Governo do RJ lança programa de renovação da frota

07 / 02 / 13

Meta é retirar 39 mil caminhões antigos das rodovias

Flickr / Creative Commons / C.Alberto

O governo do Rio de Janeiro lançou o Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota do Estado. A ideia é que a média de idade da frota do estado diminua de 17 para 12 anos de uso até 2017.

O programa deve iniciar em junho de 2013 e, para ser beneficiado, o motorista ou dono de transportadora precisa entregar seu caminhão antigo, com mais de 20 anos, para alguma empresa recicladora credenciada pelo governo para que ele vire sucata. Em troca, recebe certificado de participante no programa, ganhando isenção de ICMS na aquisição de um novo veículo.

Segundo o site da secretaria de Desenvolvimento Econômico, há também um segundo benefício: o governo do estado concederá um crédito equivalente a 12% do novo bem que poderá ser dividido em 48 parcelas. Elas poderão ser abatidas no ICMS a ser pago pelo transportador sobre as atividades do novo veículo.

A expectativa é retirar 39 mil caminhões antigos das rodovias do estado em um prazo de cinco anos.

Tags:

15 Comentários:

  1. luiz justo coelho disse:

    Meu caminhão é uma Mercedes Bens 1972 cabine alta, carroceria nova pneus novos, tunada , ai vem o governo e fala que eu tenho que entregar meu patrimônio para um sucateiro. e que não posso rodar nas estradas esburacadas deste país, de condições aos caminhoneiros deste pais de trocar de caminhão, pois tirar 12% de ICM é brincadeira .Porque não dá um desconto um de 30% ? Assim eles não querem mudar a frota, fala sério!!!!!! Nossa classe não AGUENTA MAIS!

  2. JOSE PAULO DIAS ANDRADE disse:

    SOU CAMINHONEIRO AUTONOMO DESDE 96 ATUALMENTE TENHO UM 608 ANO 75 HA 12 ANOS E NÃO CONSIGO COMPRAR UM NOVO POR SER MUITO CARO, SE EU TIVESSE O DESCONTO QUE OS TAXISTAS TEM EU JÁ TERIA UM NOVO HA ALGUM TEMPO E TARIA FATURANDO MAIS , POR SER NOVO E MAIS RÁPIDO. MAS CAMINHONEIRO NÃO TEM VALOR . OS GOVERNANTES NÃO NOS ENXERGAM. ISSO PQ TRANPORTAMOS DE TUDO OU QUASE, MENOS GENTE . MESMO ASSIM NÃO SOMOS VISTO. ABRAÇO A TODOS ,Q DEUS ILUMINE OS NOSSOS GOVERNANTES.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, José Paulo! A Mercedes-Benz oferece diversas opções para compra de veículos. Você pode consultar as condições para financiamento e até mesmo fazer uma simulação no site do Banco Mercedes-Benz pelo link http://bit.ly/1h0H7pg. Além disso, a nossa loja exclusiva de seminovos Selectrucks oferece condições imperdíveis para adquirir seu primeiro Gigante. Acesse http://www.selectrucks.com.br e confira as opções. Abraços!

  3. marcelo pinho carioca disse:

    o imposto e muito pouco para o desconto,o governo deveria fazer isencao para os autonomos. o governo deveria gostar do caminhoneiro como ele gosta dos taxista!

  4. fabiano caminhoneiro pref.b.roxo rj disse:

    queria que o governo olhasse para os caminhoneiros com outros olhos pois nossa classe é a que faz chegar o pao de cada dia na mesa de todos. mais aos olhos deles somos condenados a termos estradas ruins fretes baixos pedagios altos e CAMINHOES VELHOS….

  5. antonio hygino disse:

    Bom dia , pedido a Mercedes Bem
    Gostaria de receber por imail as condições de compra para o Acello 1016 , pois tenho um 710 Plus 2006 mas , gostaria de trocar ou adquirir o 1016 e ver se me enquadro no programa pro-camioneiro.
    Obrigado,
    antonio hygino

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Antonio! Obrigado pelo interesse pelos nossos veículos. As informações sobre o Programa Procaminhoneiro estão disponíveis no link: http://migre.me/cqapa. E atendendo ao seu pedido, enviamos detalhes sobre como adquirir o seu veículo em seu e-mail. Abraço!

  6. Fernando disse:

    É muito engraçado mesmo o caminhoneiro é tulido de tudo mesmo o amigo disse uma coisa muito certa eles gostam é dos taxistas eles precisam entender ou se fazem de rogados que tudo que ao redor de todos com excessão do corpo humano passou por um caminhão e ainda querem chegar ao nivel de pais de primeiro mundo kkkkk

  7. Giovane disse:

    A ideia é boa, mas o desconto deveria ser maior. O valor de um caminhão é 10vezes maior q o de um automóvel. Só os autônomos deveriam ser beneficiados, pq as empresas ganham muito no frete. E tem como elas se sustentarem.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá,Giovane!

      O benefício em questão é concedido pelo Governo do Rio de Janeiro. No entanto, o convidamos a conhecer as condições de compra de nossos caminhões. Como a venda dos produtos de nossa Marca é feita somente através da nossa rede de concessionários, para sua comodidade, enviamos informações sobre condições de compra diretamente em seu e-mail.

      Abraços!

  8. Renato Moura disse:

    O Governo Do Estado Do RJ dá um desconto muito pequeno de impostos,
    Aqui eles gostam mesmo é dos táxistas, pq não nos ajudam a comprar um caminhao novo financiando 50% de desconto??

  9. Anderson disse:

    Eu acho uma atitude até louvável porém é pouco o desconto,muitos preferem continuar com seus caminhões antigos por serem duráveis,como disse o amigo acima os taxistas tem mais descontos porque não estender aos caminhoneiros também.

  10. jose carlos disse:

    na minha opiniao é muito pouco tirar icms só 12% é ridiculo porque os taxistas tem 30% para o autonomo ainda fica dificil só nos 12% tem que ver que o preço de um caminhao não é de um automovel o valor é alto.

  11. Gean de Oliveira disse:

    Aqui em BH a frota de micro-ônibus do transporte suplementar foi totalmente renovada ou restaurada.
    Além disso, como já citei em outro post, nossos ônibus urbanos também estão muito mais jovens, frequentemente veículos um pouco mais antigos dão lugar a outros completamente novos.

    Como resultado temos ônibus mais confortáveis, seguros, rápidos e também mais bonitos.

    Pela repentina aparição de veículos novos no último ano creio que um programa de incentivo semelhante tenha sido implementado.

    Abraço.
    Até.

  12. josivaldo disse:

    espero que outros gonvernates faça isso tabem

Deixe uma resposta