Saiba como conduzir em dias de neblina

27 / 05 / 14

Estamos na época de maior incidência de neblina nas estradas e a Artesp publicou algumas orientações para os condutores.

mb_post_blog_27052014

Quem dirige pelas estradas já deve ter notado: nesta época do ano as neblinas aparecem com mais frequência. A  ocorrência desse fenômeno meteorológico aumenta o risco de acidentes como colisões traseiras e choques contra obstáculos fora das pistas.

No estado de São Paulo, o Sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, contabilizou 404 casos de acidentes causados pela neblina entre os meses de maio e agosto de 2013. O número é 242% maior do que o período entre janeiro e abril do mesmo ano.

Por isso, a Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, dá algumas dicas para dirigir sob essas condições. Confira:

1. Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;

2. Mantenha uma distância segura em relação ao veículo da frente;

3. Acenda os faróis baixos – tanto de dia quanto à noite. Não é recomendado manter os faróis apagados, mesmo de dia. Não use o farol alto, independente do horário, pois ele dificulta a visibilidade pela grande dispersão de luz emitida sob neblina;

4. Não pare o veículo no acostamento;

5. Nunca pare na pista;

6. Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento;

7. Use a pintura de faixa da pista como referência do caminho a seguir;

8. Fique atento a sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e som de colisão;

9. Deixe a janela aberta, ainda que parcialmente, para ouvir eventuais sinais sonoros;

10. Evite uso de aparelhos que possam dispersar a atenção;

11. Caso julgue não ter condições de visibilidade para seguir viagem, pare somente em locais seguros, como postos de abastecimento.

Leia mais no site da Artesp http://bit.ly/1nstTaR .

Tags:

4 Comentários:

  1. ECLEILDO JOSE SOARES disse:

    BOM TUDO QUE DIS RESPEITO A SEGURANÇA E VALIDO PARA MOIS
    QUE SEMPRE ESTAMOS MAS ESTRADAS DESTE BRASIL
    UM FORTE 73 A TODOS

    • Mercedes-Benz disse:

      É isso aí, Ecleido! Os veículos Mercedes-Benz são referência em segurança e tecnologia, sem deixar a economia e a potência de lado. Mas não devemos descuidar de detalhes de segurança que fazem toda diferença! Abraços e continue nos acompanhando!

  2. Helio Alves disse:

    Faça uma viagem segura….colabora com as dicas…

    • Mercedes-Benz disse:

      É isso aí Helio! Valeu por incentivar seus colegas a também seguirem as dicas sobre como conduzir o veículo de forma segura sob neblina. Continue nos acompanhando. Abraços!

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK