Dirigindo com segurança e economia

26 / 09 / 12

Confira dicas de trabalho seguro e econômico para você aproveitar melhor todo o potencial de seu Mercedes-Benz.

Dirigir de maneira consciente e econômica tem várias vantagens: reduz as emissões nocivas ao meio ambiente, as peças do veículo não se desgastem tão rapidamente e contribui para a segurança e desempenho do seu trabalho. Assim, selecionamos algumas dicas de condução segura e econômica para você aproveitar melhor todo o potencial de seu Mercedes-Benz.

Como você já sabe, todos os modelos produzidos pela empresa a partir de janeiro de 2012 estão equipados com a tecnologia Bluetec 5. Este sistema atende às novas exigências da legislação brasileira em relação à emissão de poluentes, além de contribuir para que os intervalos entre as trocas de óleo sejam maiores, gerando economia nos custos com manutenção.

No dia a dia do trabalho, um conselho importante é evitar freadas e acelerações desnecessárias: programe o seu trajeto levando em conta os semáforos, as paradas obrigatórias dentro da cidade e na estrada, entradas em vias preferenciais etc.

Outra ação possível é “pular marchas”, mas isso só deve ser feito pelos profissionais que conhecem muito bem a rotação dos motores que estão conduzindo. Este “truque” aumenta a velocidade média do veículo, diminui o tempo sem tração e reduz o desgaste dos componenes de transmissão.

Nunca trafegue com o veículo sem tração, o que é popularmente chamado de “andar na banguela”. Além de ilegal, essa manobra é extremamente perigosa e pode danificar os componentes de transmissão. Acelerar de maneira constante e aproveitar o “embalo” a favor (sempre com o veículo engrenado, claro) são outras ações amigas da economia de combustível.

Aprender a usar de maneira correta os freios auxiliares, como o Top Brake, Turbo Break, Retarder e o Freio Motor, aumentam sua segurança e a vida útil de vários componentes do seu caminhão.

Aproveite essas dicas: o principal objetivo é fazer com que você tenha uma experiência agradável e segura ao conduzir seu Mercedes-Benz, além de aumentar a rentabilidade de seu negócio.

Tags:

102 Comentários:

  1. Welton bernardo disse:

    Bom dia gostaria de receber material sobre condução econômica

  2. Nilson Batista disse:

    Olá Mercedes- benz,gostaria de receber o manual de condução econômica. Abraços.

  3. JULIO CESAR GONCALVES disse:

    Gostaria de receber o material de direção para motoristas, ficaria muito agradecido de poder aumentar meus conhecimentos com os materiais de vocês.

  4. Adenilton pereira disse:

    olá Mercedes-Benz ..!!
    trabalho com uma frota grande de veiculos mercedes atego,accelo,1634,dentre outros e tenho observado que meus motoristas não estão fazendo uma boa média,gostaria de receber um manual de conduda economica para o aprimoramento dos mesmos.
    agradeço desde já e fico no aguardo.

    Obrigado!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Adenilton! Te encaminhamos o manual via e-mail. Lembramos que o consumo é um dado que pode variar dependendo de fatores como modo de condução, tipo de carroceria, local por onde o caminhão circula, condições de manutenção e conservação do motor e seus componentes e até o combustível utilizado. Abraços!

  5. Rener Antônio disse:

    Boa tarde! Sou motorista carreteiro a pouco tempo já fiz um curso de condução econômica mais gostaria de aprender um pouco mais. Por gentileza poderia me mandar um manual tambem? Desde já agradeço. Abraços

  6. Marcello Robson disse:

    Olá sou de Aracaju-SE e trabalho com um mercedes truck gostaria de receber tbem o manual pra eu poder aperfeiçoa meus conhecimentos e poder conduzir o caminhão da empresa com mais desempenho, segurança e economia muito obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marcello. Você pode solicitar uma cópia do Manual de Operação do seu caminhão em qualquer uma de nossas concessionárias. Os contatos estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Mas se você está se referindo ao Manual de Condução Econômica, pode baixar o arquivo diretamente do link http://bit.ly/MTrCam. Assim, poderá aproveitar todos os recursos do seu Mercedes-Benz com ainda mais segurança e economia. Abraços e continue nos acompanhando.

  7. André Luiz C.G. de Andrade disse:

    Olá, sou instrutor da Viação Senhor do Bonfim , Angra dos Reis – RJ, e estamos passando por um período difícil referente a consumo e estou trabalhando da melhor forma de reduzir esse consumo, pediria encarecidamente ajuda com manuais e dicas pelo próprio fabricante pois nossa frota são 100% Mercedes Benz, sem mais,

    André Luiz
    Instrutor
    Viação Senhor do Bonfim

    http://www.vsbonfim.com.br

    • Mercedes-Benz disse:

      Que bacana o seu trabalho, André! Parabéns. Para te ajudar, e atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Assim você poderá aproveitar melhor os recursos dos caminhões de sua frota e melhorar ainda mais o desempenho deles. Vale lembrar que se você perceber qualquer alteração no desempenho de algum dos veículos, o ideal é que ele seja avaliado pessoalmente pelos consultores da concessionária que faz a manutenção e revisão da frota da sua empresa, ok?! Abraços e continue nos acompanhando.

  8. Nelson Pereira de Campos. disse:

    Ola´sou instrutor de trânsito já participei de vários cursos sobre condução econômica nas consessionárias Mercedes mas acho que estou meio desatualizado é possivel mandar manuais de condução econômica e se possivel um formulário de treinamento.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Nelson! Parabéns pela iniciativa. Encaminhamos para o seu e-mail o “Manual de Condução Econômica” e mais detalhes sobre os cursos ministrados por nossa Marca. Abraço! 😉

  9. alessandro oliboni disse:

    ola sou instrutor do centronor em vacaria RS gostaria de receber matérias sobre economia, rotação ,torque, freio,enfim tudo pois, recebemos muitos motorista de que guiam Mercedes e tem muitas duvida agradeço pela atenção.

    • Mercedes-Benz disse:

      Agradecemos por seu comentário, Alessandro! Conforme a solicitação, enviamos para seu e-mail o Manual de Condução Econômica para a melhor orientação em suas instruções. Abraços e boa semana!

  10. Ismar Aragao disse:

    Olá, gostaria de receber os manuais: Manual de Ergonomia e o manual de condução econômica, sou instrutor de trânsito e tenho certeza que este material será muito útil!

    Agradeço a atenção!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Ismar! De acordo com o pedido, enviamos para seu e-mail os Manuais de Condução Econômica e de Ergonomia, para que possa utilizar em suas instruções. =) Abraço e conte sempre com a gente!

  11. Everton Machado disse:

    Bom dia sou instrutor de transito e gostaria de receber o Manual de Ergonomia e o manual de condução econômica, desde ja grato
    Att

  12. Danilo Roberto disse:

    Por gentileza voce poderia me mandar tambem O Manual de Ergonomia e de Manutenção de Freios? Desde ja Grato!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Danilo! Encaminhamos o Manual de Ergonomia juntamente com o de Condução Econômica. Ainda assim, enviamos agora o de Manutenção de Freios também para o seu e-mail. Até mais!

  13. Danilo Roberto disse:

    Gostaria de receber um manual de condução economica é possível?
    Grato pela atenção

  14. marcelo correia disse:

    Por gentileza voce poderia me mandar o manual tambem? Obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Claro que a gente pode, Marcelo! Enviamos o Manual de Condução Econômica direto para o seu e-mail. Confira sua caixa de entrada, ok? Abraços e conte sempre com a gente!

  15. claudiomir da silva disse:

    tenho um 1318 2009 e gostaria de receber “Manual de Condução Econômica” e se puder me dar dica se posso usar top brake acionado sempre no caminhao claro que com chuva e vazio não usar pois tive um problema com o top brake e o meu mecanico disse que eu usava pouco por isso deu problema se puder mandar alguma dica agradeço desde já
    obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Claudiomir! O Top Brake pode ser usado normalmente no veículo, porém em alguns casos não se faz necessário, como em subidas e rampas. Vale lembrar também que o uso do Top Brake poderá ser melhor aproveitado a partir de 1.600 RPM. Atendendo sua solicitação, encaminhamos para seu e-mail o Manual de Condução Econômica. Continue nos acompanhando. Até mais!

  16. Marcos Rogerio disse:

    Olá, trabalho com um Axor 2533 no conjunto Romeu e Julieta, gostaria se possível
    de obter um “Manual de Condução Econômica”, e saber se a Mercedes-Benz fornece alguns cursos para motoristas.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Marcos! Enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail, para que você possa aproveitar todos os recursos do seu Axor 2533 com toda segurança e economia. Abraços!

  17. Marcelo Augusto Souza disse:

    Olá pessoal achei o site muito interessante e útil para nós do trecho, desde de já agradeço o todos. aproveitando gostaria de receber o manual de condução econômica valeu!!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Marcelo! Valeu pelo elogio. É isso aí, nossa intenção é sempre ajudar nossos clientes, parceiros e admiradores com dicas e informações que contribuam no dia a dia de todos. Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para seu e-mail. Valeu!

  18. Elisângela disse:

    Gostaria de receber os manuais de Condução Econômico, Manual de Ergonomia e de Manutenção de Freios. Trabalho em uma empresa de transportes de pessoas com ônibus e, transporte minério com caminhões. Desde já agradeço!

  19. Carlos Aragão disse:

    Eu trabalho com Freios para Frotas Urbanas e parabenizo a MBB pela tecnologia cada vez mais avançada adotada em seus veículos. Eu percebo que o Modelo Bluetec 5 – aplicado nos OF 1722 – por ser um motor mais potente e que desenvolve mais torque em baixas rotações, convida a uma aceleração mais suave nos primeiros deslocamento, resultando em economia de combustível, ao mesmo tempo em que a desaceleração com marcha engranada torna-se uma excelente ferramenta de frenagem. Eu procuro orientar os meus clientes e gostaria de saber se as colocações acima estão corretas e, em comparação com os OF 1721, se a melhor forma de condução seria semelhante?
    Para multiplicar a informação aos clientes, eu gostaria de receber os Manuais de Direção Econômica, de Ergonomia e de Manutenção de Freios.
    Caso hajam outras publicações relacionadas ao tema, favor enviá-las.
    Desde já, eu agradeço antecipadamente.
    Carlos Aragão
    .

    • Mercedes-Benz disse:

      É isso mesmo, Carlos! Suas observações estão corretas. E atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Além disso, você pode também se inscrever nos nossos cursos e treinamentos. Entre em contato com a credenciada de sua preferência, consulte a agenda de cursos de disponíveis e se informe sobre como se inscrever. Acesse http://ow.ly/yFGd9 e encontre a autorizada mais próxima de você. Abraços!

  20. valdenei wagner dos santos disse:

    gostaria de receber um manual de direção economica pois estou montando um curso aos motoristas de direção economica e direção defensiva, possuimos uma frota de 28 mercedes, desde já agradeço se for atendido.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Valdenei! Enviamos para seu e-mail o Manual de Direção Econômica e tomamos a liberdade de enviar também o Manual de Ergonomia e de Manutenção de Freios. Esperamos que ajude na elaboração do seu curso. Abraços e continue nos acompanhando.

  21. Geovane Andrade disse:

    Olá amigos da amigos da Mercedes, fui caminhonheiro por muito tempo hoje sou instrutor de Direção defensiva para mototristas de caminhão.
    Gostaria de receber o manual de direção econômica e todos os outro pertinentes a disciplina de Direção defensiva, pois estou montando uma apresentação de um semiário abordando Direção Defensiva e direção econômica.
    Desde já agradeço.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Geovane! Valeu pelo comentário. Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Estamos torcendo para que seu seminário seja um sucesso! Abraços!

  22. Jefferson disse:

    Ola amigos da Mercedes-Benz.
    Gostaria de receber os manuais de condução econômica,
    Gostaria também de dicas de como usar o top brake pois trabalho com um
    Atego 2425.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Jefferson! Enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail, para que possa aproveitar todos os recursos do seu Mercedes-Benz sem descuidar da segurança e economia. Quanto ao funcionamento do Top Brake, ele é feito pela alavanca Tempomat ou no interruptor no painel e é desligado ao pisar no pedal do acelerador ou tirando o pé do acelerador, dependendo do modelo. Se você tiver alguma dúvida com relação ao uso dos itens do seu caminhão, visite uma de nossas concessionárias. Nossos consultores terão prazer em auxiliar você e tirar todas as suas dúvidas. Abraços!

  23. Dorval disse:

    Olá, boa-noite! Sou entusiasta dos caminhões, e sempre aplico o que aprendo sobre economia de combustível, sempre com bons resultados. Gostaria de receber o manual de condução econômica em meu e-mail, se possível. Obrigado!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Dorval! Obrigado pelo seu comentário! Enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail, para que você possa aproveitar todos os recursos de seu veículo com ainda mais economia e também segurança. Abraços e continue nos acompanhando!

  24. Alexsandro francisco de sousa disse:

    gostaria de receber o manual de direcao economica sou motorista de onibus e tenho certeza que me ajudaria bastante obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, Alexsandro! Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail, para que você possa aproveitar todos os recursos que o seu Mercedes-Benz oferece com ainda mais segurança e economia. Abraços e continue nos acompanhando.

  25. Lucas disse:

    Boa tarde amigos da Mercedes,gostaria de receber o manual de direção
    econômica, para que assim possa tirar um maior proveito dos excelentes caminhões por
    vocês fabricados, e já aproveitando, se possível, poderiam me informar a partir de que rotação o top break pode ser acionado nos veículos AXOR, sem comprometer qualquer componente do motor/transmissão.
    Obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Lucas. Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Esperamos que as informações lhe ajudem a aproveitar ao máximo os recursos que seus veículos oferecem. O funcionamento do Top Brake em condições normais de uso não deve prejudicar os componentes do seu veículo. Porém, como podem existir diferenças de configurações entre um modelo e outro, sugerimos que você consulte uma de nossas concessionárias para verificar questões específicas sobre o funcionamento de seu caminhão. Nossa equipe de consultores poderá lhe auxiliar e tirar todas as suas dúvidas com relação ao funcionamento do seu Axor, de acordo com as configurações dele. Acesse http://ow.ly/vfbL4 e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  26. ROSEMEIRE PROENÇA disse:

    gostaria de receber os manuais de condução economica

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Rosemeire! Atendendo ao seu pedido por aqui e também pelo formulário em nosso site, enviamos o material para o seu e-mail para lhe auxiliar a aproveitar o máximo dos recursos que seus veículos oferecem. Abraços!

  27. Muricio Bispo disse:

    Muito esse trabalho de suporte
    gostaria de recebe os manuais disponivel obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Mauricio! Para sua comodidade, enviamos o Manual de Condução Econômica diretamente para o seu e-mail. Esperamos que você possa aproveitar todos os recursos de seu caminhão com toda economia e segurança. Abraços!

  28. Flavia Azevedo disse:

    Sou motorista de caminhão pipa modelo MB 2831 Pipa e MB 4144 Caçamba e gostaria que enviasse manuais para que conhecer melhor o equipamento e sua operação. Por exemplo, condução econômica e uso do freio motor e Retardar. Desde já agradeço pela atenção. Obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Flavia! Parabéns pelo seu trabalho! Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica e também as fichas técnicas dos dois modelos para o seu e-mail. Para sanar suas dúvidas quanto ao funcionamento dos equipamentos e recursos de sua frota, sugerimos que você entre em contato com uma de nossas concessionárias. A nossa equipe de consultores poderá lhe auxiliar a utilizar todos os itens de seus caminhões com ainda mais segurança e principalmente economia. Abraços!

  29. Dalas Mauricio disse:

    ola amigos antes de tudo quero parabenizar pelas dicas de conduçao. pesso que por favor me envie um manual de conduçao segura e economica do moto dianteiro of 1722. obrigado e um forte abraço!

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigado pelo comentário, Dalas! Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Esperamos que você possa utilizar todos os recursos do seu Mercedes-Benz com ainda mais segurança e economia. Abraços!

  30. Paulo Roberto Rosendo disse:

    Olá, gostaria de receber um manual de direção segura e econômica e aproveitar pra tirar uma dúvida a respeito do top break, se seria um agregador ao freio motor ,e se só é acionado quando utilizando a faixa amarela do RPM? Obrigado..

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Paulo. Bem interessante a sua pergunta! O top brake é uma válvula adicional instalada em cada um dos cabeçotes do motor e trabalha em conjunto com o Freio Motor. Quando é acionada, ela se abre, diminuindo a aceleração e a compressão do pistão e com isso reduzindo a velocidade do veículo. O acionamento dele é feito pela alavanca Tempomat ou no interruptor no painel e é desligado ao pisar no pedal do acelerador ou tirando o pé do acelerador, dependendo do modelo. Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Assim, você vai começar 2014 aproveitando todos os recursos do seu Mercedes-Benz com economia e segurança. Abraços e continue nos acompanhando.

  31. jose roberto dos reis disse:

    ola gostaria de receber manual dos painéis dos onibos 1721 1722 om500 com nomes das luz indicadora manual direção defensiva manual direção econômica porque dou treinamento para motorista e não tenho este material se puder me ajudar eu trabalho no transporte coletivo em Curitiba muito obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, Jose! Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de
      Condução Econômica para o seu e-mail. Com relação às informações sobre o
      painel dos veículos, é possível consultar dados básicos do chassi no Manual
      de operação que acompanha os chassis de nossos ônibus. Para outras
      informações, sugerimos consultar o encarroçador do modelo específico ou a
      nossa rede de concessionárias. Acesse http://bit.ly/Vot1zS e encontre a
      revenda mais próxima. Abraços!

  32. marinaldo lisboa disse:

    olá , bom dia pra todos , eu gostaria ganhar o Manual de Condução Econômica , MUITO OBRIGADO.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, Marinaldo! Antendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Siga todas as dicas e depois conte pra gente o que você achou! Abraços!

  33. Izumu Honda disse:

    Boa noite,

    Gostaria de receber o Manual de condução economica, se possível!

    Grato!

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigado pelo comentário, Izumu! Enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Assim você poderá aproveitar todos os recursos do seu Mercedes-Benz com mais economia e segurança. Abraços!

  34. Marco disse:

    Gostaria de materiais sobre direção econômica e defensiva. e informações sobre treinamentos.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marco. Obrigado pelo seu comentário! Para sua comodidade, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Além disso, para informações sobre treinamentos, você pode consultar a rede de concessionárias. Nossos consultores poderão lhe auxiliar com informações sobre os cursos disponíveis e os procedimentos para cadastro. Abraços!

  35. mauro viana de souza disse:

    ola ,boa tarde gostaria de receber o manual de condução economica,para me ajudar no desempenho do meu actros ,abralos estou no aguardo

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Mauro! Obrigado pela preferência! Atendendo ao seu pedido, enviamos o Manual de Condução Econômica e também o Manual de manutenção de freios da carreta para que você possa aproveitar todos os recursos do seu Actros com segurança e economia. Abraços!

  36. Alan Alves da Silva Simoes disse:

    Olá , gostaria se possivel ,recerer o manual de cobduçao economica. E informaçoes de como fazer curso de caminhoneiro pois mudei minha categoria pa “D” e tenho dez anos de trabalho como motorista de viaturas leves . Muito obrigado . Alan.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Alan. Obrigado pelo seu comentário. Enviamos informações sobre nossos cursos e treinamentos diretamente para seu e-mail, juntamente com o Manual de Condução Econômica, para que você possa utilizar todos os recursos de seu caminhão com segurança e economia. Abraços!

  37. mario ferraz disse:

    ola,gostaria de receber o manual de economia 1418,sou motorista da torrescar turismo,obrigado

  38. Raul Mendes disse:

    Trabalho com um micro ônibus 1418 ano 2010 quero aperfeiçoar minha condução e preciso do manual de condução econômica específico pra este veículo, bem como a utilização correta do freio motor. Agradeço desde já.

  39. Luis disse:

    Olá! Parabéns pelo blog. Poderia por favor me enviar o manual de condução econômica? Abraço!

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigado pelo seu comentário, Luis! Enviamos o Manual de Condução Econômica diretamente para o seu e-mail. Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro das novidades de nossa Marca. Abraços!

  40. Alexandre Rosa disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de receber também o “Manual de Condução Econômica”.

    Obrigado.

  41. Alberto disse:

    Olá, sou motorista No setor urbano na minha cidade (São Luis-MA) e gostaria que vocês por gentileza me enviassem para o meu E-mail o manual de condução econômica.
    Desde de já agradeço.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Alberto! Para que você possa aproveitar ao máximo os recursos que os
      caminhões Mercedes-Benz oferecem, enviamos o Manual de Condução Econômica
      diretamente para seu e-mail. Abraços!

  42. Elias Sergio disse:

    Boa tarde queria se possível vocês me enviassem o “manual de condução econômica” desde já muito obrigado.

  43. edezio jesus disse:

    Boa tarde , hoje dou treinamento de condução economica e segurança e concientisação de condutor e mi baseio em cima de varias informações da mercedes vw e volare e agrale e gostaria de ter o materiald e vcs para agregar as informações um forte abraço

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigada por sua mensagem, Edezio!

      O material referente aos nossos cursos fica disponível apenas para alunos. Cadastre-se em nosso site para receber mais informações. http://www.mercedes-benz.com.br através da opção “Caminhões” pelos links “Serviços – Pós – Venda – Treinamentos”, onde há duas alternativas “Cadastro Via SABA” e “Técnicas de operação Solicitação”. Atendendo ao seu pedido, encaminhamos o nosso Manual de Condução Econômica para o seu e-mail.

      Abraços

  44. jorge disse:

    ola gostaria de receber o manualde conduçao economica

  45. leandro disse:

    gostaria de receber dados tecnicos e manual(principalmente parte de diferencial,bloqueio e ponta de eixo )mbb 2726 k ano 2008

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Leandro! A comercialização de manuais de nossos veículos é feita exclusivamente em nossas concessionárias. Acesse o link http://bit.ly/JzZa4P e veja a relação completa de nossas revendas para verificar a disponibilidade do manual, bem como as condições de aquisição. As informações técnicas sobre o modelo 2726 foram enviadas diretamente para o seu e-mail. Abraços!

  46. Elton disse:

    Ola Fiz um curso no sest/senat de gestor de unidade móvel pesada onde tive oportunidade de conhecer o caminhão axor 2044 e ter aulas teóricas e praticas de condução segura e economica, Gostaria de receber o manual de condução economica, para adquirir mais conhecimento técnico para coloca-lo em pratica no dia a dia, Seria possível?

  47. edineuza disse:

    Boa Noite!!!

    Muito Bom.

    Gostaria de receber o manual de condução econômica.

    Obrigada!!

  48. Josival disse:

    Boa tarde.

    Gostaria de receber o manual de condução econômica.

    Abraço

  49. Cristiano Chaves disse:

    Gostaria de receber um manual de condução economica é possível?
    Grato pela atenção

    cristiano

  50. Gean de Oliveira disse:

    Alô novamente,
    eu até recebi o e-mail, falando sobre um arquivo em anexo. Mas, nenhum anexo.
    De qualquer forma. Muito obrigado. Atendimento da Mercedes-Benz é mais um ponto a ser elogiado.

    Abraço, até a próxima.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Gean! Pedimos desculpas pela falha no envio do material. Enviamos um novo e-mail com o “Manual de Condução Econômica” anexo. Conte sempre conosco! Abraço.

  51. Gean de Oliveira disse:

    Realmente, quando são bem aproveitados tem um ótimo rendimento os véiculos Mercedes-Benz.
    Como devem trabalhar carregados ou não, geralmente caminhões tem um número de marchas maior.

    Mas e no caso dos ônibus ?
    Aqui na minha cidade, o OF1722M domina o setor de transporte urbano.
    Observo que os motoristas geralmente trabalham com rotações o mais altas possível, chegando ao final da faixa amarela do conta-giros para fazer a troca. Isso confere aos ônibus um rendimento incrivelmente alto, mas creio que não preserve a mecânica do veículo.
    Nas desacelerações, muitos condutores utilizam os freios e as marchas em conjunto para frear sem fazer muito esforço. Muitos sempre mantem um distância considerável do veículo da frente e reduzem suavemente.
    Outros vários condutores fream dando vários toques no freio, fazendo com que a válvula de alívio abra e feche constantemente.
    Mas tem uma coisa que me incomoda, passar sobre um redutor de velocidades, uma lombada, com velocidade superior. É possível ouvir um “estalo” quando a supensão traseira chega ao fim do curso.

    Os procedimentos que citei são aprovados ou não pela Mercedes-Benz ?

    Obrigado, abraço !

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Gean! Desde que a condução seja feita de forma correta, a tecnologia BlueTec5 além de desempenho superior, proporciona aos modelos 2012, maior economia de combustível. Para auxiliá-lo a obter os melhores resultados, enviamos em seu e-mail o nosso “Manual de Condução Econômica”. Esperamos que aproveite. Abraço.

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK