Conheça os cuidados necessários no transporte de medicamentos

09 / 01 / 15

Carga exige cuidados e procedimentos de segurança para que o produto não seja danificado.

MB_0901_Blog

O transporte refrigerado de medicamentos é hoje um segmento especializado no ramo de transportes. Para que esse tipo de carga chegue ao destino final sem nenhum tipo de dano, é necessário ter alguns cuidados especiais, como controle da temperatura, que se estiver inadequada pode causar riscos aos pacientes.

Entre os procedimentos de segurança estão as embalagens térmicas bem qualificadas, que disponham de alta capacidade de resistência. Desse modo, garantem a manutenção das propriedades do produto por um pré-determinado tempo. É necessário também observar rigorosamente as recomendações contidas nos dizeres da embalagem do produto sobre temperatura e cuidados de conservação.

Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga os distribuidores a assegurar que produtos farmacêuticos ou farmoquímicos não sofram deterioração física ou decomposição química durante seu transporte, com a finalidade de garantir a saúde pública. Além disso, é estabelecido que o transporte de medicamentos, drogas e insumos com produtos radioativos ou tóxicos é proibido. Alguns exemplos são: inseticidas, detergentes, lubrificantes e agrotóxicos.

Por fim, fatores que não estão relacionados diretamente com a carga como a rota escolhida pelo motorista, condições do veículo e até a presença de uma pessoa devidamente qualificada para o recebimento do produto são fundamentais também, para que o transportador não tenha complicações logísticas em todas as etapas do transporte.

Fonte: Guia do TRC

Tags:

3 Comentários:

  1. Fabio disse:

    Mercedes benz , a única que valoriza seus clientes,,, tanto na compra de seu produtos de qualidade… Ao contrário dos concorrentes, so quer vender, e so valoriza os que compra seu veículos novos , e esquece. Dos usados…..
    JA A MERCEDES-BENZ, VALORIZA TODAS DA SUA MARCA,, SEJA NOVO Ou. USADO,,,,, OBRIGADO A MERCEDES-BENZ, CAMINHÕES DE HOMEM DE RESPEITO…….

    • Mercedes-Benz disse:

      Que bacana, Fabio! A Mercedes-Benz se preocupa em ouvir seus clientes, admiradores e parceiros para alcançarmos excelência não só no desenvolvimento de veículos, mas também na prestação de serviços e na experiência de nossos clientes com a Marca. Obrigado pelo comentário e pelo reconhecimento. Abraços! :)

  2. Alberto Silveira Filho disse:

    Trabalho com logística em transportes terrestre e sei que é fundamental o manuseio e o transportes com veículos com baús específicos. Mas não há uma vigilância atuante e empresas preparadas para este segmento.

Deixe uma resposta