Peças automotivas deverão ter selo do Inmetro

12 / 03 / 13

Regra está valendo para os setores de fabricação e importação.

A portaria publicada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial) em janeiro, determina que peças automotivas fabricadas e importadas pelo Brasil deverão conter o selo e a certificação do instituto. O setor de varejo terá prazo até julho de 2014 para se adequar ao novo regulamento.

Segundo levantamento do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, órgão vinculado ao Sindipeças, a medida atenderá 71% da frota nacional, atualmente estimada em 40 milhões de veículos. Alguns componentes automotivos, como catalisadores e rodas, já recebem o selo do Inmetro.

O objetivo é garantir a procedência e o padrão de qualidade dos produtos no mercado de reposição e fazer com que o consumidor tenha o direito de exigir peças com qualidade certificada pelo Inmetro.

Tags:

8 Comentários:

  1. leonardo jose silva disse:

    Parabéns Mercedes pelo seu sucesso da qualidade
    deus abençoe Mercedes Benz Brasil

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigado por seu comentário, Leonardo! É o feedback de clientes como você que nos faz querer inovar e melhorar sempre. Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro das novidades!

  2. Ademir gomes de sales disse:

    A Mercedes sempre, saindo na em termo de qualidade!

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigado por seu comentário, Ademir! Ficamos muito honrados em saber sua opinião. Como você pode ver, nosso compromisso com a inovação passa por cada detalhe de nossos produtos. Conte sempre conosco! Abraços!

  3. maicon disse:

    olá, essa exigência de certificação por parte do INMETRO não vai encarecer de alguma forma o custo dessas peças no mercado?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Maicon! A Mercedes-Benz garante a procedência de nossas peças genuínas, que são testadas e aprovadas com o alto padrão de qualidade exigido por nossa Marca. Quanto ao preço, esclarecemos que cada credenciado pratica um valor e um tipo de promoção para os itens que comercializa, o que oferece a possibilidade do consumidor proceder cotações e encontrar as melhores condições de compra. Se precisar de peças, conheça também o Painel de Ofertas pelo link http://www.mercedes-benz.com.br/posvenda/. Abraços!

  4. Gean de Oliveira disse:

    Por mais que isso garanta uma melhor qualidade das peças irá gerar um custo para que essa inspeção seja feita.

    Talvez não seja nada significativo, mas… aqui é o Brasil.
    Como exemplo temos a homologação de uma série de peças para kartismo que tiveram de ser modificadas para se enquadrar as determinações da CBA em 2013 que, após alguns problemas, só serviram para cobrar mais caro do “pobre” piloto.

    Gostei da imagem também.
    Sempre fui aspirante a “projetista” e estou aqui pensando e repensando o projeto de uma carretinha, um reboque, sob medida para transporte de um kart.
    Deve ser compacta, grande o suficiente, ágil, segura, bonita…
    O posicionamento correto de feixe de molas, presente na imagem, é realmente um grande problema pra quem não é formado em engenharia, eu só tenho 17.

    Faço isso porque geralmente as carretinhas não são feitas segundo projetos bem elaborados e representam o “assassinato” de muitos princípios simples da engenharia mecânica, como a compensação do movimento do eixo rígido em relação ao chassi.

    Até mais.
    Obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Gean! Qualidade é uma característica fundamental para os produtos Mercedes-Benz. Sobre o preço, cada concessionário pratica um valor, por isso, sempre que necessário o cliente poderá consultar qual condição de compra é mais atrativa. Abraços!

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK