Simulador eletrônico de direção será obrigatório em autoescolas
Treinamento na máquina será feito antes das aulas práticas.

Foto: CC_Rodrigo Nunes/MinCidades
No fim de outubro o Ministério das Cidades determinou que, a partir de 2013, todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) deverão contar com um simulador. Para atender a demanda, já há um equipamento desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e que já foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
Quando a nova regra entrar em vigor, os alunos terão cinco aulas na nova máquina antes de ter acesso ao treinamento prático em vias públicas. Segundo o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, a implementação do simulador não deve representar aumento expressivo no preço do curso à população, já que a produção em série reduzirá o custo do sistema. Atualmente, o valor do equipamento é de cerca de R$30 mil, o equivalente a um automóvel popular.
A implantação do simulador na formação dos motoristas brasileiros faz parte de uma iniciativa para atingir meta de redução de 50% no número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, estipulada pela ONU.
Fonte: O Carreteiro
Sou piloto.
Pelo menos quando pego minha manete ou meu mouse.
Sou fã de séries como Gran Turismo, Euro Truck Simulator e OMSI.
Em tais jogos posso pilotar desde um kart de 100Cc a um MAN SD, um ônibus de 2 andares que fazia o transporte na Alemanha da década de 1990.
Considero uma decisão necessária e sensata para a formação do condutor brasileiro. Em simuladores aprendi a impor limites, talvez não faça na vida real coisas que já fiz nos games e que acabou não dando certo.
Geralmente o que pratico em um kart 125Cc 2 tempos em jogos acaba ajudando em um kart 390Cc 4 tempos na vida real.
De qualquer forma estou tentando pilotar kart, CMK 2013 Digamos que vivo um sonho que o meu pai não vive, então…
Se possuírem alguma parceira do trecho que se interesse por patrocinar um iniciante, vou estar aqui atrás do meu teclado sempre a disposição. 🙂
Abraço.
Olá Gean! Projetos e pedidos de patrocínio devem ser encaminhados por meio da opção “E-mail” do link “Contate-nos” do site http://www.mercedes-benz.com.br, a fim de que possam ser analisados e encaminhados diretamente ao responsável pelo assunto. Abraço.