Mercedes-Benz desenvolve Atego com direção autônoma em parceria com a Grunner

05 / 11 / 19

BLOG_800x479_AtegoGruner

Você sabia que a Mercedes-Benz foi a primeira marca a levar um caminhão com direção autônoma para test-drive na Fenatran? Isso aconteceu em 2019, graças à parceria com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo.

O Atego 2730 6×4 é a combinação perfeita de resistência, baixo custo operacional, agilidade na colheita e conforto para o motorista, que monitora a ação autônoma de dentro da cabina e assume o comando do caminhão após o carregamento para realizar o transbordo da cana.

O caminhão possui duas opções de bitola dos eixos (2,4m ou 3m) para atender aos principais tipos de espaçamentos de plantio na colheita da cana no Brasil. O veículo é equipado com um avançado sistema de direção autônoma que inclui piloto automático, GPS e sistema de georreferenciamento, que em conjunto, asseguram maior precisão na operação, evitando o pisoteio das linhas de plantio.

A escolha do moderno Atego 2730 6×4 com direção autônoma na colheita de cana assegura redução no consumo de combustível e lubrificantes, sem falar dos custos de reparo e manutenção em comparação com os tradicionais tratores. Além disso, aumenta a velocidade média de operação, oferece mais agilidade nas manobras, conforto para o motorista, eficiência e estabilidade em estradas irregulares e menos impacto ambiental pelo menor consumo de combustível.

Nesta operação o veículo trabalha 24 horas por dia, e com o avançado sistema de direção autônoma, o motorista pode trabalhar com segurança inclusive a noite na colheita. O caminhão atua lado a lado com as colhedoras de cana, também de condução autônoma, que fazem a colheita e o corte, já lançando a cana picada diretamente na carroçaria do caminhão. A velocidade média dos veículos gira em torno de 6 km/h na área da colheita.

Com capacidade para até 14 toneladas de carga líquida, o Atego 2730 6×4 com direção autônoma é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 926 LA de 286 cv de potência a 2.200 rpm, com torque de 1.120 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. A transmissão automatizada MB PowerShift G211 de 12 marchas foi desenvolvida para aplicações off-road, assegurando inteligência e suavidade nas trocas de marcha.

Oferecido em várias versões de configuração – como, por exemplo, para uma ou duas caixas de cana – esse Atego 2730 6×4 conta com suspensão traseira de molas trapezoidais centralmente articuladas e com bolsas de ar, o que contribui para absorver os impactos e aumentar a estabilidade do veículo em terreno com topografia mais severa.

O Atego 2730 6×4 com direção autônoma vem equipado ainda com estribo acima da linha do parachoque, protetor de cárter e radiador, grade de proteção frontal, proteção nos retrovisores, manta térmica na tubulação do escape e parachoque de plástico de alta resistência dividido em 3 partes, visando aumentar a robustez e durabilidade dos componentes do veículo.
Quer ficar sabendo de todas as novidades da Mercedes-Benz? Siga a gente no Facebook e no Instagram!

Tags:

4 Comentários:

  1. Douglas Pelizzari disse:

    Ótimo o desempenho do 3131, apostamos, confiamos e o resultado da primeira safra foi muito bom, parabens a Grunner e a Mercedes Benz…

  2. Marcelo disse:

    Uma solução que veio de encontro com as necessidades do campo, trazendo redução de custo operacional e longevidade do canavial.
    Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.
    O campo fala, a Mercedes-Benz ouve.

  3. Amarildo Gazola disse:

    Parabéns pela excelente parceria de sucesso.estamos aqui prontos para fazermos parte desse gde negócio…

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK