ANP define novas cores para S500 e S1800

10 / 07 / 12

Medida quer desencorajar fraudes; combustíveis estavam sendo vendidos como S50 e S10.

Se você enche o tanque com diesel S500 ou com S1800, é melhor ficar esperto. A partir do dia 1º de julho, a ANP (Agência Nacional de Petróleo) exige que esses combustíveis mudem de cor. Agora, você vai encontrar nos postos o S500 na cor avermelhada, e o S1800 terá sua cor natural, amarelada (e que pode ficar mais escura de acordo com a quantidade de biodiesel na mistura).

A ANP quer evitar que o S500 seja vendido como S50 ou S10, já que a procura por esses combustíveis, obrigatórios em motores Euro 5, aumentou nos últimos tempos com as medidas do Conselho Nacional do Meio Ambiente, exigindo que as montadoras modificassem seus motores para que tivessem um desempenho melhor com o S50. O S50 e o S10 têm menos teor de enxofre, mas alguns postos estão vendendo gato por lebre e entregando S500 no lugar. A Agência lembra que é direito do consumidor exigir que o posto retire uma amostra do combustível em uma proveta de vidro, para expor a cor do diesel.

O diesel S50 será substituído completamente pelo S10 até 2013 em todo o país. O S10 é mais limpo que o S50; sua queima libera menos enxofre, substância que reage com a água e é responsável pelas famosas chuvas ácidas, que são nocivas à nossa saúde e às edificações. No S50, são cinquenta partículas de enxofre para cada um milhão de combustível. No S500, eram 500 por cada milhão.

Tags:

4 Comentários:

  1. Inácio Braz Baitsta dos Santos disse:

    olá, eu trabalho em um terminal de distribuição de petróleo, estou precisando identificar os braços de carregamentos pela cor. tenho os seguintes produtos.
    diesel qual e a cor?
    álcool hidratado, qual e a cor?
    B100 qual é a cor?
    S10 qual é a cor?

  2. wagner disse:

    boa tarde o novo oleo s10 vai requere a arla 32

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Wagner! Atualmente, os novos modelos Mercedes-Benz trabalham com a tecnologia BlueTec5, para atender a legislação Proconve P7 e devem sempre utilizar o fluído ARLA 32 e um combustível com baixo teor de enxofre (S50 ou S10). Para mais informações sobre a tecnologia BlueTec 5, acesse o link http://migre.me/aM6so . Abraço!

Deixe uma resposta

    Nós utilizamos cookies

    Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

    Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

    OK