Problemas com pesagem em viagens de entregas múltiplas

06 / 11 / 12

Condutor deve estar atento em relação a mudança do centro de gravidade do caminhão.

Já lhe aconteceu de sair para uma viagem de entregas múltiplas e estar tudo ok na primeira pesagem, com carga completa, e a segunda balança acusar excesso de peso quando, teoricamente, o caminhão deveria estar mais leve? Esta é uma das questões que a física explica melhor que nosso raciocínio lógico.

O que ocorre é que quando é feita a primeira entrega e a parte traseira da carroceria fica livre, o centro de gravidade da carga é deslocado para frente, transferindo mais peso para o trator e, consequentemente, gerando mais peso sobre os eixos dianteiros.

Segundo Rubem Penteado de Melo, Engenheiro Mecânico com pós-graduação em Engenharia da Produção e mestrado em Engenharia Mecânica, há duas opções para resolver o problema: uma é exatamente evitar as entregas múltiplas e a outra é rearranjar a carga depois de cada parada, mantendo o equilibrio de peso em todos os eixos. O especialista concorda que nenhuma das duas alternativas é simples de ser seguida e, em um futuro muito próximo, a tecnologia irá auxiliar o condutor nesta questão.

Quer saber saber mais sobre o centro de gravidade do caminhão? Veja o artigo do especialista aqui.

Tags:

2 Comentários:

  1. moises rodrigues da silva disse:

    porque o ônibus de turismo sem bagagem e toco quando é pesado eles bota pra dentro e diz que estou acima do peso, fiz uma experiência entrei depois do ônibus de linha que era toco, e não foi parado a mesma carroceria o meu ônibus é mais velho.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Moises! Valeu por acompanhar o blog e, de acordo com os seus relatos, sugerimos que procure o encarroçador de seu ônibus para que possam conferir melhor o veículo e seu peso, entre outros detalhes, ok? Abraços!

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK