Simulador eletrônico de direção será obrigatório em autoescolas

22 / 11 / 12

Treinamento na máquina será feito antes das aulas práticas.

Foto: CC_Rodrigo Nunes/MinCidades

No fim de outubro o Ministério das Cidades determinou que, a partir de 2013, todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) deverão contar com um simulador. Para atender a demanda, já há um equipamento desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e que já foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Quando a nova regra entrar em vigor, os alunos terão cinco aulas na nova máquina antes de ter acesso ao treinamento prático em vias públicas. Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, a implementação do simulador não deve representar aumento expressivo no preço do curso à população, já que a produção em série reduzirá o custo do sistema. Atualmente, o valor do equipamento é de cerca de R$30 mil, o equivalente a um automóvel popular.

A implantação do simulador na formação dos motoristas brasileiros faz parte de uma iniciativa para atingir meta de redução de 50% no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, estipulada pela ONU.

Fonte: O Carreteiro

Tags:

2 Comentários:

  1. Gean de Oliveira disse:

    Sou piloto.
    Pelo menos quando pego minha manete ou meu mouse.
    Sou fã de séries como Gran Turismo, Euro Truck Simulator e OMSI.
    Em tais jogos posso pilotar desde um kart de 100Cc a um MAN SD, um ônibus de 2 andares que fazia o transporte na Alemanha da década de 1990.

    Considero uma decisão necessária e sensata para a formação do condutor brasileiro. Em simuladores aprendi a impor limites, talvez não faça na vida real coisas que já fiz nos games e que acabou não dando certo.

    Geralmente o que pratico em um kart 125Cc 2 tempos em jogos acaba ajudando em um kart 390Cc 4 tempos na vida real.

    De qualquer forma estou tentando pilotar kart, CMK 2013 Digamos que vivo um sonho que o meu pai não vive, então…
    Se possuírem alguma parceira do trecho que se interesse por patrocinar um iniciante, vou estar aqui atrás do meu teclado sempre a disposição. 🙂

    Abraço.

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK