Clássicos Mercedes-Benz: uma história de sucesso. – Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Nossos Caminhões

Clássicos Mercedes-Benz: uma história de sucesso.

Você já deve ter ouvido falar dos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas Mercedes-Benz L-1111 e L-1113, certo? Produzidos nas décadas de 1960 e 1970, são os modelos mais vendidos no Brasil de todos os tempos. Juntos tiveram 240.000 unidades vendidas no País.

Essa história de sucesso começou no Salão do Automóvel de 1964 quando foi lançado o L-1111. Um caminhão inovador e que se encaixava perfeitamente às necessidades dos motoristas da época. Conforto e durabilidade foram os principais atributos que fizeram o modelo cair nas graças dos brasileiros e nas estradas do país.

Sua suspensão, composta por molas e amortecedores telescópicos, oferecia um conforto inédito até então, agradando a grande maioria dos motoristas que tinham a oportunidade de guiar o bruto. A cabine também tinha seu charme e elementos que chamavam a atenção como: banco ajustável em três posições, para-brisa em uma única peça, grandes retrovisores e o isolamento completo entre a cabine e o motor.

Pouco mais tarde, em 1970, a Mercedes-Benz lançou o sucessor do “Onze-Onze”, o L-1113. Apesar de possuir a mesma cabine que o modelo anterior, houve melhorias em sua motorização, que ficou mais moderna e aumentou a capacidade de tração, ampliando também as possibilidades e implementação.

Você possui alguma história envolvendo algum desses clássicos modelos da Mercedes-Benz? Compartilhe com a gente nos comentários!

329 Comentários:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de informação sobre o caminhão Mercedes Benz ano fab. 1965 modelo 1965 – 2 eixo carroceria aberta potencia 120 queria saber o PBT deste veiculo, consegue esses dados.

    At. Everson

  2. Prezados, se permitir, faço 03 consultas seguintes:

    01) No mesmo período que eram fabricados os Cara Preta dos modelos L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982), LK-1113 (outubro de 1981) e L/LK-1113 (fevereiro de 1983) a Mercedes-Benz também fabricava os 1113 nos padrões normais (não Cara Preta)?

    02) Os caminhões L-1113, LK-1113 nos padrões normais e Cara Preta, possuíam a mesma Marca/Modelo/Versão registradas no Renavam e no no documento do veículo?

    03) As peças que formam o Cara Preta no veículo (grade, iluminação e para-choque) são considerados acessórios pela montadora e concessionária?

    • Oi, Romulo. Na época destes modelos, eram comercializados veículos com e sem o “kit cara preta”. Caso precise verificar a originalidade de um veículo, sugerimos consultar a concessionária da sua região ou solicitar uma carta-laudo em um órgão público competente. Com relação ao registro do veículo, recomendamos que consulte o órgão de trânsito da sua cidade para informações mais pormenorizadas. Até mais!

  3. Vi um rapaz perguntar várias vezes acima, não ser respondido e quando foi, acho que não foi a resposta correta.
    Minha dúvida é: quais modelos foram produzidos DE FÁBRICA com diferencial de dupla velocidade ou “reduzido”.
    Isso se falando da linha de dois e três eixos. Cavalos mecânicos, como foi citado acima, possuiam “caixa baixa e alta” nos primeiros modelos, não eram reduzidos.
    E os modelos 1113 eram 130 vc, porque vocês citam que a potência correta é 147 vc?
    Os modelos turbinados de fábricas eram todos motorização 352A ou somente a linha 87/88/89 dos 1317/1517 e 1318/1518 como comumente se fala nas mecânicas?

    • Olá, Marcelo. Devido a vasta gama de versões e modelos e mudanças de tecnologia ao longo destes 65 anos de história no Brasil ficamos impossibilitados de detalhar todos os caminhões com o diferencial de dupla velocidade, mas sobre os caminhões comercializados atualmente, você pode conferir os detalhes consultando a linha e o modelo de seu interesse pelo link: http://ms.spr.ly/6122nBXlA. A respeito do modelo do motor, este pode variar também de acordo com o ano, versão e veículo de interesse. Abraço!

  4. Bom Dia.
    Preciso de uma orientação. Estou comprando um MB 1519 do Exercito Brasileiro e preciso das informações técnicas, manuais de fabricação e entrega que apresente os padrões originais. Como devo proceder?
    Obrigado!
    Anderson

    • Bom dia, Anderson! A distribuição e comercialização dos manuais é feita somente por nossas concessionárias homologadas, que são empresas independentes e praticam as suas próprias políticas comerciais. Se necessitar, os contatos da nossa rede completa podem ser localizados pelo link http://scup.it/ilo9. Com relação à ficha técnica, você poderá nos solicitar via e-mail para verificarmos a disponibilidade através do formulário no link http://scup.it/k4h3. Abraços!

  5. Caros amigos da Mercedes-Benz. Boa noite. Gostaria de saber sobre os antigos Bicudos ( Apelidados de Torpedos) da Mercedes , que foram fabricados em 1956. Era o Mercedes 312 que era o menor, e tinha um maior, que se eu não me engano era o 332 com o diferencial quadrado. Falavam na época que era o Mercedão da linha. Ele era igual ao 312, mas o seu capú era maior. Gostaria de saber sobre este caminhão. Pois na minha infância o DER-RJ tinha um azulão. E eu era admirador deste caminhão. Se puderem me mande ficha técnica, ano de fabricação e se era fabricado aqui no Brasil. Ficarei muito agradecido. Se tiverem foto, eu gostaria de ver.

    • Olá, Paulo. Não temos registros sobre o modelo 332, mas temos o L-312, LP-321 e o LP-331. Para que possamos verificar se temos materiais sobre os modelos, nos envie um e-mail preenchendo o formulário presente no link http://ms.spr.ly/6121VxI7f, ok? Abraços e valeu pelo carinho!

  6. Boa tarde,
    Gostaria de uma informação em relação a gravação do numero do motor do veiculo caminhão Mercedes Benz/L 1518 ano fabricação 1988, código marca modelo 326599 potencia 130cv – esse modelo tem gravação no bloco ou somente plaqueta? Se tiver gravação no bloco onde fica gravado?

    At Everson

    • Olá, Everson. Tudo bem? Todos os caminhões produzidos até 2000 tinham o número do motor numa plaqueta fixada no bloco do motor. Somente em meados do ano 2000 é que a identificação passou a ser feita diretamente no bloco. 👍 Abraços!

  7. Olá, Everson! O modelo L-2219 era fabricado com 3 eixos (6×2) em sua configuração original. Para que possamos enviar a ficha técnica disponível do modelo, basta nos solicitar via e-mail pelo formulário no nosso site em http://scup.it/k4h3. Abraços!

  8. Bom dia,

    Gostaria de saber se o veículo Mercedes Benz/L 2219 ANO FABRICAÇÃO 1981 E ANO MODELO 1981 CÓDIGO MARCA MODELO 312499 (CARGA CAMINHÃO POTENCIA 192 CV) SE TODOS SAÍRAM COM O 3º EIXO DE FABRICA, CONSEGUE ENVIAR A FICHA TÉCNICA DELE.

    AT.
    EVERSON

  9. Olá Mercedes-Benz

    Eu tenho um MB 1518, Ano 87, e estou restaurando e deixando toda original como saiu da fábrica. A pergunta é: a MB 1518 ANO 87 tinha faixa?? E meu caminhão é o azul escuro, caso tenha faixa, qual a cor original na pintura azul?

    • Olá, Luciano! Em nosso portfólio consta apenas a imagem do veículo na cor branca e de fato possuía a faixa lateral, porém, devido ao lapso temporal, não temos em nosso acervo a imagem do veículo na cor azul. Você pode verificar a possibilidade de obter esta informação através de pedido de carta-laudo. Lembramos que a informação que constava nos materiais dos veículos eram suas cores primárias e não de suas faixas. Abraços!

    • Olá, Jeferson! Para podermos passar o código exato da cor do veículo, é necessário que você nos forneça a numeração do chassi do caminhão. Para este tipo de informação, por favor nos contate pelo telefone 0800 970 9090 ou por e-mail/chat através do link https://bit.ly/3vrh2u2. Abraço!

  10. Boa noite Bruno. Estou precisando de sua orientação, pois estou com um problema que não estou conseguindo resolver. Comprei um cami não mercedes 1319 ano 86, todo original, porém o documento dele consta modelo l 1313. Tenho documentos dele de 10 anos atrás, todos como 1313. Não me resta dúvida nenhuma que se trata de uma 1319, motor, caixa de marcha com alavanca pouco recuada, frente um pouco maior que o normal, etc… Por favor, como faço para provar que se trata de um raro exemplar mercedes 1319. Mesmo que não consiga ratificar o documento no Detran, gostaria de ter algum documento do fabricante que me avalizase o carro mediante o número do chassi, caso procure uma consecionaria eles me ajudariam nessa empreitada? Desde já agradeço, obrigado.

    • Bom dia, Lucio! Neste caso, para identificarmos as características de fábrica deste caminhão, é necessário pedir a informação por carta-laudo. Para solicitar carta-laudo deve-se pedir a um Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias, etc.) ou a um concessionário da Marca que nos envie o pedido oficial por escrito. A resposta é feita mediante carta oficial da Mercedes-Benz ao órgão expedidor/solicitante. Portanto, não é possível atendê-lo pelo facebook, chat, e-mail ou telefone. Sugerimos que se dirija ao órgão competente de sua região ou concessionário de sua preferência e solicite que nos encaminhe ofício solicitando a carta-laudo do veículo. Mediante tal ofício, poderemos providenciá-la e encaminhá-la ao referido órgão, conforme informação acima descrita.

      Endereço para envio da solicitação:
      Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
      A/C Central de Relacionamento com o Cliente – C2J21H – VPC
      Av. Mercedes-Benz, 679
      Distrito Industrial
      CEP.: 13.054-750 – Campinas / SP

      O prazo para envio da carta-laudo após o recebimento da solicitação na fábrica é de 45 dias.

      Abraços e bom fim de semana!

  11. Olá. Sou um entusiasta dos caminhões Mercedes e me interesso pela história da marca. Por favor, me informe todas as configurações (por ex. 1111, 1113, 1518, 2213, 2220, etc.) em que foram lançados os modelos apelidados de “cabeça de leitoa” e “cara preta”. Agradeço-lhe antecipadamente. Flavio

    • Agradecemos pelo interesse em nossos veículos, Flavio! Segue abaixo a lista de todos os veículos equipados com o kit cara preta:
      – L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982);
      – L/LS-1313 (outubro de 1981);
      – L-1513/2013 (novembro de 1981);
      – L-2213 (maio de 1983);
      – L/LS-1519 e L/LK-2219 (outubro de 1981);
      – LK-1113/1313/1513 (outubro de 1981);
      – LK-1519 e LB-2219 (fevereiro de 1982);
      – L-1316/1516 (fevereiro de 1982);
      – LK-1316/1516 (fevereiro de 1982);
      – L/LK-1113 (fevereiro de 1983);
      – LS-1924 (agosto de 1983);
      – LS-1924 cab. leito (dezembro de 1981);
      – LS-1924A cab. leito (junho de 1982);
      – LS-1929 cab. leito (dezembro de 1982).
      Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

    • Olá, César! Recomendamos que procure um de nossos concessionários para que um consultor possa verificar a disponibilidade do número do motor em outro local do veículo. Os contatos de nossos credenciados estão no link http://scup.it/ilo9.
      Se não localizado, será necessário solicitar uma carta laudo. Este documento pode ser solicitado em um de nossos concessionários ou através de um Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias, etc.). Mediante tal ofício, poderemos providenciá-la e encaminhá-la ao referido órgão.
      – Endereço para envio da solicitação:
      Mercedes-Benz do Brasil Ltda. A/C Central de Relacionamento com o Cliente – C2J21H – VPC
      Av. Mercedes-Benz, 679 Distrito Industrial CEP.: 13.054-750 – Campinas / SP
      Abraço!

    • Olá, Alan! Como a manutenção dos nossos produtos é feita somente por nossos autorizados homologados, neste caso, recomendamos que entre em contato com o credenciado de sua região para informações e auxílios. Os contatos da nossa rede de concessionários estão disponíveis através do link http://bit.ly/1nFJ7WC. Obrigado.

    • Olá, Romilton! A Mercedes-Benz não recomenda nenhum tipo de alteração nas características originais do veículos, pois podem comprometer o sistema elétrico e mecânico do produto. O ideal neste caso é que você entre em contato com um de nossos concessionários credenciados em sua região para informações. Se desejar, acesse http://scup.it/ia3f para localizar o autorizado mais próximo. Quanto ao PBT, os modelos L-1519, LK-1519 e LS-1519, é de 15.000kg. Abraço!

  12. Gostaria de informações sobre quais veículos e respectivos anos saíram originais de fábrica com a frente moderna (cara preta), trabalhamos com inspeção veicular e tem surgido muitos clientes alegando que os mesmos saíram de fábrica (anos anteriores 1982, 1983,1985). Agradeço se puder nos passar estas informações e ou se possível as fichas técnicas.

    • Olá, João! O PBT do veículo pode variar de acordo com o implemento colocado e com a carga. Neste caso, sugerimos que verifique o peso do implemento para saber qual o peso total de seu caminhão. Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

    • Olá, Alex! O modelo LA-1113 passou a ser produzido no Brasil apenas a partir de 1970. Os modelos da época saiam de fábrica sem turbina com o motor OM 352 com 147 cv de potência. Abraço!

  13. Seria somente esses modelos abaixo que saíram com cara preta
    – L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982);
    – L/LS-1313 (outubro de 1981);
    – L-1513/2013 (novembro de 1981);
    – L-2213 (maio de 1983);
    – L/LS-1519 e L/LK-2219 (outubro de 1981);
    – LK-1113/1313/1513 (outubro de 1981);
    – LK-1519 e LB-2219 (fevereiro de 1982);
    – L-1316/1516 (fevereiro de 1982);
    – LK-1316/1516 (fevereiro de 1982);
    – L/LK-1113 (fevereiro de 1983);
    – LS-1924 (agosto de 1983);
    – LS-1924 cabina leito (dezembro de 1981);
    – LS-1924A cabina leito (junho de 1982);
    – LS-1929 cabina leito (dezembro de 1982).
    Após 1983 saiu mais algum veículo com cara preta, pois muitos que vejo 87,88,89 são cara preta?

  14. Boa tarde ! Gostaria de saber onde acessar a ficha técnica do Mercedes Benz LA 1313 4×4 ano de fabricação 1985/1985, estou procurando mais não acho, pois preciso saber sobre o diferencial dianteiro dele. Obrigado.

  15. Boa tarde, eu queria saber se o mercedes 1113 ano 79 é 352a, pois eu tenho um ano 79 e já comprei ele turbinado, e não sei se ele é 352a (turbinado de fabrica) ou se ele é o 352 e foi turbinado depois.

    • Olá, Guilherme! Os modelos da época saiam de fábrica sem turbina com o motor OM 352. Devido ao ano do veículo, não dispomos de documentações específicas desse modelo de chassi, para afirmar se o motor foi trocado ou não, mas através de um concessionário é possível verificar a possibilidade de avaliar a originalidade do item em questão. Se preferir, os contatos com a nossa rede estão no link https://bit.ly/3qo6OZ4. Abraços!

    • Oi, Anderson! Para solicitar a plaqueta, é necessário que siga os procedimentos abaixo. Abraço!

      – Solicitação oficial escrita de Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias etc.).

      – Não atendemos pedidos feitos através de Concessionários, Cliente, Despachantes, Seguradoras e outros, a não ser os informados acima.

      A resposta é feita mediante carta oficial da Mercedes-Benz ao Órgão expedidor/solicitante. Portanto, não é possível atendê-lo por e-mail ou telefone.

      Sugerimos que contate o órgão competente de sua região e solicite que o mesmo nos encaminhe o ofício solicitando a Plaqueta de Identificação. Mediante tal ofício, poderemos providenciá-la e encaminhá-la ao referido órgão/solicitante, conforme informação acima descrita.

      Endereço para envio da solicitação:

      Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
      VPC/Consultoria – CIP: C 2J2 1H
      Av. Mercedes-Benz, 679
      Distrito Industrial – Campinas/SP
      CEP: 13054-750

      Ressaltamos que o prazo de confecção e envio das plaquetas é de até 45 dias.

    • Olá, Amauri! Nesta época, os modelos saiam com uma opção de altura padrão de cabina. Caso precise de alguma informação mais detalhada, sugerimos visitar uma de nossas concessionárias homologadas, pois nossos consultores poderão lhe auxiliar da melhor maneira possível. Os contatos estão no link http://scup.it/kj2p. Abraços!

    • Olá, pessoal da A.cezars Transportes! Enviamos a ficha técnica que temos disponível referente ao modelo L-1313 para o e-mail cadastrado por aqui. Até mais!

    • Olá, Diego! Tudo bem? O modelo L-312 foi produzido de 1956 a 1958. Não temos o modelo L-321, mas o modelo LP-321 foi produzido de 1958 a 1970. Abraços e uma ótima semana!

    • Oi, Augusto. O mais indicado neste caso é que você verifique diretamente com o órgão de trânsito da sua região. Eles podem especificar se é necessário algum tipo de vistoria ou documentação específica, e vão te orientar sobre como conseguir este material. Abraços!

  16. Bom dia Mercedes!
    Me tornei grande fã da marca quando adquiri um L312 1957 e iniciei as pesquisas sobre o modelo e sua fabricação no Brasil.
    O caminhão foi inteiramente reconstruído, a partir do chassi a cabine que necessitou ser alargada e alongada para caber uma motorização 1519. Mas sempre respeitando a proporcionalidade e não perder as linhas maravilhosas do modelo. Com a dificuldade em encontrar peças, muitas foram fabricadas manualmente.
    Quando chegou a montagem do interior, optamos por trazer o toque clássico e requintado dos automóveis Mercedes-Benz com apliques em madeira de lour9 no volante, portas e painéis, além da instalação de ar condicionado estilizado, rádio e caixas de som da década de 50, além do conforto de bancos a ar com o formato dos automóveis antigos maravilhosos da marca. Tudo isso cuidando e descaracterizando ser algo moderno. Ficou um trabalho muito bom, modéstia parte.
    A cor do caminhão no momento da compra era azul, sendo que posteriormente for substituída por vermelho.
    Entretanto no momento em que fomos realizar a vistoria, o documento indica que o modelo do caminhão é um L321 (cara chata) e não L312 (bicudinho).
    Em meus estudos, percebi que o modelo L321 começou a ser produzido a partir de 1958, salvo engano, e que a numeração do chassi constante em meu caminhão inicia com 312, que acredito ser a identificação do modelo.
    Assim, gostaria de contar com sua ajuda para poder regularizar este clássico brasileiro e poder devolver as estradas para que mais pessoas o conheçam e o admirem como eu e minha família.

    • Olá, Diego! Ficamos felizes em saber que você é fã da Marca e agradecemos sua atenção conosco. =D Por se tratar de um veículo antigo, não dispomos mais das informações devido ao lapso temporal. Sendo assim, lamentamos informar que não temos como atender à solicitação. Ressaltamos que atualmente em nosso banco de dados estão disponíveis apenas informações sobre chassis produzidos a partir de 1986 com número de identificação de 17 (dezessete) dígitos, para caminhões e ônibus. Abraço!

  17. olá mercedes benz. gostaria de saber, em que ano exatamente o 1113 ganhou cabine com teto alto? e qual foi foi o primeiro modelo/série a sair com freio a ar de fábrica? seria o 1318?

    • Olá, Pedro! O L1113 teve a sua primeira versão com cabine teto alto no início da década de 70 e os primeiros modelos com freio a ar saíram no início da década de 80. Na ocasião saíram vários modelos com freio pneumático. Se quiser saber de um veículo em específico, por favor, nos informe o modelo para que possamos verificar. Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

  18. Trabalho com inspeção veicular e volte e meia surge a dúvida de quais MB foram fabricados com o Kit Cara Preta.
    Seriam somente esses modelos e mês/ano de fabricação que a MB fabricou com o Kit Cara Preta?
    – L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982);
    – L/LS-1313 (outubro de 1981);
    – L-1513/2013 (novembro de 1981);
    – L-2213 (maio de 1983);
    – L/LS-1519 e L/LK-2219 (outubro de 1981);
    – LK-1113/1313/1513 (outubro de 1981);
    – LK-1519 e LB-2219 (fevereiro de 1982);
    – L-1316/1516 (fevereiro de 1982);
    – LK-1316/1516 (fevereiro de 1982);
    – L/LK-1113 (fevereiro de 1983);
    – LS-1924 (agosto de 1983);
    – LS-1924 cabina leito (dezembro de 1981);
    – LS-1924A cabina leito (junho de 1982);
    – LS-1929 cabina leito (dezembro de 1982).
    Estou com um L1114 1988 que o cliente falou que é Cara Preta original. Procede essa informação?

    • Olá, Bruno. Os veículos que saíram com o “kit cara preta” de fábrica são os modelos relacionados na listagem que você informou. Para verificar se o modelo L-1114 possui o “kit cara preta” original, sugerimos que solicite uma carta-laudo em uma de nossas concessionárias ou órgão público de sua preferência. Até mais!

    • Oi, Dawson. O PBT do 1313 é de 13 toneladas. Já a tara é calculada considerando o peso da carroceria. Por este motivo, você deve consultar a empresa que aplicou a carroceria no seu caminhão para esta informação. Abraços!

    • Olá, Cristiano! Informamos que atualmente em nosso banco de dados estão disponíveis apenas informações sobre chassis produzidos a partir de 1986 com número de identificação de 17 (dezessete) dígitos, para Caminhões e Ônibus. Sendo assim, lamentamos informar que não temos como atender à solicitação realizada, pois trata-se de um veículo antigo e não dispomos mais das informações devido ao lapso temporal. Abraços!

  19. Bom dia. Observei uma pergunta acima de uma pessoa perguntando que ano adiaram os primeiros modelos com cara preta, e vcs informaram quais os modelos e anos que começaram a serem produzidos, a partir de 1981. Minha duvida; tenho uma 1513 82, e a pessoa a qual comprei me afirmou que ele é cara preta original, porém já tive outros 1313, e 1513 anos 81 é 82, que não tinham cara preta, por favor podem me elucidar essa dúvida?

    • Olá, Lucio! Neste caso, para identificarmos as características originais de fábrica do seu 1513, é necessário pedir a informação por carta-laudo. Para solicitar carta-laudo deve-se pedir a um Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias, etc.) ou a um concessionário da Marca que nos envie o pedido oficial por escrito. A resposta é feita mediante carta oficial da Mercedes-Benz ao órgão expedidor/solicitante. Se desejar, os contatos de nossa rede estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços!

    • Oi, Elisabete! Como a venda de nossos veículos é feita somente pelas autorizadas, não dispomos de informações sobre valores, já que cada concessionária, por ser independente, pode praticar sua própria política comercial. Se desejar, A relação completa da nossa rede autorizada e seus contatos estão disponíveis no link http://scup.it/m6h7. Abraços!

  20. Boa noite , gostaria de uma ajuda , sou um aficionado pela linha 1113 , acabamos de comprar um 1975 , cor azul , gostaria de saber o nome certo da cor se possível o cod , e a cor do motor , pretendo restaurar para por a placa preta nele !! Abraços

    • Boa noite, Jalel! Neste caso, recomendamos que você consulte um órgão público na sua cidade para obter essa informação. Devido ao lapso temporal, apenas dispomos informações dos veículos fabricados a partir de 1986. Abraços!

  21. Olá! Minha família toda é composta por caminhoneiros que preferem Mercedes-Bens e aproveitei para ser o mecânico dela. Vocês disponibilizariam os diagramas elétricos do L1113 e LK1114?

    • Oi, Augusto! Como a manutenção dos nossos produtos é feita somente por nossos autorizados homologados, neste caso, por se tratar de uma informação mais técnica, recomendamos que entre em contato com o credenciado de sua região para verificar a possibilidade de aquisição deste material. Os contatos da nossa rede de concessionários estão disponíveis através do link http://bit.ly/1nFJ7WC. Obrigado.

    • Oi, Edivan! Estamos sempre atentos aos comentários de nossos clientes e usuários para oferecermos cada vez mais produtos de qualidade e que atendam aos mais diversos tipos de serviços. Caso o veículo ainda não tenha passado por um credenciado, recomendamos que o proprietário do veículo realize um agendamento no concessionário de sua preferência para uma análise. Na data, pedimos a gentileza dele nos retornar o contato para que um dos nossos consultores internos possa acompanhar a avaliação do caminhão. Abraços!

  22. Bom dia, nao consigo encontrar algum arquivo que fale do freio de mão a óleo do 1113, desde a montagem , ate a manutencao sera que poderiam me ajudar? muito obrigada

    • Olá, Franciele! Por aqui infelizmente não temos este material. De toda forma, sugerimos que entre em contato com nossa rede de concessionários e consulte um de nossos técnicos, que são especializados na manutenção dos nossos produtos. Os contatos das nossas oficinas estão disponíveis no link http://scup.it/kjw2. Abraço!

    • Olá, Edivan! Recomendamos sempre que seja feito o uso da peça adequada para cada tipo de veículo. O uso de peças de outros modelos, mesmo que da Mercedes-Benz, sem recomendação do concessionário, poderá ocasionar danos ao caminhão. Por isso, sempre consulte nosso técnico na rede de atendimento, que poderá sanar todas as suas dúvidas. Abraço!

    • Oi, Edivan! Recomendamos, neste caso, que encaminhe seu veículo para avaliação em uma de nossas oficinas em sua região. Nosso consultor técnico poderá avaliar e providenciar, se necessário, o reparo do seu bruto. Se desejar, acesse http://scup.it/kjw2 e consulte o concessionário Mercedes-Benz mais próximo de você. Abraço!

    • Olá, Flavio! As principais diferenças estão na motorização e capacidade de carga do veículo. Sugerimos que entre em contato com uma de nossas concessionárias para verificar as características mais detalhadamente. Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

  23. Boa tarde! Achei muito interessante o esclarecimento de dúvidas, visto que é difícil saná-las pela internet. Gostaria de saber quantos cv tem um 1113 sem turbina e com turbina? Abraço!

    • Oi, Giovanni. A Mercedes-Benz possui diversas versões em anos diferentes do modelo 1113 (y). Desta forma, para que a gente possa identificar a qual versão você se refere, precisamos de mais informações sobre o veículo em questão como por exemplo, o número do chassi. Assim poderemos de forma acertiva e precisa passar a informação para aquele veículo de acordo com o modelo/ano. Abraços!

  24. Boa noite.
    Gostaria de saber o que muda do 1313 para o L1313, quais as diferenças que eles tem na cabina. Estou comprando um L1313 ano 82, está com o kit cara preta, pode ser de fábrica?

    • Olá, Douglas! Conforme seu questionamento, informamos que os modelos, L/LS-1313 e LK-1313, possuem as cabinas modernizadas “kit cara preta” e foram produzidos em Outubro de 1981 a Dezembro de 1982.

  25. Eu tenho um 2013 de ano 1974 e não tenho as plaquetas de cabine e da tara do caminhão onde posso conseguir as plaqueta ou as mineração da plaqueta identificação da cabine.
    Obrigado!

    • Olá, Márcio! Por se tratar de um veículo antigo, não dispomos mais das informações devido ao lapso temporal. Sendo assim, lamentamos informar que não temos como atender à solicitação. Ressaltamos que atualmente em nosso banco de dados estão disponíveis apenas informações sobre chassis produzidos a partir de 1986 com número de identificação de 17 (dezessete) dígitos, para caminhões e ônibus. Abraço!

    • Olá, Rafaela! O veículo L 1517 utiliza o diferencial HL-4/27D-10 enquanto o LK 1517 utilizava o HL-5/2 DZ(S)-10. Em caso de dúvidas, estamos sempre à disposição. Abraços!

    • Olá, Amauri! O 1113 possuía uma cabine padrão para todas as suas versões, desta forma, não o diferenciavam entre cabina baixa ou alta. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. Abraços!

    • Boa noite, Rogério! Para verificação das condições em que um determinado modelo saiu de fábrica, será necessário informar o número do chassi, assim conseguiremos auxiliá-lo de forma precisa quanto as configurações originais do referido veículo. Se for referente a declaração oficial, será necessário pedir a informação por carta-laudo. Para solicitar carta-laudo deve-se pedir a um Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias, etc.) ou a um concessionário da Marca que nos envie o pedido oficial por escrito. A resposta é feita mediante carta oficial da Mercedes-Benz ao órgão expedidor/solicitante. Se desejar, os contatos de nossa rede estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Até mais!

    • Olá, Fabio! A Mercedes-Benz produz diversas versões e modelos com características diferentes desde os clássicos até os dias atuais e nem todos os modelos que foram produzidos para o exército possuem essa cor. Abraços!

    • Olá, Jean! Neste caso, sugerimos que solicite uma carta-laudo do veículo para comprovar quais são os componentes que saíram de fábrica. Para solicitar carta-laudo deve-se pedir a um Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias, etc.) ou a um concessionário da Marca que nos envie o pedido oficial por escrito.
      A resposta é feita mediante carta oficial da Mercedes-Benz ao órgão expedidor/solicitante. Portanto, não é possível atendê-lo por chat, e-mail ou telefone. Sugerimos que se dirija ao órgão competente de sua região ou concessionário de sua preferência e solicite que nos encaminhe ofício solicitando a carta-laudo do veículo. Mediante tal ofício, poderemos providenciá-la e encaminhá-la ao referido órgão, conforme informação acima descrita.
      Endereço para envio da solicitação:
      Mercedes-Benz do Brasil Ltda. A/C Central de Relacionamento com o Cliente – C2J21H – VPC
      Av. Mercedes-Benz, 679 Distrito Industrial CEP.: 13.054-750 – Campinas / SP
      Lembramos que o prazo para envio da carta-laudo é de 45 dias. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. Abraços!

  26. Boa noite a todos! Bom sou de uma fase mais nova,mais sempre fui apaixonado pela Mercedes Benz, meu pai começou em 1975 puxando verdura d São Paulo x Belém,daí em diante teve vários Mercedes,1111,1113,1313,1513,2013,1516 e 1618
    Gostaria d saber em que ano foi lancado o motor OM 352A e quais caminhões ele foi montado. Desde já agradeço a atenção! Obg e um abraço

    • Olá, Silvio! Obrigado pelo comentário e pelo carinho. O motor OM 352A iniciou sua comercialização e produção no ano de 1969. Devido à vasta gama de modelos fabricados ao decorrer dos anos, para que a gente possa consultar um modelo de veículo específico, pedimos a gentileza de nos retornar com mais informações sobre o caminhão em questão por e-mail pelo link http://scup.it/k4h3. Abraços!

    • Oi, Eduardo! Para que possamos verificar a informação, precisamos da numeração do chassi do veículo. Se desejar, você pode solicitar uma carta-laudo do veículo em uma de nossas concessionárias ou por algum órgão público competente. Abraços!

    • Olá, Carlos! O caminhão modelo L-2219 foi fabricado entre 1978 a 1987. Já o modelo L-2219 movido a álcool aditivado foi fabricado somente em 1984. Abraço!

  27. Bom dia! Meu pai teve um caminhão foi motorista de caminhão por muitos anos. Teve alguns modelos dentre os quais um 1519 com cabina dupla. A fabricação desse modelo foi iniciada e finalizada quando? O que significam as siglas L/LS e LK? Parabenizo os senhores pela iniciativa em esclarecer as dúvidas dos clientes Mercedes-Benz. Muitas delas com apela sentimental -meu caso, inclusive. Estou tentando encontrar o 1519 que pertenceu a meu pai. Obrigado.

    • Olá, Marco! Ficamos contentes com sua mensagem. Gostamos de estar sempre próximos de nossos clientes e fãs e através de nossos canais oficiais podemos trocar informações, interagir e compartilhar ideias. Obrigado pelo comentário! Quanto ao seu questionamento, os modelos, L-1519 foi fabricado entre 1975 e 1987. Já os modelos, LS-1519 foi produzido de 1973 a 1987 e o LG-1519 foi de 1974 a 1976.
      Em relação à nomenclatura dos caminhões mencionados por você, o L significa que o modelo é um chassi com cabina semi-avançada, o LK-chassi com cabina semi-avançada com tomada de força e o modelo LS-chassi com cabina semi avançada cavalo mecânico. Abraços!

  28. Em resposta ao Gerson Fernando.Gerson os motores om 352 equipavam todos os veículos da linha Mercedes Benz modelos 1113,1313,1513,2013 e 2213
    e eram motores aspirados de fábrica e com injeção direta.Já os motores dos veículos modelos 1111 e Lp 321 vinham de fábrica com os motores om 321que eram motores injeção indiretas e usavam velas aquecedoras no cabeçote para poder funcionar,sendo que em dias de frio tinha que aquecer o motor através de um instrumento que ficava no painel.Você puxava uma chave até que uma mola que ficava no instrumentodo painel ficasse vermelha,aí você podia acionar o motor de partida.

  29. Boa noite a todos. Deus sempre no controle.
    Gostaria de saber, de como indentificar o motor se ele é um 1111, 1113 ou um 1313? fiz negócio em um motor mercedez 352 de ano 1974, pelo que vi na leitura inicial percebe que ele pode ser um 1111 ou 1113, como indentificar agora, alguém poderia mim ajudar por favor?

    • Boa tarde, Gerson! Neste caso, para identificarmos as características originais de fábrica, é necessário pedir a informação por carta-laudo. Para solicitar carta-laudo deve-se pedir a um Órgão Público competente (Detran, Denatran, Delegacias, etc.) ou a um concessionário da Marca que nos envie o pedido oficial por escrito. A resposta é feita mediante carta oficial da Mercedes-Benz ao órgão expedidor/solicitante. Se desejar, os contatos de nossa rede estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços e boa semana!

    • Olá, Nicolas! Devido a vasta gama de modelos e configurações do caminhão 1113, recomendamos verificar com o concessionário a possibilidade de obter tal informação. Além disso, um consultor técnico poderá avaliar o veículo presencialmente para saber se o mesmo saiu de fábrica com o 3º eixo ou se foi implementado por terceiros. Se desejar, a relação completa de nossas concessionárias no Brasil está disponível no link http://scup.it/ia3f. Abraços!

  30. Bom dia, se puderem me ajudar eu agradeço, queria saber se foi lançado no mercado e em que ano o Mercedes-benz toco com reduzida na marcha e tbm qual modelo do MB toco que já vem de fábrica a parte hidráulica de levantar caçamba, obrigado!

    • Olá, Celio! Para que a gente possa te auxiliar com informações exatas, precisamos que nos informe o modelo do qual você deseja obter a informação. Estamos à disposição. Abraço!

    • Olá, Alberto! O consumo é um dado que pode variar dependendo de fatores como modo de condução, local por onde o veículo circula, condições de manutenção, conservação do motor e seus componentes, combustível utilizado, entre outros fatores. Neste caso, sugerimos que busque um concessionário – através do link http://bit.ly/Autorizadas – para consultar valores baseados em outros veículos, em condições semelhantes. Abraços!

  31. Ola estou com uma duvida e goataria se pudesse me ajudar comprei um 1318 toco 1989 e com tudo origina esse caminhao é obrigatorio o uso de tacografo? Desde ja agradeco e espero resposta

    • Olá, Leles! O uso de tacógrafo é obrigatório para veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4536 kg, fabricados a partir de 01 de janeiro de 1991 e para veículos de carga com Capacidade Máxima de Tração (CMT) INFERIOR a 19 toneladas, fabricados até 31 de Dezembro de 1990. Neste caso, nossa recomendação é que verifique mais informações e detalhes diretamente com o Órgão de trânsito de sua região. Abraços!

  32. Boa tarde.estou em dúvida comprei um 1518 ano 1989 no documentos tudo certinho cara preta.so que está com freio a óleo na dianteira e não é reduzido e está com caixa g336, ainda com embreagem mecânica sem ser a óleo.alguem sabe me falar se saiu alguns modelos assim

    • Oi, Aureliano! Para verificar como seu veículo saiu de fábrica, sugerimos que solicite a carta-laudo do mesmo. A carta-laudo poderá ser solicitada em uma de nossas concessionárias ou através de algum órgão público, que enviará um ofício para a fábrica e, posteriormente, encaminhará para o solicitante. Até mais!

  33. Boa noite. Tenho um M.B./M.Benz L 1313 ano 1982 ano mod 1982. Porém não passa na vistoria do imetro por causa do quite cara Preta. Isso tá correto ou esse modelo já é original cara Preta

    • Olá, Robson! De acordo com seu questionamento, o modelo L/LS-1313 que possui a cabina com o kit cara preta foi fabricado em Outubro de 1981. Abraços!

  34. Oi boa noite queria saber se o L1520 a1989 ele saiu com cara preta ? Estou enroscado com a transferência do documento para meu nome a moça do Detran está teimando que foi modificado a frente dele ?

    • Olá, Mauricio! Os caminhões que possuem as cabinas com o “kit cara preta” foram produzidos em Outubro de 1981 a Dezembro de 1982. Os modelos são: L/ LK-1113, L/LS-1313, L-1513/2013, L-1316/1516, L/LS-1519, L-2213, L/LK-2219, e LK-1113/1313/1513, LS-1924, LS-1924 cabina leito, LS-1924A cabina leito e LS-1929 cabina leito. Abraços!

  35. Olá. Queria entender quais procedimentos técnicos elevou a potência do OM352 de 130 cv (ex. 1313) pra 156 cv (ex. 1316) e, finalmente pra 178 cv (ex. 1318). Acho que do primeiro pro segundo foi a turbina e do segundo pro terceiro foi o LDA na bomba injetora. Estou certo?

    • Oi, Carlos! O que determina o desempenho de veículo não é apenas o valor de potência do motor, mas uma série de fatores que leva em conta a estrutura do motor e também do trem-de-força, entre outros detalhes. ???? Abraços!

    • Olá, João! O que irá definir as diferenças entre os veículos é a versão comercializada e não necessariamente a cor do chassi do produto. Com relação à pintura do chassi, fica a critério do proprietário. No entanto, é sempre importante estar atento às regulamentações de trânsito da sua localidade e consultar os órgãos responsáveis pelo assunto se não há nenhuma restrição neste sentido. Abraço!

  36. Estou restaurando um ls 1519 ano 1981, queria algumas fotos dele original para tentar chegar o mais próximo possível na restauração! Painel e frente

    • Oi, Joao! Informamos a seguir os modelos que possuem as cabinas modernizadas (“kit cara preta”) e sua respectiva data de fabricação são:

      – L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982);
      – L/LS-1313 (outubro de 1981);
      – L-1513/2013 (novembro de 1981);
      – L-2213 (maio de 1983);
      – L/LS-1519 e L/LK-2219 (outubro de 1981);
      – LK-1113/1313/1513 (outubro de 1981);
      – LK-1519 e LB-2219 (fevereiro de 1982);
      – L-1316/1516 (fevereiro de 1982);
      – LK-1316/1516 (fevereiro de 1982);
      – L/LK-1113 (fevereiro de 1983);
      – LS-1924 (agosto de 1983);
      – LS-1924 cab. leito (dezembro de 1981);
      – LS-1924A cab. leito (junho de 1982);
      – LS-1929 cab. leito (dezembro de 1982).

      Abraços!

  37. Boa tarde. O 1113 foi fabricado apenas na versão cabine baixa (Cabeça de leitoa) até determinado ano, depois começou a ter cabine alta como opcional. Até que ano foi fabricado APENAS com cabine baixa? E em que ano saiu o último 1113 com cabine baixa de fábrica? Outra coisa, o MB 1313 chegou a ser fabricado com cabine baixa ou, assim como o 1513, já era com cabine alta desde 1971?
    Desde já fico muito obrigado.

    • Bom dia, Silvio. Você se refere a qual post, por favor? Verificamos em nossa página e consta apenas o total de potência do modelo em questão. Abraço.

    • Olá, Carlos! Seguem as informações solicitadas sobre o caminhão Mercedes-Benz L-1513:
      Potência: 130 cv
      PBT com 3º eixo: 21650
      Abraços e bom final de semana!

    • Olá, Arthur! A gente agradece o interesse pela marca e informa que foram vários modelos fabricados com as cabinas modernizadas (“kit cara preta”), no período de fabricação entre 1981 e 1983 dependendo do modelo. Se você quiser saber especificamente de um modelo, nos retorne com mais detalhes. Até mais!

  38. Olá, querida Mercedes.
    Por gentileza, de forma sucinta, quais as diferenças entre o OM-352A (156cv) que equipava os 1516 e o OM-352A (170cv) que equipava os 1517 e 1518?
    Não estou encontrando essas informações em nenhum lugar.
    Desde já, obrigado pela ajuda!

    • Bom dia, Daniel! A diferença do motor entre esses modelos basicamente é a potência, como você descreveu acima. Caso tenha interesse em receber as fichas técnicas desses modelos, basta realizar a solicitação via e-mail pelo nosso site, no link http://scup.it/k4h3. Abraços! 🙂

    • Bom dia, Patrick! Normalmente a diferença é estabelecida pela altura da cabina. Exemplo: a cabina teto baixo do Atego 3030 possui 1.800mm de altura, enquanto a cabina teto alto do mesmo modelo tem 2.200mm. Para o caminhão L-2013, a maioria das versões desse modelo saia com apenas uma opção de cabina, não havendo variação entre teto baixo ou alto. Caso você queira verificar se o veículo sofreu alguma alteração, a nossa recomendação é que procure um concessionário e solicite uma avaliação. Se necessitar, os contatos de nossa rede completa estão em http://scup.it/ilo9. Abraços!

    • Olá, Roland! Os modelos LS 1524 e LS 1525, possuem motor MB OM-355/5 A com torque de 965 Nm. Quanto ao modelo 1526, por se tratar de um veículo clássico, não temos essa informação em nosso material para consulta. Nesse, caso sugerimos solicitar auxílio na rede de concessionários. Os contatoes estão em http://bit.ly/1ljLYqa. Abraços!

    • Olá, Roland! Seguem as informações solicitadas:

      Modelo – Torque DIN,cv/kw/rpm
      L 1513 – 37/363/2000
      L 1517 – 47/462/2000
      L 1518 – 47/462/2000
      L 1519 – 67/6577/100

      Até mais!

  39. Amigo, o 1513 (145 CVs) tinha alguma opção de colocar a turbina na hora da compra? Sei que o irmão turbinado do 1513 é o 1516 (156 CVs). Fiz essa pergunta porque muitos falam que o 1513 é o mesmo 1113 porem com algumas peças mecânicas e estruturais mais REFORÇADAS. Pois tive o 2 modelos, o 1113 tem 130 CVs e o 1513 marca 145 CVs.
    Tenho outra pergunta, o 1113 não tinha que ter 130 CVs? Pois já vi 1113 marcando 90 CVs (CRLV), é normal?

    • Olá, Walter! Os modelos L/LK-1513 saiam de série com 130cv e sem opção de turbina. A gente não recomenda a implementação de turbina, pois altera as configurações originais do produto e pode influenciar do desempenho do caminhão.
      Sobre os caminhões L/LK/LS-1113, eles também saiam de fábrica com 130cv. Normalmente, olhando a nomenclatura, é possível verificar a potência do veículo. A nomenclatura de nossos caminhões, na maioria das vezes, é constituída pelo Peso Bruto Total admissível do veículo e pela potência. Ex: Modelo 1113 – 11 toneladas de PBT e 130 cavalos (acrescenta-se sempre um zero aos últimos dois dígitos. Abraços!

    • Boa tarde, Rogerio! Os modelos 1113 e o 1513 possuem diferenças na potência, no torque, na capacidade de abastecimento, na transmissão, nos pesos, entre outros. Para maide detalhes, a gente sugere que procure um de nossos concessionários. Os contatos da nossa rede estão em http://scup.it/kj2p. Abraço!

    • Olá, André. Esse modelo saía primordialmente com freios a ar, mas se você quiser saber de um veículo específico, é preciso levar até um concessionário e solicitar uma avaliação para obter detalhes se foi alterado ou não. Os contatos de nossos representantes estão no link http://scup.it/j2a5. Abraço!

    • Olá, Vinicius. Os modelos L-1313, LK-1313 e LS-1313 tinham o motor modelo OM-352. Entretanto, no material que temos disponível não cita o ano correspondente, por ser um material antigo. Dessa forma, para verificar exatamente o modelo do motor que o caminhão que você citou saiu de fábrica a gente sugere solicitar por carta laudo. Para isso você precisa ir até um Órgão Público (Detran, Ciretran, Delegacia de Polícia) ou um Concessionário Mercedes-Benz homologado de sua cidade. Os contatos de nossos representantes estão no link http://scup.it/j2a5. Abraço e permanecemos à disposição.

    • Olá, Mauricio! O nosso querido bicudinho L-1620 foi um dos modelos mais vendidos da história da Mercedes-Benz no Brasil, juntamente com o 1938. Porém, detalhes sobre vendas são restritos às nossas áreas internas, mas agradecemos pelo interesse 🙂 Até mais!

    • Olá, Masera! O L-1621 marcou a época por ser um bruto robusto e versátil. Ele saia equipado com o motor OM-366 LA e câmbio ZF S 6-90/9,01 🙂 Valeu e até mais!

    • Oi, Warley! O L-1618 saiu com a bomba injetora semelhantes aos do L-1620, porém os modelos dos motores eram diferentes. Para verificar as diferenças, recomendamos que procure um concessionário para esclarecer suas dúvidas. Os contatos estão disponíveis no link http://scup.it/jni9. Abraços!

  40. Boa noite em que ano foi lançado L 1113? Eu estava comprando um caminhão e no documento costava O ano 67 mais o modelo l1113 não foi lançado em 1970?

  41. Olá! Tenho um MB 1113/74, com cambio ainda original e, pergunto se poderiam informar o modelo de cambio que esse caminhão possui. Não encontrei nenhuma identificação na carcaça.

    • Olá, Francielery. Como os nossos concessionários são responsáveis pelas vendas de peças e acessórios dos veículos de nossa Marca, sugerimos que entre em contato com eles para verificar a possibilidade de aquisição do item em questão. Segue um link com os contatos da nossa rede: http://scup.it/mpva. Abraços!

    • Oi, Adilson! Como não podemos atender à sua solicitação, sugerimos que verifique quando possível as formas e condições de aquisição do veículo diretamente com uma de nossas revendas. Certamente uma delas terá a condição que melhor lhe atenda. Acesse http://scup.it/ilo9 e localize os contatos da autorizada mais próxima. Abraços! 😉

  42. Boa noite adiquire um caminhao mb l1111 ele e ano e modelo 1979 a pergunta seraque ouve algum erro de digitação no detran ao emplacar ou saiu algum l1111 nesse ano mesmo.

    • Olá, Alcimar. Os veículos Mercedes-Benz L 1111 e LA 1111 foram produzidos até o ano de 1970. Em caso de dúvidas, ficamos À disposição. Abraços!

  43. Olá por gentileza eu queria saber de que ano ate que ano foi fabricado caminhão mercedes Benz 1516 e qual o peso maximo que ele suporta transportar desde já eu agradeço.

    • Olá, Nivaldo! O 1516 esteve disponível nas versões L 1516 e LK 1516. Para que a gente possa passar as informações desejadas, por gentileza nos informe qual o modelo que atende ao seu interesse. Estamos à disposição. Bom dia!

    • Olá, Isaque! Para solicitar uma avaliação do veículo antes da compra, o ideal é que leve o veículo até uma concessionária credenciada. Os profissionais de nossas autorizadas podem lhe auxiliar neste sentido. Eles estão aptos a fazer a verificação do veículo, sempre usando aparelhagem adequada. Assim, poderão lhe indicar se o caminhão está em perfeitas condições de uso e, se for preciso, podem também providenciar algum reparo. Sempre utilizando peças genuínas e com suporte da fábrica. Os contatos de nossas credenciadas estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços!

    • Boa tarde, José. Devido à vasta gama de produtos que a Mercedes-Benz comercializa no Brasil desde 1956, para que a gente possa auxiliar da melhor maneira, pedimos que, por favor, informe o veículo que você gostaria de saber a informação. Abraços e uma ótima semana!

  44. Gostaria de saber qual a diferença do motor 352A que equipa o 1516, para o motor 352A que equipa o 1517/1518 pois a uma diferença de potência de quase 15 vc entre os modelos?

    • Olá, Rafael! Os modelos, L/ LK-1516, vem equipado com motor OM-352A com 172 cv de potência. Já os modelos L-1517, LK-1517 e L-1518 e LK-1518 possuem motor OM 352A com 170 cv de potência. Abraços!

  45. Oi, vocês são muito compreensíveis com pessoas interessadas na história vitoriosa da MB, sou muito fã. Mas referente ao motor 355/6 é o motor do 1924-A, eu queria apenas as informações originais do motor, referente ao peso se possível. Mas referente a tudo, muito obrigado pela compreensão, show!
    #ESTRELA_DE_3_PONTAS

  46. Outra pergunta, estou a montar um carro com motor de caminhão, da MB, dos antigos, mas queria saber se ele terá uma velocidade alta, ou baixa devido ao baixo RPM. O motor OM-355/6, turbinado. E referente ao peso do motor sabe me dizer qual é, iria ajudar muito.

    • Oi, Henrique! Neste caso, as informações solicitadas dependem de vários fatores e, por isso, não temos como auxiliá-lo sem verificar o motor pessoalmente. Desta forma, para obter informações na manutenção e reparo dos produtos da nossa Marca, sugerimos que entre em contato com um de nossos concessionários em sua região. Se desejar, acesse http://scup.it/kjw2 e consulte a oficina Mercedes-Benz mais próxima de você. Valeu!

  47. Oi tudo bem. Eu queria saber na verdade alguns modelos destes 2 caminhões/Cavalos mecânicos:
    -Cara Preta(não sei os numeros):
    -Cara Triste(Antigão):
    O com mais Cavalos-Vapor;
    O com o maior PBT;

    • Olá, Henrique! Infelizmente desconhecemos a denominação “cara triste”, por isso não temos como te indicar um modelo específico. Já o “cara preta” engloba diversos modelos, fabricados em épocas diferentes, sendo eles: L 1113, L/LS 1313, L1513/2013, L 2213, L/LS 1519, L/LK 2219, LK 1113 / 1313 /1513, LK 1519, LB 2219, L 1316/1516, LK 1316/1516, L/LK 1113, LS 1924, LS 1924 (cabine leito), LS 1924 A (cabine leito) e LS 1929 (cabine leito). Quantos aos outros questionamentos, atualmente o modelo com mais cavalos é o Novo Actros 2653 e o com maior PBT é Actros 4160 LST. Abraço!

    • Bom dia, Henrique. Tudo bem? Você deseja alguma informação específica sobre algum modelo? Caso seja de algum modelo específico, é só dizer, porque a gente pesquisa e localiza a informação pra você. Mas como nossa marca produz caminhões há mais de 60 anos (Isso só no Brasil), são muito modelos e versões diferentes, então não é possível enviar. Vamos aguardar o seu retorno, ok?! Abraços e ótima semana.

    • Oi, Ricardo. Tudo bem? Nós enviamos um e-mail com as informações sobre o caminhão e também a ficha técnica dele para que você possa conferir essa e outras informações. Dá uma conferida no seu e-mail e, caso tenha dúvidas, nós estamos sempre por aqui. Até mais!

    • Bom dia, Ricardo! Referente ao modelo Mercedes-Benz L-2013, de acordo com a ficha técnica que temos disponível, o mesmo saiu de fábrica equipado com o motor MB OM-352 de 147 CV. Se desejar mais detalhes, recomendamos que nos contate via e-mail, assim poderemos lhe enviar a ficha técnica para consulta. Ou, se preferir, entre em contato com um de nossos concessionários e um consultor técnico poderá esclarecer suas dúvidas. Os contatos estão no link http://scup.it/ia3f. Abraços!

  48. Boa noite, tenho um Mercedes Benz L 1113, estou querendo restaurar ele, porém não sei o nome da cor original. Ele é ano 1976 vermelho, aquele vermelho meio laranja. Você saberia me dizer a cor original?

    • Olá, Wagner. Por se tratar de um veículo antigo, nós não dispomos mais das informações deste veículo devido ao lapso temporal. Atualmente em nosso banco de dados estão disponíveis apenas informações sobre chassis produzidos a partir de 1986 com número de identificação de 17 (dezessete) dígitos, para Caminhões e Ônibus. Abraços.

  49. Comprei um 2013 1981 e no documento marca potencia de 80cv. Sera que este caminhao era toco de fabrica? Verifiquei o numero de chassi corresponde a caminhao. Porem no segundo conjunto de numeros consta numero 408 e vi em alguns site que tem numero 407 tambem.
    Sabem me dizer o que difere?

  50. Boa noite MB tenho um caminhao MB 1517 ano 1987 chassi 9bm345305gb714565 no documento esta constando que ele tem 220 cv, esta correto? ou o motor do meu caminhao foi trocado por um motor mais potente, porque pesquisando em site consta so motores de ate 177 cv para o 1517?

    • Bom dia, gflara! Na ficha técnica do modelo em questão consta 170cv. Como no documento do seu caminhão consta uma potência maior pode ser que tenha alterado. Nesse caso, para que você possa verificar como seu caminhão saiu de fábrica, com quantos cavalos de potência e também se houve alguma alteração é preciso solicitar através da carta laudo. Para solicitar você precisa ir até um Órgão Público (Detran, Ciretran, Delegacia de Polícia entre outros) ou um Concessionário Mercedes-Benz homologado. Os contatos de nossos representantes estão no link http://scup.it/j2a5. Abraço e permanecemos à disposição.

  51. Boa tarde,
    Tenho um lp 321 ano e modelo 1960 possuo ele desde 2004 gostaria de saber todo seu histórico.
    Tem como?
    Gostaria de saber também se posso colocar uma cabine do mb 1113 nele.
    Desde já agradeço.

    • Olá, Josefa! Como a manutenção é feita pelos concessionários, recomendamos que você entre em contato diretamente com uma de nossas autorizadas para verificar a possibilidade da informação. Sobre a troca da cabine, a fábrica não recomenda que sejam feitas alterações nas características gerais dos veículos. Abraços!

    • Olá, Luisa. A Mercedes Benz está presente no Brasil desde 1956, e a partir daí, tivemos grande evolução em inovação e tecnologia em nossos veículos. Porém, não há uma linha do tempo com imagens dos modelos para atender sua solicitação. De qualquer forma, agradecemos interesse pelos nossos veículos. Abraços!

    • Olá, Eduardo! O caminhão 1924 LS é equipado de fábrica com a caixa de mudanças ZF 4K-121 GP, sendo opcional o ZF 4S-120 GP. Já o modelo 1929 LS, possui a câmbio ZF 16S-130. Abraços!

  52. Boa tarde estou querendo comprar um caminhão pra mim realizar meu sonho de ter o mesmo.Não tenho muito pra começar então estou procurando 1113 pra começar.Mas acabei encontrando um 1118 ano 87 bonito qual a diferença dele para o 1113?GratO agradeço a atenção e aguardo resposta.

    • Boa tarde, Gilson! Os modelos 1113 e o 1118 possuem diferenças na potência, no torque, na capacidade de abastecimento, na transmissão, nos pesos, entre outros. Quando um veículo é seminovo, a gente sempre recomenda que o cliente faça toda a avaliação das condições gerais em um concessionário antes de o adquirir. A falta de manutenção adequada, bem como a forma de condução, influenciam significativamente nas condições do veículo. Se desejar, os contatos da nossa rede estão em http://scup.it/kj2p. Abraço!

  53. Bom dia
    tenho um camião 1513 ano 1981 vcs poderia me enformar a codificação do numero de chassis porque fis pesquisa só mostra ate o ano 1878 e ai passa para 1983 e o meu caminhão ta batendo 2 carros com o mesmo numero iguais como identificar isso.
    desde ja fico grato

    • Oi, Ademilson. Para consultar e verificar qualquer procedimento para regularização do seu caminhão, você deve entrar em contato com o órgão público responsável de sua cidade (Detran, Ciretran, Delegacias , etc.). Aqui da fábrica, cada veículo que sai da linha de produção recebe apenas uma numeração de chassi e ela vale apenas para uma unidade. Por causa disso, se a sua pesquisa mostrou dois veículos diferentes, é preciso consultar com os órgãos apropriados a melhor forma de confirmar a autenticidade do seu caminhão e regularizar os documentos necessários. Abraços!

    • Olá, Gilmar. Não temos informações sobre a fabricação e comercialização do 1113 com câmbio automático. Sobre modelos importados, também não temos informações. Abraço!

  54. Boa tarde o modelo 1113 saiu automático aqui no Brasil?
    Qual ano dele?
    Vc poderia me passar o modelo de câmbio que esse caminhão usava?
    obg aguardo resposta

    • Olá, Gilmar! Os nossos clássicos 1113 eram equipados apenas com câmbio mecânico. E para que possamos verificar o modelo da caixa de marchas de determinado modelo, é necessário informar o chassi do veículo. Até mais!

  55. Olá já fiz essa pergunta e vcs ainda não me responderam e já responderam pessoas que perguntaram dias depois que eu.
    Vou perguntar novamente.
    Qual o primeiro modelo da Mercedes que saiu com o diferencial dupla velocidade ou seja diferencial reduzido?
    E em que ano saiu esse primeiro modelo?
    Espero que me responda dessa vez

    • Olá, Gilmar! Nos desculpe pela demora. Devido à vasta gama de modelos do nosso portfólio ao decorrer dos anos, estamos verificando a questão com as áreas internas e assim que possível postaremos a resposta por aqui. Até logo!

    • Boa noite, Danilo! O modelo L-1113 foi comercializado entre 1970 e 1987. E o modelo LA-1113 entre 1970 e 1982. Se desejar mais detalhes sobre os modelos e suas configurações, recomendamos que procure um de nossos concessionários através do link http://scup.it/ia3f. Abraço!

    • Olá, Gilmar! Nos desculpe pelo prazo para responder sua dúvida. Este tempo foi necessário para pesquisarmos as informações com a área responsável. Respondendo sua pergunta, o primeiro Mercedes-Benz que saiu reduzido foi o LS 1924 A em 1978. Abraço!

  56. Ola. precisaria de informação onde esta localizado o numero do chassi do M.B LP1113 1962 (onibus) e se o numero pode estar gravado numa chapa soldada na longarina?

    • Oi, Diogo! Por favor, poderia nos confirmar o ano do LP-1113? Pois não estamos localizando informações sobre este modelo no ano de 1962. Ficaremos no aguardo. Obrigado!

    • Bom dia, Clayton! O primeiro caminhão Mercedes-Benz equipado com turbina foi o L-1316, em 1975. Ele saía com motor OM 352 A. Abraços e continue nos acompanhando! 🙂

  57. Olá, serão vendidas unidades da edição especial do 1111 ou 1113 esse ano na FENATRAN ou outro lugar? Gostaria muito de adquirir esse modelo.

    • oi, Ronaldo! Para saber mais sobre as novidades e lançamentos da Mercedes-Benz na Fenatran, fique ligado em nossos canais oficiais, porque vamos mostrar tudo por qui. =) Abraços!

  58. Boa noite Mercedes tira uma dúvida pra mim tenho qual foi o ano que foi fabricado o último caminhão de cabine avanço seria o 1318 em1989

    • Boa noite, Henrique! A maioria dos nossos veículos possuem cabina avançada, apenas o Atron 1635 que continua sendo fabricada com a cabina semi-avançada, o famoso “bicudinho” 🙂 Abraços!

    • Oi, João. Tudo bem? Infelizmente, apenas com essa descrição não conseguimos identificar o modelo que você deseja saber. Você pode nos informar qual é o modelo, por favor? Assim, poderemos pesquisar nos nossos registros e responder de forma mais precisa. Valeu! 🙂

  59. Estou reformando um 1111 ano 67 que foi do exército. Aparenta ter menos de 50.000 km, está muito intacto. Preciso de alguns detalhes de época, como os retrovisores e alguns frisos da grade dianteira. Também necessito da forração do teto e mais alguns pequenos detalhes. Como ou onde posso conseguir isso?

    • Olá, Gerson. A gente recomenda que você entre em contato com nossos concessionários para verificar os materiais disponíveis para o modelo. Os contatos estão em http://scup.it/ia3f. Abraços!

    • Boa tarde, Uliani! Tudo certo? Nós podemos consultar o código da cor original de fábrica do seu veículo pelo número do chassi. Para que a gente possa te informar, por favor, nos encaminhe um e-mail pelo link http://scup.it/kusu com o número completo do chassi, ok?! Obrigado.

    • Oi, Diana! Atualmente em nosso banco de dados estão disponíveis apenas informações sobre chassis produzidos a partir de 1986 com número de identificação de 17 (dezessete) dígitos, para Caminhões e Ônibus. Por isso, sugerimos que verifique mais informações diretamente com o Órgão de Trânsito da sua cidade e, se necessário, fazer a regularização. Abraços!

  60. Opa, buenas? Eu possuo um L-1113 importado, sou apaixonado pela marca e por esses modelos. Gostaria de saber qual o modelos mais potente para L, LS e LK, sendo os “muriçoca” ou “cabeça de leitoa”. Obrigado, abraço.

    • Ops, Marlon! Nos desculpe pelo equívoco na potência anteriormente informada. Os modelos L 1113, LK 1113 e LS 1113 possuem a mesma potência SAE de 147 cv. Abraços!

    • Olá, Mateus! Obrigado pelo comentário. Como esse modelo é um clássico não dispomos de detalhes sobre sua disponibilidade. Agradecemos seu interesse e fica nosso convite para acompanhar nossas páginas e ficar por dentro das novidades. Abraço!

    • Oi, Fábio! Os modelos que possuem as cabinas com o kit cara preta, e suas respectivas datas de fabricação, são:

      – L-1113 (outubro de 1981 e agosto de 1982);
      – L/LS-1313 (outubro de 1981);
      – L-1513/2013 (novembro de 1981);
      – L-2213 (maio de 1983);
      – L/LS-1519 e L/LK-2219 (outubro de 1981);
      – LK-1113/1313/1513 (outubro de 1981);
      – LK-1519 e LB-2219 (fevereiro de 1982);
      – L-1316/1516 (fevereiro de 1982);
      – LK-1316/1516 (fevereiro de 1982);
      – L/LK-1113 (fevereiro de 1983);
      – LS-1924 (agosto de 1983);
      – LS-1924 cabina leito (dezembro de 1981);
      – LS-1924A cabina leito (junho de 1982);
      – LS-1929 cabina leito (dezembro de 1982).

      Abraços!

  61. BOA NOITE TENHO UM 2013 ANO 1965 ESSE MODELO FOI LANÇADO EM QUE ANO NO BRASIL?
    E JÁ TINHA ESSE MODELO 2013 SENDO IMPORTADO PARA O BRASIL NESSE ANO POIS NÃO SEI COMO SABER SE ELE FOI IMPORTADO OU NÃO DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!

  62. Boa noite qual modelo de mercedes mais antigo que e bom pra passar em balança, e qual q pega mais capacidade de carga e que e mais potente, modelo cara preta.

    • Olá, Luiz! Sugerimos que visite um de nossos concessionários que poderá, baseado no seu tipo de serviço, lhe indicar o modelo que melhor se adéqua à sua necessidade. Se desejar, acesse http://scup.it/kjw2 e consulte a revenda Mercedes-Benz mais próxima de sua localidade. Abraço! 😉

  63. Boa noite,tenho um mercedes modelo 2013 do ano 197, gostaria de saber se ele saiu de fábrica com o kit cara preta ou foi adapitado

    • Olá, Rafael! Neste caso, recomendamos que você solicite uma carta-laudo através de um concessionário ou por um órgão público (delegacia, Detran, Ciretran, etc) para obter essa informação. Se desejar, os contatos com a nossa rede autorizada estão no link http://scup.it/lha8. Abraços!

    • Olá, Bruno! Conforme seu questionamento, informamos a seguir os primeiros modelos que possuem as cabinas modernizadas “kit cara preta” e sua respectiva data de fabricação: L-1113, L/LS-1313, L/LS-1519, L/LK-2219, e LK-1113/1313/1513. Os modelos foram produzidos em Outubro de 1981 a Dezembro de 1982. Abraços!

    • Olá, Almir! O modelo L-1113 passou a ser produzido a partir de 1970. Se o seu caminhão é uma versão mais antiga deste modelo, possivelmente é importado de outro país. Abraços!

    • Olá, Deivid! O nosso clássico L-1313 foi fabricado e comercializado entre 1970 e 1987, mas para verificar se determinado modelo é “cabina alta”, será necessário solicitar uma carta-laudo do veículo. É possível solicitar a carta-laudo através de um concessionário ou órgão público competente, que fará a solicitação para a fábrica e, posteriormente, será enviado ao solicitante. Abraços!

  64. Bom Dia
    Acima nesta matéria está descrito que o MB L-1113 foi lançado no ano 1970.
    Mas meu pai tem um MB L-1113 ano1968.
    Ele comprou à 20 anos atrás e está trabalhando até hoje ; e com a documentação sempre em dia.
    Como explicar ano/modelo desse caminhão antes mesmo de ter sido lançado no Brasil?
    Seria um caminhão de pré-lançamento do modelo no Brasil?
    Muito Obrigado pela atenção
    Fico no aguardo De maiores esclarecimentos.

    • Olá, Rodrigo! O modelo L-1113 passou a ser produzido no Brasil apenas a partir de 1970. Caso o seu pai possua uma versão mais antiga deste modelo, possivelmente é importada de outro país. De qualquer forma, valeu pelo interesse por nossos produtos e continue nos acompanhando. Abraço!

  65. Sera que a Mercedes-Benz ,fabricaria sobre incomenda um caminhao mercedes Benz 1113,mais com uma diferença, ele com a mecanica toda nova modelo 2018,mudava o interior e deixava o do 2324,mais com a diferenca a cabine semi avançada do 1113 teto alto.

Deixe uma resposta para Wescley Gonçalves Cancelar resposta

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK