Freio-motor: quando e por que utilizar

22 / 01 / 16

Blog_01-01

Apesar de ser um recurso simples, muita gente tem dúvidas a respeito do freio-motor.

Ao sentir o motor segurar o pesado e subir o giro, muitos têm a impressão que ele está gastando mais combustível e desgastando suas peças. Entretanto, essa impressão está completamente errada.

 

Por que usar?

 

Desde que usado no momento correto, o freio motor ajuda a:

  • · Reduzir o consumo de combustível – não há ingestão de combustível sem o acionamento do pedal acelerador
  • · Preservar os freios do caminhão – são utilizados com menos frequência
  • · Reduzir o risco de acidente, já que aumenta a eficiência de frenagem do veículo.

 

Quando usar?

O momento correto de usá-lo é em descidas, para manter ou reduzir a velocidade do caminhão. Não se preocupe com o aumento dos giros do motor, basta mantê-los dentro do limite utilizando os freios.

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70 Comentários:

  1. silvio Pedroso disse:

    A respeito dos estagio do caminhão,em qual e mais aconselhavel descer uma serra carregado,e qual a diferença em estar em manual ou automatico para fazer uso dos estagio ..abçs

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Silvio! A orientação é sempre a de manter os estágios de cada um dos freios (freio motor, top brake e o retarder, nos modelos onde está disponível) e prestar atenção na rotação para ter sempre o melhor rendimento. Se desejar, você baixar o Manual de Condução Econômica, que entre outras informações, também tem dicas de como utilizar os freios auxiliares da melhor forma. Acesse http://bit.ly/1RJlF9v e baixe o manual. Abraços!

  2. Gilmar Fernandes disse:

    Boa noite!!
    Trabalho com caminhão axor 3344, em usina de cana. Trabalho sempre com o freio motor ligado mesmo não estando em declive, isso pode prejudicar o funcionamento do motor? interferir no desempenho do mesmo quando faço mudança de marcha?
    Cordialmente;
    Gilmar.

    • Mercedes-Benz disse:

      Bom dia, Gilmar. O fato de estar com freio motor constantemente ligado não interfere no funcionamento do motor e está correto utilizar desta forma, pois o freio é auxiliar, evitando assim, o desgaste prematuro dos componentes de freio e estendendo a vida útil inclusive dos pneus. Abraço e não deixe de instalar o aplicativo #MercedeirosDeVerdade. Tem jogos e prêmios para os proprietários de veículos comerciais =).

  3. Edmar disse:

    Boa noite o freio retarder do meu ônibus tá travando uns 30 segundo dps que cai a rotação isso é normal e queria saber quantos litros de óleo pega no retarder ?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Edmar! O ideal neste caso, é que você encaminhe o veículo até uma concessionária autorizada para que ele seja avaliado pessoalmente pelos consultores. Nossos profissionais estão prontos para te ajudar e podem fazer o diagnóstico corretamente usando aparelhagem adequada e, garantindo assim, as perfeitas condições de uso do seu Mercedes-Benz. Eles também poderão lhe indicar o óleo adequado do retarder e também a quantidade exata recomendada. Consulte a oficina credenciada mais próxima de você no link http://bit.ly/Autorizadas. Abraço!

  4. Ricardo Alves disse:

    Tô com um axor 2540 ano 2009 que ao acionar o freio do motor do mesmo, o motor apaga e fica uns 20 minutos sem pegar, pois o motor de partida fica deslizando.
    Obs. A borboleta do freio de motor esta com bom funcionamento ( não esta presa ).

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Ricardo! O mais indicado, neste caso, é que você leve seu caminhão até uma de nossas concessionárias para que ele seja avaliado pessoalmente pelos consultores. Nosso time de profissionais está preparado para avaliar e fazer o diagnóstico em seu caminhão e, se for preciso, fazer o reparo. Se necessitar, é possível localizar os contatos de nossa rede completa de autorizados pelo link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços e bom fim de semana!

  5. fabiano saturnino de almeida disse:

    ola pessoal. o uso do freio motor faz baixar o oleo do mesmo?

    • Mercedes-Benz disse:

      Não, Fabiano. De qualquer forma, caso tenha notado alguma dificuldade com seu veículo, recomendamos que o encaminhe, mediante agendamento prévio, até um autorizado de sua preferência para análise. Se precisar, os contatos completos de nossa rede estão disponíveis em nosso site no linkhttp://bit.ly/1nFJ7WC. Abraços!

  6. Cristian disse:

    Boa noite,
    Sou novo como motorista, no momento estou dirigindo uma L1620 ano 2002, gostaria de saber como utilizar o freio motor corretamente, principalmente em decida e carregado, uma vez que sempre ando dentro da lotação permitida.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Cristian! O freio motor é um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas em longos declives, como para desacelerações em tráfego normal. Quanto mais reduzida for a marcha engrenada na caixa de mudanças, maior será a eficiência do freio motor – sua utilização poupa o freio de serviço, assegurando total eficiência em caso de eventuais emergências. Ainda, o ideal é que a rotação do motor seja mantida na faixa adequada para sua atuação (amarela). Essa faixa de rotação assegura elevada eficiência do freio-motor, sem riscos de danificar o motor do caminhão. Abraços!

  7. jucenil caldana disse:

    b oa tarde o freio de motor do 3344 no canavieiro com 100 toneladas como deve ser usado nao e prataforma e cavalinho.obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Jucenil! A recomendação ao utilizar os freios auxiliares (freio-motor, turbo-brake, retardador), é manter a rotação do motor na faixa adequada para operação de freios auxiliares (amarela). Essa faixa de rotação assegura elevada eficiência do freio auxiliar, sem riscos de danificar o motor. Não permita a operação do motor na faixa de risco de sobrerrotação (amarelo e vermelho sobrepostos), pois nessa condição o motor pode sofrer danos imediatos ou ter a sua durabilidade reduzida. Boa tarde!

  8. Júlio Souza disse:

    Obrigado pelas respostas. Mas no painel do meu ônibus em questão no conta giros não tem aquela faixa amarela onde fica escrito top brake. Mesmo assim será que ele tem? Se eu abrir o capô do moror tem como saber de ele tem? Novamente muito obrigado.

  9. Júlio Souza disse:

    Muito boa as dicas.Tenho um ônibus comil mercedes 1722 qno 2005 e o freio motor aciona automaticamente quando piso no pedal de freio.para esse modelo de veiculo isso é normal?e o que voce quer dizer quando fala que tem que seguir os estagios. E como funciona o top brake?Sera que tem no meu onibus.um abraço e muito obrigado.

    • Mercedes-Benz disse:

      Que bom que você gostou das dicas, Júlio! É normal que o freio motor acione ao pisar no pedal de freio. :) O estágio a ser seguido, é o de frenagem, por exemplo, o primeiro estágio nada mais é que o comando através do pedal de freio. Com relação ao Top Brake, seu veículo possui sim. Este sistema funciona através de uma válvula instalada cabeçote onde ao ser acionada ela se abre e reduz a aceleração do pistão para o 3º (terceiro) tempo do ciclo, ou seja, após o ar ser pressionado 2º (segundo) tempo, o ar da admissão fica parcialmente retido dentro da camisa, diminuindo a combustão e com isso reduzindo a velocidade do veículo. Em caso de dúvidas é possível obter mais detalhes e explicações no Manual do Condutor, pelo Item “Freios > Controles em geral”. Abraços e até mais!

  10. Leandro Santiago disse:

    Qual a diferença de freio motor para freio retarder? O freio motor freia somente o cavalo ou a carreta também? E o retarder, somente o cavalo ou a carreta também? Caminhões que vêm com os dois tipos de freios auxiliares podem ser usados ao mesmo tempo? Por que ao usar o retarder numa velocidade alta e em último nível o caminhão derrapa?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Leandro!

      Quanto ao Freio Motor, a sua atuação ocorre no sistema de escapamento do motor (coletor de escape), por obstrução parcial da saída dos gases.
      Ao mesmo tempo, fica suspensa a alimentação de combustível, somente em carros eletrônicos através da unidade injetora.
      Quando acionada através de um botão no painel, os gases são parcialmente retidos dentro da câmara de combustão (camisa), diminuído a velocidade do pistão, com isso, reduzindo a velocidade do veículo.

      Já o Retarder, é um freio auxiliar de alto rendimento capaz de desacelerar veículos de grande tonelagem com total segurança e efetividade. Quando utilizados de maneira correta, os sistemas de freios auxiliares tornam a condução mais fácil e diminuem consideravelmente o desgaste do freio de serviço, o que significa mais durabilidade e economia.

      Quando se trata de freios auxiliares, podem haver configurações diferentes quanto aos ios e o acionamento dos freios auxiliares. Mas em todos os modelos equipados com retarder, ele sempre trabalha em conjunto com top brake e freio motor, e não como substituto deles.

      Abraços e continue nos acompanhando!

  11. MARCOS disse:

    Boa noite. Nesse blog eu vi várias respostas da MERCEDES-BENZ dizendo que não existem restrições para a utilização dos freios auxiliares. Minha pergunta é a seguinte: Por que nos parabrisas dos cavalos mecânicos MERCEDES-BENZ, vem um adesivo dizendo “sob chuva ou pista molhada, desligue o freio motor” ?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Marcos. A capacidade de frenagem pode variar dependendo de diversos itens como o peso do veículo, as condições da viagem (pista molhada, descida, estrada de chão, entre outros), além, é claro, das condições de manutenção do próprio veículo. A orientação da fábrica é que se verifique as condições da pista para o uso dos freios auxiliares, e não apenas pista molhada. No Manual de Operação de seu veículo é possível consultar orientações sobre o uso do freio-motor e outros freios auxiliares, destacando a orientação de desligar o freio-motor quanto trafegar por pistas escorregadias ou que apresentem riscos de aquaplanagem. Vale lembrar que os freios auxiliares atuam apenas no cavalo, e o peso da carreta pode trazer riscos em condições de pista escorregadia. Quando em pistas de boa aderência, mantenha o freio-motor ligado para assegurar a sua atuação e proporcionar maior eficiência de frenagem ao veículo. Se desejar, você pode baixar o Manual de Condução Econômica, que entre outras informações, também tem dicas de como utilizar os freios auxiliares da melhor forma. Acesse http://bit.ly/1RJlF9v e baixe o manual. Abraços!

  12. phelipe gonçalves disse:

    Olá,meu caminhao é um atron 1719 meu freio motor estava oscilando quando acionado tanto no pedal quanto no segundo estagio agora ele parou de funcionar totalmente …sera problema eletrico????,pq o freio normal esta funcionando normalmente ,,,e

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Phelipe! Sugerimos que você direcione seu caminhão a um concessionário homologado de sua preferência para que ele possa ser avaliado e reparado. Se desejar, em http://bit.ly/Autorizadas estão disponíveis os contatos de todos os nossos representantes. Boa semana!!

  13. Daniel Vagner de Gois disse:

    Ola, hoje estou trabalhando com um AXOR 2544, maaarraaavilhoooossoo,, so que, devido a maus usos de antigos otoristas, que me perdoem… o freio motor nao esta funcionando, ou seja, qdo liga o carro, parado, vc percebe que qdo levanta o giro e solta se o freio motor estiver acionado, ele aciona a valvula, tuudod certinho, portanto se vc andar um pouco, mas qualquer pouco, ele nao aciona ais a valvula, ele foi desativado o ABS, infelizmente, teria algo a ver, ai vc desliga o carro, liga novamente, parado ele aciona a valvula tanto no primeiro como no segundo estagio, mas andou, ele nao funciona mais, oque poderia ser???

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Daniel! Ficamos contentes em saber que você está satisfeito com o veículo. 😀 Com relação à dificuldade no freio-motor, sugerimos que o caminhão seja direcionado a um concessionário homologado para que nossos consultores possam dar uma olhada e verificar o que está acontecendo. Se desejar, no link http://bit.ly/Autorizadas é possível encontrar os contatos de nossas oficinas autorizadas. Abraços e continue nos acompanhando!

  14. Augusto Becker disse:

    Ola muito bom o Top Breke do Axor 2544 não uso o freio basta uma marcha pesada, tenho duvidas no acionamento do retarde, e o uso do Top Breke em pista molhada, no manual diz não ser indicado em condições adversas, e nas respostas acima dizem não ter restrição, confio no manual ou nos comentários?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Augusto. O retarder é um freio auxiliar de alto rendimento capaz de desacelerar veículos de grande tonelagem com total segurança e efetividade. Quando utilizados de maneira correta, os sistemas de freios auxiliares tornam a condução mais fácil e diminuem consideravelmente o desgaste do freio de serviço, o que significa mais durabilidade e economia. Sabia que a potência de frenagem do retarder é de aproximadamente o dobro do valor da potência do motor do veículo? Assim como dissemos em outros comentários, não há nenhum tipo de restrição quanto ao uso dos freios auxiliares no que se refere à rotação ou pista molhada. A nossa recomendação é que nunca seja acionado direto no último estágio: o acionamento deve ser sempre gradual para não interferir no funcionamento do veículo e não correr risco de danificar nenhum componente, ok?! Assim como os motoristas precisam avaliar o momento certo de usar o freio de serviço, o mesmo acontece com freios auxiliares. O seu uso não tem restrições, mas é preciso analisar as condições da pista para verificar qual tipo de freio pode suprir as necessidades de frenagem com segurança. Você pode ver dicas sobre o funcionamento dos freios auxiliares e outros itens do seu veículo, no Manual de Condução Econômica, disponível no link http://bit.ly/1K9hCOA. Abraços!

  15. Marcella Cavalcante disse:

    Outra dúvida com relação ao uso do mesmo é que baixa o nível do óleo lubrificante do motor, segundo os engenheiros da Volvo, isso é conversa de motorista.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Marcella! A utilização do freio motor não causa vazamentos de óleo do motor. A sua atuação ocorre no sistema de escapamento do motor (coletor de escape), por obstrução parcial da saída dos gases. Quando acionada através de um botão no painel, os gases são parcialmente retidos dentro da câmara de combustão (camisa), diminuído a velocidade do pistão e, com isso, reduzindo a velocidade do veículo. Abraço!

  16. Jair da Cruz ferreira Filho disse:

    Ouvi falar que não devemos usar freio motor durante chuvas devido diminuir a eficiência dos freios pela umidade. Onde posso encontrar informação detalhada sobre este assunto? Deixo aqui minha admiração por todos os veículos Mercedes. Show!!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jair! valeu pelo comentário e pela admiração! =) Não há nenhuma restrição quanto ao uso do freio motor em pista molhada, mas é sempre importante ficar atendo aos limites de velocidade da via, o peso do veículo, ter a manutenção sempre em dia e condução adequados. Assim, você terá sempre uma viagem tranquila e principalmente segura. Abraços e ótima semana :)

  17. rogerio disse:

    eu sempre usei o istrumento,muito bom,nao gasta nada,pelo contrario te ajuda e muito ao descer morro serras,e na chuva depende das condiçoes da pista e do terreno,mas vc tambm pode opitar por usa ou nao,eu sempre utilizei e nunca tive problemas em usalo na chuva o frei motor…………………………….

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Rogerio. Você está certíssimo! O sistema de freios auxiliares é um ótimo recurso para melhorar o desempenho do veículo sem abrir mão da segurança em nenhum momento. E não há nenhuma restrição no uso do freio motor em pista molhada. É sempre importante respeitar os limites de velocidade da via, o peso do veículo e ter a manutenção sempre em dia e condução adequados. Assim, terá sempre uma viagem tranquila e principalmente segura. Abraços e continue interagindo em nossos canais. :)

  18. João Nunes disse:

    Caro Osmar !!!! Os caminhões que não tem freio motor é por que não tem motor kkkkkk

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, João. Todos os modelos de caminhões e também de ônibus comercializados hoje têm tanto o freio motor como o top brake como itens de série. 😉 Abraços!

  19. Walter disse:

    Podemos utilizá-lo com o truk erguido e em pista d terra?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Walter! Não há nenhuma restrição para o tipo de pista ou a posição do truck no uso de freios auxiliares. A orientação é sempre a de manter os estágios de cada um dos freios (freio motor, top brake e o retarder, nos modelos onde está disponível) e prestar atenção na rotação para ter sempre o melhor rendimento. Se desejar, você baixar o Manual de Condução Econômica, que entre outras informações, também tem dicas de como utilizar os freios auxiliares da melhor forma. Acesse http://bit.ly/1RJlF9v e baixe o manual. Abraços!

  20. elionio disse:

    Todo bom motorista profissional sabe q o bom uso do freio motor só tem a trazer benefícios para o caminhão no caso de carreta o bom e fazer frenagens usando todo o sistema freio do pé e freio motor se a situação permitir e for segura pois usando so o Maneco terá bem menos freio e desgaste prematuro dos freios da carreta e bom ter cuidado estando vazio ou leviano ao frear principalmente em curva na pista escorregadia pois tem o risco de perder o controle pois Freara bem mais o eixo da tração mas em alguns tipo de pista o freio motor bem usado da para usar pouco o freio trabalho num 1935 ano 1995 e procuro conduzir desta forma mas cada um conduz da maneira q acha mais segura essa semana fui de p. Alegre RS a campo Morão no PR com baú de 13. 6 metros com 7; tom e voltei vazio deu 3. 05 de média acho q está razoável. Um abraço a Mb e todos colegas da rodagem

    • Mercedes-Benz disse:

      É isso aí, Elionio! Rodar sempre respeitando os limites de peso e de velocidade, ter a manutenção sempre em dia e condução adequados também são essenciais para uma viagem tranquila e principalmente segura. Abraços e continue interagindo em nossos canais. :)

  21. valdair disse:

    acho o freio motor um excelente acessório,todos caminhões deveria ter

  22. borges disse:

    Nao pode usar no plano?

  23. marcius freitas disse:

    Olá eu trabalho com um caminhão Acello 1016 e uso o freio motor sempre q necersario, que maravilha de caminhão voceis estão de parabéns melhor que dirigir meu próprio carro.

  24. Allan igor disse:

    O freio-motor é um dos melhores dispositivos que já existiram mais só queria saber se ele tem a mesma eficiências do retarde ? Por que ouço muitas pessoas falando bem dele …

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Allan. O retarder é um freio auxiliar de alto rendimento capaz de desacelerar veículos de grande tonelagem com total segurança e efetividade. Quando se trata de freios auxiliares, pode haver configurações diferentes com relação aos estágios e o acionamento dos freios auxiliares. Mas em todos os modelos equipados com retarder, ele sempre trabalha em conjunto com top brake e freio motor, e não como substituto deles. Você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema de freios do seu veículo em nossa rede de concessionárias. Os contatos estão no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços!

  25. Eduardo Candido Gomes disse:

    Senhores boa tarde! Eu sou caminhoneiro dos Correios e trabalho com um Atego 2426 trucado e as vezes com um Axor 2036 atrelado a uma carreta baú de 3 eixos e sempre faço uso do freio motor e que na minha opinião são excelentes. Parabéns a Mercedes-Benz. Abço.

  26. valdir lubanski disse:

    Qual eh o giro ideal para o uso do freio motor?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Valdir. O giro ideal para o uso dos sistemas auxiliares de freio varia de modelo para modelo, de acordo com o torque de cada um deles. No caso de modelos Euro 5, o ideal é se manter na faixa verde do econômetro. Se preferir, podemos consultar qual o giro ideal para o seu caminhão. Para isso, é só nos enviar um e-mail para o endereço redessociais@daimler.com informando o número do chassi do seu caminhão. Abraços e ótima semana!

  27. Wilson Alves disse:

    Já ouvir dizerem que quando deixamos o freio motor acionado com rotações muito baixas consome óleo lubrificante ou seja o freio motor acionado com o caminhão sem carga ou em lugares sem necessidade como longas retas essa informação está correta ??

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Wilson! Já o freio motor atua no sistema de escapamento do motor obstruindo parcialmente a saída dos gases e, se for utilizado nos momentos corretos, não tem interferência no consumo de combustível ou de lubrificante. Você pode baixar o manual de condução econômica, que entre outras coisas tem dicas sobre o uso dos freios auxiliares para que você aproveite os recursos do seu caminhão da melhor forma. Acesse o link http://bit.ly/1RJlF9v e baixe o material. Abraços!

  28. Jean Carlos de melo disse:

    Tem gente que deixa o freio motor ligado direto tem augunha problema.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jean. O ideal é utilizar os freios auxiliares somente no momento de necessidade, mesmo. Dependendo da configuração do veículo, o freio motor começa a atuar automaticamente ao tirar o pé do acelerador. Se desejar, você baixar o Manual de Condução Econômica, que entre outras informações, também tem dicas de como utilizar os freios auxiliares da melhor forma. Acesse http://bit.ly/1RJlF9v e baixe o manual. Abraços!

  29. osmar dos Reis Martins disse:

    Se é tão importante assim porque alguns caminhões nåo tem?

  30. Renato Emerson Turrini disse:

    Caminhão carregado descendo principalmente Serra com os freios normais aquecem daí começa o drama … Com o freio motor ajuda muito…. Mas mesmo assim tem que providenciar um sistema que ajude a não super aquecer o sistema… Daria maior tranquilidade ao motorista…!!!

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Renato. Quando utilizados de maneira correta, os sistemas de freios auxiliares tornam a condução mais fácil e diminuem consideravelmente o desgaste do freio de serviço, o que significa mais durabilidade e economia. Você pode ver dicas sobre o funcionamento dos freios auxiliares e também um Manual de manutenção só para os freios da carreta? Acesse http://bit.ly/1RJlF9v e baixe o material. Abraços e continue nos acompanhando!

  31. madson andrade disse:

    Olá ,muito bom esse assunto pois existe um conceito que freio motor só se deve ser utilizado em declives acentuados e motor com alto giro no momento de redução o consumo aumenta , pois se estiver em um terreno plano a frente um veiculo acende lanterna freio indicando que esta sendo frei ado ao invés de pisar no feio dependendo da rotação do motor se reduz uma marcha elevando o giro para faixa amarela e ai sim terá uma frenagem dinâmica sem no momento que se retira o pé do acelerador o modulo corta a injeção de combustível e nesse momento o consumo é zero motor passa a trabalhar como se fosse um compressor de ar movido pela inercia que vem do trem de força quanto maior saida de gazes maior frenagem.

    • Mercedes-Benz disse:

      É isso mesmo, Madson! Nos modelos com gerenciamento eletrônico do motor, a alimentação de combustível pela unidade injetora fica suspensa durante o uso do freio motor e do top brake. Abraços e continue nos acompanhando.

  32. Henrique disse:

    Melhor freio motor que já usei foi o TOPBRACK. Porque deixaram de fabricar caminhões com esse sistema?

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Henrique! Todos os caminhões Mercedes-Benz comercializados atualmente podem sair com Top-Brake. Se quiser saber mais, acesse http://bit.ly/Autorizadas e localize a revenda mais próxima. Nossos consultores estão à disposição para auxilia-lo e esclarecer todas as suas dúvidas. :) Até mais e bom fim de semana!

  33. Jose disse:

    Boa tarde.

    Pode usar o freio motor em dia de chuva???

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Jose! O momento ideal para a utilização do freio motor depende da avaliação do motorista. Ele é quem deve ficar de olho nas condições climáticas, no tipo de terreno e ter sempre em mente o peso da carga. Abraços e continue nos acompanhando!

  34. Júlio cesar da Silva disse:

    Sem dúvidas a melhor maneira de se trabalhar e usando o freio motor!!!!
    Maneira mais segura e correta pra descer ladeiras muito íngremes e longas !!!!

  35. Anderson Carvalho de Souza disse:

    Na empresa que eu trabalho o chefe da manutenção conjugou o freio motor no pedal de freio assim sendo acionado os dois ao mesmo tempo tem algum problema?

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Anderson. A fábrica não recomenda nenhum tipo de alteração nas características originais dos veículos, especialmente no caso de freios, pois essa é uma alteração que pode interferir na segurança do veículo. O ideal é sempre consultar a concessionária que normalmente faz a manutenção e revisão da frota da empresa para verificar as melhores condições para utilização do veículo sem interferir na garantia do veículo, peças e serviço e principalmente, manter a segurança. Os contatos de nossa rede estão disponíveis no link http://bit.ly/LKwhrT. Abraços e ótima semana!

  36. Carlão disse:

    Muito boa dica

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