10 dicas para reduzir o consumo de combustível – Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Blog do Caminhão

Nossos Caminhões

10 dicas para reduzir o consumo de combustível

10 dicas para reduzir o consumo de combustível

As tecnologias cada vez mais avançadas dos caminhões auxiliam os motoristas a obter uma condução econômica, segura e confortável. Porém, alguns procedimentos do dia a dia, já bastante antigos, ajudam muito a potencializar a redução de custos com o consumo de combustível.

Neste post, destacamos 10 dicas que devem ser observadas pelos motoristas no que se refere ao quesito economia. Porém, elas também trazem ganhos de eficiência e segurança, além do benefício ambiental, porque um veículo em dia polui menos e é mais compatível com o meio ambiente. Confira!

  1. Dirija de modo econômico

Os caminhões Mercedes-Benz, por exemplo, contam com a faixa verde no painel de instrumentos. Ela auxilia o motorista a utilizar a rotação mais adequada para economizar no consumo de diesel.

  1. Troque as marchas no momento certo

Isso evita acelerações desnecessárias ou perda de velocidade. Quando o motorista acelera demais e ultrapassa o limite indicado para a troca de marcha, o motor acaba consumindo mais combustível.

Não se deve também acelerar a menos, porque isso obriga o motorista a reduzir a marcha e repetir o movimento, ou seja, o consumo de diesel aumenta.

Todas as famílias de caminhões Mercedes-Benz (Accelo, Atego, Axor, Novo Actros e Arocs) oferecem versões com câmbio automatizado, sem pedal de embreagem. O próprio sistema realiza as trocas de marcha corretamente, assegurando economia no consumo, além de maior conforto para o motorista.

  1. Evite freadas e arrancadas bruscas

Além de economizar no consumo, você ganha em segurança na via e no trânsito.

Nesse sentido, mantenha distância segura em relação aos veículos à frente.

  1. Respeite a velocidade da via

Dirija dentro da velocidade permitida de acordo com cada via. Além de respeitar a legislação de trânsito e dirigir de forma segura, você otimizará o consumo de combustível do caminhão.

  1. Treinamento de condução econômica

Desenvolver essa habilidade é essencial. Por isso, recorra aos treinamentos de capacitação relacionados ao tema. Outra dica importante é o treinamento de direção defensiva, que reforça os conceitos de segurança, mas que também acabam trazendo ganhos de economia

  1. Respeite a capacidade de carga do caminhão

O excesso de peso da carga leva a um aumento no consumo do combustível. Além disso, pode comprometer as características vitais do caminhão e diminuir a sua vida útil. Sem contar que o excesso de peso infringe a Lei da Balança, levando à aplicação de multas.

  1. Evite andar em ponto morto

Quando o veículo está em ponto morto, o motor entende que ele está em marcha lenta e isso faz com que consuma mais diesel. Além de ser uma atitude arriscada, andar com o caminhão em ponto morto pode danificar a caixa de transmissão e gerar custos que poderiam ser evitados.

  1. Atenção com os pneus

Um pneu com pressão menor que o recomendado aumenta o consumo. Por isso, calibre sempre os seus. Além de garantir maior vida útil do pneu e contribuir para um trajeto mais seguro, a calibragem reduz os gastos com combustível.

  1. Verifique sempre o alinhamento das rodas e eixos

O alinhamento deve ser verificado com regularidade, a fim de garantir a segurança e o desempenho do caminhão. Rodas e eixos desalinhados favorecem o aumento do consumo e desgastam mais os pneus.

  1.  Faça as manutenções regulares do seu caminhão

As manutenções preventivas, de acordo com as recomendações do fabricante, são essenciais para o desempenho e as funcionalidades do caminhão, bem como para a preservação de itens de segurança, robustez, resistência e durabilidade. Isso traz economia operacional e se traduz em maior valor de revenda.

O mesmo vale para as manutenções corretivas, que devem ser feitas por profissionais especializados.

Deixe uma resposta

Nós utilizamos cookies

Queremos melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

OK