Diversidade e inclusão na Mercedes-Benz - Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Mercedes-Benz

Diversidade e inclusão na Mercedes-Benz

Mercedes-Benz é premiada por ações de diversidade e inclusão

Pelo terceiro ano consecutivo, a Mercedes-Benz foi premiada por suas iniciativas voltadas à promoção e valorização da diversidade e inclusão em suas fábricas no Brasil. A empresa conquistou três troféus no Prêmio AB Diversidade 2021. Um total de 17 companhias foram reconhecidas entre 84 do setor automotivo que concorreram à premiação.

Assista em nosso LinkedIn o depoimento do Luiz Fernando Rocha, montador da Mercedes-Benz sobre a dia do deficiente Auditivo

Esse conceituado levantamento é organizado pelo grupo editorial Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria.

A Mercedes-Benz foi premiada em três categorias:

  • Gênero – Melhor Conjunto de Indicadores na Liderança
  • Pessoa com Deficiência – Maiores Empregadores
  • Gerações – Maiores Empregadores 50+

As ações de promoção da cultura de respeito são realizadas na Mercedes-Benz por meio de workshops, diálogos e treinamentos com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, áreas e localidades. O objetivo é reconhecer, respeitar e valorizar as singularidades de cada pessoa.

Durante a pandemia, as ações são realizadas no formato virtual, reafirmando o posicionamento da Mercedes-Benz como empresa consciente.

Essas ações são coordenadas pelo Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz, criado em 2018 e que conta com o apoio de mais de 100 voluntários. Esses colaboradores participam de grupos de afinidade em quatro temáticas: Gênero, Raça, LGBTI+ e PCD, sob o lema “Cada estrela tem seu brilho. Seja você e tudo Benz!”.

Em outubro deste ano, uma dessas iniciativas, o AfroBenz, completou um ano de atividade. Cerca de 20 mercedianos e mercedianas da Fábrica e do Banco Mercedes-Benz fazem parte desse grupo de afinidade que discute a questão racial durante todo o ano nas unidades da empresa. Eles promovem reflexões sobre os impactos desse tema tanto na empresa, quanto na sociedade.

Conheça um pouco mais sobre o AfroBenz em nosso perfil do Facebook

Comprometimento de gestores e colaboradores

“Ficamos honrados em ser uma das empresas mais premiadas na edição 2021 do Prêmio AB Diversidade. É uma alegria muito grande para nós e tenho certeza de que só alcançamos esse reconhecimento graças à dedicação e esforço de nossos gestores e demais colaboradores. Quero expressar o meu orgulho e agradecer todos e todas que estão especialmente engajados e transformando a Mercedes-Benz em uma empresa cada vez mais diversa, inclusiva e inovadora”, diz Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.

O valor das diferenças

“Buscamos, cada vez mais, promover uma reflexão sobre o valor das diferenças. Temos crenças, idades, gêneros, escolhas, ideias e culturas diferentes entre cerca de 10 mil colaboradores”, afirma Fernando Garcia. “Queremos, então, ajudar cada pessoa para que todos nós possamos entender melhor o lado do outro e seus desafios. Isso faz bem a todos e à convivência diária no ambiente de trabalho, com reflexos positivos também na família e para a sociedade”.

“A diversidade é uma jornada longa e cheia de aprendizados. Nossa empresa está avançando, já fizemos muitos progressos, mas sabemos que grandes mudanças não acontecem do dia para noite. Por isso, trabalhamos o tema de forma constante e em todos os níveis. É premissa da Mercedes-Benz do Brasil, a exemplo da Daimler, reforçar essa estratégia e fortalecer a cultura do respeito”, destaca Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

2 Comentários:

Deixe um comentário