Tecnologias do futuro: conheça as novidades no mundo dos caminhões em 2020

28 / 01 / 20

FotoJet (6)

Tecnologias do futuro são aquelas que há alguns anos pareciam muito distantes e que agora já se tornaram realidade em alguns caminhões, como o Novo Actros.

As novidades vão desde o painel digital até a troca do retrovisor por uma câmera que melhora a aerodinâmica e oferece uma visão em HD da pista.
Quer saber mais detalhes sobre essas e outras tecnologias do futuro presentes no Novo Actros? Então continue lendo!

Mirror Cam

Uma das tecnologias do futuro presentes no Novo Actros e que causaram grande surpresa no seu lançamento foi o Mirror Cam.

Ele é um sistema de retrovisores digitais que chegou para substituir os convencionais. Alguns de seus benefícios são:

– Ampliação do campo de visão do motorista;

– Maior segurança em manobras comuns, como as mudanças de faixa e curvas;

– Melhoria na aerodinâmica do caminhão, contribuindo para a redução de consumo combustível.

Piloto Automático Preditivo (PPC)

É impossível falar de tecnologias do futuro sem citar o Piloto Automático Preditivo do Novo Actros.

Esse sistema utiliza a conectividade do caminhão para reconhecer a topografia dos próximos 2 km de estrada.

Ele opera o trem de força e reduz o consumo de combustível ao máximo sem prejudicar a produtividade do caminhão.

Assistente de fadiga

O Assistente de Fadiga do Novo Actros é um dos maiores exemplos de tecnologias do futuro.

Com uso da inteligência artificial e algoritmos, sensores no volante, freio e acelerador conseguem detectar padrões de comportamento diferentes do usual. Caso realmente esteja cansado, um aviso é emitido no moderno painel digital.

O motorista pode remover a mensagem apertando “OK” mas, o aviso vai aparecer de 15 em 15 minutos até o condutor parar para descansar.

Inédito motor MB OM 471

O motor OM 471, inédito no Brasil, eleva a oferta de potência do Novo Actros para 530 cv, com um elevado torque de 2.600 Nm.

Com sistema de injeção eletrônica CDI (Common-Rail) X- Pulse com multiplicador de pressão, o motor Mercedes-Benz OM 471 se caracteriza pelo volume de 13 litros, 6 cilindros em linha e duplo comando de válvulas DOHC (2 de admissão e 2 de escape por cilindro).

E a força desse motor não é só para acelerar, mas também para frear — o OM 471 conta com um potente freio motor de até 560 cv de três fases capaz de parar o caminhão sem uso do freio de serviço.

Novo sistema DLT 6×4 – eixo de tração com suspensor

Com as tecnologias do futuro presentes do Novo Actros, o cavalo mecânico 6×4 pode ficar mais competitivo com o segundo eixo trativo com suspensor pneumático, tornando o caminhão um 4×2.

Essa função é muito útil para economizar combustível, pneus e pagamento de pedágio quando estiver rodando sem carga.

Painel digital e volante multifuncional touch

O painel de instrumento no Novo Actros ganha um novo padrão de conectividade com as duas telas coloridas de alta resolução sensíveis ao toque com 10,25” de tamanho que aumentam a eficiência e a segurança da operação e a maior interação entre motorista e o caminhão. As informações vitais, como velocímetro, conta-giros, computador de bordo, estão na tela principal. A tela digital colorida auxiliar é touch screen e funciona como em um tablet. O motorista pode ativar diversas funções do caminhão para maior conforto e produtividade, com opção de acesso rápido aos principais comandos e, também, é a extensão do celular com os aplicativos mais importantes para conectividade e produtividade, como CarPlay, AndroidAuto, FleetBoard e muitos outros. O volante multifunções permite interatividade com o painel digital por meio dos dois mouses pads, sem tirar as mãos do volante, para acessar os controles do computador de bordo, as funções vitais do caminhão, do telefone e do sistema de áudio.

Carregamento por indução e espelhamento do smartphone

As tecnologias do futuro estão até mesmo no modo que você carrega o seu celular no Novo Actros.

Se o seu smartphone for compatível com o carregamento por indução, basta colocá-lo sobre a base no painel e pronto!

Você poderá repor a energia da bateria do seu aparelho sem o incômodo de fios.

Para espelhar seu smartphone no painel digital, você vai precisar do Apple CarPlay ou Android Auto e poderá acessar os aplicativos mais importantes para conectividade e produtividade.

Se você gostou sobre o nosso texto com as tecnologias do futuro para os caminhões, siga a Mercedes-Benz no Facebook e no Instagram para ver mais conteúdos como esse.

Tags:

8 Comentários:

  1. Denis Resende disse:

    Gostaria de saber se o atron 1635 vai continuar sendo produzido.

  2. João Alexandre Dias Ferreira disse:

    Eo atego vai ter mudanças também. Estou querendo trocar por um zero no final de ano. Espero que venha novidades no semipesado também. Fico no aguardo

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo interesse e preferência, João. A gente sugere que você converse com um de nossos vendedores para que ele possa te apresentar todos os detalhes do Atego e dos nossos outros modelos. Será um prazer te receber em um de nossos concessionários. Os contatos da nossa rede estão em http://scup.it/m6ga. Abraço e até logo!

  3. Alessandro de França disse:

    A Mercedes Benz sempre inovando com inteligência e ótimo custo benefício, espero que a Mercedes Benz continue inovando em novas tecnologias tendo a sanidade de que no caminhão a mecânica simples e o custo benefício são elementos fundamentais para o mercado brasileiro uma vez que, o Brasil ainda é um país com interior gigante e muitos lugares desprovidos de mecânicos capacitados com “ignorância digital”…

  4. José visente dá silva disse:

    Um dia eu compro um caminhão marsedes bes

  5. José visente dá silva disse:

    eu quero compra um caminhão de mais não posso só fico na saudade e na vontade

Deixe uma resposta para Alessandro de França Cancelar resposta