Como funciona o Sistema Antibloqueio de Freios (ABS)

11 / 02 / 10

O Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) é um equipamento auxiliar dos sistemas de frenagem que ajuda a aprimorar o controle do caminhão. Com isso, é possível manter a trajetória original do veículo sem que os pneus escorreguem sobre a via.

Sensores instalados em cada roda fazem a leitura individual das velocidades e informa a uma central eletrônica. Se uma das rodas travar, o ABS aciona as válvulas reguladores dos cilindros de freio, diminuindo a pressão de atuação e liberando a roda travada. Assim, a velocidade da roda prejudicada consegue se adequar a das demais.

Seu principal benefício é o alto nível de segurança proporcionado. Não por menos, a Mercedes-Benz foi pioneira na introdução do ABS em seus caminhões e o disponibiliza como item de série nos caminhões 6×2 e 6×4, reforçando seu compromisso de fornecer sempre os melhores e mais seguros produtos do mercado.

Procure nossos vendedores na Rede de Concessionários e especialize-se em mais esse importante item de tecnologia.

Tags:

31 Comentários:

  1. Antônio marcos disse:

    Bom dia..
    Tô Com um Mercedes 2546 actros..
    Tava tudo funcionando legal, aí do nada começou a travar as rodas.. e apareceu no painel COMPORTAMENTO MARCHA/TRAVAGEM ALTERADOS..
    chamei o mecânico mais ele não acha o problema..
    Olhou a válvula.. mais nada também..

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Antônio! Neste caso, recomendamos que encaminhe seu veículo, mediante prévio agendamento, até um de nossos concessionários credenciados em sua região. Nossos técnicos possuem todo conhecimento e estrutura necessária para avaliar e providenciar, se necessário, o reparo do seu Mercedes-Benz com qualidade e agilidade. Se desejar, acesse http://scup.it/kjw2 e consulte a oficina autorizada mais próxima de você. Abraço!

  2. Andre disse:

    Trabalho em um mercedes atego 3030.quero dizer que é uma verdadeira bomba,não vale nada esses caminhões,aparecem falhas constantemente,sem dizer que não se encontram peças para a manutenção. Porcaria,fujam dessa bomba quem estiver vendo esse comentario e tiver intenção de comprar um mercedes. Abraços!

  3. CLEBER FERNANDES DOURADO disse:

    sou motorista terceirizado de uma multinacional e trabalho com 1 Mercedes-Benz 1719 e a Luz de indicação do painel do freio ABS fica acesa constantemente quais são as consequência da falha de funcionamento no sistema antibloqueio do freio abs

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cleber! Como não é possível passar um diagnóstico remotamente, recomendamos que você encaminhe o caminhão em questão para analise em um de nossos concessionários Mercedes-Benz. Lá, nosso consultor poderá avaliar o veículo e identificar o que está ocorrendo. Além disso, é importante lembrar que nossos técnicos são treinados pela fábrica para a execução dos serviços de manutenção e reparos de nossos produtos, bem como possuem ferramentas apropriadas e, se necessário, peças genuínas para a reparação do veículo, garantindo assim perfeitas condições de uso de seu Mercedes-Benz. Os contatos de nossas autorizadas estão em http://scup.it/ia3f. Abraços!

  4. michel disse:

    boa tarde sou mecanico tô com uma dúvida de um acello 1016 tá acendendo a luz de ABS e a de ant bloqueio de frenagem fiz troca de lona mais ainda continua acesa ele tá como tivesse desativado como faço pra ativa

  5. Jadison disse:

    Olá,tenho um ônibus 457 LA blu-tec,estou tendo dificuldade pois preciso colocar o carro no dinamômetro pra realizar os teste de qualidade do tacógrafo,mais o mesmo quando se coloca no dinamômetro não dá aceleração,isso como a porta fechada pois tem o sensor de bloqueio de aceleração,e freio de mão solto,ao colocar o carro na pista o mesmo funciona normalmente com seu sistema operacional.Quando se coloca o mesmo em teste ele não se dá aceleração pra teste,fico no aguardo pra trocarmos informações

    • Mercedes-Benz disse:

      Boa tarde, Jadison! Como ficamos impossibilitados de realizar um diagnóstico remotamente, sugerimos que encaminhe o veículo até um concessionário para análise. Se desejar, os contatos de toda a rede estão em http://scup.it/i9aw. Abraços!

  6. RENATO MAFFINI disse:

    Quando o 3o. e 4o eixos são instalados por implementadores, qual é o procedimento para instalar ABS nesses eixos adaptados?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Renato! Como se trata de um serviço realizado pelo implementador, sugerimos que verifique diretamente com ele os procedimentos necessários para a instalação do ABS nos eixos que serão adaptados ao veículo. Abraços!

  7. OSCAR disse:

    Bom Dia>
    Tenho uma MB C240 ano 00/01,
    Ela vem apresentando problema no sistema de ABS,
    Toda vez que a luz no painel acende( ABS) o veiculo não muda as marchas,
    E existe um alerta pra trocar as pastilhas assim eu já fiz,
    continua com o mesmo problema,verificar os fios do sistema ou trocar o sensor!
    Obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Oscar! O ideal neste caso é que você encaminhe seu automóvel até um concessionário credenciado para que seja avaliado. Nosso time de consultores está apto a efetuar diagnóstico usando aparelhagem adequada e, se for preciso, fazer a troca de peças, utilizando sempre peças genuínas e com acompanhamento da fábrica. Acesse http://ow.ly/BGBKQ e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  8. Marcos disse:

    Prezado….o Sistema ABS instalado em caminhões deve ter sensores instalados em todas as suas rodas? Exemplo:Um caminhão de 4 eixos deve possuir sistema ABS em dodos os eixos inclusive no eixo auto-direcional?

    Desde já agradeço pela oportunidade.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marcos! Muito bacana o seu questionamento! Os modelos equipados com ABS dispõem de sensores em todas as rodas, sim. Esta é uma configuração padrão para todos os modelos, independente do tipo ou da quantidade de eixos. Abraços e conte sempre conosco!

  9. eduardo disse:

    gostaria de saber se vocês fornecem o esquema elétrico e pneumático do abs do axor2640 07/08 sou mecânico e estou com dificuldade de colocar o abs para funcionar,o chicote enrolou no cardã e arrebentou,obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Eduardo! Não dispomos desta informação, pois recomendamos que todos os
      procedimentos e manutenções sejam realizados em nossos concessionários
      homologados. Porém, gostaríamos de informar que disponibilizamos de cursos
      e treinamentos. Assim, sugerimos que faça o seu cadastro e participe. Com
      certeza você agregará um conhecimento sem igual. Para obter informações
      sobre nossos cursos, você poderá se cadastrar em nosso site
      http://www.mercedes-benz.com.br através dos itens “Caminhões” – “Serviços” –
      “Pós-Venda” – “Treinamentos”, e a opção “Técnicas de operação Solicitação”.
      Preferindo, o link http://bit.ly/NrdG1w oferece acesso direto a página.
      Abraços e sucesso em sua profissão!

  10. Oseias disse:

    Bom dia !

    Sou fabricantes dos anéis do sensor de freio abs, gostaria de saber o contato do responsável por compras desse produto, por se tratar de item complexo, conseguimos desenvolver um grande processo produtivo no qual unimos qualidade, produtividade e custos, já fornecemos hoje para grandes montadoras.

    No aguardo

    Oseias 11 7902 5943 nextel

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Oseias! Nos sentimos lisonjeados com seu interesse pela Mercedes-Benz
      do Brasil. Informamos que está disponível em nosso site
      http://www.mercedes-benz.com.br no link “Institucional”, a opção “Fornecedores” –
      “Compra de Materiais”, onde constam além dos requisitos necessários,
      contatos com a pessoa responsável pela avaliação. Se desejar, clique no
      link http://bit.ly/11gPMta que oferece acesso direto à página. Abraços.

  11. samuel da costa lopes disse:

    oi sou um auxiliar de mecanica so uma duvida é comu disco freio racha e qui poder alcasionar? poder ser disco marca ou disco com defeito?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Samuel! A recomendação é sempre encaminhar o veículo até a concessionária mais próxima para que seja analisado em todos os detalhes. Nossos consultores são capacitados para fazer as análises e, se necessário, reparar o veículo usando apenas peças genuínas. Acesse http://bit.ly/JzZa4Pe consulte nossa rede de concessionárias. Abraços!

  12. joséluiz disse:

    boa noite por jemtilesa solicito os codigos de falhas do sistema abs pois trabalho em uma consecionaria volkvagem e nao tenho os codigos preciso do codigo 639-12 sensor inteligente desde ja agradeço a atençao josé luiz 087-81096237

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá José! Obrigado pela credibilidade depositada em nossa Marca. É importante citar que, as características técnicas de nossos produtos são diferentes de outros veículos, por isso, para sua segurança, sugerimos verificar a possibilidade de obter os códigos de falha dos veículos em questão com o referido fabricante. Abraço!

  13. Dilton disse:

    Os caminhoes com freio abs e tambor ou disco!

  14. na verdade não é 4 é 10 sem comentario é senssacional é chow de bola

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK