Mercedes já atende resolução do Contran sobre ABS

14 / 02 / 13

Em 2013, sistema se tornou item de série nas famílias Actros, Axor e Atego

Atendendo a resolução 380 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), as linhas Actros, Axor e Atego* (exceto Atego 1726 4×4) passam a ter freios ABS como item de fábrica. Esta resolução estabelece que 40% da produção brasileira de caminhões em 2013, deve ser equipada com freios ABS. A partir de 2014, 100% da produção de caminhões no país deverá sair equipado com freios ABS de série e a Mercedes-Benz já está se preparando para esta nova realidade.

O ABS (Anti-lock Breaking System, na sigla em inglês) é um sistema que, como o nome já sugere, traz inúmeras vantagens ao condutor, tais como:

– Evita o travamento das rodas do veículo durante o processo de frenagem em situações adversas, principalmente em casos de pista escorregadia. Além disso, oferece menor desgaste dos pneus e reduz a probabilidade do chamado “Fenômeno L” entre o cavalo e a carreta.

Outros benefícios:

– Maior segurança em qualquer condição de aderência da pista;

– Eficiência máxima de frenagem;

– Menor espaço de frenagem;

– Melhora a estabilidade e a dirigibilidade durante o processo de frenagem;

– Redução do risco de acidentes.

Tags:

10 Comentários:

  1. Jean Alberti disse:

    Quanto custa esse caminhão da foto ??? Pra quantas toneladas de carga ??? Abraço e parabéns ficou lindo esse caminhão !!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Jean! Este caminhão da foto é o Atego 1729. Você pode consultar informações sobre ele e baixar a ficha técnica em nosso site, no link http://bit.ly/Atego1729. O PBT desde modelo é de 16 toneladas, rodando em vias públicas. Quanto ao valor, você pode solicitar o contato de um consultor de nossa rede de concessionárias. Acesse http://scup.it/5hld e agende seu contato. Abraços e continue nos acompanhando.

  2. Eduarda disse:

    É para se orgulhar muito de ter um caminhão desse. Por isso que orgulho de mim foi a melhor coisa que fiz, foi comprar esse caminhão !!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Eduarda! Obrigado pelo seu comentário e também pela sua preferência. Trabalhamos constantemente para produzir veículos que sejam mais que uma ferramenta: nós produzimos verdadeiros parceiros de trabalho. Por isso, saber da opinião de nossos clientes, parceiros e admiradores é muito importante. Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro de nossas novidades. Abraços.

  3. Gean de Oliveira disse:

    Muito importante essa resolução do Contran.

    Quem presta atenção nas aulas de física sebe que veículos leves, pesados ou altos demais sofrem com acelerações, frenagens e estabilidade.
    Motos, caminhões/ ônibus precisam de uma atenção extra nesse sentido.
    Vamos torcer para que no futuro tais itens estejam presentes também nos outros veículos.

    Às vezes acho que encho demais a paciência do pessoal da MB, mas… este Atego está muito bonito. Não gostava tanto do design antigo, mas este está stupendo, fantastico, incredibile.

    Até a próxima.

  4. eduardo henrique de souza freitas disse:

    gosto muito desse caminhao principalmente nessa cor

  5. severino disse:

    esse caminhão é tudo de bom, lindo completo e o melhor o preço…

Deixe uma resposta