Dicas para Prolongar a Vida Útil do Caminhão

11 / 02 / 20

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A depreciação do veículo começa assim que você retira o caminhão da concessionária, mas existem algumas maneiras de evitar esse desgaste.
No texto de hoje, a Mercedes-Benz vai mostrar algumas dicas para prolongar a vida útil do caminhão. Ficou curioso? Então continue lendo!

Manutenções periódicas
Existem vários fatores que podem afetar a vida útil do caminhão, um deles é a realização de manutenções periódicas.
A maioria dos caminhoneiros visitam as concessionárias apenas quando existe algum problema com o veículo, e isso não é recomendado por conta de dois motivos:

• Piora a segurança do transporte: se a peça está desgastada a ponto de apresentar problemas, significa que ela atingiu sua data de expiração e isso aumenta o risco de acidentes na estrada.
• Gastos mais caros: realizar uma manutenção corretiva custa muito mais caro do que uma preventiva.
Quando o item passa do prazo de troca, outras peças do veículo acabam sendo prejudicadas, deixando o custo do conserto mais alto.


Itens que devem ser observados na manutenção periódica

Agora que você sabe como a manutenção preventiva pode mudar a vida útil do caminhão e ajudar na redução de gastos, segue abaixo uma lista de itens que precisam ser verificados sempre:

Sinalização: Certifique que nenhuma lâmpada esteja queimada, tanto as da frente quanto as de trás e verifique se há infiltrações nos faróis.

Freios: Caminhoneiros que rodam em regiões serranas precisam fazer revisões mais frequentes deste item.
Fique atento com qualquer barulho ou vazamento estranho e se há muita diferença na altura do pedal.
Uma dica de ouro é sempre usar o freio motor nas descidas para garantir a sua segurança.

• Filtro de combustível:
Recomenda-se que esse item seja substituído a cada 20.000km (ou conforme a orientação do fabricante).
Filtros ineficazes podem causar entupimento de bicos injetores, diminuindo a vida útil do motor.

• Suspensão:
Caso ouça barulhos e outras trepidações no caminhão enquanto dirige, pode ser que a suspensão não esteja funcionando bem.

Filtro de ar: Essa peça deve ser trocada toda vez que uma parada para troca de óleo for feita.

• Parte elétrica: Falhas na bateria e nos cabos elétricos podem causar problemas em outras partes do veículo, como na direção ou nos freios.

• Limpadores parabrisa: É recomendado fazer a troca dos limpadores parabrisa a cada 6 meses.

• Sistema de climatização: Somente necessário para caminhões com ar-condicionado.
Deixar de revisar este item pode ser prejudicial à sua saúde por conta do acúmulo de poeira, ácaros e outras sujeiras.

• Fluidos e lubrificantes: A validade desses dois itens são em média de 6 meses e a troca deve ser feita independente da quilometragem do caminhão.

Importância de peças genuínas

As peças genuínas são componentes vitais para prolongar a vida útil do caminhão devido aos seguintes motivos:

• Previnem a apresentação de falhas antecipadas;
• Contém uma durabilidade mais longa (em comparação com peças paralelas);
• Deixam a sua viagem mais segura;
• Tem garantia de fábrica.

Evite excesso de carga no caminhão
Além de efetivar as manutenções sazonais e utilizar peças genuínas para estender a vida útil do caminhão, evitar do excesso de carga é outro fator essencial por dois motivos:

1. Motivos legais:
O condutor corre risco de ser multado caso seja pego na pesagem com uma carga superior ao permitido por lei.
2. Perda de dirigibilidade do veículo: O excesso de peso causa instabilidade no caminhão, além de forçar mais os freios e contribuir ao desgaste de outras peças.

Por isso, na hora de carregar o seu caminhão, tenha em mente o peso indicado pelo fabricante e o permitido por lei.

Gostou das nossas dicas de como prolongar a vida útil do caminhão? Então siga a Mercedes-Benz no Facebook e no Instagram para não perder nenhuma novidade e boa viagem!

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6 Comentários:

  1. Fernando Polimentos disse:

    Olá!!
    Trabalho com serviços de estética automotiva e tenho clientes com caminhões da Mercedes ano 2017 a 2020 gostaria de saber como é feita a pintura da cabine, qual tinta e verniz é utilizada,camada de tinta aplicada, grau de dureza após a cura, para eu poder otimizar o processo de polimento.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Grande abraço.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Fernando! Como os serviços prestados aos nossos clientes são feitos através da nossa rede de concessionários credenciados, sugerimos que entre em contato ou visite uma de nossas oficinas em sua região e consulte a possibilidade de obter as informações desejadas. Se desejar, através do link http://scup.it/kjw2 é possível consultar os credenciados Mercedes-Benz disponíveis em sua região. Boa semana!

  2. Marcos Antônio paraízo Vidal disse:

    Como faço para me cadastrar no blog

  3. Benedito disse:

    Excelentes dicas da Mercedes Benz. Sou caminhoneiro e eterno fã da marca. Meu tio comprou um cara chata 321 LP 1962 uma vez. Rodou mais de 500000 km. A Mercedes chamou ele em SA Bernardo e fizeram uma análise no motor. Deram 3 medalhas e um motor zero de presente pra ele.

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