Confira 4 dicas de cuidados com o pneu antes de pegar a estrada.

10 / 07 / 14

Para garantir que o frete seja entregue com segurança, separamos quatro checagens rápidas e básicas  para você colocar em prática. 

20130913_bead6f2779b746cf95520d632e4a6a9f_axor-2641-fusaook

Quando o assunto é segurança,  alguns cuidados são essenciais não só para evitar acidentes, mas também para conseguir alcançar outros fatores importantes, como a economia de combustível sem correr riscos nas estradas. Estar de olho na calibragem dos pneus e checar o estepe estão entre as nossas dicas para que a próxima viagem seja ainda mais segura. Confira:

1) Condições dos pneus

Ao atingir uma profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, os pneus devem ser substituídos. Mas como saber se eles chegaram a esse ponto? Existem indicadores nos sulcos dos pneus, identificados por um triângulo na lateral. Quando o pneu chega nesses indicadores, é hora da troca.

2) Calibragem e Pressão

O motorista deve estar sempre atento para checar as pressões dos pneus. Esse é um dos fatores mais críticos que afetam a sua vida útil e por isso deve-se manter a indicada no manual do proprietário e em etiquetas colocadas nas laterais das portas ou na tampa de abastecimento do tanque de combustível. E não se esqueça: a calibragem deve ser feita com os pneus frios.

3) Estepe

Alguns esquecem deles, mas são fundamentais para você não ficar na mão no meio da estrada. A calibragem e as condições do estepe devem estar no seu radar, assim como a presença da chave de roda, do triângulo e até de um pano para manter as mãos limpas quando necessário.

4) Alinhamento e Balanceamento do veículo

Este fator ajuda a obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, para evitar que o seu caminhão desvie ou puxe para os lados durante a frenagem. O alinhamento possibilita um desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, contribuindo com a economia de combustível.

Fonte: Brasil Caminhoneiro

Tags:

6 Comentários:

  1. wanderley oliveira disse:

    dicas muito importantes,sou responsável pela frota de caminhões da empresa em que trabalho,nas reuniões com os motoristas sempre que possível eu menciono estas dicas preciosas

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Wanderlei! Valeu pelo comentário! Estamos contentes que nossas dicas e postagens têm ajudado com suas reuniões e estamos buscando cada vez mais tecnologias inovadoras para auxiliar nossos clientes e admiradores. Continue nos acompanhando para ficar por dentro das notícias do dia-a-dia e dos nossos produtos. Abraços!

  2. marines Henrique Elsner disse:

    Nossa muito bom isso valeu a dica e bom poder contar com uma empresa que caminha ao nosso lado meu caminhão um Mercedes 19 44 eu adoro ele obrigado.

  3. Rui José do nascimento disse:

    Porque a Mercedes bens só faz o alinhamento de dianteira?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Rui! É isso mesmo. O alinhamento é feito apenas nas rodas dianteiras. Nas rodas traseiras o concessionário pode fazer o paralelismo, que deixa também as rodas alinhadas, para que o seu caminhão rode sempre com segurança. Em caso de dúvida, continuamos à disposição! 😉

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK