As siglas das embalagens de lubrificantes

03 / 10 / 12

Entenda a origem e significado do que vem impresso nas embalagens

Você já deve ter notado que, ao comprar lubrificantes para seu caminhão, vem impressas nas embalagens várias siglas que geralmente não sabemos o significado. Abaixo, listamos algumas delas e o que indicam.

SAE – Society of Automotive Engineers
Define as faixas de viscosidade, não levando em consideração o desempenho. A SAE apresenta uma classificação específica para os óleos de motor e outra para os de transmissão.

API – American Petroleum Institute
O API é um grupo que criou especificações de níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atingir. Nos motores a diesel, as siglas variam entre API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc. Sendo que a letra “C” significa comercial.

ACEA – Association des Constructeurs Européens de l´Automobile
Classificação Européia que associa alguns testes API, testes de motores europeus e testes de laboratório.

JASO – Japanese Automobile Standards Organization
Classifica lubrificantes de motores de dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).

Tags:

6 Comentários:

  1. adriano de silva disse:

    É NAO TEM COMO NAO SER ASSIM,AFINAL SAO MAIS 125ANOS,QUANDO NASCI Á MB TINHA 100 ANOS,MEU PRIMEIRO CURSO DE MECANICA FOI POR CORRESPONDENCIA E USAVA UM MOTOR DIESEL MERCEDES,GRAÇAS TAMBEM A MEU CHEFE QUE É FIEL A MERCEDES DESDE INICIO DA EMPRESA!
    VALEU! ABRAÇS

  2. DENISSOM DEL VECHIO disse:

    SOU APAIXONADO PELA MARCA MERCEDES BENZ E SEMPRE TIVE ISSO COMIGO DEPOIS QUE ENTREI NESSE MUNDO MB, SEI QUE SEMPRE APOSTEI NA MELHOR MONTADORA DE CARRO E CAMINHÃO . MB É A MELHOR EM QUESTÃO DE TECNOLOGIA , MOTOR CAMBIO E DIFERENCIAL. UM DIA EU VOU DIRIGIR UM AXOR 2644 MAS TEM QUE SER MECANICO POR QUE AUTOMATICO NÃO TEM GRAÇA. OBRIGADO MB

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Denissom! Obrigado pelo comentário. A Mercedes-Benz acredita que investir no conforto e segurança do motorista é essencial. Por isso, sempre busca oferecer o que há de melhor em tecnologia para seus veículos. Não perca a oportunidade de dirigir nosso modelo Axor. Contate um concessionário e agende seu test drive. Abraços!

  3. Gean de Oliveira disse:

    Ontem e hoje tive aula no Senai sobre lubrificação. Lembrei-me na hora do post do blog. Até mensionamos a “SAE – Society of Automotive Engineers”.

    Além disso, hoje sai atrasado de casa e tive de pegar o ônibus de uma linha alternativa.
    Fui para o senai em um Neobus Mega IV e, agora pouco, voltei em um do mesmo modelo. Ambos com OF-1722M.

    Além de além disso, um dos ônibus daqui(BH), o Mega IV #10195, estava parado com problema no sistema de arrefecimento. Segundo o conduto a água estava fervendo. O que, querendo ou não, está relacionado aos lubrificantes. Uma das principais funções deles é justamente dissipar o calor do sistema.

    Agora chegou o tão sonhado momento do dia em que piloto o meu kart. Infelizmente, no video-game.
    Até a próxima.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Gean! Que bom que nossos produtos fazem parte de seu dia a dia e, principalmente, que podem auxiliá-lo em seu desenvolvimento profissional. Afinal, exercemos também nosso papel social, desenvolvendo projetos junto à comunidade. A parceria com o SENAI é um deles. Desejamos sucesso! Abraço.

Deixe uma resposta