Pneus feitos de plantas

26 / 06 / 12

Dente-de-leão russo pode ser usado na produção de borracha para pneus

O dente-de-leão, aquela planta esbranquiçada que, além de se desfazer toda quando assoprada, serve de tempero e pra fazer chá (bom para o fígado e diurético), pode também ser matéria prima para borracha para pneus. Uma variação russa da planta, a Taraxacum kok-saghyz, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Bridgestone Americas recentemente, pode ser uma alternativa à borracha tradicional.

O experimento é parte do programa de Excelência em Alternativas Naturais à Borracha da Universidade de Ohio. O papel da Bridgestone nessa história foi testar a performance da borracha produzida com o dente-de-leão russo, que tem características bastante parecidas com a da borracha usada atualmente nos pneus, que vem da seringueira.

Em março, a Bridgestone anunciou um projeto pra extração de borracha do Guiaúle, um arbusto nativo dos EUA. “Nós sabemos que existem mais de 1.200 tipos de plantas a partir das quais a borracha poderia, em teoria, ser extraída, mas encontrar uma que produza borracha com a qualidade e a quantidade necessária para atender às demandas atuais do mercado de pneus é um desafio”, declarou o Presidente do Centro de Pesquisas e Tecnologia da Bridgestone Américas, Dr. Hiroshi Mouri.

Não é novidade que é possível extrair borracha do dente-de-leão russo. A possibilidade é conhecida desde 1932, quando o governo da União Soviética descobriu a planta e suas propriedades no Cazaquistão. Na ocasião, eles precisavam encontrar uma fonte doméstica para a produção de borracha, já que os suprimentos de seringueira na Ásia estavam ameaçados. Depois da segunda guerra, a borracha tradicional voltou a ser acessível e a Rússia descontinuou as pesquisas, que agora volta à tona.

foto: http://is.gd/8DR5Pt

Tags:

3 Comentários:

  1. Camila Sperber disse:

    Boa Tarde!
    Venho aqui para falar que eu e meu tio viramos clientes da Mercedes-Benz,e estamos muito satisfeitos!Estivemos na loja DVA Automóveis ali em Florianópolis,fomos muito bem atendidos!,compramos uma camiseta,e é um lugar tão lindo e aconchegante,que meu tio chegou até a ficar com vergonha quando ofereceram um cafezinho ou um chocolate quente para nós,quando nós formos milionários irei aí comprar o Actros(vai ser o meu primeiro caminhão!) e meu tio irá comprar um carro da Mercedes.Quanto ao atendimento dos funcionários,o melhor que já vimos!Quero mandar um abraço e uma ótima semana para todos vocês que trabalham nesta Empresa!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Camila! Ficamos honrados com seus elogios sobre o atendimento prestado
      pelo concessionário DVA em Florianópolis! Ciente da qualidade dos
      atendimentos prestados pelo credenciado em questão, levamos o fato ao
      conhecimento das áreas responsáveis, para que possam comunicar e
      parabenizar todos os seus colaboradores envolvidos. Conte sempre conosco!
      Abraço.

  2. Gean disse:

    Interessante.
    Mesmo que não seja a forma mais acessível e lucrativa na produção de borracha, há uma nova possíbilidade, há uma outra alternativa. E é justamente disso que o setor automobilístico precisa.
    Até porque seria um tanto quanto intrigante ver um Fórmula 1 usando um pneu feito a partir de um Dente-de Leão russo. Pode ser uma projeção um pouco exagerada, mas nossa futura realidade pode ser semelhante a esta.

    Abraço e até a próxima.

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK