Quer se tornar um caminhoneiro? Temos ótimas dicas para quem está começando.

22 / 12 / 16

caminhoes_blog_22.12

Quem quer se tornar um caminhoneiro tem um longo caminho a percorrer antes de começar a fazer frete. Por mais que a profissão de caminhoneiro seja uma inspiração de liberdade, você precisa se informar bem e tomar as decisões certas antes de começar.

 

RNTRC – Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas

 

Todas as pessoas que trabalham com serviço de transporte e entrega de carga mediante remuneração precisam ser registradas na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Esse registro engloba todos os veículos de carga de categoria “aluguel” – placa vermelha –, com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 Kg.

Acesse o site da ANTT para verificar o processo realizar o seu cadastro.

 

Tipo de Emprego

 

Quando se pensa em fazer frete, o caminhoneiro tem dois caminhos a seguir: ser autônomo ou empregado. Muitas vezes as pessoas pensam que ser empregado não é algo bom, mas essa pode ser a melhor escolha se você busca estabilidade e tranquilidade.

 

Caminhoneiro Autônomo

 

O primeiro passo para ser um caminhoneiro autônomo é dispor de capital para investir no próprio caminhão, mesmo que financiado. Ter contatos na área também é importante, pois a incerteza de trabalho pode comprometer todo o investimento feito no caminhão, caso não consiga lidar com o valor das parcelas.

 

Da mesma forma que os lucros podem ser maiores quando se tem o próprio caminhão, as despesas também aumentam e você será responsável por fazer manutenção e cobrir custos financeiros de alguma eventualidade.

 

Ser o próprio chefe significa lidar com burocracias administrativas como impostos e fluxo de caixa para garantir um pouco mais de estabilidade para os meses difíceis. Essa parte demanda bastante paciência e disciplina por parte do caminhoneiro.

 

 

Motorista Empregado

 

Este pode ser um caminho mais seguro para quem ainda não tem muita experiência na área e nem muitos contatos para conseguir trabalho. Se você deseja ter uma renda fixa mensal, esse é o caminho a seguir.

 

Por conta da situação financeira do país, muitas pessoas estão preferindo trabalhar para terceiros, contando com a segurança do salário todos os meses e evitando despesas com o caminhão. Isso faz com que a concorrência aumente e você precise se esforçar para se destacar no mercado.

 

Como já diz o ditado, “Mentira tem perna curta”, portanto nunca minta no seu currículo. Deixe-o com uma linguagem clara, sem erros de português e seja o mais sincero possível. Para facilitar existem modelos prontos na internet, e você pode baixá-los e apenas alterar as informações.

 

 

Especializações

 

Especializações Técnicas

 

Existem muitos modelos de frete, e alguns podem ter peculiaridades que exigem uma certificação do motorista. Casos como o transporte de produtos perigosos ou transporte de cargas indivisíveis se enquadram neste quesito. Remunerações melhores podem estar atreladas a esse tipo de frete, mas é preciso, por lei, estar preparado para lidar com eles.

 

 

Especializações Gerais

 

Existem outros tipos de especialização, não exatamente ligadas a um tipo de transporte, mas que podem ajudar você a se tornar um profissional melhor. Alguns bons exemplos de cursos gratuitos e que podem ser feitos pela internet são de Logística, Gestão do Tempo, Finanças Pessoais e Marketing Pessoal. Procure por esse tipo de curso na internet e você encontrará diversas opções.

 

Tecnologia e Aplicativos de Celular

A vida do caminhoneiro mudou muito nas últimas décadas. A utilização de novas tecnologias aumentou o conforto e a segurança dos transportadores, que agora contam com rastreadores via satélite, GPS, aplicativos para frete, cálculo de custos e muito mais.

Aplicativos de Frete

Hoje o caminhoneiro não precisa ficar parado esperando trabalho. Com alguns aplicativos disponíveis para smartphones, é possível verificar anúncios de empresas com o tipo de carga disponível para frete e o caminhão necessário para o trabalho. Alguns exemplos de aplicativos deste tipo são: TruckPad, Busca Frete e Sontra Cargo.

Cálculo de Frete

Essa é uma das ferramentas mais úteis para quem está começando na profissão. Os aplicativos que calculam o frete ajudam o motorista considerar todos os gastos envolvidos em determinado tipo de frete, avaliando assim o valor proposta da transportadora e dizendo se vale a pena ou não aceitá-la. Exemplos: Cálculo de Frete e Lucrei no Frete.

Finanças Pessoais

Gerenciar uma empresa envolve diversos tipos de burocracia que os caminhoneiros autônomos precisam lidar. Os aplicativos de finanças podem auxiliar nesta parte, melhorando a organização dos gastos e administração da empresa. Um bom aplicativo deste tipo é o Guia Bolso, que pode ser sincronizado com a sua conta bancária para facilitar a utilização.

Esperamos que estas dicas ajudem você a realizar o seu sonho e rodar esse mundão em um caminhão.

Boa viagem!

Tags:

31 Comentários:

  1. Luis Claudio Tonelli disse:

    Ótimas dicas. Atualmente trabalho como empregado, mas gostaria de trabalhar com meu próprio caminhão. Porém não disponho de capital para dar entrada em um caminhão. Penso em um 1016, tenho imóvel quitado em meu nome. Serve como garantia para financiar um caminhão?

  2. Roberto disse:

    Desculpa por usa este espaço para outra finalidade, mais vou fazer um pedido para papai noel mim da um emprego motorista proficional categoria AE.moro em Salvador Bahia mais com disponibilidade para viagens é mudança de estado, papai noel mim da um emprego. Obrigado

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Roberto! Para que possa ter seu pedido atendido, sugerimos que verifique em sua região quais empresas estão contratando e como fazer para participar do processo seletivo. 😉 Boa sorte e Feliz Ano Novo!

  3. Carlos A Cesario disse:

    Trabalho atualmente na empresa Três Amigos, Rio – RJ, como motorista de articulado e biarticulado, os conhecidos BRTs.
    Meu desejo é trabalhar na estrada pra conhecer o Brasil do Oiapoque ao Chuí antes de me aposentar.
    Entretanto, quero realizar isso de modo independente com transporte próprio, qual, terei que financiar, já de ante mão, provendo as bases de trabalho pra poder arcar com as despesas envolvidas.
    As dicas fornecidas nessa matéria são de crucial importância àqueles que como eu tem sonhos de tornarem-se caminhoneiros.
    Agradeço muitíssimo aos criadores e incentivadores deste blog que certamente ampliam a perspectiva de muitos esclarecendo pontos chaves de trilhas a serem percorridas. Parabéns!

    • Mercedes-Benz disse:

      Que comentário legal, Carlos! Valeu pelas gentis palavras e pelo reconhecimento. É um prazer para nós auxiliar a todos aqueles que admiram nossa Marca, seja divulgando informações sobre o segmento, seja com dicas para os parceiros de estrada. Esperamos que você consiga realizar o seu sonho e que isso aconteça muito em breve. Pode contar com a nossa torcida! 😀 Um grande abraço de nossa equipe, que te deseja uma ótima semana e um feliz 2017!

  4. Diovanes Gonçalves de melo disse:

    Trabalho de motorista a mas de 25 anos mas quero aprender mas ainda não sei tudo sobre essa profissão que escolir

    • Mercedes-Benz disse:

      Em qualquer profissão, é sempre bom estudarmos e ficarmos atualizados, não é, Diovanes? =) Valeu por acompanhar o blog e continue por aqui, pois sempre tem dicas e novidades. Ah, e parabéns pela escolha na profissão! Abraços e um Feliz Natal!

  5. Daniela Ferreira disse:

    Sou carreteira Amo caminhões e quero parabenizar a Mercedes por dar apoio aos iniciantes e sempre postar coisas interessantes… Parabéns

    • Mercedes-Benz disse:

      Obrigado pelo comentário e também por acompanhar o blog, Daniela! É para vocês que trabalhamos por dicas e novidades que possam ajudá-los diariamente. 😉 Abraços, Feliz Natal!

