Accelo com câmbio automatizado: economia no consumo e conforto para o motorista - Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Nossos Caminhões

Accelo com câmbio automatizado: economia no consumo e conforto para o motorista

O Accelo foi a primeira linha de caminhões leves a entregar o câmbio automatizado no mercado brasileiro. Aliás, a Mercedes-Benz é a única marca a oferecer essa tecnologia para toda a sua linha de caminhões, reforçando seu pioneirismo e inovação no País.

câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo, que continuam contando com a versão de câmbio manual. Para o leve 815 está disponível o modelo Eaton 6106. Para o leve 1016 e o médio 1316 6×2, a versão oferecida é o Eaton 6206.

Esses câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive de 0,77. Eles combinam excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para circularem com desenvoltura tanto no intenso tráfego urbano, como em rodovias.

Essa tecnologia traz a combinação do câmbio mecânico com acionamento automatizado das trocas de marchas, sem pedal de embreagem. Outra grande vantagem é a otimização do consumo de combustível, pois esse câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.

No caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio.

Além disso, o câmbio automatizado prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo significativamente o custo de manutenção e operação do veículo.

O câmbio automatizado do Accelo conta com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). O sistema reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo, realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Além disso, o Accelo vem equipado com auxílio de partida em rampa. Isso facilita a operação do veículo e aumenta a segurança.

Além da redução no consumo de combustível e de custos operacionais, o câmbio automatizado oferece ainda mais conforto e produtividade para os motoristas. Dessa forma, mostra-se a melhor solução para os caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução muito mais segura.

8 Comentários:

  1. Vai ser muito bom vai facilitar a vida de muitos motoristas vai ser muito caro gostaria de um 3/4 mais ta muito difícil fora da minha realidade sou caminhoneiro mais de 35 anos só trabalhando pro os outros ficaria muito grato em ter um com um preço legal que desse pra pegar

  2. Olá, André! Visite um de nossos concessionários e verifique a possibilidade de realizar um test drive no modelo desejado, nossos consultores terão prazer em atendê-lo. Os contatos estão disponíveis através do link http://ms.spr.ly/6126nywFg. Abraços e continue nos acompanhando!

Deixe um comentário