Axor: benefício do bloqueio do diferencial no eixo traseiro

09 / 02 / 10

Presente nos caminhões da linha Axor, o bloqueio do diferencial é um sistema mecânico que faz com que as forças da transmissão sejam distribuídas uniformemente pelas rodas do veículo.

Desta forma, ele impede que uma das rodas do mesmo eixo gire em falso – enquanto a outra permanece parada por causa da intervenção do diferencial. Isso ocorre geralmente em condições de pouca aderência.

Descubra mais sobre o sistema de bloqueio do diferencial:

  • Tração aprimorada, já que o sistema evita o efeito de patinação dos pneus;
  • Facilidade de trafegar em estradas sem asfalto ou em condições precárias. Porém, o veículo deve ser operado em baixa velocidade, pois o bloqueio do diferencial reduz a capacidade de manobra do caminhão. Nesses casos, o bloqueio transversal deve ser desativado.

Não confundir bloqueio longitudinal com transversal, procure um vendedor de nossa Rede de Concessionários e especialize-se com mais conhecimentos sobre os produtos Mercedes-Benz.

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77 Comentários:

  1. Antonio Divalcir disse:

    Trabalho em uma mineração, temos 9 Actros 8×4, gostaria de saber se existe uma tolerância de diferença de alturas dos pneus nos eixos de tração, Ex: posso colocar pneus novos de um lado e pneus mais de meia vida do outro lado no mesmo eixo. (Caso não possa utilizar qual as causas)

    Outra duvida, posso colocar pneus com desenhos diferentes no mesmo eixo ou entre os eixos de tração. (Caso não possa utilizar qual as causas)

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Antonio! Não recomendamos que mude o modelo de seu pneu, pois diferentes modelos e medidas podem prejudicar o funcionamento do sistema ASR e a dirigibilidade do veículo. Além disso, mudanças nas características originais do veículo podem ocasionar a perda da garantia. Desta forma, sugerimos que sempre encaminhe o veículo até uma de nossas concessionárias e adquira os produtos compatíveis com o seu caminhão, nossos concessionários poderão indicar quais as peças e acessórios são recomendados. Se desejar, os contatos da nossa rede estão no link: https://bit.ly/2QNeVi2. Em caso de dúvidas, ficamos à disposição. Abraços!

  2. Ricardo disse:

    Olá
    Estou querendo comprar um 1933, frontal toco ano 06/08
    Mas muitas pessoas me dizem q não é um caminhão bom, q é fraco q melhor série um 1935 ou 1934 mas não me agrada muito por ser bicudo.
    O enteresante do 1934 é a redução no diferencial
    Aí fica a questão é acabei ficando com uma tremenda de uma dúvida pois já q utilizarei em uma caçamba 3 eixos, será q 1933 me atenderia perfeitamente ao meu uso?
    Ass: Ricardo

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Ricardo! Para buscar orientação com relação a qual seria o modelo ideal para você, sugiro que contate o concessionário da sua região. Ele poderá lhe informar com precisão, qual o melhor veículo para suas atividades. Os contatos estão no http://scup.it/ivso. Abraço!

  3. José neto disse:

    Oi, queria esclarecer uma dúvida, o novo axor 4144 automatizado, qual e o tempo exato que o módulo corrigir um erro de transmissão? Desacoplagem e acoplagem entre diferenciais?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, José! Essa informação é fornecida por intermédio de uma prévia avaliação do concessionário de preferência. O consultor poderá verificar se a resposta dos módulos do veículo está ok e se o seu funcionamento está de acordo com o que é esperado. Caso não esteja, ele poderá verificar os componentes que tem relação com o item em questão e emitir um diagnóstico. Através do link http://scup.it/j2a5 você tem acesso aos contatos de nossos credenciados. Abraço!

  4. Edvaldo Ribeiro disse:

    Prezados,
    Para os ensaios de tacógrafos o Inmetro utiliza um banco de rolos no qual o veículo deve permanecer a uma velocidade de 50km/h durante 2 quilômetros. O veículo pode realizar esse ensaio com o bloqueio do diferencial acionado? Pode haver danos ao veículo, mesmo nesse curto período de tempo de ensaio, por causa dessa velocidade? Obrigado!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Edvaldo. Por se tratar de uma informação mais técnica e dependendo do modelo utilizado no ensaio, sugerimos verificar com o concessionário da sua região para obter os detalhes sobre sua questão. Os contatos com a rede estão no link http://scup.it/l33p. Até mais!

  5. Davi disse:

    Bom dia gostaria de saber se posso andar com o compensador do 2644 ligado ?E a segunda fez q o rolamento do reduzido trava qual eo motivo?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Davi! Recomendamos encaminhar seu veículo até um concessionário homologado, mediante prévio agendamento, para realizar um diagnóstico e, caso seja necessário, o reparo, sendo que não realizamos avaliações em nossos produtos remotamente. Os contatos com a rede estão no link http://scup.it/krww. Até logo!

  6. vagner urbaneski disse:

    Boa noite! Toda linha do Axor conta com esse bloqueio de tração? O 1933 s 2005/06 por exemplo tem esse recurso? Grato

    • Mercedes-Benz disse:

      Boa tarde, Vagner. O Axor 1933 não possui a configuração para o bloqueio de tração. Se desejar, você pode consultar as versões que possuem a configuração contatando o concessionário de sua preferência. Acesse http://scup.it/iu1q e encontre a autorizada mais próxima de você. Abraços!

  7. Marcio ferreira disse:

    Qual o melhor bloqueio para uma 1418 4×4 e aonde achá-los ????????

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marcio! Como a venda de peças e acessórios é feita somente por nossas concessionárias homologadas, neste caso, sugerimos que entre em contato diretamente com o consultor de peças da autorizada de sua região para mais informações. Se necessitar, é possível localizar os contatos de nossa rede completa em nosso site, no link http://scup.it/ilo9. Abraços!

  8. Daniel Barbosa disse:

    Boa noite, Gostaria de saber se no caminhao traçado poderia rodar com pneo de diferente desenho, tipo 12r no eixo de traz e 295 no eixo da frente lembrando que e traçado obrigado Daniel

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Daniel. Você pode utilizar qualquer marca de pneus que escolher, mas deve usar somente as medidas que são indicadas no Manual de Operação que acompanha o seu caminhão. Caso tenha dúvidas quanto às medidas específicas do seu veículo, sugerimos que o encaminhe até uma de nossas credenciadas. Os consultores podem te ajudar com informações das medidas. Os contatos estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços e continue nos acompanhando. 🙂

  9. RODRIGO LUNKES disse:

    OK. VISTO QUE O CAMINHÃO 6X4 VAI SEMPRE TRACIONAR OS DOIS EIXOS. EXISTE ALGUM LIMITE DE VELOCIDADE OU ALGUM DIFERENCIAL QUANTO A DIRIGIBILIDADE.??? DES DE JÁ. MUITO OBRIGADO.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Rodrigo. Caso você esteja com o bloqueio do diferencial ativado, não deve ultrapassar 10 km/h e também deve evitar fazer curvas. Caso ele esteja operando em situação normal, sem os bloqueios ativados, não há restrições na condução, desde que se respeitem os limites de peso e a manutenção esteja sempre em dia, seu caminhão deve operar normalmente. Abraços e conte sempre conosco!

  10. RODRIGO LUNKES disse:

    BOM DIA…

    GOSTARIA DE ESCLARECER UMA DUVIDA QUANTO AO FUNCIONAMENTO DA TRAÇÃO DE UM CAMINHÃO 2726 6X4 2009. SE ESTE MANTEM SEMPRE ATIVADA A TRACÃO NOS DOIS DIFERENCIAS TRASEIROS…OU SE EM DETERMINADA VELOCIDADE OU ATRAVES DE UM COMANDO , UM DELES É DESATIVADO, PASSANDO A OPERAR COMO UM CAMINHÃO 6X2.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Rodrigo! Nos caminhões com tração 6×4, os eixos tracionados trabalham em conjunto e não é possível desabilitar um dos dois. Neste caso, então, ele vai operar sempre como 6×4. Caso você precise de mais informações ou auxílio, estamos sempre por aqui. 🙂 Abraços!

  11. flavio gabriel disse:

    que dize que o caminhao 6×4 quando a traçao e açionada tem que anda sempre em linha reta nao pode fazer curva . qual e o eixo transversal e qual e o longitudional e presçiso pisa na embreagem para engata a traçao

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Flavio! Quando o bloqueio é acionado, ele anula o efeito de curva e isso pode comprometer a dirigibilidade do seu caminhão. Por este motivo, não recomendamos o uso prolongado do bloqueio, pois ele pode danificar as rodas e o diferencial. Caso você perceba alguma diferença ou dificuldade na utilização, sugerimos que você encaminhe o caminhão até uma de nossas credenciadas para que seja avaliado pelos nossos consultores. Nossa equipe está apta a avaliar seu veículo e tirar todas as suas dúvidas sobre a utilização do recurso. Abraços e continue nos acompanhando.

  12. diones disse:

    boa noite,trabalho com um axor 3344,e nao intendo bem sobre questao de eixo,ele tem 3 eixos,e 8 rodas traseira,qual a classificaçao desse caminhao,(6*4)Ou(6*8),desde ja agradeço?

  13. diones disse:

    Bom dia,trabalho com um axor 3344,e gostaria de saber se posso fazer mudanças de marchas,com o segundo estagio do bloqueio ligado?e se posso acionar o mesmo ate 10 km/h?

    • Mercedes-Benz disse:

      Bom dia, Diones. O acionamento deve mesmo ser feito em velocidade baixa. Com o bloqueio transversal acionado você pode fazer troca de marchas normalmente, mas não pode fazer curvas enquanto ele estiver acionado. Se você estiver com alguma dúvida ou dificuldade sobre operação, visite uma de nossas concessionárias. Nosso time de consultores está preparado para tirar todas as suas dúvidas! Acesse http://bit.ly/LKwhrT e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  14. Cícero Romão disse:

    Boa tarde! O Bloqueio do diferencial tanto longitudinal quanto transversal, pode ser usado em lama ou barro com o piso irregular como buracos por exemplo? Pode ser usado também em pavimento como cascalho?
    Agradeço desde já,

    Att, , Cícero

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cícero! O Bloqueio Longitudinal oferece mais torque nos dois eixos traseiros dos veículos com tração 6X4 ou 8X4. Ele é utilizado normalmente em terrenos inconsistentes e desfeito tão logo acabem as condições adversas. O Bloqueio que deixa o eixo rígido é o Transversal e, neste caso, o bloqueio da luva anula o efeito das planetárias, fazendo com que as rodas de um mesmo eixo rodem juntas. Não se deve fazer curvas com o bloqueio transversal ativado. Se você estiver com alguma dúvida ou dificuldade sobre operação, visite uma de nossas concessionárias! Nosso time de consultores está preparado para tirar todas as suas dúvidas! Acesse http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  15. marco disse:

    trabalho com um axor 2831 8×4 2010, como funciona a tração em velocidades mais altas, um dos eixos deixa de tracionar ou continua tracionando os dois.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marco. O bloqueio do diferencial evita que as rodas motrizes possam girar em rotações diferentes. Já o bloqueio longitudinal permite que você altere a tração dos eixos conforme a necessidade em cada trecho percorrido. Assim, é possível alterar sempre que preciso, num interruptor do painel, a tração de 6×4 para 6×2. Abraços e continue nos acompanhando.

  16. cicero disse:

    ola estou precisando do esquema do diferencial do 4144 axor pois dismotei um é to com duvidas quem poder me ajuda eu agradeço obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cicero! Para que você possa fazer a manutenção do seu Axor 4144 com peças genuínas, suporte da fábrica e todo acompanhamento necessário, o ideal é que leve seu caminhão até uma de nossas credenciadas. Nossos consultores poderão lhe auxiliar com todas as informações de que precisar para deixar seu Axor em perfeitas condições de uso. Acesse http://ow.ly/yFGd9 e encontre a autorizada mais próxima de você. Abraços!

  17. Alexandre disse:

    Boa noite, estou trabalhando com uma ls1634 2006 caçambao e transporto 27 toneladas todos o dias. Gostaria de saber qual o giro máximo que posso utilizar nas trocas de marchas?
    Desde ja agradeço!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Alexandre! Para obter o máximo de rentabilidade e consumo econômico do seu veículo, procure trabalhar sempre na faixa verde do Tacômetro e evite ao máximo a faixa vermelha, para não sobrecarregar o motor e causar danos futuros. Qualquer dúvida, fale com o concessionário de sua preferência, que poderá explicar os detalhes, ok? Você pode acessar os contatos pelo link http://ow.ly/z9pO5. Abraço!

  18. janquuelson silva disse:

    Eu gostaria de saber como funciona os bloqueio transversal e longitudinal???

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Janquelson! O Bloqueio Longitudinal oferece mais torque nos dois eixos traseiros dos veículos com tração 6X4 ou 8X4. Ele deve ser utilizado normalmente em terrenos inconsistentes e desfeito tão logo cessem as condições adversas. O Bloqueio que deixa o eixo rígido é o Transversal e, neste caso, o bloqueio da luva anula o efeito das planetárias, fazendo com que as rodas de um mesmo eixo rodem juntas. Vale lembrar que não se devem fazer curvas com o bloqueio transversal ativado. Se você estiver com alguma dúvida ou dificuldade sobre operação, visite uma de nossas concessionárias! Nosso time de consultores está preparado para tirar todas as suas dúvidas! Acesse http://ow.ly/ypnrj e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  19. Luis disse:

    olá boa tarde:!!
    eu trabalho em mineração em um axor 4144 la o terreno é complicado e as vezes é preciso utilizar o bloqueio(trava) diferencial. só que ainda tenho dúvidas sobre como proceder quero saber se e melhor parar o caminhão ou apenas reduzir sua velocidade para 10km/h..

    • Mercedes-Benz disse:

      Interessante a sua pergunta, Luis! Para utilizar o bloqueio do diferencial sem riscos para o seu caminhão, não é preciso estar com ele totalmente parado. Basta que você esteja a 10 km/h ou menos. Abraços e conte sempre com a gente!!

  20. Gabriella Nogueira disse:

    O bloqueio do diferencial tem pontos negativos, tipo um que pode danificar o veiculo?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Gabriella! O bloqueio do diferencial é necessário para fazer curvas de maneira uniforme e seu uso, nessa condição, não interfere no desempenho nem danifica o seu caminhão. No entanto, como ele anula o efeito de curva, isso pode comprometer a dirigibilidade do veículo. Por esse motivo, não recomendamos o uso prolongado do bloqueio, pois ele pode danificar as rodas e o diferencial quando usado fora das condições indicadas. Caso você perceba alguma diferença ou dificuldade na utilização, sugerimos que você encaminhe o caminhão até uma de nossas credenciadas para que seja avaliado pelos nossos consultores. Nossa equipe está apta a avaliar seu veículo e tirar todas as suas dúvidas. Abraços!

  21. Alessandro disse:

    nos veiculos com bloqueo longitudinal, quer dizer que quando desligados, os dois eixos tem tração, porém com um diferencial trabalhando para distribuir a traçao para os 2 eixos? e caso o veículo esteja atolado e ao acionado o bloqueio longitudinal, se patinar 1 roda do eixo dianteiro, patinara ao menos uma do eixo traseiro? é isto?quando acionado faz com que os 2 eixos girem juntos? nesses veículos existem 3 diferenciais? 1 para distribuir a tração para os 2 eixos, 1 para o eixo dianteiro e outro para o eixo traseiro?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá , Alessandro! O Bloqueio Longitudinal oferece mais torque nos dois eixos traseiros dos veículos com tração 6X4 ou 8X4. Ele deve ser utilizado normalmente em terrenos inconsistentes e desfeito tão logo cessem as condições adversas. O Bloqueio que deixa o eixo rígido é o Transversal e, neste caso, o bloqueio da luva anula o efeito das planetárias, fazendo com que as rodas de um mesmo eixo rodem juntas. Não se deve fazer curvas com o bloqueio transversal ativado. Se você estiver com alguma dúvida ou dificuldade sobre operação, visite uma de nossas concessionárias! Nosso time de consultores está preparado para tirar todas as suas dúvidas! Acesse http://ow.ly/wA0d0 e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  22. Caio Roberto disse:

    Boa Noite.
    Por favor, me ajudem.
    Acabei de comprar um Axor 2831 6X4, mas ele nao passa do 1500 RPM, será um bloqueio de rotação, como posso resolver esse problema

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Caio! Para consultar detalhadamente o funcionamento do seu novo caminhão, sugerimos que você encaminhe seu veículo até uma de nossas concessionárias. Nosso time de consultores está preparado para analisar e diagnosticar seu Axor 2831 usando os equipamentos adequados e, se for preciso, realizar reparos. Sempre utilizando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/u3B1l e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  23. Robson Pereira Lopes(BIGODE) disse:

    olá!eu trabalho em uma mina subterranea com caminhao axor 4140 eu gostaria de saber se pode ou nao fazer curva com caminhao bloqueado,pq em mina as manobras e articulacoes para o ponto de carga sao feitas indo de frente e voltando de ré,como toda mina subterranea é umida o caminhao fica patinando ai eu bloqueio e faco a manobra com o mesmo bloqueado a te hoje nunca teve nada eu quero saber se pode ou nao fazer isso.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Bigode! Quando o bloqueio é acionado, ele anula o efeito de curva e isso pode comprometer a dirigibilidade do seu caminhão. Por este motivo, não recomendamos o uso prolongado do bloqueio, pois ele pode danificar as rodas e o diferencial. Caso você perceba alguma diferença ou dificuldade na utilização, sugerimos que encaminhe o caminhão até uma de nossas credenciadas para que seja avaliado pelos nossos consultores. Nossa equipe está apta a avaliar seu veículo e tirar todas as suas dúvidas. Abraço!

  24. widemar nunes disse:

    se puder me informar: pretendo comprar um caminhão axor 2831, esse caminhão pode desligar a opção 6×4 para 6×2 no painel.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, Widemar. O bloqueio longitudinal permite que o usuário altere a tração dos eixos conforme a necessidade em cada trecho percorrido. Desta forma, é possível sim alterar sempre que preciso., num interruptor do painel, a tração de 6×4 para 6×2. Abraços e continue nos acompanhando.

  25. rafael disse:

    Ola gostaria de saber se tem como adaptar no atron 1719

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Rafael. Obrigado pelo seu comentário. A Mercedes-Benz não recomenda nenhuma alteração nas configurações originais dos veículos. No entanto, para consultar a possibilidade de adaptação, sugerimos que você leve seu caminhão até a concessionária de sua preferência para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. Acesse http://migre.me/fqbsle e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços e continue nos acompanhando!

  26. João Batista disse:

    Gostaria de saber se podemos dizer que o bloqueio longitudinal, é entre eixo. Ou seja, patina as rodas todas juntas, é isso?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, João. Interessante a sua pergunta! Em situações de terreno escorregadio, uma das rodas pode patinar e o veículo tende a perder tração. Com o bloqueio longitudinal, a força é transmitida da caixa de mudanças para o 1º eixo e depois para o 2º eixo traseiro, permitindo assim tração igual para os eixos anterior e posterior. Se você tiver dúvidas ou alguma dificuldade no uso de seu caminhão, encaminhe o veículo até uma de nossas concessionárias para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. Abraços e continue nos acompanhando!

  27. Whallysson disse:

    Amigo gostaria que vc me explicasse uma coisa , tenho um caminhao traçado 6×4 gostaria de saber se os dois eixos traseiros tem traçao sem que o bloqueio seja ativado me eplique como funciona pois muito amigos meus falam quem so tem traçao no ultimo eixo ai quando bloqueia funciona os dois

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Whallysson! Os veículos 6 x 4 possuem seis rodas (três eixos), sendo que quatro dessas possuem tração, independente de ter ou não bloqueio transversal e longitudinal. Para saber se o seu veículo possui algum dos bloqueios, visite a concessionária de sua preferência para que ele seja avaliado pelos nossos consultores. Eles poderão verificar a configuração de seu veículo e também lhe auxiliar no uso dos bloqueios. Acesse http://bit.ly/JzZa4P e consulte os contatos de toda nossa rede de concessionárias. Abraços!

  28. maicon disse:

    ola somente os veiculos da linha AXOR que disponibilizam o bloqueio de diferencial ? O modelo ATRON 2729 6X4 nao disponibiliza ?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Maicon! Os consultores de nossa rede de concessionárias poderão lhe auxiliar a configurar seu veículo de acordo com as suas necessidades. Acesse http://bit.ly/JzZa4Pe consulte os contatos de toda nossa rede de concessionárias. Além disso, para sua comodidade, enviamos informações sobre a aquisição de nossos caminhões diretamente para o seu e-mail. Abraços e continue nos acompanhando.

  29. Cleverson Carvalho Jacinto disse:

    Boa noite!
    Gostaria de saber como é o funcionamento do diferencial de um caminhão MB 6×4, também como é o funcionamento do freio motor top brek.
    Gostaria de receber um manual que me desse éstas informações.
    OBRIGADO!!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Cleverson! Muito legal este seu anseio em querer conhecer mais dos
      nossos caminhões. Respondendo sua pergunta a respeito do diferencial, a
      rotação do motor, que pode ser interrompida a qualquer instante por
      intermédio da embreagem, passa pela caixa de mudanças chegando ao eixo
      traseiro, no qual se comunica às rodas montadas em uma arvore transversal.
      Esta mudança em ângulo reto consegue-se por meio da engrenagem de um pinhão
      e de uma coroa, que possui de cada lado de uma semi-arvore, que comunicam
      as rodas o movimento do motor, sempre desmultiplicado, por ser o pinhão
      menor que a coroa, ajustando-se as condições de trabalho correspondente a
      cada tipo de veículo. É importante também ressaltar que nos veículos com
      dois eixos traseiros motrizes, o acionamento do segundo eixo é realizado
      por intermédio de uma árvore passante montada no primeiro eixo. A árvore
      passante está equipada com um diferencial que pode ser bloqueado (bloqueio
      longitudinal). Referente ao funcionamento do Top Brake, temos uma matéria
      exclusiva em nosso blog que lhe esclarecerá com detalhes este assunto.
      Acesse o link http://blogcaminhao.mercedes-benz.com.br/top-brake/ e
      confira. Qualquer dúvida, contate a Central de Relacionamento com o Cliente
      através do link “Contate-nos” de nosso site. Teremos prazer em auxiliá-lo!
      Abraços.

  30. Anderson Dionizio disse:

    Boa Tarde.
    Gostaria de saber qual é principal diferença entre transversal e longitudinal.
    at, anderson

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Anderson!
      É um grande prazer responder sua pergunta. O bloqueio do divisor
      (longitudinal) de torque deve ser aplicado sempre que o veículo trafegar em
      terrenos inconsistentes (alagados) e desfeito tão logo cessem as condições
      adversas. Já o bloqueio da luva (transversal), anula o efeito das
      planetárias, ou seja, o eixo trabalha como se fosse rígido. Esperamos ter
      esclarecido sua dúvida. Abraços!

  31. MARCELO CORREIA DOS SANTOS disse:

    sou matorista de caminhão pesados , trabalho cm tds tipos de caminhão, sempre com mercedes, não sei se é possivel, obter algumas imformações , soubre bloqueios e diferencial. Pois nessecito muito dessas imformações. DEUS ABENÇOE.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Marcelo!

      Oferecemos “Cursos e Treinamentos”. Acesse o link http://bit.ly/NrdG1w para ter acesso às informações sobre os cursos disponíveis e como se cadastrar. Qualquer dúvida, contate a Central de Relacionamento com o Cliente através do link “Contate-nos” de nosso site. Teremos prazer em auxiliá-lo.

      Abraço!

