Blog do Caminhão Mercedes-Benz

Cliente explica como consegue boa média de consumo com Axor 2540

13 de junho de 2013

Média chegou a 2,45 km/l em viagem entre Paraná e Santa Catarina.

wallpaper1024 5 1 700x525 Cliente explica como consegue boa média de consumo com Axor 2540

O cliente Rafael Guardevi, do Paraná, teve a oportunidade de trabalhar com um Axor 2540 e obteve uma excelente média de consumo, tendo em mãos o gráfico de desempenho do motor enviado pela equipe da Mercedes-Benz. Segundo Rafael, com o material é possível saber onde está a faixa de torque que, no motor OM 457 LA, fica entre 1.100 e 1.200 RPM, rotação que gera menor consumo e também sustenta a marcha por mais tempo.

O Axor 2540 que Rafael conduziu possui um diferencial médio longo, ou seja: a 80 km/h ele atinge 1.300 RPM. “Após ter esses dados é melhor atrasar em alguns minutos a viagem e andar em lugares planos com uma velocidade entre 70 e 75 Km/h e atingir os 80 km/h no final de uma descida para aproveitar o embalo e iniciar a subida que virá pela frente”, explica.

Rafael lembrou que entre 70 e 75 km/h o caminhão terá um menor atrito com o vento, já que o modelo com que ele trabalha possui o teto alto. Ele também aproveita para ressaltar que obteve os resultados no trecho entre Araucária (PR) e Lages (SC), utilizando seu bitrem na BR-116, indo carregado com derivados de petróleo e retornando vazio.

OBS: A Mercedes-Benz do Brasil informa que esse resultado foi obtido nas condições específicas (trecho, implemento, velocidade média) acima citadas. Os resultados obtidos podem variar de acordo com as especificações acima.

Tags:

207 Comentários:

  1. Augusto disse:

    Favor enviar novamente pois ainda não recebi.
    O que me intriga é o fato que comprei este caminhão pois prometia se uma redução de,6% no consumo, entretanto o que ocorreu foi o inverso.
    No mesmo trajeto e ainda com mais cuidado na operação o AXOR 2544 Esta gastando mais combustível comparado aos AXOR 2044 e 2035.
    Conheço todos os fatores que determinam o consumo,
    e inclusive o motorista foi treinado.
    Por se tratar de um caminhao utilizado no Teste Truck pode ter sido realizado alguma configuração no motor?

  2. Augusto Santos disse:

    Há 2 meses comprei um Axor 2544/Euro5 na Selectrucks. O caminhão é robusto e confortável, entretanto o consumo de combustível esta apresentando um desempenho muito baixo.
    Ando entre rodovias duplicadas e estradas vicinais, porém asfaltadas na região de Sorocaba, e este caminhão vem apresentando média de consumo piores que um Axor 2044 e 3 outros 2035 ambos Euro3 que tenho na minha frota. Estou muito surpreso e infelizmente negativamente pois esperava que o desempenho deste caminhão fosse melhor que os outros.

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Augusto! O consumo médio dos caminhões pode variar por causa de muitos fatores. Entre eles, estão o terreno onde circula, a carga, o modo de condução. Ainda assim, se você está notando alguma diferença no desempenho do seu veículo, leve-o até uma concessionária para análise, ok? Para te ajudar a usufruir ao máximo seu caminhão, enviamos o Manual de Condução Econômica diretamente no seu e-mail. Abraços!

  3. Fabio Monteiro disse:

    Olá, também gostaria de receber por email os manuais Condução Econômica e Manual de Ergonomia.

    Obrigado!

  4. carlos antonio soares ferreira disse:

    quero compra um axor usado este caminhao e bom eu ja tive caminhao mais agora eu tou trabahando com onibus so que eu quero volta a trabahar com caminhao quando eu larguer caminhao o quer mandava era o 1935

    • Mercedes-Benz disse:

      Oi, Carlos! Você já conhece a Selectrucks? Essa é a nossa loja exclusiva de modelos seminovos, todos vistoriados, com garantia e suporte da fábrica! Acesse http://www.selectrucks.com.br e veja quais são as ofertas disponíveis. Além disso, você pode consultar também a concessionária de sua região. Nossos consultores poderão te ajudar a encontrar o modelo ideal para você voltar a trabalhar com caminhão. :) Estamos na torcida para ver você nas estradas com uma de nossas Estrelas logo, logo! Abraços e continue nos acompanhando.

  5. Igor disse:

    Boa noite

    Trabalho com um 2644 e gostaria de ter acesso ao manual de economia… grato

    • Mercedes-Benz disse:

      Olá, Igor! Enviamos o Manual de Condução Econômica diretamente ao seu e-mail. Tomamos a liberdade de encaminhar também o Manual de Ergonomia. Continue nos acompanhando. Até mais!

Deixe uma resposta

RSS