Mercedes-Benz adota medidas para economizar energia elétrica na fábrica de caminhões e ônibus
Objetivo é reduzir consumo em 12% no período de 2012 a 2015
Reduzir o consumo de energia elétrica é dever de todos, e para a Mercedes-Benz do Brasil não é diferente. Na fábrica de caminhões, ônibus e agregados (motores, câmbios e eixos) em São Bernardo do Campo, SP, a meta corporativa de racionalização do consumo de energia elétrica atingirá até o término deste ano uma redução de quase 12%, através de diversas medidas implantadas desde 2012.
Com a meta de atingir 4% de economia em relação ao resultado do ano passado, a empresa lançou uma campanha interna que consiste na adesivagem de máquinas em setores que apresentam os maiores índices de perdas, objetivando conscientizar seus funcionários. Até julho, a previsão é de que mais 2.000 equipamentos sejam adesivados na fábrica.
A ideia é que cada colaborador seja avisado pelo alerta colado nas máquinas, equipamentos e acessórios do que pode ou não ser desligado durante os intervalos de parada de funcionamento das máquinas, como horários de refeição, troca de turno e finais de semana.
Outra importante ação para atingir a meta de redução de 4% em 2015 acontece em um dos prédios administrativos, que concentra as áreas de Vendas e Compras. Todo o sistema de iluminação com lâmpadas do tipo fluorescente de baixa eficiência substituído pela tecnologia LED, que aliada à utilização de cores claras para forro, paredes, piso e até para o mobiliário, proporcionará uma redução na ordem de 50% no consumo de energia elétrica apenas neste ambiente.
No total, as várias medidas adotadas pela Mercedes-Benz do Brasil entre 2012 e 2014 resultaram em uma redução no consumo de mais de 13.000 megawatt-hora, o que segundo a base de dados da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, é suficiente para abaster cerca de 5.000 residências na cidade de São Bernardo do Campo pelo período de um ano.
Valores a serem seguidos, fico feliz com iniciativa agradeço pelo gesto de instrui também, como no no 4º paragrafo..
Deus abençoe a Mercedes Bens.
Valeu pelo comentário e pelas gentis palavras, Edson! É muito bom saber que você apoia nossa iniciativa. Cada um de nós deve fazer a sua parte, não é?! 🙂 Continue nos acompanhando e interagindo. Até mais!
Muito bem, esta é uma fábrica consciente, parabens.
Olá, Jose! Valeu pelo comentário e por acompanhar nosso Blog. 🙂 Continue interagindo com a gente e tenha uma ótima semana!