65 anos da Mercedes-Benz no Brasil – do “torpedo” ao Novo Actros – Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Datas Comemorativas

65 anos da Mercedes-Benz no Brasil – do “torpedo” ao Novo Actros

65 anos Mercedes-Benz Brasil

No Brasil, pensou em caminhão, lembrou de um Mercedes-Benz. Desde que a empresa alemã inaugurou sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, no dia 28 de setembro de 1956, uma bela história começou a ser construída na indústria brasileira e nas estradas e cidades de todo o País.

Nesses 65 anos, o caminhão da estrela de três pontas sempre esteve na linha de frente da evolução do setor. Foi o primeiro a ser fabricado no País (o pioneiro L 312, o “Torpedo”, de 1956), o primeiro movido a diesel (conceito trazido ao Brasil pela própria marca) e o primeiro a apresentar o motor com gerenciamento eletrônico (em 1998).

Na grande e mais recente transformação tecnológica, a Mercedes-Benz foi a primeira fabricante de veículos comerciais a trazer para sua estratégia o conceito 4.0 de produção, veículos e serviços. Evolução, aliás, muito bem representada pelo inovador Novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, digital, conectado e seguro do Brasil.


Quer saber mais sobre os clássicos da Mercedes-Benz? Clique Aqui


Com o propósito de entender as características regionais, as culturas locais e as expectativas dos mais diversos clientes, a marca é referência no desenvolvimento de soluções para cada atividade de transporte dos clientes, dentro da realidade do País. Essa imagem está cada vez mais consolidada a partir do compromisso “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.

A evolução tecnológica também melhorou a vida dos motoristas no interior da boleia. Hoje, os painéis dos veículos trazem diversas informações que os ajudam a obter o melhor desempenho e eficiência. Piloto automático, computador de bordo e elementos como a faixa verde de rotação no painel contribuem para maior economia.


Assista ao nosso vídeo comemorativo aos 65 anos


Crescente evolução em segurança

O elevado padrão de segurança constitui um dos principais atributos historicamente associados aos veículos Mercedes-Benz em todo o mundo. No Brasil, a marca foi a primeira a introduzir freios ABS (em 1981), o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake (1993) e freios a disco (1998), além de diversos outros sistemas.

Atualmente, em todas as linhas de caminhões, além de Top Brake e ABS, estão disponíveis tecnologias como ASR e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), além de retarder opcional para o Axor e o Novo Actros.

O Novo Actros foi além e trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas:

  • Assistente Ativo de Frenagem (ABA)
  • Assistente de Ponto Cego
  • Assistente de Fadiga
  • Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)

A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis anteriormente:

  • Controle de Proximidade
  • Assistente de Faixa de Rolagem

Como resultado de tanta tecnologia de segurança, o Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente. Ou seja, ele preserva a vida do motorista, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias.

O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina. O exclusivo MirrorCam é um sistema que utiliza câmeras, oferecendo melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite.

Quem roda por esse imenso país de dimensões continentais sabe: pensou em caminhão, lembrou de um Mercedes-Benz!


Você  viu a homenagem que fizemos ao Atron, nosso último bicudo?


Fatos marcantes do caminhão Mercedes-Benz no Brasil

AnoModeloDestaque
1956L 3121º caminhão fabricado no Brasil, o “Torpedo”
1958L 3211º “cara chata” da marca
1960LA 3211º com tração total 4×4
1964L 1111“Bicudo”, clássica cabina arredondada
1967LP 1520Novo modelo com cabina avançada
1970L 1113Com o L 1111, os caminhões mais vendidos do Brasil em todos os tempos: 240.000 unidades
1972L 608 D“Mercedinho”, o 1º caminhão leve a diesel do Brasil
1989Linha HPNNovos médios e semipesados “bicudos” quadrados
1991Linha FPNNovos médios e semipesados “cara chata”
1996710 e 1620Entre os caminhões mais vendidos no Brasil
2000L 1620 6×2O caminhão preferido do caminhoneiro autônomo
2003AcceloNova geração de caminhões leves da marca
2004AtegoNova geração de médios e semipesados
2005AxorNova geração de extrapesados on e off-road
2007Actros 8×4Lançamento do modelo 4144 8×4 off-road
2010ActrosLançamento dos modelos rodoviários 2646 e 2546
2011AtronNova geração de caminhões “bicudos”
2015Accelo 6×2Para o segmento de médios
2018Axor 3131 Autônomo1° caminhão autônomo em operação regular no Brasil, parceria com a Grunner
2019Novo ActrosO caminhão mais inteligente do Brasil

Para celebrar os 65 anos, fizemos uma transmissão on-line para agradecer e comemorar com todos que fizeram essa estrela brilhar durante esse período. Assista aqui.

Deixe uma resposta

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK