Blog do Caminhão Mercedes-Benz

TOP BRAKE

23 de setembro de 2009

O freio motor Top Brake aproveita uma parte da força do tempo de compressão e toda a força do tempo de expulsão ao utilizar o freio motor convencional. O sistema amplia a eficácia do freio motor aumentando a pressão acumulada no coletor de escape. Ao combinar ambos os sistemas se alcança uma elevada eficácia. De fácil manejo, estas funções automáticas facilitam o trabalho do motorista, economizam componentes do sistema de freios, aumentam a velocidade média operacional com segurança, promovem a economia de combustível e além disso, contribui significativamente para reduzir os custos de manutenção e reparação
Nota: O Top Brake é item de série nos motores eletrônicos da marca Mercedes-Benz para os modelos Axor, Atego e linha tradicional e opcional para Accelo.

VANTAGENS:

- Elevada eficácia do sistema de freio graças a combinação do Top Brake e freio motor convencional.
- Redução dos custos de manutenção e reparação, pois otimiza a utilização do freio de serviço.
- Aumento de velocidade média operacional com segurança.
- Redução do tempo de viagem.
- Aumento da economia de combustível.
- Menor número de troca de marchas.
- Redução do “stress” do operador (motorista).
- Facilidade de operação devido a simplicidade do sistema.

TOP BRAKE TOP BRAKE

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145 Comentários:

  1. RICARDO DA SILVA DANTAS disse:

    TENHO UM CAMINHÃO ARXO 3340 ,ESTOU COM UM GRANDE PROBLEMA ,POIS O MESMO ESTA FUMAÇANDO PELO SUUPIRO E JOGANDO ÓLEO JÁ TROQUEI OS KITS PISTÃO ANÉIS E CAMISAS E ELE CONTINUA FAZENDO O MESMO É O MOTO MERCEDES 457 LA.

  2. Luis Fernando disse:

    comprei uma mb 1938 s e o top break ta isolado , um mecanico da autorizada da MB olho e disse q ele estava jogando óleo lubrificante na câmera oq pode ter acontecido?
    e o freio motor convencional quando acionado ta travando , sera pq vcs poderiam mim ajudar

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá Luis! O mais recomendado é sempre encaminhar o veículo para avaliação e reparo em um concessionário homologado. Os concessionários possuem o ferramental adequado e treinamento para fazer com que seu veículo volte a apresentar excelentes condições de rodagem. Para ter acesso aos contatos de nossos concessionários, clique no link http://www.mercedes-benz.com.br/concessionarios e escolha o Estado, Cidade e Segmento desejados. Quando encaminhar o veículo para o concessionário, se quiser, nos avise pelo 0800 970 9090 e acompanharemos o andamento do seu atendimento. Obrigado!

  3. heraldo disse:

    ola!estou querendo comprar meu primeiro caminhão pra min poder transportar carvão na estrada de terra,tenho enteresse em dois caminhões um mb 1620 e um mb atego 2428 bitruck,qual caminhão vc me aconselharia para comprar.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Heraldo! Tanto o Clássico L-1620 como o Atego 2428 foram substituídos por outros modelos, para atender às novas regras da legislação ambiental brasileira. Caso você deseje consultar a disponibilidade destes modelos, a Selectrucks, nossa loja exclusiva de modelos seminovos, poderá te ajudar a encontrar o modelo ideal para o seu trabalho. Acesse http://www.selectrucks.com.br e veja as ofertas disponíveis. Além disso, você pode verificar a disponibilidade dos modelos seminovos em sua região diretamente na rede de concessionárias. No link http://ow.ly/B6jTx você pode encontrar a relação completa de nossas credenciadas. Abraços!

  4. Bruno Barsa disse:

    Não tenho muita experiencia com o top break, agora estou trabalhando com um 1935 equipado, tenho uma dúvida ao usalo, quando estou decendo a serra e ligo o top break a pressão do motor sobe muito, eu posso deixalo ligado constantemente ou é necessário ficar ligando e desliganodo para decer a serra?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Bruno! Recomendamos que o Top Brake seja utilizado somente no momento de necessidade, nos demais períodos o mantenha desligado para um perfeito funcionamento do veículo. Ainda sim, se notar algo de anormal em seu caminhão sugerimos que o encaminhe até um de nossos concessionários credenciados para devida analise, ok? Valeu pelo comentário e até a próxima!

  5. Bruno Barsa disse:

    top break é muito bom!

  6. noel disse:

    olá, tenho um 24 23 eletronico ano 2000 ele esta cortando o giro derrepente e ficando na lenta alguns minutos e volta ao normal depois, oque seria?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Noel! O mais indicado nesse caso é que seu 2423 seja avaliado pela nossa equipe de consultores diretamente na concessionária de sua preferência. Nossos consultores estão aptos a fazer o diagnóstico em seu caminhão com o equipamento adequado e, se for preciso, fazer o reparo. Sempre usando peças genuínas e com acompanhamento da fábrica. Acesse http://ow.ly/AsuT2, encontre a credenciada mais próxima e agende uma visita. Abraços e continue nos acompanhando.

  7. adnilson disse:

    tenho um 1620 eletrônico tem como colocar top brake ano 2012

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Adnilson. O ideal nesse caso é que você leve seu caminhão até a concessionária de sua preferência para que seja analisado pelos nossos consultores. Eles poderão dizer se é possível fazer a instalação do top brake sem interferência no funcionamento e desempenho do seu Bicudo L-1620, sempre usando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/AsuT2, encontre a credenciada mais próxima de você e agende sua visita. Abraços e continue nos acompanhando!

  8. Joao disse:

    Amigo tenho na empresa um Atego 1418 2008, no painel dele tem 2 tipos de sistemas de freio indicado em amarelo ( 01 e 02 ) com falo para alternar entre eles ? O freio do caminhão esta muito brusco qualquer acionada da aquela travada pode ser defeito do mesmo ?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá João! As luzes “1” e “2” em amarelo que ficam abaixo do conta giros de seu veículo são indicadoras de pressão pneumática do circuito de freio. O próprio caminhão, através de seus módulos inteligentes, faz a alternância entre elas. A luz com o número “1” se refere ao sistema de freio traseiro e estacionário. Já a luz com o número “2” corresponde aos freios dianteiros. Quando uma das duas estiver acesa, o sistema está indicando que a pressão de freio não está totalmente carregada. O recomendado é que a pressão dos freios estejam sempre em 10 BAR. Se você perceber qualquer dificuldade na frenagem, encaminhe o veículo imediatamente a um concessionário da Marca. Você pode acessar os contatos pelo link http://bit.ly/1nFJ7WC. Em caso de dúvida, continuamos por aqui, ok? Até logo!

  9. jeaneri disse:

    boa noite !! tenho um cavalo 1938 toco que com 25 mil quilos esta fazendo 2.1 por litros no chapadão, posso considerar econômico ou não esse veiculo???

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jeaneri! A média de consumo do veículo varia de acordo com o peso da carga, formas de condução, condições de estrada, entre outros fatores que podem ou não informar que seu veículo está fazendo uma boa média de consumo. Assim se desejar, você pode verificar a possibilidade de uma análise em seu caminhão com a credenciada mais próxima de sua região para mais informações de acordo com o tipo de serviço que você executa. Os contatos das concessionárias estão disponíveis através do link http://ow.ly/zHwG4. Abraços!

  10. natalino disse:

    o Mercedes bens no ramo dos pesados é o caminhao que mais gasta diesel infelizmente nunca conseguiram mudar isto 2540 leva este premio CMINHAO GINO GENE ai eu bebo , ai eu bebo bebo pa carai kk

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Natalino! O consumo de veículos comerciais varia de acordo com diversos fatores, como: dirigibilidade, tipo de implemento e carga presentes no veículo, condições do local onde o veículo trafega e etc. Devido a essas variações, não é possível estabelecer um valor fixo de consumo médio para os caminhões. Assim, se mesmo considerando as possibilidades de variação, o consumo de seu caminhão estiver além do esperado, encaminhe para avaliação em um concessionário da Marca. Os contatos estão disponíveis pelo link http://ow.ly/zyyjm. Continue nos acompanhando. Abraços!

  11. ediberto joae desouza disse:

    bom dia eu estou comprando um 712c ano 1999 oque voceis acha deste caminhão

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Ediberto! O caminhão 712c é um ótimo veículo e um clássico da Marca. Mas por se tratar de um modelo seminovo, recomendamos que você encaminhe o veículo até a concessionária para analisar as condições em que o caminhão se encontra. É interessante informar ao concessionário também o tipo de atividade que você exerce para identificar se o modelo lhe atenderá nas suas atividades. Para consultar a concessionária mais perto de você, acesse http://bit.ly/1nFJ7WC. Abraços!

  12. Heliel Klem disse:

    Eu tenho um 1620 2011, e o top brake dele tem horas que falha não aciona. queria que você me desse uma dica doque pode ser. mas não me mande levar em uma concessionária… só quero uma dica… desde já agradeço. aquele abraço…

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Heliel! O Top Brake é um item de segurança do caminhão e neste caso realmente é necessário encaminhar seu veículo até uma de nossas autorizadas. Esta analise é necessária para que nosso técnico possa determinar se há alguma dificuldade no veículo ao acionar o Top Brake, e se houver, providenciar o reparo com toda infraestrutura, peças genuínas e conhecimento que somente nossa rede possui, assegurando desta forma o ótimo funcionamento do seu Mercedes-Benz. Verifique a concessionária mais próxima de você e se possível agende uma visita http://ow.ly/yUivh. Abraços!

  13. jeremias disse:

    tenho um onibous foi feito motor revisado turbina unidades ele esta sem forsa e um mtor 457

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jeremias! O ideal neste caso é que você leve seu ônibus até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pela nossa equipe de consultores. Eles poderão fazer o diagnóstico usando equipamentos adequados e, se precisar, realizar os reparos necessários no veículo, sempre usando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/yCiT6 e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  14. packer disse:

    tenho um acelo 915, queria saber se pode andar com o freio top bracke ligado direto, ou em que hora devo liga-lo.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Packer! O uso do TopBrake é indicado para diminuir a velocidade do veículo. O uso deste sistema de freio auxilia em condições normais como aceleração. Quando o uso for durante trocas de marchas e velocidade de rodovia, ele pode aumentar o consumo de combustível. Se você tiver alguma dúvida com relação ao uso dos itens do seu caminhão, visite uma de nossas concessionárias. Nossos consultores terão prazer em auxiliar você e tirar todas as suas dúvidas. Abraços!

  15. Wesley disse:

    Pois é também concordo com Fred , esses dias eu perguntei qual a faixa de funcionamento do freio motor do 1935, também me recomendaram a ir uma concessionaria só pra qual o giro ideal……. que no caso descobri depois que é 2000Rpm no máximo, acho que isso não seria necessário eu ir nunca concessionaria pra me informar.
    agora eu tenho outra duvida sobre o consumo do mesmo usando topbrake se é igual aos eletrônicos que cortando o combustível já que o mesmo é a bomba de combustível será que eu vou precisar ir a concessionaria pra saber isso?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Wesley! Os motores eletrônicos, independente do tipo de equipamento instalado, têm um consumo reduzido comparado com os motores de injeção a bico. No entanto, para avaliar o consumo específico do seu veículo, é mesmo preciso que ele seja avaliado pelo pessoal da concessionária, já que cada caminhão é único e pode apresentar características diferentes de acordo com o uso. Abraços!

  16. Fred disse:

    Li todas as perguntas e respostas acima e cheguei a conclusão de que este fórum não ajuda em nada (ou quase nada). Em todas as perguntas, a resposta é: (LEVE SEU CAMINHÃO A UMA REDE DE AUTIRIZADA QUE UM CONSULTOR IRÁ RESOLVER SEU PROBLEMA).
    Então chego a conclusão de que ou a pessoa que responde as perguntas não entende dos problemas existentes na marca, ou passa a bola para outro resolver.
    Muito feio isso!

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Fred. Para fazer diagnóstico preciso ou avaliar as condições reais do veículo realmente é preciso que ele seja analisado pessoalmente. Por isso, sempre indicamos, em situações em que precisam de análise do veículo, que ele seja levado até a credenciada para que qualquer ajuste, reparo ou acompanhamento, seja feito de forma adequada. Assim, sabemos que o atendimento do veículo será completo e de acordo com cada uma das necessidades de nossos clientes. Abraços.

  17. Roberto petry ferreira disse:

    Tenho um 1935 /95 fiz a troca de kits, bronzina, bicos injetores, troca de todas as valvulas e retifiquei todos cabecotes . Depois desta manutencao quando eu aciono o top brake ele falha ou corta o oleo quando desligo o freio motor, demorando ate normalizar, as fezes falha tanto que bate algo, nao sei se eh bico ou valvula o que devo fazer?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Roberto. O mais indicado neste caso é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pelos consultores. Nosso time de profissionais está apto a fazer a verificação no seu caminhão e, se for preciso, fazer o reparo, sempre usando peças genuínas e com acompanhamento do fábrica. Acesse http://ow.ly/xDoGi e encontre a credenciada de sua região. Abraços!

  18. Ricardo disse:

    Olá será que poderia mandar o manual do atego 1418 para mim também?
    Não se posso fazer uma pergunta, é que toda as vezes que troco o óleo e os filtros de óleo e diesel é um sacrifício fazer ele pegar
    vocês tem uma dica para mim?
    ricardo_kouhai@hotmail.com

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Ricardo! Obrigado pelo comentário! As cópias tanto do Manual de Operação como o Manual do Proprietário de nossos veículos podem ser solicitadas diretamente pela rede de concessionárias. Caso a credenciada não tenha o Manual para pronta entrega, poderão fazer a encomenda. Quanto à sua dúvida sobre o desempenho após a troca de óleo, sugerimos que você leve seu caminhão para ser analisado pelo nosso time de consultores. Nossa equipe pode te ajudar com todas essas dúvidas, avaliando o veículo pessoalmente. Acesse http://ow.ly/xxNoL e encontre a credenciada mais próxima. Abraços!

  19. jorge disse:

    mb atego beberrão tenho um mb atego 1418 ano04/05 e não sei mais oque fase antes de trocar e revisar bicos sentral e modulo em uma mb autorisada ele não tinha muita força mas até fasia 4.5 mas depois de pifar os bicos eu mandei revisar tudo em uma autorizada trocaram bicos e revisarão sentral eletrônica e modulo gastei quase 5,000 mil e agora ele continua com pouca força a subir e bebendo muito serca de 3.2 por litro sem carga andando vasio mas se apertar um pouco ele vem para 2.por litro quem poderia me ajudar ou terei de por fogo no caminhao

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi Jorge! O consumo do veículo depende de vários fatores, como dirigibilidade, tipo de local onde o veículo roda, procedência do combustível usado no veículo entre outros detalhes. O melhor a ser feito neste caso é encaminhar seu Atego até uma de nossas revendas para uma nova avaliação. Caso queira, quando o veículo já estiver em nossa autorizada poderemos acompanhar o caso. Para isso contate nossa Central de Relacionamento com o Cliente através do link “Fale conosco” de nosso site http://www.mercedes-benz.com.br ou pelo tel. 0800 970 9090. Abraços!

  20. franco magno disse:

    o freio motor tem hora que trava ele não se desliga..o q sera

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Franco! O mais indicado nesse caso é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que seja avaliado pessoalmente pelo nosso time de consultores, afinal, não podemos deixar a segurança de lado! Acesse http://ow.ly/vx5SP e encontre a autorizada mais próxima de você. Na rede credenciada você conta sempre com profissionais aptos a efetuar o diagnóstico no seu caminhão e, se precisar, fazer o reparo sempre com peças genuínas, com toda segurança e suporte da fábrica. Abraços!

  21. nei jose o batista disse:

    comprei um 1935 ano 92 sen top brake ten como bota nesse caminhao pego muita serra no meu serviço

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Nei! Nós não recomendamos nenhuma alteração nas características originais dos caminhões para que você não tenha nenhuma dificuldade com o veículo ou mesmo perda de desempenho. Por isso, o melhor nesse caso é que você consulte uma concessionária homologada. Nossa equipe de consultores está pronta para analisar seu veículo e verificar se é possível fazer a adaptação. Acesse http://ow.ly/v0PF5 e encontre a credenciada mais próxima de você. Abraços!

  22. E. Márcio disse:

    Para fins de licitação gostaríamos de adquirir um Caminhão Mercedes, porém precisamos saber se o sistema de freio adicional “Top Brake” é exclusivo da marca Mercedes, pois em licitações não podemos constar itens exclusicos de marcas nas especificações técnicas. Caso positivo, como seria a especificação genérica?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Márcio! Obrigado pelo seu comentário. O Top Brake, assim como o Turbo Brake, são freios auxiliares exclusivos, utilizados somente nos caminhões Mercedes-Benz. Já o freio motor, aquele da “borboleta”, é usado em diversas marcas. Para saber sobre este e outros itens de nossos veículos, acesse http://ow.ly/uXrBw. Abraços e continue nos acompanhando!

  23. Cesar Souza disse:

    Tou com um 1938 saindo oleo lubrificante no coletor de escape,
    Eu ja troquei os quit camisa.pistao e aneis e ainda continua jogando oleo. alguem pode me da uma dica.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Cesar! O ideal, nesse casso, é levar o seu caminhão até uma de nossas concessionárias credenciadas para que ele seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores. A nossa equipe de profissionais está apta a realizar diagnósticos e, se for preciso, fazer o reparo do seu 1938, sempre utilizando as ferramentas adequadas e peças genuínas, além de ter suporte da fábrica caso seja necessário. Acesse http://ow.ly/urtkg e encontre a autorizada mais próxima de você. Abraços!

  24. cabido disse:

    tenho mb 712c ano 99 tem freio a disco nas 4 rodas mas ele nao tem freio motor gostaria de saber se ele sai de fabrica com ou sem freio motor ou quando e freio disco nao precisa

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Cabido! No Mercedinho 712C o exclusivo freio motor Top Brake era um item opcional. Para consultar se o seu caminhão foi configurado com este item ou para verificar a possibilidade de adaptar este componente, você pode consultar uma de nossas credenciadas. Nossos consultores poderão tirar todas as suas dúvidas. Acesse http://ow.ly/tiWE4 e veja onde fica a autorizada de sua região. Abraços e siga nos acompanhando!

  25. Angel Jacuniak disse:

    Boa tarde. Tens o caminhão da empresa um Mercedes 12115c ano 2000, ele tem um problema, a retomada dele em questão quando está carregado é fraca as vezes na saida tem poca força e patina disco. fui no mecanico e falou que tens problema na parte eletronica dele será que tens a ver com bomba que manda pouco diesel? Devo procurar quem nessa situição. Att Angel

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Angel. Se você está percebendo alterações no funcionamento do seu caminhão, o ideal é encaminhá-lo até uma de nossas concessionárias credenciadas para que seja avaliado pessoalmente pelo consultor. Nossa equipe está apta a realizar diagnósticos e, se for preciso, fazer reparos no caminhão. Sempre utilizando peças genuínas e com suporte da fábrica. Acesse http://ow.ly/teX6m . Abraços e continue nos acompanhando.

  26. ronivaldo disse:

    trabalho num axor 2540 e o top brake dele ta fraco tem como regular?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Ronivaldo! Para fazer uma avaliação precisa do seu caminhão e o funcionamento do Top Brake, o ideal é que você leve seu Axor 2540 até uma de nossas concessionárias para que seja analisado pelos nossos consultores. Acesse http://ow.ly/t1FhW e encontre a revenda mais próxima de você. Abraços!

  27. jorge disse:

    Ola amigos… procuro alguem que possa me ajudar com algumas dicas.eu já trabalhei com varios tipos de caminhão mas todos sem nem um tipo de tecnologia e agora comprei um caminhao uzado mb atego 1418 gabine simples ano 2005/6 truck e não comçegui o manual do propietario. na minha região não tem comcesionaria mb e não sei como funciona este tipo de motor eletronico. para obter melhor desempenho e menor comsumo me falarãm que ele vem de serie com top brak que melhora a eficiençia dos freio e a economia mas não sei usalo o ajuste de altura da coluna de direção eu não achei. só achei o controle de angulo da direção. no painel tem varias funçoes que obivio não sei mecher se alguem puder me ajudar ficarei muito grato obrigado. meu email bmaisginho@yahoo.com.br

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jorge. Obrigado pelo comentário e parabéns pela aquisição! Enviamos a ficha técnica do Atego 1418 para o seu e-mail para que você possa pesquisar. No entanto, para consultar os itens do seu caminhão e aprender a usar todos os recursos que ele oferece, sugerimos que você leve seu Atego até a concessionária de sua preferência para que seja avaliado pessoalmente pelos nossos consultores e eles possam tirar todas as suas dúvidas sobre o veículo. Na concessionária também é possível adquirir uma cópia do Manual de Operação. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima. Abraços e continue nos acompanhando.

  28. CICERO disse:

    o freio motor do meu l 1620 classic, nao funciona mais, existe fusivel para esse equipamento, ou rele…devo procurar um eletricista para resolver ou um mecanico.

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário, Cicero! O ideal neste caso é você levar seu L1620 até a concessionária de sua preferência para que seja analisado pessoalmente pelos nossos consultores. Nossos consultores poderão fazer o diagnóstico desta falha e efetuar o reparo com peças genuínas e suporte da fábrica. Acesse http://migre.me/fqbsl e encontre a revenda mais próxima. Abraços e feliz Ano Novo!

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