  32. Paulo Batista Silva Nascimento disse:

    boa noite trabalho em AXOR 3341 basculante e tenho duas duvidas, a primeira no bloqueio transversal eu não posso fazer curva? segundo no meu tacômetro na faixa verde de operação as vezes acendem uma faixa verde do econômetro quando esse faixa acende estou operando economicamente ou não?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Paulo! É um grande prazer responder suas perguntas. O bloqueio da luva
      (transversal) anula o efeito das planetárias, ou seja, o eixo trabalha como
      se fosse rígido, por este motivo você não deve fazer curvas. Sobre o
      econômetro, informamos que é uma ótima opção para quem busca rentabilidade.
      Por isso, para assegurar uma operação econômica, procure manter a rotação
      do motor, tanto quanto possível, dentro da faixa de operação econômica
      (verde). Para mais informações, verifique o manual de operação de seu
      veículo. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas. Abraços!

  33. JOSE JULIO disse:

    PRA QUER SEVE O BLOQUEIO QUAL É A FUÇAO DELE

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Jose Julio!

      Ótima pergunta! O bloqueio do diferencial é usado em casos onde uma, ou mais rodas, perdem aderência com o piso.

      O Bloqueio Transversal é um sistema mecânico que anula o efeito do diferencial. É usado para impedir que, em condições de pouca aderência (lama ou neve), uma das duas rodas de um mesmo eixo gire em falso (patine). Como se as rodas fossem unidas a um único eixo.
      Nos veículos com mais de um eixo motriz, com tração 6×4, os dois diferenciais receberão este sistema mecânico quando programado.

      O Bloqueio Longitudinal é um sistema localizado na entrada do primeiro eixo motriz, que anula o efeito do diferencial, permitindo com que os dois eixos traseiros recebam a mesma força de transmissão vinda da caixa de mudanças.

      Os bloqueios só devem ser usados em situações específicas, conforme descrito acima ou no Manual do Condutor, caso contrário, poderá danificar o diferencial.

      Abraços!

  34. JOSE JULIO disse:

    A ONDE DEVO USAR O BLOQUEIO, COM QUANTOS QUILOMETRO DEVO ANDAR COM ELE LIGADO

  35. JOSE JULIO disse:

    O QUE É LONGITUDINAL É TRAVESAL

  36. valdeci ribeiro martins disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se os caminhões tem bloqueio nos dois eixo trazeiro.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Valdeci! A linha Axor oferece modelos 6X4 que dispõem de bloqueio nos dois eixos traseiros. Os bloqueios podem ser tanto longitudinal, quanto transversal. Com a adequada utilização dos sistemas de bloqueio dos efeitos diferenciais, sejam longitudinal e/ou transversal, o veículo estará em condições de vencer o terreno adverso. Consulte uma revenda e verifique qual o modelo que melhor atende as necessidades de seu negócio. O link http://bit.ly/JzZa4Poferece acesso direto aos contatos. Abraço!

  37. Gimenes disse:

    Boa noite
    O Actros 2555 com o bloqueio ficar atolado, só pode aciona ele parado e desliga parado ou pode se desligado em pouca velocidade

    At, Gimenes.

  38. André de Schuch d´Olyveira disse:

    Gostaria de saber se é possível adaptar bloqueio de diferencial nos caminhão militares 1113 4×4 com eixos Mercedes 8 furos.

  39. vander disse:

    queria,se puder informaçoes sobre os bloqueios do diferencial ,se posso fazer curvas estando no barro . desde ja agradeço.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Vander! Boa tarde. Muito obrigado pelo seu comentário! Aguarde que sua mensagem será respondida pela Central deAtendimento ao Cliente diretamente no e-mail fornecido. Abraços.

  40. felipe disse:

    qual o codigo original e as relações disponivel no diferencial do axor?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Felipe! Bom dia!
      Muito obrigado pelo seu comentário! Aguarde que sua mensagem será respondida pela Central de Atendimento ao Cliente diretamente no e-mail fornecido.
      Abs

  41. Vagner Gomes disse:

    Bom dia.

    Os caminhões da linha Axor, permitem a utilização do bloqueio Longitudinal por períodos longos de trabalho em estradas de terra batida? E qual a velocidade máxima de deslocamento com o sistema ligado? O objetivo seria reduzir os desgastes dos pneus quando patinam em estradas de pedra solta.

    At, Vagner

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