Saiba como economizar lonas, pastilhas e sapatas para freio

02 / 10 / 14

Caminhoneiro deve ficar atento às dicas que contribuem para evitar o desgaste desnecessário de peças. 

axor-rodoviario-11

São diversos os fatores que contribuem para que lonas, pastilhas e sapatas para freio percam sua durabilidade no dia a dia das estradas. A vida útil dessas peças depende muito da aplicação e dos cuidados tomados pelo motorista e assim, a atenção deve ser redobrada desde a compra até o uso correto de cada item.

Um dos fatores que mais contribui para esse desgaste são as altas temperaturas de trabalho dos freios, que podem ser diminuídas com o uso dos freios auxiliares. O uso do freio motor e a correta redução de marchas são recursos que auxiliam e resultam em menor desgaste da lona, pelo fato de se usar menos o freio das rodas.

No momento da compra, é sempre bom levar em consideração a qualidade e não só o preço dessas peças. Trata-se de uma questão de segurança, onde vale mais comprar materiais conhecidos, de fabricantes confiáveis e que outros motoristas conheçam, do que em locais não tão confiáveis. Quanto a lonas e pastilhas de freio, é recomendado buscá-las somente em lojas e distribuidores autorizados.

O principal responsável é o próprio motorista, que deve ficar atento a cada detalhe, como por exemplo o uso das lonas, onde a durabilidade depende do trajeto que está sendo feito, dos cuidados preventivos e da manutenção que cada um executa. Vale ressaltar que no caso das lonas, sua durabilidade está bastante ligada ao tambor de freio que é usado.

Além da temperatura na qual os sistemas de freio são submetidos, a  falta de manutenção e a contaminação deles em função da utilização em vias não-pavimentadas ou com grande quantidade de resíduos, são fatores que se tiverem a merecida atenção, auxiliam o motorista  para que desgastes desnecessários não sejam um problema constante em sua vida.

Tags:

2 Comentários:

  1. ismar caio frias hurtado disse:

    o caminhão é bom só que tem rebaixar um pouco o capo, ele é muito alto.

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK