Mercedes-Benz desenvolve Atego com direção autônoma em parceria com a Grunner

05 / 11 / 19

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Você sabia que a Mercedes-Benz foi a primeira marca a levar um caminhão com direção autônoma para test-drive na Fenatran? Isso aconteceu em 2019, graças à parceria com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo.

O Atego 2730 6×4 é a combinação perfeita de resistência, baixo custo operacional, agilidade na colheita e conforto para o motorista, que monitora a ação autônoma de dentro da cabina e assume o comando do caminhão após o carregamento para realizar o transbordo da cana.

O caminhão possui duas opções de bitola dos eixos (2,4m ou 3m) para atender aos principais tipos de espaçamentos de plantio na colheita da cana no Brasil. O veículo é equipado com um avançado sistema de direção autônoma que inclui piloto automático, GPS e sistema de georreferenciamento, que em conjunto, asseguram maior precisão na operação, evitando o pisoteio das linhas de plantio.

A escolha do moderno Atego 2730 6×4 com direção autônoma na colheita de cana assegura redução no consumo de combustível e lubrificantes, sem falar dos custos de reparo e manutenção em comparação com os tradicionais tratores. Além disso, aumenta a velocidade média de operação, oferece mais agilidade nas manobras, conforto para o motorista, eficiência e estabilidade em estradas irregulares e menos impacto ambiental pelo menor consumo de combustível.

Nesta operação o veículo trabalha 24 horas por dia, e com o avançado sistema de direção autônoma, o motorista pode trabalhar com segurança inclusive a noite na colheita. O caminhão atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.

Com capacidade para até 14 toneladas de carga líquida, o Atego 2730 6×4 com direção autônoma é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 286 cv de potência a 2.200 rpm, com torque de 1.120 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. A transmissão automatizada MB PowerShift G211 de 12 marchas foi desenvolvida para aplicações off-road, assegurando inteligência e suavidade nas trocas de marcha.

Oferecido em várias versões de configuração – como, por exemplo, para uma ou duas caixas de cana – esse Atego 2730 6×4 conta com suspensão traseira de molas trapezoidais centralmente articuladas e com bolsas de ar, o que contribui para absorver os impactos e aumentar a estabilidade do veículo em terreno com topografia mais severa.

O Atego 2730 6×4 com direção autônoma vem equipado ainda com estribo acima da linha do parachoque, protetor de cárter e radiador, grade de proteção frontal, proteção nos retrovisores, manta térmica na tubulação do escape e parachoque de plástico de alta resistência dividido em 3 partes, visando aumentar a robustez e durabilidade dos componentes do veículo.
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4 Comentários:

  1. Douglas Pelizzari disse:

    Ótimo o desempenho do 3131, apostamos, confiamos e o resultado da primeira safra foi muito bom, parabens a Grunner e a Mercedes Benz…

  2. Marcelo disse:

    Uma solução que veio de encontro com as necessidades do campo, trazendo redução de custo operacional e longevidade do canavial.
    Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.
    O campo fala, a Mercedes-Benz ouve.

  3. Amarildo Gazola disse:

    Parabéns pela excelente parceria de sucesso.estamos aqui prontos para fazermos parte desse gde negócio…

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