Economize combustível e faça seu caminhão durar mais

04 / 07 / 12

Conheça algumas medidas que vão aumentar a vida útil do seu veículo

Você sabia que com algumas dicas simples de seguir, é possível aumentar a vida útil do seu veículo de carga e economizar combustível? O site Transporte e Logística separou algumas medidas que você deve tomar se deseja que seu caminhão dure mais e nós destacamos os pontos mais importantes. Confira:

Não ande “na banguela”

Além de ser contra a lei, esse hábito é um dos mais equivocados do motoristas, já que, ao contrário do que se pensa, andar na banguela gasta sim combustível. Motores a diesel com marcha engatadas em declives gastam zero combustível, pois o próprio peso da carreta faz o diesel entrar em corte. Andar na banguela pode ainda danificar a caixa de transmissão e causar acidentes, já que o caminhão desengatado adere menos ao solo.

Mantenha os pneus calibrados adequadamente

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Goodyear, a manutenção da pressão correta dos pneus influencia 30% do desempenho. Assim, pneus descalibrados podem fazer você perder dinheiro. Abra o olho!

Não faça “dupla embreagem”

Popular em caminhões antigos, com transmissão do tipo “caixa seca”, esse hábito não se aplica a caminhões novos, e acelerar entre as pisadas na embreagem causa desperdício de combustível.

Não trafegue com carga acima da capacidade

O excesso de peso dá multa e prejudica o desempenho dos pneus. Além de tudo, pode causar acidentes.

Não mude de marcha em altas rotações

Uma das principais formas de desperdiçar combustível é trocar de marcha quando o tacômetro indica uma rotação muito alta. Mantenha o giro do tacômetro constante e seu gasto de diesel vai ser mais eficiente.

Tags:

64 Comentários:

  1. Francisco disse:

    Queria saber qual é o gasto do 1418 1990a1991 se posso estalar um intercule nele

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Francisco! Por gentileza, a qual gasto se refere? Sobre a instalação do intercooler, recomendamos que procure um de nossos concessionários, assim um consultor técnico poderá orientá-lo da melhor forma. Os contatos estão no link http://scup.it/ia3f.
      Lembrando que, não recomendamos nenhuma alteração nas características originais de nossos veículos, tampouco reparos em oficina não credenciada. Tais alterações, além de causar danos, podem influenciar na potência e desempenho dos veículos. Abraços!

  2. Marcos Mello disse:

    Boa tarde! Obrigado pelo retorno.
    Estou pensando em comprar um para iniciar ma atividade de forma autônoma. No momento trabalho de funcionário. Gostaria de saber se é um caminhão bom pra iniciar, com viajens curtas e médias, mantendo a indicação de peso e direção do fabricante. Como é a manutenção, custo, potência/torque. Enfim, informações pra mim me sentir mais seguro em fazer o negócio. Esse modelo 1218 L particularmente eu não conhecia, e me pareceu bem interessante pro meu bolso e utilidade. Desde já, muito obrigado!

    • Mercedes-Benz disse:

      Boa noite, Marcos! Como o modelo 1218 L não é mais produzido, sugerimos que verifique a possibilidade de auxilio com estas questões técnicas e diagnósticos diretamente com nossa rede de autorizados. Os contatos de nossos credenciados estão em http://scup.it/ilo9. Se necessitar de informação para aquisição de seminovos, além da nossa rede de credenciada, também temos a SelecTrucks, que é uma loja especializada em veículos comerciais seminovos. Para mais informações, acesse http://www.selectrucks.com.br. Abraços!

  3. Marcos Mello disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de mais informações sobre o MB 1218 auto latina exportação. 1991

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marcos! Para melhor auxiliá-lo, poderia por gentileza nos contar mais detalhes sobre suas dúvidas ou quais informações sobre o modelo mencionado necessita? A gente fica aguardando, ok?. Até mais!

  4. Aguinaldo disse:

    Vocês podem informar o consumo do MB 1214 frontal vazio na estrada operando na faixa verde (rpm)

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Aguinaldo! O consumo é um dado que pode variar dependendo de fatores como modo de condução, tipo de carroceria, local por onde o caminhão circula, condições de manutenção e conservação do motor e seus componentes e até o combustível utilizado. Por isso, o ideal é consultar uma credenciada e pedir que o consultor faça um comparativo entre os caminhões que trabalham em condições parecidas com a sua. Assim, você terá um valor de base mais próximo das suas atividades. Os contatos da nossa rede estão em http://bit.ly/1ljLYqa. Abraço!

  5. Fabio roque disse:

    Tenho um mb 1218 ano 1994, gostaria de adiquirir a ficha técnica dele ou manual. Obrigado!!!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Fabio! Como a comercialização dos manuais é feita somente por nossa rede de concessionárias, nossa sugestão é que você entre em contato diretamente com a revenda de sua região e consulte a disponibilidade e formas de aquisição do manual em questão. Você poderá localizar os contatos completos de nossas autorizadas diretamente pelo link http://scup.it/ilo9. Com relação à ficha técnica, para que a gente possa verificar em nosso acervo, por favor, nos envie sua solicitação via e-mail informando o número do chassi pelo link http://scup.it/k4h3. Abraços!

  6. Adriano disse:

    Boa noite
    Estou pensando em instalar um interculer no meu caminhão um 1618 ano 93 motor 366
    Qual é a sua opinião?
    Obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Boa noite, Adriano! Neste caso, a gente sugere que você verifique detalhes sobre as alterações em seu veículo diretamente em uma de nossas concessionárias. Pelo link scup.it/kmdg é possível localizar a autorizada mais próxima de você. Abraço!

  7. Jorge disse:

    Olá.
    Estou entrando na profissão agora, e gostaria de materiais que me ajudassem a aprender mais sobre a profissão…
    Tudo que puderem me oferecer mesmo…
    Direçao economica, dicas, dicas mecânicas, etc…
    Espero não estar abusando…
    Desde ja sou muito grato

    • Mercedes-Benz disse:

      Boa noite, Jorge! Sobre a sua solicitação, pedimos que nos encaminhe um e-mail através do formulário disponível em nosso site, para que possamos verificar a possibilidade de envio de materiais, ok? O link para o formulário é http://scup.it/mapo. Abraços!

  8. Luciano disse:

    Gostaria da ficha técnica do Lk 1218 ano 1991

  9. Marcos Rogerio de Carvalho disse:

    Por gentileza, necessito do manual de operação do Caminhão MB 1218 L, estou com dificuldade de encontrar, se puder me ajudar fico muito grato, obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Marcos. Os Manuais (tanto de Operação como de Manutenção) deste modelo estão disponíveis apenas na versão impressa. Neste caso, sugerimos que você entre em contato com a concessionária de sua preferência para verificar a disponibilidade do manual e também as condições de aquisição. Os contatos de nossa rede credenciada estão disponíveis no link http://scup.it/i9yr. Abraços!

  10. Carlos disse:

    Pessoal estou comprando um 1218 é queria saber se é um bom caminhao e pra trabalhar com soja?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Carlos! O modelo L1218 R está apto a atuar em diversas finalidades e uma delas pode ser voltada a trabalhos nas vias rurais e urbanas para curtas e médias distâncias, sempre atendendo as capacidades de carga divulgadas por nós. Por se tratar de um veículo seminovo, a nossa Marca sempre recomenda que os nossos clientes solicitem uma avaliação em um concessionário Mercedes-Benz para verificar as características gerais do caminhão, se ele mantêm as excelentes condições de rodagem, bem como verificar se as manutenção recomendadas foram realizadas. Abraços!

  11. Júlio braun disse:

    Teria como me enviar a ficha técnica do l-1218 98…

  12. Rodrigo bischoff disse:

    Olá,gostaria de receber a ficha técnica do of 1218

  13. CELESTINO MONTEIRO disse:

    11972072544. BOM DIA. Adquiri um Motorhome com motor 366A 1992 turbinado. Gostaria de saber se pode ser interculado e se esse procedimento melhora o consumo de combustivel. Gostaria tambem de manual de dirigibilidade economica e manutenção preventiva do motor.
    Obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Celestino! Com relação à dúvida sobre nosso produto, sugerimos que contate diretamente a autorizada de sua região. Se desejar, a Mercedes-Benz em parceria com a rede de concessionários oferece treinamento de técnicas de operação. Acesse http://scup.it/ij8s ou visite o concessionário de sua região para saber mais sobre disponibilidade, valores e como se inscrever. Lembramos também que outra fonte de conhecimento sobre os veículos é o próprio manual de operação, que acompanha o carro na hora da compra 0km. Já a venda dos manuais de nossos veículos é feita pela rede de concessionários homologados. Você pode verificar a disponibilidade do item e também as condições de aquisição. Aproveite para conhecer as vantagens que o Mercedes Club oferece para os seus clientes pelo link: http://www.mercedesclub.com.br/Abraços!

  14. alcides disse:

    Boa noite, eu gostaria de dicas de operação de medida econômica no ônibus com motor 17/21.
    Obrigado
    Alcides

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Alcides. Enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Com as dicas do Manual você vai poder aproveitar melhor todos os recursos que seu veículo oferece. Abraços e continue nos acompanhando.

  15. amilton gomes disse:

    preciso da ficha tecnica do delivery 8-160

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Amilton! Infelizmente não dispomos do material que você solicitou. Nesse caso, sugerimos que busque o fabricante do modelo e consulte a disponibilidade da ficha técnica. 🙂 Abraços!

  16. leo disse:

    Gostaria de uma ficha tecnica completa(calibragem dos pneus, verificaçao de oleo e aditivos,manutenção preventiva, como levantar a cabine…)dos caminoes da mercedes. Se puderem me enviar por email agdeço muito. Abçs

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Leo! Infelizmente não é possível o envio dessas informações, no entanto, você pode consulta-las através do manual do caminhão. Esclarecemos que a comercialização dos manuais dos nossos produtos é feita unicamente pelas nossas concessionárias. Para consultar a disponibilidade, bem como as formas e condições de aquisição, acesse http://bit.ly/1nFJ7WC e localize os contatos da revenda mais próxima. Abraços!

  17. Adriano Silva disse:

    Ola, gostaria da ficha técnica do 1218

  18. valto Ângelo disse:

    Preciso da ficha técnica do MB 1218

  19. Alan disse:

    olá estou precisando da ficha técnica do 1218 R (1999), se puder me enviar desde já agradeço.

  20. daniel disse:

    preçiso de um manual de consumo do caminhao 1218 ano 2001

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Daniel! Enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail, para que você possa aproveitar da melhor forma todos os recursos do seu Mercedes-Benz 1218. Confira sua caixa de entrada, ok?! Abraços e valeu pelo comentário!

  21. alexandre disse:

    Alexandre..qual e a ficha técnica do mb1218/97..esse caminhão e turbinado de fabrica ou não..?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Alexandre! O modelo 1218 cabina avançada (cara-chata) saía de fábrica com o motor OM-366 A turbinado. Conforme o seu pedido, encaminharemos a ficha técnica deste modelo para o seu e-mail. 😉

  22. paulino disse:

    preciso da ficha tecnica do 1218 ano 1996 /1996 ,ele e truck qual a capacidade de carga ,obs ele e cara chata .

  23. cristiano disse:

    oque e preciso para botar turbina no meu vitoria 1318 o motor e macarico e oque e interculado

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cristiano! Apesar de não recomendarmos alterações em nossos veículos, você pode consultar as possibilidades e outras dúvidas relacionadas a serviços técnicos e de manutenção diretamente com nossos concessionários pelo site http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios. Sobre sua dúvida, o intercooler é um radiador de ar utilizado em motores sobrealimentados, ou seja, que trabalham com turbocompressor. A função dele é diminuir a temperatura do ar comprimido, o que possibilita um aumento de potência e torque do veículo. =)

  24. cristiano disse:

    eu pesso a esplicacao porke o motor 1318macarico nao e torbinado onibus vitoria ono 90 carroceria de aluminio ele nao solbe pede maicha rapido

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Cristiano. Caso você esteja percebendo alguma alteração no funcionamento do seu veículo, o ideal é encaminhá-lo até uma de nossas concessionárias para que seja analisado pessoalmente pelo nosso time de consultores. Eles estão preparados para fazer o diagnóstico no ônibus, utilizando equipamentos adequados e, se precisar, podem realizar os reparos necessários para que seu veículo continue em perfeitas condições de uso. Tudo isso com acompanhamento da fábrica e sempre usando peças genuínas. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e agende uma visita. Abraços e continue nos acompanhando.

  25. cristiano disse:

    qual e amedea de kilometragem por litro do onibus 1318 vitora 90 no toco

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cristiano! O consumo é um dado que sofre grandes variações dependendo da aplicação, dirigibilidade, manutenção e carroceria aplicada, entre outros fatores. Desta forma, caso deseje obter um valor de referência em km/l, sugerimos que você entre em contato com uma autorizada, a qual poderá, mediante análise de modelos da mesma linha, efetuar uma comparação e te fornecer o consumo médio. Os contatos dos nossos credenciados homologados estão disponíveis através do link http://mercedes-benz.com.br/concessionarios. Abraços!

  26. jose docarmo disse:

    Qual e o consumo medio do MB1318 com 14mil kg . e qual o eo consumo medio dele vazio, responda -me no e-mail por favor obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, José! O consumo de veículos comerciais é um dado que varia de acordo com diversos fatores e um destes é a forma como o caminhão está sendo dirigido. Mas você já conhece o sistema Fleetboard? Esse sistema permite o gerenciamento do veículo possibilitando que o gestor de frota possa conferir a forma de condução do caminhão, os períodos de manutenção recomendados, além de fazer um acompanhamento do percurso, o que permite um melhor desempenho, menor consumo e garante uma viagem ainda mais tranquila para o motorista. Acesse o link http://www.fleetboard.com.br/ e saiba mais. Continue nos acompanhando. Até mais!

  27. Sant`Ana disse:

    Porque pode comprometer a vida util da caixa de cambio quando se poe na banquela?
    Tenho uma sprinter CDI 313 e sempre ponho na banquela; ouvi dizer que o sistema de lubrificação deixa de funcionar e pode danificar a caixa de cambio. Me esclareça, por favor…

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Sant`Ana! A fábrica não recomenda que o veículo rode na “banguela”, pois essa ação faz com que a bomba de óleo da caixa de marchas não atue corretamente, podendo causar a fundição das peças internas pela falta de lubrificação. Continue nos acompanhando para ficar por dentro das nossas dicas. Abraços!

  28. José Ricardo disse:

    Quantos % gasto a mais de combustível por tonelagem, quanto influencia a tonelagem no consumo?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, José. A análise do consumo de combustível do seu combustível é feita usando informações específicas do seu caminhão, como a tonelagem mesmo, como você indicou. No entanto, essa análise é feita sempre em nossa rede de concessionárias. Os consultores das credenciadas estão aptos a fazer a avaliação de acordo com as características do seu veículo, comparando também com outros caminhões que trabalham em condições semelhantes. Por isso, para fazer essa pesquisa de forma mais detalhada, sugerimos que você consulte nossa rede autorizada pelo link http://ow.ly/xmHKV. Abraços!

  29. genilson nunes disse:

    qual e o deferencial que eu posso usar num caminhao 1218 com peso de 8.000mil kl que ele possa andar mais rapido.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Genilson. Obrigado pelo comentário. Para que você possa consultar a melhor configuração do seu 1218 e manter seu veículo com o melhor desempenho, sugerimos que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que possa ser avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. Nossa equipe está apta a analisar se veículo e, se necessário, efetuar a troca sempre com peças genuínas. Assim, você poderá aproveitar todos os recursos do seu Mercedes-Benz com segurança e economia. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

  30. marcelo montenegro disse:

    ola.tenho um MB 1318 toco 2009, a minha duvida é o seguinte, qual a capacidade de carga deste veiculo, umas dizem 7.000 quilos e outros 10.000, qual o ideal para passar nas balança de fiscalização

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marcelo! A capacidade de Carga Útil Máxima + o peso do equipamento (carroceria ou implemento instalado após a compra) não deve ultrapassar 9.010 kg. Se você desejar saber o peso da Carga Útil Líquida, ou seja, o peso que você pode transportar considerando apenas a carga, de acordo com o tipo de carroceria que o seu L-1318/51 possui, basta deduzir o peso da Tara (que consta na barra da porta do seu caminhão) do Peso Bruto Total do veículo que é 13.900 kg. O resultado desse cálculo corresponderá ao peso da carga líquida especificamente do seu caminhão. Para sua comodidade, enviamos a ficha técnica do veículo diretamente para o seu e-mail. Lembrando ainda que, mesmo possuindo tal capacidade de carga legal, é necessário sempre se atentar e atender a legislação de Trânsito onde quer que você trafegue, ok? Abraços!

  31. claudiomir da silva disse:

    ola.tenho um mb 1318 toco 2008 6 marchas pergunto ,caminhao vazio ,quando na quinta marcha para a sexta marcha no tacometro o ponteiro deve trabalhar no verde correto? e quando carregado deve subir para o amarelo?estou certo?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Claudiomir! O equipamento a que você se refere é o econômetro! Ele indica a rotação ideal para troca de marchas e flutua para seguir o torque do caminhão. A operação do veículo na faixa econômica resulta em baixo consumo de combustível e desgaste reduzido. Para assegurar uma operação econômica, procure manter a rotação do motor, tanto com o veículo vazio quanto com ele carregado, dentro da faixa de operação econômica (verde). Para mais informações, verifique o manual de operação de seu veículo ou consulte uma de nossas concessionárias homologadas. Abraços!

  32. paulo rogério jose da silva disse:

    Por que um caminhão em banguela adere menos que um caminhão engatado?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Paulo.Valeu pela oportunidade de poder esclarecer sua dúvida! Quando o caminhão está engrenado, ele mantém a tração das rodas e fica totalmente sob o controle do condutor. Além disso, a chamada “banguela”, é uma prática ilegal e perigosa, e pode comprometer a vida útil dos componentes internos caixa de câmbio. Abs.

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK