Conheça riscos e dicas para a condução de caminhões na chuva

23 / 04 / 15

Com a água no asfalto, motorista precisa colocar as suas habilidades em teste, ainda mais se estiver conduzindo um caminhão carregado.

MB_Blog_28042015

Quem circula pelo trecho diariamente sabe como ninguém que uma chuva forte é comum e exige boas doses de concentração junto à boa capacidade de reação por parte do motorista.

Entre os principais problemas da água no asfalto, está a diminuição do coeficiente de atrito entre os pneus e a pista. Os primeiros minutos de chuva são considerados ainda mais perigosos, pois a mistura da água com a sujeira da estrada, como resíduos carbônicos e de óleo, pó de borracha, poeira, entre outros, são responsáveis por formar uma camada escorregadia que prejudica a direção.

Para os caminhões, um dos principais riscos é o efeito L (também conhecido como jacknifing), quando o condutor perde o controle do trem de força e o semirreboque se projeta à frente. Outra situação comum e perigosa é a hidroplanagem, também conhecida como aquaplanagem. Ela acontece quando a camada de água sobre a pista é muito espessa, fazendo os pneus perderem contato com o asfalto e deslizarem na água. Nesses casos, a dica é olhar pelo retrovisor e, se não for possível enxergar o rastro de água saindo dos pneus, é preciso diminuir mais a velocidade.

Confira outras 5 dicas:

1. Mantenha distância de pelo menos 10 metros do veículo da frente;
2. Acenda o farol baixo durante o dia. Aumenta a visibilidade e alerta veículos de trás;
3. Ligue o desembaçador traseiro;
4. Evite freadas bruscas e não faça manobras perigosas;
5. Mantenha as borrachas dos limpadores de para-brisa em dia.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

 

 

Tags:

4 Comentários:

  1. Antonio Henrique disse:

    Boa tarde. sou instrutor de motoristas como faço para adquirir materiais para treinamentos recentes?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Antonio. Você pode consultar informações sobre os cursos e treinamentos oferecidos pela Mercedes-Benz diretamente na rede de concessionárias. Em nossa rede credenciada você pode consultar quais os cursos disponíveis, assim como datas e requisitos para inscrição. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a concessionária mais próxima de você e venha nos fazer uma visita. Abraços e continue nos acompanhando!

  2. Fabio disse:

    Belo comercial do Axor que está passando no SBT…..
    Parabéns Mercedes Benz, o axor faz muito sucesso aqui. Na região norte de mato grosso,,, Matupá e região… É líder total aqui na região…
    o Actros também não fica para trás não!!! Ha muito por aqui também….
    to de olho no comercial… Boa Noite

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, Fabio! Ficamos muito contentes em saber que você acompanha nossas novidades e que é um admirador da nossa Marca. Para seguir sempre por dentro, continue de olho aqui no Blog e também em nossa página no Facebook, disponível no link http://bit.ly/FCaminhoes. 😉 Abraços!

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK