Freio motor convencional e Top Brake: saiba como e quando utilizar essas tecnologias

15 / 08 / 19

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Freio motor convencional e Top Brake: saiba como e quando utilizar essas tecnologias

O freio motor convencional e Top Brake são tecnologias importantes para manter a segurança nas estradas e reduzir custos. É importante saber que o Top Brake é um sistema exclusivo da Mercedes-Benz que aumenta os resultados do freio motor convencional. Mesmo com tanta tecnologia, existem diversos mitos e lendas de que esse recurso pode ser prejudicial para a direção e para a vida útil dos componentes do caminhão.
Esses mitos surgiram porque nem todos os motoristas de caminhão conhecem a maneira ou o momento correto de utilizar esse recurso.
No artigo de hoje, a Mercedes-Benz vai esclarecer algumas dessas lendas e te explicar como usar essas ferramentas para se manter seguro e economizar. Continue lendo para saber mais!

O que é freio motor convencional e Top Brake?

Como o nome já sugere, usa o próprio motor para frear, fazendo com que o caminhão não dependa apenas do sistema de freios. Do ponto de vista técnico, o que acontece é o fechamento da passagem de gases no escapamento com a famosa borboleta, criando uma contrapressão para diminuir o movimento dos pistões do motor.

O Top Brake atua na compressão (2º tempo do motor) e descompressão (4º tempo do motor). Na compressão, a válvula dedicada do Top Brake libera o ar aos poucos e, nesse momento, a injeção é cortada. A descompressão fecha a válvula de forma esporádica, segurando os gases. Nesse momento, o freio motor convencional colabora para a frenagem do veículo.
O objetivo de todo esse procedimento é poupar o uso do freio de serviço nas descidas e evitar altas temperaturas nas rodas, que reduziriam muito sua eficiência.

Quando e como utilizar o freio motor convencional e o Top Brake?

O freio motor convencional e o Top Brake devem ser utilizados apenas em descidas para controlar a velocidade do veículo.
O uso correto da seleção da marcha e da rotação do motor são essenciais para conseguir o melhor desempenho dos sistemas.
Veja algumas dicas para conseguir os melhores resultados com o uso do freio motor convencional e do Top Brake:
– Fique atento ao conta-giros e evite que a rotação do motor chegue à área vermelha, operar nessa faixa poderá causar grandes danos ao motor.
– A melhor região do conta-giros para operação do freio motor convencional e do Top Brake é na faixa amarela.
– Para aumentar a velocidade do veículo, suba a marcha para reduzir a rotação do motor.
– Caso só o freio motor convencional e o Top Brake não sejam suficientes, utilize o freio de roda e reduza a marcha para voltar à faixa amarela do conta-giros.
– Não utilize esses recursos com o caminhão em ponto morto ou na “banguela”, o veículo precisa das rotações do motor para desempenhar seu papel.

Quais as vantagens de utilizar o freio motor convencional e o Top Brake?

A principal vantagem de utilizar o freio motor convencional e o Top Brake é aumentar a segurança no trânsito, já que o motorista terá mais controle da velocidade e da frenagem.

Veja também os outros benefícios de colocar essa técnica no seu cotidiano.

Economia de combustível

Quando o freio motor convencional e o Top Brake são utilizados, as rotações ficam mais altas e, por isso, alguns motoristas acreditam que o veículo está gastando mais combustível.
Mas, na verdade, essa técnica não gera custo adicional porque, quando o pedal do acelerador não é acionado, não há consumo de combustível.
Isso significa que, mesmo com as rotações mais altas, a inércia é a responsável pela movimentação do caminhão e não o combustível.

Menor desgaste nos pneus e no sistema de freio de serviço
Quanto maior for a utilização do freio motor convencional e do Top Brake, menor será a necessidade do freio de serviço.
Isso significa que o sistema de frenagem principal estará sempre em ótima temperatura de trabalho.
É importante lembrar que as altas temperaturas nos sistemas de frenagem causam desgaste prematuro nas lonas de freio e nos pneus, além de aumentarem o risco de acidentes.

Usar o freio motor convencional e o Top Brake pode danificar o caminhão?

Muitos motoristas ainda têm um certo preconceito com a utilização do freio motor convencional e o Top Brake, porque já ouviram que pode prejudicar o veículo. Isso é mito. A verdade é que o uso correto do freio motor e do Top Brake não prejudicam o veículo.
Veja abaixo algumas das dúvidas mais comuns:

Pode causar danos ao coletor de escapamento?

Um dos boatos mais conhecidos sobre freio motor convencional e Top Brake é que seu uso pode causar danos ao coletor do escapamento.
Esse mito pode ter surgido por conta do ronco alto do motor durante a utilização da técnica.
Na verdade, a contrapressão dos gases de escapamento é controlada por um furo na válvula (borboleta), respeitando os limites mecânicos e sem causar danos ao caminhão.

Pode danificar as caixas de marcha?

Quando o uso do freio motor convencional e do Top Brake é feito corretamente, preserva as caixas de marcha e não pode causar nenhum dano a elas.
É importante não fazer uma redução brusca de velocidade, isso prejudicaria as engrenagens em qualquer situação.
Entretanto, para obter o melhor desempenho dos sistemas de freio, é importante ficar atento à área de segurança do conta-giros.

Pode superaquecer o motor do caminhão?

Existem muitos mitos sobre o que pode causar o superaquecimento, o freio motor convencional e o Top Brake são apenas mais um deles.
A verdade é que, durante as descidas, o consumo de combustível é mínimo e a temperatura no interior do motor é bem menor que as rodagens no plano ou nas subidas.
Isso significa que o motor manterá a temperatura de trabalho normal durante o uso da técnica em descidas.
Mas vale lembrar que, para isso, o nível do líquido de arrefecimento precisa estar dentro do especificado e a válvula termostática em ordem!

Pode aumentar a pressão do cárter e prejudicar o óleo?

O cárter é o recipiente que armazena o óleo que lubrifica as partes internas do motor. Se você usa o óleo original da Mercedes-Benz, garante maior tempo de vida útil às peças móveis.
O mito diz que utilizar o freio motor convencional e o Top Brake pode aumentar o consumo de óleo lubrificante do motor, aumentar a pressão do cárter ou afetar a viscosidade do óleo.
Entretanto, a válvula Blow Up (instalada no cabeçote do motor) regula essa pressão para que o limite não seja ultrapassado.
A temperatura do óleo não vai aumentar com o uso do freio motor convencional e do Top Brake, logo, não haverá nenhuma alteração na viscosidade do óleo.
Esses problemas só podem ser causados se o caminhão não estiver com as manutenções preventivas em dia.

Quer ficar sabendo de outras dicas sobre os componentes do caminhão? Siga a Mercedes-Benz no Facebook e no Instagram para receber as novidades em primeira mão!

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13 Comentários:

  1. Luigi disse:

    Qto custa para colocar num 1113 ?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Luigi! Não recomendamos nenhuma alteração nas características originais de nossos veículos, tampouco reparos em oficina não credenciada. Tais alterações, além de causar danos, podem influenciar na potência e desempenho dos veículos. Para mais informações, recomendamos que entre em contato com um de nossos concessionários para que um consultor técnico possa lhe passar mais detalhes. Os contatos estão em http://scup.it/ia3f. Abraço!

  2. Henry Garay disse:

    Hola, tengo un Atego 1419 en Perú, y en este relieve tenemos un descenso de 60 km, la potencia de frenado es baja y los frenos llegan sobrecalentados. Lo revisaron en Divemotor Perú y todo está normal. Al parecer así es el freno. Pregunta: se puede mejorar el freno de motor?,

  3. José Barros disse:

    Min manda aí u número de uma concessionária Mercedes Benz aqui em sobral Ceará

  4. Agnaldo Souza disse:

    Esse ficou lindo eu compraria falta dinheiro.

  5. Fernando p cruz disse:

    Eu uso MT frei motor essencial e MT bom para estradas d mt decidas e melhor sistema de freio q pode ter pra caminhão.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo feedback, Fernando! Ficamos contente em saber que está curtindo e aproveitando esta tecnologia. ???? Abraços e continue sempre por aqui com a gente.

  6. Darci Moss disse:

    é bom ficar p dentro das novidades

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