  6. Edinaldo disse:

    Muito bom. Desde já agradeço Obrigado pelas dicas.

  7. carlos alberto ferreira disse:

    gostei muito das dicas, já fiz alguns cursos tais como: guia volante, mopp, direção economica…. mas vou tentar esses que você indicou, logistica, gestão de tempo e outros, assim agregarei valores ao meu curriculo.

    obs.: tenho esses cursos mas ainda não tenho experiencia , estou a espera de uma oportunidade

    • Mercedes-Benz disse:

      É sempre bom estarmos atualizados, não é, Carlos? Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog para estar sempre em dia com as dicas e novas informações. =) Quanto a uma oportunidade, ficamos na torcida por você, para que consiga atingir seus objetivos em breve! Grande abraço, Feliz Natal!

  8. Luiz henrique disse:

    Obrigado pelas dicas, excelentes mesmo, sonho com isso <3

    • Mercedes-Benz disse:

      Que bom que gostou, Luiz! =) Fique sempre ligado em nosso blog para ficar por dentro de novidades e também dicas sobre o ramo, combinado? Abraços e Feliz Natal!

  9. Henrique Kenshyn disse:

    Obrigado Pelas Dicas
    Vou Concerteza Levar Comigo Para a Estrada !!

  10. Jackeline disse:

    Meu sonho é ser Caminhoneira. Amei as dicas

    • Mercedes-Benz disse:

      Valeu pelo comentário elogio, Jackeline ;)! Continue nos acompanhando para ficar sempre por dentro das nossas novidades e dicas. =) Abraços e Feliz Natal!

  11. Allan disse:

    Excelentes dicas.Já estou atualizado e só falta comprar a minha Scania P310 bitruck optcruise. Agora,esse ‘terror’ que vocês fazem não é muito salutar.pior era na época do meu pai caminhoneiro, as estradas mão única ,ele tinha um 1113 sem tecnologia nem uma embarcada,queixo duro,isso sim não era fácil… Mas hoje as coisas estão “mais fáceis”, antes tinha que ficar correndo atrás de agenciador de cargas… Então,vamos em frente,só se conhece o bicho,quem encara de frente. Sorte pessoal.

  12. José marques de lima disse:

    é meu sonho,de um dia comprar um caminhão pra trabalhar por conta,mas até o presente momento não tive oportunidade,mas eu aguardo,(obrigado.)

  13. Geovani de Meira disse:

    Boa tarde , meu sonho é ser caminhoneiro .
    Mas as empresas não quer da à primeira oportunidade.
    Existe algum programa da Mercedes para ajudar ?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Geovani! Se desejar, você pode participar dos cursos e treinamentos que oferecemos para nossos clientes e frotistas. É possível consultar informações no link http://bit.ly/1ZkiB5I. Além disso, os consultores da rede de concessionárias poderão tirar suas dúvidas sobre quais são os cursos disponíveis, datas, condições para se inscrever e outros detalhes. Acesse http://bit.ly/LKwhrT, encontre a credenciada mais próxima de você e venha nos visitar. Abraços e continue nos acompanhando!

  14. Reynaldo Neves disse:

    Bem válido essas dicas, principalmente p/ quem quer ser caminhoneiro ou está começando no ramo de transportes, sou caminhoneiro e amo essa profissão, obrigado e um ótimo natal e um prospero 2017 pra todos, Deus nos abençoe, abraços.

  15. Ronilson teofilo calheiros disse:

    meu sonho e ser camiinhoneiro meu numero e 24 9 xxxxxxxx

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Ronilson! Nesse caso, sugerimos que verifique em sua região quais empresas estão contratando e como fazer para participar do processo seletivo. Boa sorte e Feliz Natal!

  16. José Marcelo pessoa Souto maior disse:

    Muito bacana as informações que são passada para gente que Samos motorista cada fez mas temos que nos apefeisoar parabéns

Deixe uma resposta