O Câmbio PowerShift do Axor

05 / 03 / 12

Quando falamos de um caminhão robusto, resistente, com baixo custo operacional e de manutenção, além da durabilidade do trem-de-força, é claro que logo imaginamos o Axor.

Como você já conhece bem esse extrapesado, hoje vamos abordar especificamente as características do câmbio PowerShift (totalmente automatizado), já que o Axor também possui outras duas opções de câmbio: o tradicional (manual) e o ComfortShift (semi-automatizado), dependendo do modelo do caminhão.

As vantagens do PowerShift:

  • Câmbio totalmente automatizado, com engrenagens mais largas e robustas, sem pedal de embreagem e também sem anéis de sincronização, o que demanda um menor custo de manutenção. Aliado à redução de peso, isso também otimiza o custo operacional.
  • Proporciona conforto de dirigibilidade ao realizar os engates de forma precisa, rápida e suave. Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços, com menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do caminhão.
  • Facilidade na visualização da marcha que está engatada, já que é possível verificar no próprio painel de instrumentos. E ainda, a qualquer momento, o motorista pode assumir a operação, ou seja, selecionar o engate de marcha desejado por meio da alavanca de seleção semelhante a um “joystick”, iniciando a sua própria condução, se assim desejar.
  • Sistema totalmente protegido, a fim de evitar qualquer tipo indevido de condução, como, por exemplo, um sobregiro do motor.

Como funciona o PowerShift:

O câmbio PowerShift é um sistema de automatização de engate de marchas, incorporado em um câmbio mecânico convencional, que pode ser operado no modo automático (mais econômico) ou manual. O sistema atua de forma eletropneumática sobre a trambulação, não havendo ligação mecânica entre o seletor de marchas e o câmbio. Os engates são selecionados eletronicamente para melhorar a condição de marcha para a situação de condução. A marcha escolhida é engrenada eletropneumaticamente, sem pedal de embreagem.

Corra para um dos nossos concessionários e confira de perto o funcionamento do câmbio PowerShift.

Aproveite! O PowerShift é item de série nos caminhões Axor rodoviários com motor acima de 330 cv.

 

Tags:

36 Comentários:

  1. Augusto disse:

    Bom dia, tenho um axor 2544 serie S 2013 com o câmbio powershift (automatizado) sem o pedal de embreagem, foi feito uma troca de alguns componentes e preciso fazer a reprogramacao da caixa na qual se utiliza os dois botões da alavanca, porém não souberam me instruir bem na Mercedes a qual entrei em contato.
    Gostaria de saber se preciso preciosas o pedal da embreagem no processo ou não precisa, se preciso mantê-lo precisando entre os avisos sonoros ou se tenho q preciona-lo e soltá-lo rapidamente no aviso sonoro.. gostaria dessa ajuda pois já fui intuído pela Mercedes de varios jeitos e não consegui fazer essa programação
    Grato

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Augusto! Por gentileza, antes de efetuar o procedimento é importante confirmar se o veículo está com no mínimo 6 bars (de ar nos balões). Caso negativo, o procedimento possivelmente não dará certo, pois há a necessidade de ar para efetuá-lo. Caso positivo, siga as instruções as instruções.
      1. Chave no contato desligada.
      2. Acionar freio de estacionamento.
      3. Acionar o interruptor de neutro da alavanca de marcha até o final do procedimento (não soltar).
      4. Virar a chave no contato somente para acender o painel (não dar partida!).
      5. As setas do divisor de marchas ficarão acionadas no painel.
      6. A letra “N” não fica acesa constantemente, então, assim que ela piscar no painel, dar a partida no motor sem soltar o interruptor de neutro.
      7. Quando aparecer o “N” grande no painel o processo está concluído.
      Após o processo concluído, soltar o interruptor de neutro da alavanca. Durante este procedimento o sistema trocará as marchas até completar todo o sistema de trocas.

  2. Gerson disse:

    Sou engenheiro mecânico trabalhando pela COMTRASIL, estou fazendo o projeto técnico e temos alguns cavalos mecânicos da Mercedes, para o projeto preciso saber quais são as relações de redução da caixa de câmbio MB G 330-12. Onde posso conseguir essa informação? A redução das 12 marchas

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Gerson! Segue a relação de transmissão da caixa de mudanças MB G 330-12:
      Grupo lento i = 11,63 / 7,03 / 4,40 / 2,64 / 1,59 / 1,00 marcha ré = 12,77
      Grupo rápido i = 9,02 / 5,45 / 3,41 / 2,05 / 1,23 / 0,77 marcha ré = 9,90.
      Abraço!

  3. uesley dias santana disse:

    boa tarde.
    tenho um axor 2644 ele esta arranhando as marchas quando faz a troca e cai no neutro.o mecânico olhou falou que tava mandando pouco ar pra caixa ai ele regulou ficou bom,mas ficou dando uns tranco na caixa e agora o motorista disse que voltou a arranhar de novo. o que pode ser?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Uesley! Recomendamos que você encaminhe seu veículo para o concessionário de sua preferência para que nossos consultores possam realizar um diagnóstico do seu caminhão. Informamos que essa análise só é possível avaliando o veículo pessoalmente. Os telefones e endereços de nossos credenciados estão no link http://scup.it/j2a5. Abraço!

  4. Josivan lucena da Silva disse:

    tenho caminhão axor 3131 semi-automático ao trocar a embreagem ficou com problema ao engatar a marcha ré enquanto engata a marcha ré fica com trabalho ao desengatar Até que fiz uma observação estava saindo uma fumaça no power shift como resolver o problema?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Josivan! Somente nossos concessionários são responsáveis pelas manutenções dos veículos da marca. Caso tenha alguma dúvida sobre nossos produtos, sugerimos que contate diretamente a autorizada de sua região. Para localizar os contatos da revenda mais próxima, acesse http://scup.it/in90. Abraços!

  5. Daniela silva disse:

    Olá urgente estamos empenhado o caminhão Mercedes 2544 o que acontece quando vai fazer as marchas mais não troca pra outras urgenteee

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Daniela! Como não realizamos diagnósticos remotamente, recomendamos que encaminhe o veículo até o concessionário mais próximo para que seja feito uma análise e, se necessário, os devidos reparos. A relação de nossos concessionários está em nosso site, acessando pelo link http://scup.it/kdxq. Até mais!

  6. Cleodovaldo disse:

    Ola boa trdde .. trokei a embreagem dupla de um mb 2644 automatico. So q nao sta configurando . Fizemos todo procedimento para a configuração.. so q nao faz.. absolutamente nao reconhece..oq poderia ser. Uma dúvida embreagem remanufaturada pode acontecer de ele nao configurar?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cleodovaldo. O mais indicado neste caso é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que ele seja avaliado pessoalmente pelos consultores. Nosso time de profissionais está preparado para avaliar e fazer o diagnóstico em seu caminhão e, se for preciso, fazer o reparo. Sempre com peças genuínas e acompanhamento da fábrica. Acesse http://scup.it/jxwu, encontre a credenciada mais próxima de você e agende uma visita. Abraços e continue nos acompanhando.

  7. Odilon Ramos Neto disse:

    Olá, estou com um problemão! Tenho um Actros 2546 e meu motorista reclamou que quando engatava a marcha não saia do neutro, pois bem passei o aparelho com o rapaz da mercedez e deu problema na embreagem do caminhão, paguei super caro e troquei, o caminhão continuou não pegando e passamos o aparelho novamente e deu problema na válvula, o caminhão contínua sem pegar! o que eu faço? Estou gastando uma nota e não acho o problema

    • Mercedes-Benz disse:

      Bom dia, Odilon! O seu comentário sobre o Actros 2546 nos chamou a atenção e gostaríamos de pedir que você nos conte os detalhes do ocorrido. Por favor, poderia nos informar os dados do veículo (chassi, placa e KM), os dados do proprietário (Nome/Razão Social, CPF/CNPJ, endereço completo com CEP, dois telefones para contato e e-mail) e o nome do concessionário que forneceu o atendimento. As informações acima podem ser encaminhadas ao e-mail redessociais@daimler.com. Vamos aguardar o seu retorno por e-mail para poder auxiliá-lo da maneira possível. Obrigado!

  8. mauricio disse:

    sou mecanico,estou com um cambio axor 2544 semi automatico,feito seleçao de marchas nao para em neutro e sim engatado em quarta marcha

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Mauricio! Não recomendamos que serviços de manutenção e/ou reparo sejam feitos fora da rede homologada. Sendo assim, sugerimos que procure uma autorizada para buscar mais informações e direcionar o veículo para uma análise. A relação completa dos nossos representantes pode ser consultada em http://bit.ly/Autorizadas. Abraços e bom final de semana!

  9. ozano rosa da silva disse:

    Ola amigos Mercedes benz, trabalho em um axor 2644 automatizado , a minha pergunta e , existe nessa serie 2644 , com transmissao manual ?

    Abraços.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Ozano! O Axor 2644 é equipado apenas com câmbio Mercedes-Benz G 280 Powershift de 16 marchas, que proporciona redução dos movimentos e esforços de engate e no momento não há informações sobre alterações nessa configuração. Fique ligado em nossos canais oficiais e saiba tudo sobre os modelos, seus lançamentos e promoções. Abraços!

  10. José carlos Galvão disse:

    Olá,sou motorista e vou iniciar em um axor 2644 com cambio automático transportando cana só quem não sei muito sobre esse cambio e nem se é o caminhão mais indicado para esse trabalho então vim até vocês para me dar algumas dicas para me sai bem!
    OBRIGADO

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo interesse, José! Você pode consultar com o concessionário de sua região os valores e a disponibilidade de cursos e treinamentos oferecidos pela Mercedes-Benz. Assim vai aprender como aproveitar ao máximo seu caminhão! 😉 Os contatos das nossas concessionárias estão disponíveis no link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios. Continue nos acompanhando!

  11. mozair silva disse:

    olá gostaria de saber , quando engata as marchas ela aperce no painel só que o caminhão não sai do lugar o que poe ser , algum poblema eletronico ou coisa assim … obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Mozair, e obrigado pelo comentário! Neste caso pedimos o favor de consultar o concessionário de sua preferência, com contatos no site http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarias, para agendar a avaliação de seu caminhão, já que um diagnóstico não pode ser feito pela internet. 😉 Se continuar com alguma dificuldade, volte a nos contatar, pois estamos à disposição também pelo 0800 970 9090. Abraço e boa semana!

  12. Silvano Vagner disse:

    Ola amigos MB, tenho um axor 2544 powershift, preciso q me passem como faser a reprogramaçao do cambio, pois o mesmo começou a dar pity… vc arranca o caminhao ele tenta trokar de marcha nao consegue e ele cai em neutro… estou no Chile com ele. .. por favor se possível me passem como eu faço… obrigado…

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Silvano! O procedimento de reprogramação das marchas é bem simples e rápido. Fizemos um passo-a-passo para auxiliá-lo:

      • Manter inicialmente a chave no contato desligada.
      • Acione o freio de estacionamento.
      • Segure o interruptor de neutro da alavanca de marcha até o final do procedimento.
      • Vire a chave no contato somente para acender o painel.
      • As setas do divisor de marchas ficarão acionadas no painel.
      • Assim que a letra “N” piscar no painel, realize a partida no motor sem soltar o interruptor de neutro.
      • Quando aparecer o “N” grande no painel, o processo está concluído
      • Solte o interruptor de neutro da alavanca – Durante este procedimento o sistema trocará as marchas até completar todo sistema de trocas.

      Silvano, caso não tenha sucesso com o procedimento, por favor, contate a concessionária mais próxima. Os contatos dos nossos credenciados estão disponíveis através do link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios. Continue nos acompanhando. Abraços!

  13. Alexandre neves disse:

    Olá gostaria de saber se o chassi do O-500 2436 com cambio automatizado powerShiftt possui dupla embreagem para marchas pares e impares.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Alexandre! O modelo O-500 RSD 2436 tem o câmbio GO 240 de 8 marchas automatizado com Overdrive como item opcional. Este sistema utiliza embreagem monodisco seco. Você pode consultar detalhes do modelo em nosso site, no link http://bit.ly/O500RSD ou visite uma de nossas concessionárias e veja esses detalhes de perto. Nossa equipe de consultores terá grande satisfação em esclarecer todas as suas dúvidas. Abraços e até mais!

  14. claudio sergio de souza disse:

    tou com dificudade trabalha com novo camilha da mercedes ben com cambio

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Claudio! Se você está com dificuldades ou dúvidas com relação ao seu caminhão, o ideal é levá-lo até a concessionária de sua preferência para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. Eles estão aptos a fazer diagnósticos no seu caminhão e, se houver a necessidade, fazer também a troca de peças, sempre com peças genuínas. Acesse http://bit.ly/JzZa4P e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

  15. Jeferson Baptista disse:

    Olá! eu passei um cambio semi-automático para manual, e minha dúvida é porque as marchas ficam invertidas? (as pares para frente e as impares para trás). Obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jefferson. A Mercedes-Benz não recomenda nenhuma alteração na configuração de seus veículos. Porém, se você perceber alguma dificuldade em seu caminhão, sugerimos que o encaminhe até uma de nossas concessionárias credenciadas para que seja analisado. Nossos consultores poderão lhe auxiliar com informações sobre seu veículo. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

  16. Mauricio disse:

    Boa Tarde!Soh me tire uma dúvida,esse sistema de trambulação é existente em todos os câmbios dos axor 2544 ou somente nos câmbios automáticos e semi automáticos?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Maurício! O sistema de trambulação pode ser diferente dependendo do modelo da caixa de câmbio de cada um dos veículos. Por este motivo, sugerimos que você consulte a concessionária de sua preferência para que possa consultar mais informações e até mesmo agendar um testdrive. Assim, poderá conferir de perto todos os detalhes que fazem do Axor o gigante que ele é. Acesse http://bit.ly/JzZa4Pe consulte os contatos de toda nossa rede de concessionárias. Abraços e continue nos acompanhando!

  17. EDINALDO disse:

    BOA TARDE
    GOSTARIA DE SABER QUAL É O COD, ORIGINAL MERCEDEZ DESTA PEÇA??

    OBRIGADO

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Edinaldo! Como a venda das peças é feita somente através de nossa rede de concessionárias, os códigos das peças que compõem o Câmbio são divulgados apenas para a rede credenciada. Caso você tenha percebido alguma alteração em um veículo seu, sugerimos entrar em contato com a concessionária de sua região para que o veículo seja analisado. Nossos consultores estão habilitados a diagnosticar eventuais falhas e fazer os reparos necessários, utilizando sempre peças genuínas para garantir o perfeito funcionamento do veículo e seus componentes. Acesse http://bit.ly/JzZa4Pe confira nossa rede autorizada. Abraços!

  18. Gean disse:

    O que eu vou falar disso?! É fantástico.
    Tenho 16 anos, então não faço parte do mundo automobilístico, ainda.
    Mesmo assim sempre gostei (acho que a frente dos automóveis só minha família e a saúde conseguem chegar).
    Sempre pesquisei bastante sobre automóveis, pincipalmente quando vi que as pessoas que conhecia não podiam esclarecer minhas dúvidas. Aprendi muito quando cismei que queria correr de kart, não foi possível correr, mas aprendi alguma coisa.
    Dentre as coisas que aprendi e deduzi estavam os sistemas eletrônicos, geralmente eles são um auxílio a sistemas mecânicos para tornar mais suave a condução. Isso porque deixar a responsabilidade nas mãos de um sistema autônomo não é tão simples quanto parece. Ele deve ser confiável o suficiente para que faça seu trabalho. Dizer que projetista é um Deus que nunca erra é uma mentira descarada, por melhor que seja a equipe.
    Duas coisas que me intrigam muito no PowerShift são o fato de sistemas eletrônicos controlarem sistemas mecânicos – esses sistemas devem lhe dar com centenas de cituações diferentes – e a ausência de aneis de sincronização – como, a engrenagens tem relação entre si, por CVT ou algo parececido ?
    “Grandes” máquinas vocês produzem !
    Grande abraço a Equepe MB Brasil.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Gean! Esclarecemos que a caixa de câmbio PowerShift não possui sincronização mecânica convencional. As rotações são sincronizadas pela frenagem do eixo intermediário ou aceleração do eixo piloto pelo motor, com total automação da embreagem através de software específico para os cilindros de engate e seleção de marchas. Portanto, o câmbio dispensa a utilização de anéis sincronizadores, pois possibilita a perfeita troca da marcha sem atrito. Agradecemos sua preferência. Abraços!

Deixe uma resposta