genuínas e acompanhamento da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende a sua visita. Abraços! 🙂

  11. Olá! Como é o acionamento do Top-Brake no 1944-S? Sei que na linha Axor, é no segundo estágio da alavanca. O 1944 possui o botão de acionamento do freio motor, no painel, que é o conjugado com o freio de serviço e na alavanca (apenas um estágio).

    • Olá, Carlos! O funcionamento do Top Brake é feito pela alavanca Tempomat ou no interruptor no painel e é desligado ao pisar no pedal do acelerador ou tirando o pé do acelerador, dependendo do modelo. Se você tiver alguma dúvida com relação ao uso dos itens do seu caminhão, visite uma de nossas concessionárias. Nossos consultores terão prazer em te auxiliar. Os contatos da nossa rede de autorizados estão disponíveis no link http://bit.ly/1nFJ7WC. Abraços!

  12. Tenho um 1620 eletrônico e acho ele meio fraco nas subidas qualquer top ele pede marcha. Há possibilidade de almentar a cavalagem do motor de 232 para 250. O motor dos 1620 é o mesmo do atego 2425. Pode causar algum dano ao motor a alteração dos cavalos?.

    • Oi, Italo. Não recomendamos que seja feitas alterações nas características originais do veículo, pois isso pode comprometer o desempenho e até a segurança do caminhão. Neste caso, o mais indicado que é que você leve seu 1620 até uma de nossas concessionárias para que os consultores possam analisar o caminhão pessoalmente e dizer se há possibilidade de fazer qualquer tipo de intervenção no veículo sem comprometer o seu funcionamento. Os contatos de nossa rede estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços e continue nos acompanhando.

    • Olá, Ivan. O ideal é que seu caminhão seja avaliado pelos consultores da rede credenciada. A equipe de profissionais de nossa rede está poderá analisar seu veículo e verificar a possibilidade de aplicar este dispositivo sem interferir no pleno funcionamento do seu caminhão. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e agende uma visita. Nossos consultores estão prontos para te ajudar a manter seu caminhão em perfeitas condições de uso. Abraços e continue nos acompanhando. 🙂

    • Oi, Debora. O ideal neste caso é que seu caminhão seja avaliado pelos mecânicos de nossa rede autorizada. Nossos profissionais podem verificar seu caminhão, sempre utilizando ferramentas adequadas de diagnóstico e, se for preciso, podem fazer o reparo com peças genuínas e suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende uma visita. Valeu pelo comentário e pela confiança. Abraços!

    • Olá, Rildo. O ideal neste caso é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias. Assim, nosso time pode fazer todo o procedimento de limpeza sem que tenha nenhum risco de danificar módulos ou componentes eletrônicos do motor do seu Bicudo. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, veja qual a concessionária mais próxima de você e agende uma visita. Os profissionais de nossa rede vão poder te ajudar a manter seu L-1620 em perfeitas condições de uso. Abraços e continue nos acompanhando.

  13. Eu tenho um Mercedes 1634 e quando eu uso o freio conjugado a borboleta esta demorando abrir e o motor ameça apagar. Por quê acontece esse tipo de funcionamento?

    OBS: A borboleta não esta com folga no eixo aparentemente tudo normal. Cilindro pneumatico ok, porque a borboleta demora abrir? é fração de segundos mais interfere no funcionamento do motor.

    Obrigado.

    • Oi, Sebastião. O mais indicado neste caso é que seu caminhão seja analisado por um consultor de nossa rede autorizada. Nosso time poderá fazer o diagnóstico do sistema de freio auxiliar do seu caminhão e, se for preciso, fazer também o reparo ou substituição da peça. Sempre utilizando peças genuínas e com todo o suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende sua visita. Nosso time pode te ajudar a manter seu 1634 sempre em perfeitas condições de uso. Abraços e continue nos acompanhando.

  14. Bom dia, tenho um L1620 2004, estou com problema de fumaça preta e perda de potência, a turbina está perfeita, fiz o teste de intercooler, não acusou nada. O que pode ser?

    • Oi, Fábio. Para fazer o diagnóstico correto do que pode estar acontecendo com o seu L 1620, o mais indicado é que ele seja levado até uma de nossas concessionárias para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. A equipe de profissionais da rede autorizada está apta a fazer o diagnóstico utilizando ferramentas e equipamentos adequados e, se for preciso, podem também fazer o reparo no seu caminhão para que ele continue sempre em perfeitas condições de uso. E tudo isso com peças genuínas e acompanhamento da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende a sua visita. Abraços! 🙂

  15. Bom dia!
    Tenho um 1634 2008 eletrônico, ele está jogando um pouco de óleo pelo respiro, levei em uma mecânica, os mecânicos falaram que pode ser junta de cabeçote ou anéis. o que pode ser ?

    • Oi, Alex. O mais indicado neste caso é que o seu caminhão seja analisado pessoalmente pelos mecânicos da concessionária homologada. Os profissionais de nossa rede estão aptos a fazer o diagnóstico do seu caminhão, utilizando aparelhagem adequada e, se for preciso, podem também realizar reparos e ajustes necessários para que o seu Mercedes-Benz fique sempre em perfeitas condições de uso. Tudo isso, claro, sempre com peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e agende a sua visita. Abraços e continue nos acompanhando.

    • É isso aí, Jr! O modelo Mercedes-Benz 1214 contava com um freio a ar comprimido de dois circuitos com freio motor adicional. Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando. Abraços!

  16. tenho um mercedes2428 e sua aceleraçao em baixa rotaçao nao esta respondendo aos comandos do acelerador principalmente quando estou na caixa leve ele acelera e desacelera constante mente,ja foi rastreado e nao solucionaram meu problema

    • Oi, Carlos. O mais indicado neste caso é que seu caminhão seja avaliado por um consultor de nossa rede. Os profissionais da rede credenciada poderão verificar o caminhão e fazer o diagnóstico com aparelhagem adequada e, se for preciso, fazer os ajustes e reparos necessários para que seu veículo fique sempre em perfeitas condições de uso. Tudo isso com peças genuínas e suporte da fábrica. Se você preferir, podemos acompanhar o serviço feito. Para isso, basta nos informar os dados do proprietário do caminhão (Nome completo, CPF, endereço com o CEP e telefones para contato) e do veículo (Chassi, placa e quilometragem aproximada) assim que o caminhão der entrada na oficina. Você pode enviar estes dados pelo e-mail redessociais@mercedes-benz.com.br. Abraços e continue nos acompanhando.

  17. BOA NOITE PRECISO TIRAR UMA DUVIDA ,TENHO UM 712 C FRONTAL 1999 MERCEDEZ QUE NAO VEIO DE FABRICA COM FREIO MOTOR QUERIA VER QUAL A POSSIBILIDADE DE COLOCAR FREIO MOTOR NESTE CAMINHAO E SE TEM ALGUN PREJUISO NO MOTOR FAZENDO ISSO .?

    • Olá, Thiago! A Mercedes-Benz não recomenda alterações em seus veículos, mas o concessionário poderá avaliar a melhor maneira de auxiliá-lo de acordo com a necessidade que você precisa atender. Para localizar os contatos do credenciado mais próximo, acesse http://bit.ly/1nFJ7WC. Continue nos acompanhando. Abraços!

    • Oi, Diego! Valeu pelo comentário e também pela confiança. Para saber o que pode estar ocorrendo com o seu L1620, o mais indicado é que você leve o seu Bicudo até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. A equipe de profissionais da rede de concessionárias está pronta para te ajudar e podem fazer o diagnóstico corretamente usando aparelhagem adequada. E se for preciso, eles podem fazer o reparo do seu caminhão, sempre usando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende sua visita. Abraços e continue nos acompanhando.

  18. tenho um 2428 mercedes eletronico, ele nao tem forca para subir. ja passamos o aparelho nele e nao deu nada alem da turbina nois coloco uma turbina nova e fiko mesma coisa oq pode se ;?

    • Oi, Jeferson. O ideal neste caso é que seu caminhão seja avaliado pelos consultores na própria concessionária. Nossos profissionais estão aptos a fazer o diagnóstico com aparelhagem adequada e, se precisar, fazer o reparo do seu caminhão, sempre utilizando peças genuínas e com acompanhamento da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e agende uma visita. Abraços!

  19. meu 1620 eletronico do nada em qualquer subidinha ele começa apitar uma alerta na cabine, tipo esquentando tendo que reduzir as marchas para poder prosseguir . mas ja verifiquei o nivel de agua ta tudo otimo, nao tem juntas queimada. oq pode ser?

    • Oi, Wheverton! O mais indicado neste caso é que você encaminhe seu 1620 até uma concessionária homologada para que ele seja avaliado pelos nossos consultores. Os profissionais de nossa rede estão aptos para fazer análises e diagnósticos com ferramentas e aparelhagem adequadas e, se precisar, podem fazer o reparo do seu Bicudo. Sempre com peças genuínas e suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende sua visita. Nosso time está pronto para deixar seu Mercedes-Benz sempre em perfeitas condições de uso. Abraços!

    • Olá, Alexandre. A temperatura do óleo do motor não interfere no funcionamento do Top Break. Ele é acionado a partir de determinada rotação, independente da temperatura do óleo. Valeu pelo comentário e conte sempre com a gente! 🙂

    • Oi, Paulo! O ideal nesse caso é que você leve seu caminhão até a concessionária de sua preferência para que seja avaliado pelo nosso time de consultores. Nossos profissionais poderão fazer o diagnóstico do veículo com aparelhagem adequada e, se for preciso, fazer o reparo ou a troca de peças, sempre utilizando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse a lista completa de concessionárias no link http://bit.ly/LKwhrT e agende a sua visita. Abraços!

  20. Estou interessado de adquirir um Caminhão LS 1935, gostaria de saber se todos os cavalos mecânicos da linha 1935 saíram com top break de fabrica ou apenas aqueles solicitados pelos compradores direto das autorizadas…Obrigado e aguardo respostas…

    • Parabéns pela escolha e obrigado pelo comentário, Weslley! Como o 1935 foi produzido durante vários anos, pode haver diferenças na configuração dele. Para que a gente possa informar mais detalhadamente sobre os equipamentos disponíveis, o ideal é que a gente saiba ao menos o ano do caminhão. Se você já estiver negociando a compra dele, pode nos informar o ano por e-mail. O endereço para envio é redessociais@mercedes-benz.com.br. Assim vamos poder consultar todos os detalhes que você precisar. Aguardamos seu contato. Abraços e continue nos acompanhando.

  21. Olá amigo tenho um 712c eletrônico e ele tá né dando uma dor de cabeça, ele tá sempre dando entrada de ar condo vou ligar o que que eu faço abrigado abraço

    • Oi, Anderson. O mais indicado nesse caso é que seu caminhão seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. Eles têm equipamentos de diagnósticos e podem fazer a análise completa do seu Mercedes-Benz para mantê-lo sempre em perfeitas condições de trabalho. Além disso, se for preciso fazer algum reparo, ele será feito sempre com peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e agende sua visita. Abraços e continue nos acompanhando.

  22. ola o que faço o caminhao que trabalho é um L1620 eletronic quando o motor esfria que dou na partida começa na quela partida seca e depois fica como se tivesse pegando ar e saindo um fumaça preta que tem um mal cheiro…. mas so que depois que ele pega se desligar e da na partida ele funciona normalmente alguem pode mim da uma sugestao do qus possa ser?

    • Oi, Cleber! O ideal neste caso é que você leve o seu L1620 até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. O time de profissionais da rede credenciada está preparado para fazer o diagnóstico usando aparelhagem adequada e, se for preciso, podem fazer o reparo do seu caminhão utilizando sempre peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e agende uma visita. Abraços!

  23. Caro,
    Tenho um mb 1933 axor 2006, e o caminhão de uns dias pra cá o carro só pega dando muito solo e injetando no cabeçote do filtro racor, farrapa como se tivesse pegado ar, o óleo diesel retornando. Já troquei as válvula de retorno e continua mesmo jeito …. Alguma dica?

    • Oi, Gustavo! Nesse caso, sugerimos que contate o concessionário mais próximo e agende uma visita para que o veículo possa ser analisado. Se precisar, os contatos das nossas autorizadas estão disponíveis em nosso site http://www.mercedes-benz.com.br, pela opção “Concessionários”. Abraços!

  24. ola amigo , tenho um um 712c eletrônico quando comprei os aros vieram com pneus com câmaras e as válvulas pegam no suporte das pastilhas , e acabam sendo arrancadas , o certo deste caminhão é pneus cem câmaras . nas pastilhas da dianteira ok abrigado

    • Oi, Pessoal da Transjefe! Tudo bem? O Mercedinho 712C saía de fábrica com pneus 215/75 R17,5 radial sem câmara e o recomendado é que não seja feita nenhuma alteração nas características originais do caminhão. Caso vocês percebam alguma alteração no funcionamento do veículo, o mais indicado é levá-lo até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pelos consultores. Nosso time de profissionais está pronto para ajudar vocês a manterem seu caminhão sempre em perfeitas condições de uso. Acesse http://bit.ly/LKwhrT e encontre a concessionária mais próxima de vocês. Abraços e continuem nos acompanhando.

  25. gostaria de entender como um mercedes 1935 carregado na sua carga de balança consegue fazer 2,40 litros por KM e no entanto esta com uma dificuldade pra pegar sendo necessario usar um spray na bomba injetora ? Observando o consumo destes veiculos mais novos fico até com receio de deixar abrir a Ibomba injetora !!

    Solicito uma opiniao para tal decisao !

    • Olá, Alberto! A recomendação é que você encaminhe o seu veículo para um concessionário homologado e solicite uma avaliação. Nosso concessionário poderá verificar o que está ocorrendo com o seu caminhão e fazer os devidos reparos. Lembrando que, o consumo dos veículos sofre influência de diversos fatores como o peso da carga, as condições gerais de manutenção, entre outros detalhes que influenciam no desempenho final do caminhão. Por isso, sempre que algum cliente percebe que o seu caminhão está com consumo excessivo, a sugestão é solicitar uma verificação das condições de trabalho desse caminhão, não sendo necessariamente alguma dificuldade do veículo o motivo do alto consumo. Os contatos dos concessionários estão disponíveis pelo link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionario. Obrigado!

    • Olá, Luiz! Em 2005 já existia Freio Motor/Top Brake, mas para garantir que um veículo específico saiu com esse equipamento precisamos verificar o número do chassi. Assim, se você tiver essa informação, por favor, nos encaminhe um e-mail com a sua dúvida e o número do chassi para redessociais@mercedes-benz.com.br e responderemos ao seu questionamento, de acordo com o caminhão que você tem interesse. Obrigado!

    • Olá, Luizinho! Para que possamos verificar se o veículo que você pretende comprar possui Top Brake, por favor, nos encaminhe um e-mail para redessociais@mercedes-benz.com.br com esse questionamento e o número do chassi. Assim, poderemos confirmar se especificamente esse modelo saiu com esse equipamento. Qualquer dúvida continuamos por aqui!

  26. tenho um 712c 2001 so q ele ta com um problema ele tem horas que nao enche a turbina ai ele volta de uma vez perde toda a força e volta fica cortando tipo a turbina nao enche sabe quando ele esquenta bastante ai nao enche mesmo sabe oq pode ser

    • Oi, Lucas. Bacana, a sua pergunta! O Mercedinho 710 não era equipado com top brake. Apenas os modelos com motor eletrônico possuem esse sistema de freio auxiliar. Caso tenha qualquer outra dúvida, estamos sempre por aqui! 😉

  27. tenho mercedes benz 1418 ano 1994 fis motor enqamizei troquei ou kite e esta jogano olho pelo suspiro 2 litro em 1000 kilometro ou mecanico troco os aneis outa veis e continua jogano me ajuda obrigado

    • Oi, Manoelito. Aqui da fábrica, nós podemos acompanhar o serviço feito em seu caminhão. Para isso, por favor nos envie um e-mail para redessociais@mercedes-benz.com.br com dados do caminhão (Chassi, placa e quilometragem), dados do proprietário (CPF ou CNPJ – se for empresa, Nome completo, endereço com CEP e telefones de contato), e também a data que o caminhão deu entrada na concessionária, além do nome da concessionária e do consultor que está lhe atendendo. Vamos ficar aguardando seu retorno, ok? Abraços!

  28. Boa tarde,sou instrutor do senai-ce .
    Me fizeram um questionamento sobre o top brake,não conheço a fundo o sistema,peço as explicações necessárias para tirar dúvidas e se necessário passar tais informações aos mecânicos que por aqui passam perguntando do assunto.
    Se possivel com material(video ou algo assim)
    Grato

  29. tenho um axor 2009 e ja estou cansado de leva-lo ao concessionario mercedes benz sodauto de uba, o carro nao para de engasgar e falhar como se tivesse acabando o oleo e eles nunca resolvem o problema e eu sempre saio com uma conta nova a pagar o que faço, ja nao aguento mais!

    • Oi, Wellington! Para que possamos auxilia-lo da melhor maneira possível, nos envie um e-mail no endereço redessociais@mercedes-benz.com.br com os dados do veiculo (chassi, placa e km atual), os dados do proprietário (nome/razão social, CPF/CNPJ, telefones, e-mail e endereço completo com CEP) e também o nome do consultor que te atendeu na concessionária. Ficamos no aguardo das informações. Até mais!

    • Oi, Marcos! Para obter detalhes sobre diagnóstico, recomendamos que encaminhe o caminhão ao concessionário mais próximo para ser realizada uma avaliação. O concessionário poderá analisar o veículo e determinar o que ocorre. É possível localizar os contatos da concessionária mais próxima através do link http://mercedes-benz.com.br/concessionarios. Continue nos acompanhando. Até mais!

    • Olá, Rafael. Este Blog, assim como os outros canais de nossa Central de Relacionamento, está à disposição de nossos clientes, admiradores e usuários. Por aqui vocês podem tirar dúvidas, consultar informações gerais sobre os modelos e registrar reclamações, elogios e informações. Sempre que possível respondemos por aqui mesmo, mas em alguns casos, principalmente quando a dúvida é específica de um veículo ou envolve diagnóstico, o melhor é que o caminhão seja avaliado pessoalmente. Isso facilita que o atendimento seja mais personalizado e também evita que uma resposta genérica possa interferir no bom funcionamento dos veículos. Caso você tenha alguma dúvida sobre seu veículo, Rafael, conte sempre conosco. Vamos buscar todas as informações possíveis para te ajudar. Abraços e continue nos acompanhando. ##Comentário editado

  30. Ola gostaria de saber, a barra de regulagem do Atego 2425 não esta descenda em direção ao colo e nem para baixo , só sobe para cima do painel , exiexiste alguma trava p ele não descer? Esta parecendo q estou pilotando um FNM.grato

    • Olá Valmor! Se o seu Atego 2425 saiu de fábrica com essa opção de regulagem do volante, ele pode ajustar a altura da direção para cima ou para baixo. No entanto, a percepção desse ajuste depende da sua estatura e da altura do banco. Por isso, se você acredita que essa regulagem está com problema, procure o concessionário de sua região e solicite uma verificação e, se necessário reparo. Os contatos de nossos concessionários estão disponíveis pelo link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios. Boas festas! 😉

  31. Tenho 05 axor 2831 ano 2011.O freio motor destes carros são péssimos, parece que não tem freio motor.
    Ao acionar o botão do freio motor, o top brack é acionado automaticamente ou precisa de intervenção elétrica, eletrônica ou mecânica para acionar o top brack.

    • Olá, Raimundo! O TOP BRAKE complementa o FREIO MOTOR, aumentando ainda mais a sua eficiência. Nos caminhões equipados com o TOP BRAKE, a posição do botão do painel, acionam simultaneamente o FREIO MOTOR e o TOP BRAKE. A sua atuação ocorre no sistema de escapamento do motor (coletor de escape), por obstrução parcial da saída dos gases. Ao mesmo tempo, fica suspensa a alimentação de combustível, somente em carros eletrônicos através da unidade injetora. Quando acionada através de um botão no painel, os gases são parcialmente retidos dentro da câmara de combustão(camisa), diminuído a velocidade do pistão, com isso, reduzindo a velocidade do veículo. Assim, se mesmo com os serviços de manutenção em dia e transportando o peso recomendado, os seus veículos apresentarem dificuldades, encaminhe-os para avaliação e, se necessário reparo, em um concessionário da Marca. Os contatos e endereços estão disponíveis pelo link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios. Obrigado e boas festas!

    • Olá, Valmir. O uso de freio motor é indicado em serras e ladeiras e ajuda a reduzir o desgaste do sistema de freio de serviço (lonas ou pastilhas). Seu uso não é recomendado em pista escorregadia (cascalho, pista molhada, suja de óleo ou serragem), pois as rodas poderiam se bloquear e o veículo poderia derrapar. Nessas situações, o ideal é reduzir a velocidade e utilizar apenas o freio de serviço, ok?! Abraços e continue interagindo com a gente.

  32. A minha curiosidade vem, porque tenho um Atego 2425 ano 2010 desde novo e só depois de adquiri-lo fui verificar que as abas do chassis são emendadas por parafusos na altura do meio do feixe de molas dianteiro. Os parafusos afrouxam e vem o problema.
    Então meu caro, a minha duvida é sobre uma explicação do que levou a MB adotar esse procedimento. Desde já obrigado.

    • Olá, Wellington! Um dos motivos para o chassi do Atego ter sido projetado em dois módulos foi para melhorar o acesso à cabina, pois o módulo dianteiro é mais baixo que o traseiro. Outra razão foi que, em caso de colisão frontal, pode-se trocar somente o módulo dianteiro, não sendo necessária a troca de todo o chassi. Se seu veículo está apresentando dificuldades nesse sentido, encaminhe-o até uma de nossas concessionárias para verificar qual o procedimento para reparo, ok? Os contatos das autorizadas estão disponíveis no link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios. Abraços!

  33. TENHO UM CAMINHÃO ARXO 3340 ,ESTOU COM UM GRANDE PROBLEMA ,POIS O MESMO ESTA FUMAÇANDO PELO SUUPIRO E JOGANDO ÓLEO JÁ TROQUEI OS KITS PISTÃO ANÉIS E CAMISAS E ELE CONTINUA FAZENDO O MESMO É O MOTO MERCEDES 457 LA.

  34. comprei uma mb 1938 s e o top break ta isolado , um mecanico da autorizada da MB olho e disse q ele estava jogando óleo lubrificante na câmera oq pode ter acontecido?
    e o freio motor convencional quando acionado ta travando , sera pq vcs poderiam mim ajudar

    • Olá Luis! O mais recomendado é sempre encaminhar o veículo para avaliação e reparo em um concessionário homologado. Os concessionários possuem o ferramental adequado e treinamento para fazer com que seu veículo volte a apresentar excelentes condições de rodagem. Para ter acesso aos contatos de nossos concessionários, clique no link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios e escolha o Estado, Cidade e Segmento desejados. Quando encaminhar o veículo para o concessionário, se quiser, nos avise pelo 0800 970 9090 e acompanharemos o andamento do seu atendimento. Obrigado!

  35. ola!estou querendo comprar meu primeiro caminhão pra min poder transportar carvão na estrada de terra,tenho enteresse em dois caminhões um mb 1620 e um mb atego 2428 bitruck,qual caminhão vc me aconselharia para comprar.

    • Olá, Heraldo! Tanto o Clássico L-1620 como o Atego 2428 foram substituídos por outros modelos, para atender às novas regras da legislação ambiental brasileira. Caso você deseje consultar a disponibilidade destes modelos, a Selectrucks, nossa loja exclusiva de modelos seminovos, poderá te ajudar a encontrar o modelo ideal para o seu trabalho. Acesse http://www.selectrucks.com.br e veja as ofertas disponíveis. Além disso, você pode verificar a disponibilidade dos modelos seminovos em sua região diretamente na rede de concessionárias. No link http://ow.ly/B6jTx você pode encontrar a relação completa de nossas credenciadas. Abraços!

  36. Não tenho muita experiencia com o top break, agora estou trabalhando com um 1935 equipado, tenho uma dúvida ao usalo, quando estou decendo a serra e ligo o top break a pressão do motor sobe muito, eu posso deixalo ligado constantemente ou é necessário ficar ligando e desliganodo para decer a serra?

    • Oi, Bruno! Recomendamos que o Top Brake seja utilizado somente no momento de necessidade, nos demais períodos o mantenha desligado para um perfeito funcionamento do veículo. Ainda sim, se notar algo de anormal em seu caminhão sugerimos que o encaminhe até um de nossos concessionários credenciados para devida analise, ok? Valeu pelo comentário e até a próxima!

    • Oi, Noel! O mais indicado nesse caso é que seu 2423 seja avaliado pela nossa equipe de consultores diretamente na concessionária de sua preferência. Nossos consultores estão aptos a fazer o diagnóstico em seu caminhão com o equipamento adequado e, se for preciso, fazer o reparo. Sempre usando peças genuínas e com acompanhamento da fábrica. Acesse http://ow.ly/AsuT2, encontre a credenciada mais próxima e agende uma visita. Abraços e continue nos acompanhando.

    • Oi, Adnilson. O ideal nesse caso é que você leve seu caminhão até a concessionária de sua preferência para que seja analisado pelos nossos consultores. Eles poderão dizer se é possível fazer a instalação do top brake sem interferência no funcionamento e desempenho do seu Bicudo L-1620, sempre usando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/AsuT2, encontre a credenciada mais próxima de você e agende sua visita. Abraços e continue nos acompanhando!

  37. Amigo tenho na empresa um Atego 1418 2008, no painel dele tem 2 tipos de sistemas de freio indicado em amarelo ( 01 e 02 ) com falo para alternar entre eles ? O freio do caminhão esta muito brusco qualquer acionada da aquela travada pode ser defeito do mesmo ?

    • Olá João! As luzes “1” e “2” em amarelo que ficam abaixo do conta giros de seu veículo são indicadoras de pressão pneumática do circuito de freio. O próprio caminhão, através de seus módulos inteligentes, faz a alternância entre elas. A luz com o número “1” se refere ao sistema de freio traseiro e estacionário. Já a luz com o número “2” corresponde aos freios dianteiros. Quando uma das duas estiver acesa, o sistema está indicando que a pressão de freio não está totalmente carregada. O recomendado é que a pressão dos freios estejam sempre em 10 BAR. Se você perceber qualquer dificuldade na frenagem, encaminhe o veículo imediatamente a um concessionário da Marca. Você pode acessar os contatos pelo link http://bit.ly/1nFJ7WC. Em caso de dúvida, continuamos por aqui, ok? Até logo!

    • Oi, Jeaneri! A média de consumo do veículo varia de acordo com o peso da carga, formas de condução, condições de estrada, entre outros fatores que podem ou não informar que seu veículo está fazendo uma boa média de consumo. Assim se desejar, você pode verificar a possibilidade de uma análise em seu caminhão com a credenciada mais próxima de sua região para mais informações de acordo com o tipo de serviço que você executa. Os contatos das concessionárias estão disponíveis através do link http://ow.ly/zHwG4. Abraços!

  38. o Mercedes bens no ramo dos pesados é o caminhao que mais gasta diesel infelizmente nunca conseguiram mudar isto 2540 leva este premio CMINHAO GINO GENE ai eu bebo , ai eu bebo bebo pa carai kk

    • Olá, Natalino! O consumo de veículos comerciais varia de acordo com diversos fatores, como: dirigibilidade, tipo de implemento e carga presentes no veículo, condições do local onde o veículo trafega e etc. Devido a essas variações, não é possível estabelecer um valor fixo de consumo médio para os caminhões. Assim, se mesmo considerando as possibilidades de variação, o consumo de seu caminhão estiver além do esperado, encaminhe para avaliação em um concessionário da Marca. Os contatos estão disponíveis pelo link http://ow.ly/zyyjm. Continue nos acompanhando. Abraços!

    • Oi, Ediberto! O caminhão 712c é um ótimo veículo e um clássico da Marca. Mas por se tratar de um modelo seminovo, recomendamos que você encaminhe o veículo até a concessionária para analisar as condições em que o caminhão se encontra. É interessante informar ao concessionário também o tipo de atividade que você exerce para identificar se o modelo lhe atenderá nas suas atividades. Para consultar a concessionária mais perto de você, acesse http://bit.ly/1nFJ7WC. Abraços!

  39. Eu tenho um 1620 2011, e o top brake dele tem horas que falha não aciona. queria que você me desse uma dica doque pode ser. mas não me mande levar em uma concessionária… só quero uma dica… desde já agradeço. aquele abraço…

    • Olá, Heliel! O Top Brake é um item de segurança do caminhão e neste caso realmente é necessário encaminhar seu veículo até uma de nossas autorizadas. Esta analise é necessária para que nosso técnico possa determinar se há alguma dificuldade no veículo ao acionar o Top Brake, e se houver, providenciar o reparo com toda infraestrutura, peças genuínas e conhecimento que somente nossa rede possui, assegurando desta forma o ótimo funcionamento do seu Mercedes-Benz. Verifique a concessionária mais próxima de você e se possível agende uma visita http://ow.ly/yUivh. Abraços!

    • Oi, Jeremias! O ideal neste caso é que você leve seu ônibus até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pela nossa equipe de consultores. Eles poderão fazer o diagnóstico usando equipamentos adequados e, se precisar, realizar os reparos necessários no veículo, sempre usando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/yCiT6 e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

    • Olá, Packer! O uso do TopBrake é indicado para diminuir a velocidade do veículo. O uso deste sistema de freio auxilia em condições normais como aceleração. Quando o uso for durante trocas de marchas e velocidade de rodovia, ele pode aumentar o consumo de combustível. Se você tiver alguma dúvida com relação ao uso dos itens do seu caminhão, visite uma de nossas concessionárias. Nossos consultores terão prazer em auxiliar você e tirar todas as suas dúvidas. Abraços!

  40. Pois é também concordo com Fred , esses dias eu perguntei qual a faixa de funcionamento do freio motor do 1935, também me recomendaram a ir uma concessionaria só pra qual o giro ideal……. que no caso descobri depois que é 2000Rpm no máximo, acho que isso não seria necessário eu ir nunca concessionaria pra me informar.
    agora eu tenho outra duvida sobre o consumo do mesmo usando topbrake se é igual aos eletrônicos que cortando o combustível já que o mesmo é a bomba de combustível será que eu vou precisar ir a concessionaria pra saber isso?

    • Olá, Wesley! Os motores eletrônicos, independente do tipo de equipamento instalado, têm um consumo reduzido comparado com os motores de injeção a bico. No entanto, para avaliar o consumo específico do seu veículo, é mesmo preciso que ele seja avaliado pelo pessoal da concessionária, já que cada caminhão é único e pode apresentar características diferentes de acordo com o uso. Abraços!

  41. Li todas as perguntas e respostas acima e cheguei a conclusão de que este fórum não ajuda em nada (ou quase nada). Em todas as perguntas, a resposta é: (LEVE SEU CAMINHÃO A UMA REDE DE AUTIRIZADA QUE UM CONSULTOR IRÁ RESOLVER SEU PROBLEMA).
    Então chego a conclusão de que ou a pessoa que responde as perguntas não entende dos problemas existentes na marca, ou passa a bola para outro resolver.
    Muito feio isso!

    • Olá, Fred. Para fazer diagnóstico preciso ou avaliar as condições reais do veículo realmente é preciso que ele seja analisado pessoalmente. Por isso, sempre indicamos, em situações em que precisam de análise do veículo, que ele seja levado até a credenciada para que qualquer ajuste, reparo ou acompanhamento, seja feito de forma adequada. Assim, sabemos que o atendimento do veículo será completo e de acordo com cada uma das necessidades de nossos clientes. Abraços.

  42. Tenho um 1935 /95 fiz a troca de kits, bronzina, bicos injetores, troca de todas as valvulas e retifiquei todos cabecotes . Depois desta manutencao quando eu aciono o top brake ele falha ou corta o oleo quando desligo o freio motor, demorando ate normalizar, as fezes falha tanto que bate algo, nao sei se eh bico ou valvula o que devo fazer?

    • Olá, Roberto. O mais indicado neste caso é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pelos consultores. Nosso time de profissionais está apto a fazer a verificação no seu caminhão e, se for preciso, fazer o reparo, sempre usando peças genuínas e com acompanhamento do fábrica. Acesse http://ow.ly/xDoGi e encontre a credenciada de sua região. Abraços!

    • Olá, Ricardo! Obrigado pelo comentário! As cópias tanto do Manual de Operação como o Manual do Proprietário de nossos veículos podem ser solicitadas diretamente pela rede de concessionárias. Caso a credenciada não tenha o Manual para pronta entrega, poderão fazer a encomenda. Quanto à sua dúvida sobre o desempenho após a troca de óleo, sugerimos que você leve seu caminhão para ser analisado pelo nosso time de consultores. Nossa equipe pode te ajudar com todas essas dúvidas, avaliando o veículo pessoalmente. Acesse http://ow.ly/xxNoL e encontre a credenciada mais próxima. Abraços!

  43. mb atego beberrão tenho um mb atego 1418 ano04/05 e não sei mais oque fase antes de trocar e revisar bicos sentral e modulo em uma mb autorisada ele não tinha muita força mas até fasia 4.5 mas depois de pifar os bicos eu mandei revisar tudo em uma autorizada trocaram bicos e revisarão sentral eletrônica e modulo gastei quase 5,000 mil e agora ele continua com pouca força a subir e bebendo muito serca de 3.2 por litro sem carga andando vasio mas se apertar um pouco ele vem para 2.por litro quem poderia me ajudar ou terei de por fogo no caminhao

    • Oi Jorge! O consumo do veículo depende de vários fatores, como dirigibilidade, tipo de local onde o veículo roda, procedência do combustível usado no veículo entre outros detalhes. O melhor a ser feito neste caso é encaminhar seu Atego até uma de nossas revendas para uma nova avaliação. Caso queira, quando o veículo já estiver em nossa autorizada poderemos acompanhar o caso. Para isso contate nossa Central de Relacionamento com o Cliente através do link “Fale conosco” de nosso site http://www.mercedes-benz.com.br ou pelo tel. 0800 970 9090. Abraços!

    • Oi, Franco! O mais indicado nesse caso é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pessoalmente pelo nosso time de consultores, afinal, não podemos deixar a segurança de lado! Acesse http://ow.ly/vx5SP e encontre a autorizada mais próxima de você. Na rede credenciada você conta sempre com profissionais aptos a efetuar o diagnóstico no seu caminhão e, se precisar, fazer o reparo sempre com peças genuínas, com toda segurança e suporte da fábrica. Abraços!

    • Olá, Nei! Nós não recomendamos nenhuma alteração nas características originais dos caminhões para que você não tenha nenhuma dificuldade com o veículo ou mesmo perda de desempenho. Por isso, o melhor nesse caso é que você consulte uma concessionária homologada. Nossa equipe de consultores está pronta para analisar seu veículo e verificar se é possível fazer a adaptação. Acesse http://ow.ly/v0PF5 e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  44. Para fins de licitação gostaríamos de adquirir um Caminhão Mercedes, porém precisamos saber se o sistema de freio adicional “Top Brake” é exclusivo da marca Mercedes, pois em licitações não podemos constar itens exclusicos de marcas nas especificações técnicas. Caso positivo, como seria a especificação genérica?

    • Olá, Márcio! Obrigado pelo seu comentário. O Top Brake, assim como o Turbo Brake, são freios auxiliares exclusivos, utilizados somente nos caminhões Mercedes-Benz. Já o freio motor, aquele da “borboleta”, é usado em diversas marcas. Para saber sobre este e outros itens de nossos veículos, acesse http://ow.ly/uXrBw. Abraços e continue nos acompanhando!

  45. Tou com um 1938 saindo oleo lubrificante no coletor de escape,
    Eu ja troquei os quit camisa.pistao e aneis e ainda continua jogando oleo. alguem pode me da uma dica.

    • Oi, Cesar! O ideal, nesse casso, é levar o seu caminhão até uma de nossas concessionárias credenciadas para que ele seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. A nossa equipe de profissionais está apta a realizar diagnósticos e, se for preciso, fazer o reparo do seu 1938, sempre utilizando as ferramentas adequadas e peças genuínas, além de ter suporte da fábrica caso seja necessário. Acesse http://ow.ly/urtkg e encontre a autorizada mais próxima de você. Abraços!

  46. tenho mb 712c ano 99 tem freio a disco nas 4 rodas mas ele nao tem freio motor gostaria de saber se ele sai de fabrica com ou sem freio motor ou quando e freio disco nao precisa

    • Oi, Cabido! No Mercedinho 712C o exclusivo freio motor Top Brake era um item opcional. Para consultar se o seu caminhão foi configurado com este item ou para verificar a possibilidade de adaptar este componente, você pode consultar uma de nossas credenciadas. Nossos consultores poderão tirar todas as suas dúvidas. Acesse http://ow.ly/tiWE4 e veja onde fica a autorizada de sua região. Abraços e siga nos acompanhando!

  47. Boa tarde. Tens o caminhão da empresa um Mercedes 12115c ano 2000, ele tem um problema, a retomada dele em questão quando está carregado é fraca as vezes na saida tem poca força e patina disco. fui no mecanico e falou que tens problema na parte eletronica dele será que tens a ver com bomba que manda pouco diesel? Devo procurar quem nessa situição. Att Angel

    • Oi, Angel. Se você está percebendo alterações no funcionamento do seu caminhão, o ideal é encaminhá-lo até uma de nossas concessionárias credenciadas para que seja avaliado pessoalmente pelo consultor. Nossa equipe está apta a realizar diagnósticos e, se for preciso, fazer reparos no caminhão. Sempre utilizando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/teX6m . Abraços e continue nos acompanhando.

    • Olá, Ronivaldo! Para fazer uma avaliação precisa do seu caminhão e o funcionamento do Top Brake, o ideal é que você leve seu Axor 2540 até uma de nossas concessionárias para que seja analisado pelos nossos consultores. Acesse http://ow.ly/t1FhW e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

  48. Ola amigos… procuro alguem que possa me ajudar com algumas dicas.eu já trabalhei com varios tipos de caminhão mas todos sem nem um tipo de tecnologia e agora comprei um caminhao uzado mb atego 1418 gabine simples ano 2005/6 truck e não comçegui o manual do propietario. na minha região não tem comcesionaria mb e não sei como funciona este tipo de motor eletronico. para obter melhor desempenho e menor comsumo me falarãm que ele vem de serie com top brak que melhora a eficiençia dos freio e a economia mas não sei usalo o ajuste de altura da coluna de direção eu não achei. só achei o controle de angulo da direção. no painel tem varias funçoes que obivio não sei mecher se alguem puder me ajudar ficarei muito grato obrigado. meu email bmaisginho@yahoo.com.br

    • Oi, Jorge. Obrigado pelo comentário e parabéns pela aquisição! Enviamos a ficha técnica do Atego 1418 para o seu e-mail para que você possa pesquisar. No entanto, para consultar os itens do seu caminhão e aprender a usar todos os recursos que ele oferece, sugerimos que você leve seu Atego até a concessionária de sua preferência para que seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores e eles possam tirar todas as suas dúvidas sobre o veículo. Na concessionária também é possível adquirir uma cópia do Manual de Operação. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima. Abraços e continue nos acompanhando.

  49. o freio motor do meu l 1620 classic, nao funciona mais, existe fusivel para esse equipamento, ou rele…devo procurar um eletricista para resolver ou um mecanico.

    • Valeu pelo comentário, Cicero! O ideal neste caso é você levar seu L1620 até a concessionária de sua preferência para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. Nossos consultores poderão fazer o diagnóstico desta falha e efetuar o reparo com peças genuínas e suporte da fábrica. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima. Abraços e feliz Ano Novo!

    • Oi, Magnus! Para consultar a possibilidade de aplicação do Top Brake no seu 1313, sugerimos que leve seu caminhão até a concessionária homologada de sua preferência. Para verificar as condições do freio motor e também da fumaça do Axor do seu cliente, sugerimos também que encaminhe o veículo para a concessionária credenciada mais próxima para que seja avaliado. Nossos consultores estão aptos a analisar o caminhão, fazer o diagnóstico com equipamento adequado e, se for preciso, efetuar o reparo com peças genuínas e acompanhamento da fábrica. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima. Abraços e feliz Ano Novo!

  50. gostaria de saber a media de km que roda um 1634 estou comprando um 2004 que já rodou 720.000 km mas foi trocado o kit com 500.000 km tenho motor para quantos km daria para ter uma base obrigado

    • Parabéns pela aquisição, Elias. A durabilidade de um veículo é um dado que pode variar bastante de acordo com as manutenções realizadas, o modo de condução do veículo, a qualidade do combustível utilizado, entre vários outros detalhes. Neste caso, sugerimos que encaminhe o referido caminhão para avaliação em um de nossos credenciados, que poderão verificar as condições gerais do veículo. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços e ótimo 2014!

  51. Boa noite!
    estou com um caminhão 2540 que estava soltando muita fumaça preta,
    mandei ele Mercedes Bens, voltou bom, falaram que foi trocado os filtros,
    mas agora voltou a soltar fumaça preta,
    gostaria de saber se pode ser defeito do top brake?
    obg;

    • Oi, Ozias! Neste caso, sugerimos que você leve o caminhão novamente até o concessionário para uma reanálise. Caso necessite de ajuda, estamos à disposição pelo telefone 0800 970 9090 e pelas opções do link “Contate-nos” de nosso site. Abraços!

  52. Primeiramente gostaria de parabenizar a empresa Mercedes-Benz, é uma empresa de respeito e muita qualidade.
    Eu conheço registros de uma empresa cuja foram registrados com motores OM 447 LA a expressiva marca de 1,7 milhões de quilômetros, e também testemunhei em um tacógrafo do mercedes LS 1938 a marca de 1,3 milhões de quilômetros.
    Eu gostaria de saber quando a Mercedes-Benz irá introduzir no país os modelos com potências a partir de 500cv?
    Esse segmento vem crescendo muito e eu gostaria de ver os extra-pesados da Mercedes disputando esse segmento com seus concorrentes.
    E gostaria de saber também o que preciso fazer para me tornar um integrante dessa marca que tenho muita admiração e respeito.
    Certo de que serei respondido, agradeço desde já.

    • Oi, Rogerio! Entre os modelos da Linha Actros, temos caminhões como o 2655 e o Gigante 4160 AK, com potência de 551 e 598 cv, respectivamente. Além disso, estamos sempre atentos às necessidades de nossos clientes, disponibilizando veículos que atendam às mais variadas exigências do mercado. Abraços e continue nos acompanhando.

  53. Boa noite.

    Tenho um MB1634 ano-2004, que quando eu piso pra andar principalmente quando estou subindo algum top ate um pequeno a temperatura começa a subir, ja tirei as valvulas termostaticas ti ha melhorado mas agora a temperatura voltou a subir. alguem pode me dar uma solução???

    Grato.

    • Obrigado pelo comentário, Wagner! O ideal, neste caso, é encaminhar o seu 1634 até uma de nossas concessionárias para que ele possa ser analisado pessoalmente pelos nossos consultores. Nossa equipe está apta a realizar diagnósticos e, se for preciso, efetuar o reparo do seu caminhão, sempre usando peças genuínas para que seu Mercedes-Benz permaneça em perfeitas condições de uso. Acesse http://bit.ly/JzZa4P e verifique os contatos de toda a nossa rede. Abraços!

    • Olá Jeferson! Agradecemos sua preferência e seu comentário! Em relação à dúvida de expectativa de vida do motor, esclarecemos que a quilometragem é um dado que pode variar de acordo com a influência de diversos fatores e, se tratando de um veículo comercial, tal valor oscila ainda mais conforme a carroceria aplicada, o tipo de serviço ao qual o veículo se destina (urbano, rodoviário, misto), a qualidade do combustível utilizado, o estado geral de manutenção e também a conservação do próprio motor, bem como demais componentes mecânicos.
      Para saber mais detalhes sobre o modelo, enviamos ao seu e-mail informações técnicas para que possa conferir, lembrando que fazendo as revisões corretamente e utilizando o caminhão de acordo com as capacidades adequadas, a vida útil de seu novo companheiro de trabalho será grande! Esperando ter auxiliado, queremos vê-lo em breve com o novo caminhão! Abraços!

  54. Boa tarde, eu ia fazer uma pergunta sobre o meu L 1620 2007. Mas desisti. Pelas respostas observadas… “Vá até uma de nossas concessionárias…” vou direto.

    • Olá Alexandre! Obrigado por compartilhar a sua percepção. Para assegurar um melhor diagnóstico quanto aos detalhes técnicos de um caminhão específico, sempre recomendamos que o cliente procure um concessionário, que poderá avaliar o veículo pessoalmente e fornecer detalhes pormenorizados quanto ao dado solicitado. Assim como também, de acordo com a informação pedida, a resposta é enviada por e-mail se o conteúdo for grande ou exigir anexos e ainda postada por aqui se for possível esclarecer a dúvida do interessado em poucas palavras. Tudo isso, sempre pensando na melhor maneira de solucionar todas as dúvidas de nossos clientes e manter um relacionamento bacana com os visitantes de nossa página. Se interessar, registre seu comentário por aqui e o orientaremos sobre a melhor maneira de esclarecer a sua dúvida sobre o seu L-1620. Abraços!

  55. BOA NOITE! TENHO UM AXOR,ANO 2005, ELE ESTA FUMAÇANDO MUITO, UMA FUMAÇA BRANCA,JA TROQUEI TODOS OS FILTROS E FIZ LIMPEZA E CALIBRAGEM DOS BICOS COM 300 BAR DE PRESSÃO. O QUE PODE SER ESSA FUMAÇA? E OS TUBOS DE BRONZE COM ARUELA NA PONTA É NECESSARIO USAR NO CAMINHÃO CITADO?

    • Olá, Altair! Obrigado pelo comentário. Para avaliar o seu veículo da melhor maneira, por favor, encaminhe-o até uma autorizada da Marca, mediante prévio agendamento, para análise e reparo, se necessário. Nossa rede de concessionários está apta a proceder análises, diagnósticos, execuções dos serviços de manutenção e reparos de nossos produtos, além de terem ferramentas apropriadas e peças genuínas que garantem a qualidade dos serviços executados e possibilitarão que seu veículo Mercedes-Benz volte a apresentar perfeitas condições de uso. Segue link com a relação completa de nossos concessionários: http://migre.me/fzrFs. Basta escolher o Estado e depois a cidade para ter acesso aos contatos. Abraços!

  56. comprei um 914c, ano 1999 e não tem freio a motor gostaria de sabe c tem top brake não achei o botão q aciona, o freio a motor e o top brake são opcional nestes caminhão, poderiam me mando o esquema elétrico dele pro meu i-mail. obrigado

    • Olá, Sergio! Para que você possa conhecer todos os detalhes de seu novo Mercedes-Benz e possa desfrutar de todos os recursos com segurança, sugerimos encaminhar seu veículo até uma de nossas concessionárias. Nossos consultores estão aptos a lhe auxiliar com todos os detalhes de seu veículo e, se houver necessidade, efetuar reparos utilizando sempre peças genuínas para assegurar que seu novo 914C esteja sempre em perfeitas condições de uso. . Acesse http://migre.me/fqbsle encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

    • Olá, Eden! Parabéns pela sua aquisição! Para tirar todas as suas dúvidas quanto ao funcionamento de seu veículo, sugerimos que você encaminhe o caminhão até uma de nossas concessionárias para que ele seja verificado pelos nossos consultores. Eles estão aptos a fazer qualquer diagnóstico necessário e também lhe auxiliar a conhecer e operar todos os recursos do seu novo caminhão. Acesse http://migre.me/fqbsle encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

  57. Trabalho como eletricista de uma transportadora e temos varias 1935 e tenho dado atenção especial a duas dela. O fato é que elas tem queimado o fusível do freio motor constantemente, e já rastreei o sistema elétrico todo e não consegui soluciona-lo. Ha alguma dica que vc possa me dar ou me auxiliar tecnicamente?Ha possibilidade de me escarniar e mandar o diagrama esquemático do veiculo neste e-mail?
    Ah! diga-se de passagem,os caminhões bicudos da MB, são os Top…Porque não colocam a cabine Teto Alto ( 1938) no novo 1635? Com a reestilização do painel e outros detalhes ele ficara lindo não acham? e coloquem ainda o motor de 400 e 460 cv.vai ficar top de linha

    • Olá Emerson! Obrigado pelas sugestões e pela possibilidade ajudá-lo. Recomendamos que encaminhe seu LS-1935 para um concessionário da Marca e solicite uma análise. Nossos consultores de manutenção poderão auxiliá-lo da melhor maneira no reparo de seu veículo. Os contatos estão disponíveis pelo link http://www.mercedes-benz.com.br/HomeInterna.aspx?categoria=3. Quanto ao novo caminhão Atron, você precisa conhecer o modelo Atron 1635 com cabina leito. Temos certeza que você vai se encantar. De qualquer forma, as suas sugestões foram direcionadas aos responsáveis para conhecimento. Abraços!

  58. caros amigos

    estou tendo problema com o top brake de um mb om 904
    o top brake se desprende e cai em cima do pistão e acaba por quebrar a vauvula do cabeçote. já aconteceu 3 vezes.
    gostaria de saber quais as causas possiveis

    • Olá, Andre! Seu comentário mereceu toda a nossa atenção! Por favor,
      encaminhe seu veículo para análise em um concessionário homologado, que
      poderá avaliar as possíveis causas do ocorrido. Após entrada de seu veículo
      no concessionário, por gentileza nos avise por chat, e-mail ou pelo 0800
      970 9090 e acompanharemos a sua tratativa em contato com o concessionário.
      Abraços!

  59. Gostaria de uma informaçao existe algum perigo de usar o freio motor em uma carreta em dias de chuva descendo serra???se possivel enviar resposta para meu emal se mas obrigado Ezequiel jreis

    • Olá, Romildo. Você pode verificar a possibilidade de obter o esquema
      elétrico de seu veículo diretamente na concessionária de sua região. Nossos
      consultores poderão lhe auxiliar com qualquer informação referente aos
      dados técnicos de seu veículo de acordo com suas especificações. Acesse
      http://bit.ly/JzZa4P e veja a relação completa de nossas concessionárias.
      Abraços!

    • Olá, Marcio!

      Para sua comodidade, enviamos a Cartilha de Manutenção de Freios de Carreta para seu e-mail. Mesmo assim é importante salientar que se você percebeu qualquer dificuldade no sistema de freios de seu caminhão, o ideal é levá-lo até uma de nossas concessionárias para que seja feita uma análise em seu veículo. Nossa rede credenciada conta com profissionais qualificados para fazer o diagnóstico e reparos necessários para manter seu Mercedinho em perfeito funcionamento. Acesse http://bit.ly/JzZa4P e verifique a nossa rede de concessionários.

      Abraços!

    • Olá, Washington! Obrigada pela mensagem e parabéns pela preocupação! O uso correto dos freios auxiliares, especialmente Freio Motor e Top Brake, traz inúmeros benefícios. Entre eles, a redução do desgaste do freio de serviço, o aumento da vida útil do motor e seus componentes e o mais importante: aumenta a segurança na condução, inclusive em situações de pista molhada. Para que você aproveite ainda mais os recursos do seu 1938, encaminhamos o nosso Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Abraços.

  60. ola tenho uma 1938s 02 o mec disse que as unidades estao com problema elas estao com 85 83 86 84 gostaria de saber se elas estao corretas ou nao levei elas no bombista boch ele me disse que estava coreto que eu nao regulase pois estava boas, qual seria a regulagem coreta obrigado pela sua atençao…

    • Olá Luiza!

      Interessante a sua dúvida. Os chassis, tanto para ônibus urbanos como rodoviários, são equipados com o Top Brake, que é conjugado com o sistema de freio motor convencional e proporciona muitas vantagens como maior poder de frenagem, menor custo de manutenção e maior segurança. Contate a revenda mais próxima para obter mais informações. Os contatos estão disponíveis no link http://bit.ly/Vot1zS.

      Abraço!

  61. tenho uma 1938s motor 457 ano 2002 gostaria de saber qdo devo usar o topbrek e em qual macha de usalo quando estou caregado,normalmente eu uso em 7 reduzida mais o ponteiro fica no amarelo e fica cada vez mais almentando ai eu freio a carreta com uns toque esta correto, e qual amaneira serta de usar obrigado pela atensao

    • Olá, Jorge.

      Obrigado por sua mensagem! O uso correto dos freios auxiliares, especialmente do Top Brake, reduz o desgaste do freio de serviço, aumenta a vida útil do motor e seus componentes e o mais importante: aumenta a segurança na condução. Se desejar, você pode aproveitar ao máximo os recursos que seu caminhão oferece. Para isso, conheça nossos cursos. Cadastre-se em nosso site http://www.mercedes-benz.com.br através da opção “Caminhões” pelos links “Serviços – Pós – Venda – Treinamentos – Técnicas de operação Solicitação”.

      Além disso, encaminhamos o nosso Manual de Condução Econômica para o seu e-mail.

      Abraços.

  62. Boa noite!
    obg, pelas informações fornecidas,
    mas continuo com uma duvida, pq em um dos comentários foi citado que quando o TOP BRAKE é acionado é eliminado o combustivel, mas nos motores com gerenciamento eletronico, eu entendo q quando o botão é acionado, ocorre uma troca de imformação do ADM com o PLD, que passa a imformação para as unidades injentoras, cortando o combustivel,
    mas mim pergunta é! como é feito o corte do combustivel no motor 447 LA
    se ele não tem gerenciamento eletronico? e sim! bomba injetora? como é feito o corte?
    obg; boa noite!

    • Olá, Ozias. Obrigado pelo seu novo comentário e pela oportunidade de esclarecermos suas dúvidas. Independente do modelo do motor, o TOP BRAKE é acionado durante o segundo tempo do ciclo, ou seja, o tempo da compressão do ar. Neste momento, ainda não há injeção de combustível, e por este motivo, não há necessidade de corte do mesmo. Para mais informações, entre em contato com um de nossos concessionários. Acesse o link http://bit.ly/JzZa4Pe veja a relação completa de nossas revendas. Abraços!

  63. ola amigo,meu caminhao é um 1634 360,é normal ta jogando oleo nos buracos das valvulas do top break…{em cima do cabeçote aonde vai aquele cano que sai la do ultimo cabeçote e vem um a um até o primeiro cabeçote}

    • Olá, Leandro. Vimos o seu comentário e queremos auxiliá-lo. Para isso, sugerimos encaminhar seu veículo até uma de nossas concessionárias, para que seja feita análise. A relação completa de nossos credenciados está disponível pelo link http://bit.ly/JzZa4P. Se desejar, por favor, após entrada do veículo no concessionário, nos avise para acompanharmos sua tratativa. Abraços

  64. Boa noite!
    quando o TOP BRAKE é acionado é eliminado a injeção do combustivel?
    mas como é feito o corte do combustivel e como na bomba injetora do motor 447/LA ?
    obg; grato.

    • Olá, Ozias! Respondendo suas perguntas, quando o condutor aciona o botão de
      Top Brake é eliminada a injeção de combustível, e todo o trabalho é
      realizado justamente para diminuir a força de trabalho dos êmbolos. Quanto
      a sua pergunta sobre o motor OM-447 LA, é importante esclarecer que não
      existe nenhuma diferença de atuação do sistema Top Brake presente no mesmo
      com relação aos demais motores da Marca. A única característica é o tipo de
      acionamento que no motor OM-447 é pneumático. Abraços!

  65. tenho um axor 2540 e quando è acionado o top brake gera uma forte fumaca branca pelo
    escapamento, o mecanico verificou o sistema para ver se havia alguma valvula emperrada , mas disse que estavam todas normais e que podia usar o top brake normalmente, mas na descida de serra o problema continua, qual poderia ser o motivo dessa forte fumaca branca?

    • Olá, Claudinei! Vimos o seu comentário e queremos lhe ajudar. Desta forma, sugerimos encaminhar seu caminhão para análise em uma de nossas concessionárias, que oferece mão de obra especializada e peças genuínas para o reparo. Acesse o link http://bit.ly/JzZa4P e verifique a relação de concessionários. Abraços!

  66. Boa noite!
    gostaria de saber um pouco mas sobre o Top Brake.
    quero saber qual a diferença entre o Top Brake no motor 447 LA/6, para o motor 457 LA/6 nestes motores o fucionamento é pneúmatico com AR,
    e no motor 906 LA/6 é a OLÉO.
    qual a diferença e como fuciona os dois sistemas.
    desde de ja agradeço.

    • Olá, Ozias! A válvula Top Brake é instalada em cada cilindro e quando acionada, ela reduz a velocidade do pistão no 3º tempo do seu ciclo. Isso ocorre, porque ela se abre e o ar pressionado no 2º tempo é liberado de forma parcial, diminuindo a combustão e com isso reduzindo a velocidade do veículo. Quando o condutor aciona o botão de top brake é eliminada a injeção de combustível, e todo o trabalho acima é realizado justamente para diminuir a força de trabalho dos êmbolos. Quanto a sua pergunta sobre os motores OM-447 LA, OM-457 LA e OM 906 LA é importante esclarecer que não existe nenhuma diferença construtiva ou de atuação do sistema Top Brake presente nos mesmos. A única característica que os diferencia é o tipo de acionamento que, conforme você havia citado, nos motores modelos 447 LA e 457 LA é pneumático, e no modelo 906 LA é hidráulico. Continue ligado em nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades. Abraços!

    • Olá Ivonal! A válvula do Top Brake é uma válvula adicional instalada no cabeçote, uma para cada cilindro. Acionada, ela se abre reduzindo a aceleração do pistão para o 3º tempo do seu ciclo, ou seja, após o ar ser pressionado (2º tempo), o ar da admissão fica parcialmente retido dentro da camisa, diminuindo a combustão e com isso, reduzindo a velocidade do veículo. Quanto ao seu caminhão, recomendamos encaminhá-lo para análise em um dos concessionários credenciados! Abraço.

    • Olá Bruno! O modelo 1420 não possui redução no cubo, pois não é uma
      característica do segmento. Você pode consultar uma de nossas revendas,
      para verificar qual a melhor opção para o seu negócio. A relação completa
      de nossas concessionárias está disponível através do link:
      http://migre.me/c6gwU. Para outras informações, contate nossa Central de
      Relacionamento pelo telefone 0800 970 9090 ou pelo nosso site
      http://www.mercedes-benz.com.br. Abraço!

  67. Boa tarde, estou com um problema em um MB 1630, top brake adaptado, nem sei por onde começar a ligar, se puderem me dar uma dica, fico agradecido, boa tarde….

    Alberto…

  68. trabalho com um 2425 ano 2011 o caminhão é uma beleza mas quando aciono o top brake no segundo estágio ele começa aperder potencia, quando estava na garantia estourou a mangueira externa do top brake ,ficou jogando oleo, mas ficou uma beleza para subir levei na concessionaria trocaram amangueira e o caminhão voltou a perder potencia,ja pedi para tirar as válvulas e disseram que nada consta e tem mais ,quando percebo que o top brake esta trancando a pressão do motor ,o mesmo sobe a temperatura mais rápido.

    • Olá Alex! Vimos o seu comentário e queremos auxiliá-lo. Para isso, sugerimos agendar uma visita no concessionário de sua preferência e contatar nossa Central de Relacionamento com o Cliente pelo telefone 0800 970 9090. Você também pode nos enviar um e-mail, clicando no link http://bit.ly/Lk1s8z. Aguardamos seu contato. Abraço.

    • Olá João! A válvula do Top Brake é uma válvula adicional instalada no cabeçote, uma para cada cilindro. Acionada, ela se abre reduzindo a aceleração do pistão para o 3º tempo do seu ciclo, ou seja, após o ar ser pressionado (2º tempo), o ar da admissão fica parcialmente retido dentro da camisa, diminuindo a combustão e com isso, reduzindo a velocidade do veículo. Abraço!

    • ¡HolaLautaro! El Top Brake es un componente del freno motor y trabaja en conjunto. En los motores equipados con el freno motor y top brake hay la potencia de frenaje. Para que usted pueda obtener más detalles entre en contacto con nuestros representantes por medio del link http://bit.ly/SHHviW. Abrazo.

    • Olá Tony! A principal novidade desse modelo foi a introdução dos motores eletrônicos no segmento de Caminhões Médios. O freio motor Top Brake era um item opcional. Caso queira receber mais informações, por gentileza, contate nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 970 9090 ou pelas opções do link “Contate-nos” de nosso site http://www.mercedes-benz.com.br.

  69. Olá tenho um 1620 ano 2000(não eletronico) não ta funcionando o freio do motor o botão do top break tem 2 estagio , aciono e ele não aciona nem no primeiro e nem no segundo estagio o que deve estar havendo ? atenciosamente obrigado…

    • Olá Jose Carlos! Muito obrigado pelo seu comentário! Aguarde que sua mensagem será respondida pela Central de Relacionamento com o Cliente diretamente no e-mail fornecido. Abraços.

    • Olá Jose Carlos! Muito obrigado pelo seu comentário! Aguarde que sua mensagem será respondida pela Central de Relacionamento com o Cliente diretamente no e-mail fornecido. Abraç

  70. Preciso saber como funciona o top break do atego 2425, pois o mesmo possui uma valvula com acionamento elétrico . E gostaria de saber quem manda ela ligar para acionar o top break.

    • Olá Rodrigo! Muito obrigado pelo seu comentário! Aguarde que sua mensagem será respondida pela Central de Relacionamento com o Cliente diretamente no e-mail fornecido. Abraços.

  71. Prezados Sres;

    Preciso detalhes do funcionamento deste tipo de freio motor e suas conseqüências quando combinado com a turbina, estoura a mesma e o intercooler. No caso em ónibus 1722, 1417 e O500.

    Existe a possibilidade de um treinamento para nossos motoristas e mecânicos?

    Muitíssimo grato
    Cesar

  72. Sei que a Mercedes Benz é uma empresa mundialmente conhecida e respeitada e que sempre atendeu aos pedidos de seus clientes. Por isso, gostaria muito de saber, como é o funcionamento do freio motor top brake. Se me responderem, desde já agradeço.

  73. Srs., estou fazendo um trabalho sobre o sistema de frenagem dos caminhões MB, na empresa onde trabalho, e preciso detalhar ao máximo seu funcionamento, principalmente com ilustrações de tal.
    Certo do apoio, agradeço desde já.

  74. Olá, Luizinho! O equipamento Top Brake está disponível desde 1993, mas para verificar em quais modelos ele saiu de fábrica precisamos consultar o número do chassi do veículo. Assim, como comentado anteriormente, se interessar, nos informe tal dado e teremos grande satisfação em ajudá-lo! 😉

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