Dicas valiosas para condutores novatos

03 / 12 / 12

Veteranos apontam reciclagem profissional, descanso e paciência como fatores principais para o sucesso na profissão.

Há a primeira vez para tudo na vida. Na tajetória de um condutor de caminhões não é diferente. Além de aprender a manejar o veículo e interpretar toda a tecnologia que é colocada à disposição do motorista atualmente, o novato precisa seguir algumas dicas para evitar apuros em suas primeiras jornadas pelas rodovias.

Com todo o aparato eletrônico disponível nas cabines hoje em dia, a atualização e a reciclagem profissional se tornaram obrigatórias na carreira de qualquer motorista. ESTUDAR e fazer cursos que abordem direção defensiva, logística e atendimento a clientes e parceiros é muito importante para a trajetória do profissional de transporte.

A SEGURANÇA é uma questão que também deve ser levada muito a sério na vida na estrada. Com caminhões cada vez mais valiosos e com capacidade de carga cada vez maior, os roubos de carreta se tornaram uma triste realidade.

Assim, evite dar informações sobre seu itinerário e carregamento para pessoas que não conhece e que podem abordá-lo nos postos de gasolina ou nas áreas de descanso.

ECONOMIA de tempo e dinheiro também deve ser aplicada no cotidiano de viagens. Quando o assunto for alimentação, um dos conselhos dos profissionais mais experientes é cozinhar em maior quantidade e guardar comida para mais de uma refeição. Com isso o motorista evita paradas e gastos desnecessários.

Apesar de ter que conviver com prazos e custos, o condutor nunca deve cometer o pecado da pressa. Por isso o DESCANSO deve ser observado e o melhor energético é, sem dúvida, o travesseiro e as boas horas de sono após uma jornada de trabalho. Ficar noites sem dormir e fazer uso de inibidores de sono (os populares rebites) prejudica a saúde do profissional e aumenta consideravelmente o risco de acidentes, o que coloca sua vida em risco.

Condutores de veículos de passeio geralmente se amedrontam ao ver uma grande carreta se aproximando pelo espelho retrovisor. Isso pode levá-los a agir por impulso e aumentar as chances de acidente. Assim, aja com PACIÊNCIA e sempre respeite a distância regular, a sinalização e o limite de velocidade estabelecido em cada trecho.

A lei do descanso já está em vigor. Assim, aproveite o intervalo a cada quatro horas de direção para RELAXAR e fazer alongamentos. Dar uma caminhada também pode ser uma atividade proveitosa para esse pequeno período de pausa.

Por último, mas não menos importante: os veteranos sempre aconselham a fazer as revisões no caminhão nas datas estabelecidas pelo fabricante. A MANUTENÇÃO constante evita problemas repentinos na mecânica do veículo e faz com que seu caminhão rode sempre de maneira mais econômica e menos poluente.

Tags:

45 Comentários:

  1. Maraisa disse:

    Olá boa tarde, gostei muito das dicas, estou iniciando no ramo também, e queria q vcs enviassem pra mim o manual de conduçao. E qualquer informação q vcs me enviarem será de extrema importancia. Desde já eu agradeço. Um abraço

  2. Joelson disse:

    Olá,bom dia,estou iniciando na profissão de motorista de caminhão,achei muito interessante as dicas…porem preciso de mais informacões,poderia me ajudar de alguma forma?mandando algum manual para iniciantes?obrigado,e parabéns pela matéria!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Joelson. Você pode baixar os Manuais de Condução Econômica, de Ergonomia e o Manual de Manutenção de Freios da Carreta diretamente no site do Clube de Gigantes. Basta acessar o link http://bit.ly/1RJlF9v para fazer o download. Aproveite e conheça as outras partes do site. 🙂 Abraços e continue nos acompanhando.

  3. joao batista disse:

    Bom dia, gostaria muito de ganhar o manual de direcao economica, um abraco a toda equipe mercedes.

  4. WILLLIAN LUIZ DE SOUSA disse:

    MUITO BOA ESSAS DICAS, E COMO CONSIGO DADOS CONCRETOS PARA TREINAMENTOS DE MOTORISTAS, NA ÁREA DE SEGURANÇA E ECONOMIA, POIS TRABALHO NA ÁREA DE INSTRUÇÃO DE VOLANTE E NOSSA FROTA É 97% MERCEDES BENZ . OBRIGADO

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Willian! Valeu pelo comentário e pelo seu interesse em nossos veículos e serviços. Você pode consultar quais são os cursos e treinamentos oferecidos para clientes e frotistas diretamente na rede de concessionárias. Nossos consultores poderão lhe indicar quais são as opções disponíveis e também datas e requisitos para inscrição. Acesse http://bit.ly/LKwhrT e veja a lista completa de concessionárias. Abraços e continue nos acompanhando! 🙂

  5. Dijalma Silva Cruz disse:

    gostaria de parabenizar toda essa equipe pelas dicas e avisos sobre o que acontece no trecho e gostaria de receber o manual de economia e o manual de ergonomia fico no aguardo abrçs dijalma

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Dijalma! Valeu pelo comentário. Encaminhamos diretamente ao seu email o Manual de Condução Economica e tomamos a liberdade de encaminhar também o Manual de Ergonomia. Continue nos acompanhando e fique sempre por dentro das nossas dicas e novidades. Até mais! =)

  6. Jonas Carvalho disse:

    Prezados, boa tarde.
    Gostaria de receber o Manual de Condução Econômica e o Manual de Ergonomia disponibilizados por vocês.
    Muito obrigado,
    Jonas Carvalho

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Jonas! Pode deixar, já enviamos para seu e-mail tanto o Manual de Condução Econômica como o Manual de Ergonomia, para que possa dirigir com mais economia e tranquilidade o seu caminhão. Abraço e continue nos acompanhando!

  7. Cláudio Azevedo disse:

    Boa tarde!!!
    Estou sempre ligado nas dicas, mas nunca tinha enviado nenhum comentário.
    Gostaria dar os parabéns para a equipe e também solicitar um manual de direção econômica.
    Abraços!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cláudio! Enviamos o Manual de Condução Econômica diretamente ao seu e-mail. Tomamos a liberdade de encaminhar também o Manual de Ergonomia. Continue nos acompanhando. Abraços!

  8. Claucio disse:

    Gostaia que mandassem o Manual de dicas p/ iniciantes

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Claucio. Enviamos o Manual de Condução Econômica e também o Manual de Ergonomia para o seu e-mail, para lhe ajudar com dicas de como utilizar seu Mercedes-Benz de maneira segura e econômica. Abraços e continue nos acompanhando.

  9. Daniel disse:

    Ola estou iniciando na profissão pretendo comprar um 712c o que devo observar no caminhão que é de extrema importância para comprar certo, ja que os usados tem uma diferença de preço muito grande?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Daniel. É mesmo muito importante conhecer todos os detalhes do caminhão antes de negociar e fechar a compra, especialmente em veículos seminovos. Para se certificar de que nenhum detalhe vai ficar para trás, você pode encaminhar o caminhão até a nossa rede de concessionárias para que seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. Acesse http://bit.ly/1dD6nTv e encontre a credenciada mais próxima. Além disso, você também pode consultar os modelos disponíveis na nossa loja exclusiva de seminovos. Acesse http://www.selectrucks.com.br e encontre seu caminhão com segurança e suporte da fábrica. Abraços e continue nos acompanhando!

  10. rogerio martins disse:

    Ola sou iniciante na profissao de motorista de caminhoes e preciso de dicas e instrucoes para iniciar a conduçao do veiculo por etapa ex como meter marcha no tempo certo porfavor preciso de ajuda obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Rogerio. A Mercedes-Benz oferece cursos e treinamentos para clientes e frotistas. Você pode consultar a disponibilidade diretamente em nossa rede de concessionárias. Além disso, enviamos o Manual de Condução Econômica para o seu e-mail. Assim, você poderá aproveitar todos os recursos que seu Mercedes-Benz oferece. Abraços!

  11. valdinei da silva disse:

    muito boa essas dicas de seguranças e tudo mais parabens a mercedes.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Valdinei!
      Ficamos contentes com seu elogio e prosseguimos buscando dicas e informações úteis aos nossos clientes.
      Continue acompanhando as novidades aqui no Blog!
      Abraços!

  12. Joseklen disse:

    Espero que minha oportunidade apareça e que venha a bordo de caminhão mercedes e de prefência em um Atron ou um Atego. Meu sonho dirigir um desses.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Joseklen! Realize seu sonho, visite nossa rede de concessionários e
      agende um test drive! Para auxiliá-lo da melhor maneira, encaminhamos em
      seu e-mail detalhes sobre como adquirir o seu novo Mercedes-Benz . Abraços!

  13. Joseklen disse:

    Muito bom esse blog. com essas dicas preciosas pra jovens como eu que to começando agora no transporte com veículos pesados. tenho 25 anos e a única dificuldade são algumas empresas que não dão oportunidade pra galera Jovem como eu.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Joseklen!

      Ficamos contentes em saber que você aprova nosso canal de comunicação e nossos conteúdos.
      Estamos trabalhando para sempre dar mais dicas aos nosso público e então, fique ligado em nossos posts!

      Obrigado e abraços!

  14. Thulio Santos disse:

    Olá,estou gostando do blog, considero muito importante as dicas que estão sendo passadas,afinal trabalho com caminhão desde 14 anos de idade,hoje tenho 24 e estou comprando um ATEGO 2429 pra trabalhar,e já perdi amigos por não seguirem essas dicas que considero como regras,e já trabalhei com outras marcas mas é com a mercedes que tenho paixão assim como pela minha profissão. BLOG “tudibão”

    • Mercedes-Benz disse:

      Nos sentimos honrados com seu comentário, Thulio! A Mercedes-Benz está sempre inovando e por isso, concentramos nossos esforços para oferecer produtos cada vez mais seguros, com equipamentos eficientes e de fácil manutenção. Continue ligado em nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades. Abraços!

  15. marcelo souza disse:

    mto importante essa dicas…. valeu ai….

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Marcelo! Que bom saber que nosso material foi importante, pois este é o nosso objetivo. Continue ligado em nosso Blog e confira nossas novidades. Abraço e feliz ano novo para você!

  16. jose renato disse:

    Um caminhão deste só poderia ter como cenário este céu maravilhoso e as belíssimas montanhas de Minas.

  17. Dalvan lopes disse:

    Muito boa essas dicas, neguem melhor do que o fabricante para nus orientar.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Dalvan! Pensando no desenvolvimento do nosso público e no bem estar geral, publicamos a matéria em questão, com o propósito de exercer nosso papel social e conviver em harmonia com a comunidade. Com o mesmo objetivo, disponibilizamos também alguns cursos. Acessando o link: http://bit.ly/NrdG1w você pode fazer o seu cadastro e obter mais informações. Abraço!

  18. RONALDO ALMEIDA DA SILVA disse:

    Valeu a dica… Sou um futuro novato…muito em breve serei um
    mais um estradeiro habilitado pela Mercedes-Benz. Já estou
    providenciando a minha inscrição para proxima turma..

    Obrigado por se preucupar com a nossa segurança e a
    dos demais… Valeu Mercedes-Benz!!! Sempre saindo na frente…

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Ronaldo! Ficamos satisfeitos em poder auxiliar. Pensando nisso, oferecemos alguns cursos para que nossos clientes possam obter os melhores resultados dos produtos. Para saber mais sobre eles, acesse o nosso site http://www.mercedes-benz.com.brna opção “Caminhões” pelos links “Serviços – Pós – Venda – Treinamentos”, onde há duas alternativas “Cadastro Via SABA e Técnicas de operação Solicitação”. Abraços

  19. Gean de Oliveira disse:

    Conduzir um veículo como profissão de forma eficaz é uma questão de paciência, consiência e paixão.
    De um piloto de Formula 1 a um motorista de ambulâmcia.

    Vejo muitos motoristas de coletivo perderem a paciência ou cometerem erros bobos. É necessário manter em mente que a máquina, os passageiros, as cargas, as estradas, as pistas impõem suas regras de funcionamento, cabe a você se adaptar a elas impondo também o seu limite.

    Ser apixonado por uma volante para nunca se cansar do que faz e fazer cada vez melhor é a parte mais importante.

    Meus parabéns a todos que passam seus dias transportando as riquezas do brazil.
    Abraço.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Gean! Ficamos orgulhosos com seu comentário.
      Estamos contribuindo para a evolução do país, desenvolvendo produtos cada vez mais modernos e seguros, e se cada um fizer a sua parte, todos seremos recompensados, com um mundo melhor para se viver. Nós acreditamos nisso. Abraço.

  20. Josinaldo Mendonça-dado disse:

    Otima orientação, mas é bom lembrar, que muito das pressas dos caminhoneiros, se deve ao horarios estipulado pelos embarcadores. ficamos naquela, que se correr o guarda pega, se ficar o banco toma.

  21. jorge luiz hostiano disse:

    bom achei legal esse blog gostaria de saber algo ou alguns materiais sobre ônibus urbano condução econômica condução antecipatória como operar veículos 1722 1519 1721 ou um treinamento técnico para esclarecer algumas duvidas se for atendido ficarei grato

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Jorge!
      Você pode obter informações sobre os cursos oferecidos em nosso site http://www.mercedes-benz.com.br. Basta se cadastrar nas opções dos links “Serviços – Pós – Venda – Treinamentos”, onde há duas opções “Solicitação de Cursos” e “Cadastro Via SABA”.

      O nosso manual de condução econômica foi enviado em seu e-mail.
      Abraços!

  22. Gilberto B. de Souza disse:

    Muito boa essas dicas pros iniciantes. Segurança acima de tudo. Lembrem-se que sua família o espera em casa. Boa viagem estradeiros!!!

  23. rosivan bezerra disse:

    na verdade a dica ai vale nao so para os novatos + sim para todos , eu gostei , parabens .

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK