Mercedes-Benz e Grunner lançam caminhão com direção autônoma que opera 24h no Brasil

05 / 10 / 18
MBC_Blog_menor_2609
Mercedes-Benz e Grunner lançam caminhão com direção autônoma que opera 24h no Brasil.

O título de primeiro caminhão com direção autônoma da Mercedes-Benz no Brasil, ficou para o extrapesado Axor 3131.

Em parceria com a Grunner Tec, foi possível combinar o conhecimento agrícola com a expertise em caminhões para criar esse bruto que trabalha fora das estradas, dentro dos campos.

Operando 24h por dia, o extrapesado já conseguiu praticamente dobrar a colheita da cana-de-açúcar no interior de São Paulo, além de consumir menos combustível e ter menor custo operacional.

O anúncio do lançamento foi durante a abertura do Salão Internacional de Veículos Comerciais, na Alemanha e Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, comentou sobre o funcionamento do Axor 3131: “A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita”.

O veículo atua lado a lado com as colhedoras de cana, que despejam a cana picada diretamente na carroceria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita. Depois do carregamento, é a vez do descarregamento da carga nos caminhões de maior capacidade, que levam a cana às usinas de açúcar e etanol.

A novidade gerou elogios inclusive do chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner: “Nossa equipe no Brasil desenvolveu este excelente recurso de conectividade, que prova nossa liderança indiscutível no campo de condução e conectividade. Esse veículo mostra que a Mercedes-Benz do Brasil está no caminho certo. Nossa equipe está preparada para a chegada de tecnologias avançadas – quando o mercado estiver pronto e os clientes solicitarem esses recursos, estaremos prontos para entregar”.

O sucesso da máquina já começou: já foram negociados 16 caminhões Axor 3131 de direção autônoma para operar na colheita de cana, além de outros dois que já estão em operação. E este é só o começo do potencial dessa parceria entre Mercedes-Benz e Grunner Tec.

 

Tags:

Deixe uma resposta